Este fim-de-semana realiza-se a 7ª jornada da Liga Elite, com o Grupo União Sport (GUS) a receber o Monte Trigo, enquanto que na Liga AFE tem lugar a 8ª jornada, na qual há um derby do concelho de Montemor em que o Cortiçadas de Lavre tem receção ao Cabrela. De resto, também no Grupo B da Liga AFE, o Foros de Vale de Figueira vai até à Tourega, Fazendas do Cortiço recebe o Estrela de Vendas Novas “B” e o Valenças joga em casa com o Santana do Campo.
No que diz respeito à Liga Elite, o União, na presente jornada joga no 1º de Maio com o Monte Trigo.
O União está em 4º lugar com 10 pontos, fruto de 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
O Monte Trigo está, por sua vez, em 9º, ou seja, é o penúltimo classificado, tem 4 pontos, conseguidos através de 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas.
O União está a 6 pontos do líder Juventude e o Monte Trigo está a 6 pontos do União.
Para Gonçalo Carapinha, treinador do GUS, apesar do Monte Trigo não estar a ter os melhores resultados, têm atletas com muita qualidade e experiência.
O Monte Trigo já empatou com o Juventude, para a Taça, logo no primeiro jogo oficial da época, e com o Portel, no campeonato. O Monte Trigo perdeu na última jornada em casa com o Atléticos de Reguengos por 0-1, enquanto que o GUS empatou no Redondense, nos primeiros pontos perdidos na era de Gonçalo Carapinha, enquanto timoneiro dos alvinegros. Segundo Gonçalo Carapinha, treinador do União, este vai ser um jogo complicado pois o adversário já demostrou que pode tirar pontos a qualquer equipa.
Esta semana inauguramos as entrevistas aos jogadores do plantel sénior do Grupo União Sport com o avançado João Diogo Garcia, uma das caras novas do plantel unionista.
Fazendo a antevisão ao jogo com Monte Trigo, João Diogo, adianta que nenhum jogo vai ser fácil e vão ter de correr muito para conquistar os 3 pontos.
Avançamos com as antevisões das restantes equipas do concelho de Montemor-o-Novo, todas elas no Grupo B da Liga AFE.
Começamos pelo Cortiçadas de Lavre, que foi na jornada passada a São Pedro da Gafanhoeira perder por 3-2.O Cortiçadense recebe na jornada 7 da Liga AFE o Cabrela, o 1º classificado, que só soma vitórias. Já o Cortiçadense é último só com derrotas. Segundo Carlos Constantino, o treinador do Cortiçadas de Lavre, o Cabrela é uma equipa de elite e, por isso, este é um jogo muito complicado mas onde entrarão para o vencer. O treinador do Cortiçadense sente que se podem bater com qualquer adversário mas falta confiança e tranquilidade. Neste caso, estamos a falar de extremos, com uma equipa super confiante, o Cabrela, e outra, o Cortiçadas, que está de rastos emocionalmente, pois as coisas não estão a sair.
No domingo passado, o derby do concelho de Montemor, que opunha o 1º classificado até então – Escouralense – ao 2º classificado Cabrela, terminou com a vitória do Cabrela que, a jogar em casa, ganhou por 2-0, assumindo assim o 1º lugar da classificação.
Este domingo, o Cabrela desloca-se a Cortiçadas de Lavre, em mais um derby do concelho de Montemor-o-Novo, neste caso com duas equipas em lugares opostos da tabela classificativa. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, apesar do Cabrela estar no topo da classificação, e o Cortiçadas estar na cauda, considera difícil o campo do Cortiçadas de Lavre. O técnico do Cabrela diz que têm de entrar forte.
O Grupo Estrela Escouralense perdeu então em Cabrela na passada jornada por 2-0 e perdeu também o 1º lugar do Grupo B da Liga AFE. O Escouralense descansa na presente jornada, regressando somente à competição daqui a 15 dias, a 8 de dezembro, para a 4ª jornada da Taça Distrito de Évora, onde se desloca até ao campo do Atlético de Reguengos, uma partida da qual Pedro Pasadas Nunes faz já uma antevisão.
Agora seguimos com os Foros de Vale de Figueira, que empatou 1-1 com o Valenças Sport Club na última jornada da Liga AFE.
Na jornada deste domingo, os Foros desloca-se à casa do Tourega que, de acordo com Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros, está a reestruturar o seu plantel, que está muito mais forte do que no início da temporada. Os Foros, diz o treinador Gonçalo Teixeira, não pode desperdiçar mais pontos e só pode pensar em trazer os 3 pontos deste jogo.
O Valenças, depois de empatar no passado domingo nos Foros, na presente jornada, joga no seu D. Manuel I com o Santana do Campo, com ambas as equipas com 8 pontos amealhados na Liga AFE.
Rui Querido, treinador do Valenças, refere que o Santana é uma excelente equipa, bem orientada e com bons valores. Este é pois um jogo difícil, mas Rui Querido quer obter a primeira vitória em casa, que lhes tem fugido.
O Fazendas do Cortiço, que na passada jornada tinha deslocação até Santana do Campo, não jogou porque o seu jogo foi adiado por falta de policiamento, para 8 de Janeiro, às 21h00. Na jornada deste domingo, o Fazendas do Cortiço recebe o Estrela de Vendas Novas “B”. Para Fábio Regouga, treinador do Cortiço, este é um jogo difícil, diante de uma equipa jovem, que tem vindo a crescer ao longo do Campeonato, com a qual têm de ter muitas cautelas.