A Orquestra Geração Évora Planícies vai ser implementada já neste ano letivo nas escolas de São Mamede e Santa Clara
Évora vai contar, em breve, com uma orquestra sinfónica juvenil de cordas destinada a promover a inclusão de crianças e jovens de contextos socioeconomicamente desfavorecidos. Com a Câmara Municipal de Évora como entidade investidora, a “Orquestra Geração Évora Planícies | Música para a Inclusão Social”, proporcionará acesso gratuito à prática musical, de orquestra, a 25 alunos da escola EB1 de São Mamede e outros 25 estudantes da EB 2,3 de Santa Clara. O projeto arranca neste ano letivo, com a duração de três anos, até 2027.
O financiamento foi assegurado através da iniciativa Portugal Inovação social 2030, tendo a candidatura sido já aprovada.
O projeto da Orquestra Geração conta com coordenação da Associação de Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal e, em Évora, conta com o investimento social de primeiro nível da autarquia, num valor que se situa perto dos 55 mil euros e representa 20% do valor global do orçamento. Para além da edilidade, pretende-se garantir o envolvimento de mais parcerias e investidores sociais, ainda em fase de conversações.
Para o município, este é um projeto estruturante, enquadrado no Plano de Desenvolvimento social de Évora 2024-2027. A Promoção da intervenção e inclusão social através das artes e cultura, propiciando a melhoria do acolhimento e sentimento de pertença à escola e ao território, de alunos em situação de vulnerabilidade social, incluindo os migrantes, são os grandes objetivos desta estrutura. A articulação com a já existente Orquestra Juvenil de Sopros e com o cronograma da Capital Europeia de Cultura, em 2027, está também assegurada.
A Orquestra Geração, com base nas experiências já em desenvolvimento no nosso país, proporciona uma maior aproximação à comunidade, através da ligação das escolas ao património e à cultura do seu território, contribuindo de forma significativa para combater o abandono e insucesso escolar. Por outro lado, contribui para a promoção da autoestima das crianças e das suas famílias, do trabalho em grupo, da disciplina, do sentido de responsabilidade, e, finalmente, para a construção de projetos de vida dos alunos.
A contratação de professores de música para o projeto está já a decorrer. Os candidatos interessados em dar aulas de violino, violeta, violoncelo, contrabaixo, formação musical e expressão dramática, devem solicitar mais informações até ao dia 01 de dezembro, através do correio eletrónico orquestrageracao@gmail.com. A inscrição e seleção dos alunos que farão parte da orquestra, avançará em breve.
A Orquestra Geração afirma-se como um projeto pedagógico que é já considerado como uma das melhores práticas sociais europeias. É constituída por nove núcleos localizados na área metropolitana de Lisboa, mas, também, em Coimbra, Castanheira de Pêra e, agora, em Évora.