GNR detém dois suspeitos de furto de azeitona em Reguengos de Monsaraz

Um homem, de 43 anos, e uma mulher, de 45, foram ontem, 2 de dezembro, detidos, no concelho de Reguengos de Monsaraz, por furto de azeitona.

No âmbito de uma denúncia a dar conta de um furto de azeitona, informa o Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado, os militares do Posto Territorial de Reguengos de Monsaraz, “deslocaram-se rapidamente para o local onde surpreenderam os suspeitos no momento em que estavam a apanhar a azeitona sem autorização do proprietário, motivo que levou à sua detenção em flagrante delito”.

No seguimento da ação, foram apreendidas duas varas, um pano e cerca cem quilos de azeitona, que foram entregues ao seu legítimo proprietário.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Reguengos de Monsaraz.

A Guarda Nacional Republicana lembra que tem em curso a operação “Campo Seguro 2024”, de forma a reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas, através de ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes contra o património em propriedades agrícolas.

“A Tradição de Natal é no Comércio Local” em Arraiolos

Durante o mês de dezembro o Município de Arraiolos organiza um conjunto de atividades comemorativas desta época natalícia.
Arrancou no dia 1 de dezembro a iniciativa “A Tradição de Natal é no Comércio Local” que decorre até ao último dia de dezembro, que tem como objetivo promover e dinamizar o comércio local no Concelho de Arraiolos. Nesta 8.ª edição aderiram à iniciativa mais de 55 estabelecimentos comerciais.


Durante os fins de semana 7, 8 e 14, 15 de dezembro poderá visitar o Mercadinho de Natal, a Pista de Gelo, a Casa do Pai Natal e a Fábrica dos Brinquedos. Poderá ainda assistir nestes dias às animações de rua e concertos de Natal.
Visite Arraiolos e venha viver a magia do Natal. Consulte o programa.

Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo apresentado ontem em Évora (c/fotos)

Foi apresentado ontem ao final da tarde, na Biblioteca Pública de Évora o Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo pela Entidade Regional de Turismo.

José Manuel Santos, presidente da ERT, refriu à RNA que “É de facto, incorporar a cultura no produto turístico do Alentejo. E a dimensão literária dá-nos essa oportunidade incrível, conhecendo também o trabalho que tem sido feito por alguns municípios, por algumas associações, também por alguns estabelecimentos hoteleiros, que é podermos integrar naquilo que é a oferta de lazer e de turismo cultural do território, com um conjunto de propostas ligadas à descoberta do território, em que a literatura é, diríamos, a lente pela qual nós conhecemos melhor a nossa paisagem, a nossa natureza, a nossa cultura, o nosso significado urbano, a nossa gastronomia, as nossas tradições. E, de facto, quando nós descobrimos, olhamos e fazemos um pouco a correspondência entre escritores, correntes literárias e os lugares que marcam o Alentejo. O património é incrível e o festival quer pôr em notoriedade, quer mostrar aos portugueses que podemos redescobrir ou descobrir o Alentejo e o Ribatejo pelas lentes desses livros, desses escritores e dessas viagens”.

“O festival é muito variado, tem exposições, tem tertúlias, tem apresentações de filmes, não chegará a toda a região, talvez também não se justifique. Mas procuro também valorizar alguns projetos de construção de um produto literário que estão no território e é um convite neste mês de dezembro, para que se possa redescobrir o Alentejo de uma outra forma. Deste festival fazem parte 33 micro-eventos em 18 municípios, mais de uma dúzia de roteiros literários. É uma oferta consistente que procura também cobrir todo o território. Temos muitas iniciativas em toda a região, cobrindo o Alentejo e também o Ribatejo”, acrescentou.

Nuno Cacilhas, responsável pelo projeto literário “Levantado do Chão” de Montemor-o-Novo, também presente salientou que este festival “vai dar uma projeção à nossa cultura, à nossa identidade, aos nossos produtos gastronómicos, como o Dr. José Santos disse, há a possibilidade de conhecer esses produtos gastronómicos através da literatura. José Saramago escreveu o Levantado do Chão em Montemor, tem todo o sentido fazer este roteiro Levantado do Chão participar no literária”.

João Grilo nomeado membro suplente do Comité das Regiões Europeu

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), João Grilo, foi nomeado como membro suplente para integrar o Comité das Regiões Europeu, substituindo Luís Dias, ex-presidente da Câmara de Vendas Novas.

Esta nomeação tem como validade o quinquénio de 2025-2030, que se inicia a 25 de janeiro de 2025, e foi decidida pelo Conselho de Ministros após consulta da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e das Regiões Autónomas das Madeira e Açores. São nomeados para integrar a listas de membros dez representantes de municípios, e um representante por cada Região Autónoma, servindo esta regra para a lista de efetivos e igualmente para a lista de suplentes.

“Esta nomeação é um reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal do Alandroal, sendo o nosso município cada vez mais visto como um novo motor da região do Alentejo”, considerou o presidente João Grilo. Referiu ainda que esta será uma nomeação que levará com “grande sentido de responsabilidade”.

O Comité das Regiões Europeu é um órgão consultivo composto por 329 representantes das autoridades regionais e locais dos 27 Estados-Membros da União Europeia, com competência de emitir pareceres no âmbito das consultas obrigatórias e facultativas fincadas nos tratados, e também pela sua própria iniciativa caso o órgão considere oportuno.