XX Ciclo de Concertos  “Música no Inverno”  prossegue com mais concertos

A Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pela Dgartes, realiza nos meses de inverno o Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, dedicado a compositores contemporâneos portugueses dos séculos XX e XXI.

As próximas atuações serão no dia 15 de novembro, às 21.30 horas, atua o quinteto de cordas “Rittornello”, no dia 16 de novembro, às 18.00 horas, Recital de piano “Tintinnabulum, e no dia 17 de novembro, às 18.00horas, Quarteto de Guitarras, Concordis.

Na sexta-feira, o quinteto de cordas “Rittornello” , composto por  António Ramos e Clara Ramos (violinos), Diana Antunes e Clara Dias (violas) e Rogério Peixinho (violoncelo), apresenta um programa com autores portugueses contemporâneos. No mesmo consta: “Komorebi” de Sara Carvalho; “Entwine” de João Pedro Oliveira; “Corais do Monte”de Amilcar Vasques Dias e “Encircled by Kandinsky” de Ana de Ataíde Magalhães.

No dia 16, o recital de piano de Sérgio Azevedo, comentado, propõe três momentos ‘tintinnabulum’: os sinos da geração romântica e nacionalista, de Liszt a Copland, os sinos místicos de Satie e Part, e, a finalizar, a estreia de uma série de peças de próprio autor intitulada ‘Peças de Sinos’, nas quais a evocação romântica é revisitada através de uma linguagem musical dos nossos dias.

O Quarteto Concordis, constituído por Eudoro Grade, Manuel Toucinho, Jorge Pires e Pedro Rufino, apresenta-se no domingo, dia 17. Da cumplicidade entre estes músicos, das suas personalidades e influências diversas, emerge como tónica a beleza tímbrica e sonora que as quatro guitarras proporcionam em conjunto. No programa que trazem a Évora, contam obras de José Afonso, Stephen Goss, Carlos Paredes, Astor Piazolla, Chet Atkins/Boudleaux Bryant, Armando Zeferino Soares e Luis Freitas Branco.

IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva em Ourique

É já esta quinta e sexta-feira, a 14 e 15 de novembro, que vai realizar-se em Ourique o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva. Com a presença de mais de 300 participantes, o Congresso tem confirmada a participação do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, na sessão de encerramento, dia 15, às 12.30 horas.

“Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional” é o mote desta edição do evento que junta, em discussão e análise, investigadores, técnicos, políticos e agricultores dos dois lados da fronteira.

O Congresso conta, no decorrer dos dois dias, com cinco painéis de reflexão que mobilizam a participação de cerca de três dezenas de intervenientes. Renovação Geracional, Sanidade Animal, Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado e Política Agrícola Comum são os temas em análise.

A abertura dos trabalhos acontece no dia 14, às 9.30 horas, sendo que a sessão de abertura está programada para as 12.30 horas.

A organização do evento é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG). Conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourique, Associação de Criadores de Porco Alentejano e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e tem como patrocinadores principais o Crédito Agrícola e a Caja Rural Sur.

“Doces e Companhia” em destaque na rubrica “À conversa com o comércio local”

Esta semana na rúbrica “À conversa com o comércio local”, temos em destaque a cafetaria montemorense “Doces e Companhia” de Arminda Coelho.

“A cafeteria existe há três anos, fez três anos em julho. Mas esta ideia dos bolinhos já existe desde a pandemia. Começou tudo quando eu estava em casa e começou tudo por uma brincadeira. Comecei a fazer umas tartes, uns bolos, umas empadas, umas coisas assim. E começou a haver encomendas. E pronto, e hoje estamos aqui”, referiu a proprietária.

“Entretanto, surgiu esta possibilidade de ficarmos aqui com este espaço.E assim temos crescido um bocadinho”, acrescentou.

“Nós temos todos os dias, além dos pequenos almoços, temos o prato do dia, refeições mais rápidas, todos os dias o prato do dia é diferente, temos os lanchinhos, os nossos bolinhos que nós fazemos aqui para vender à fatia, os bolos de aniversário, também já fizemos o serviço de catering de um casamento, fazemos muitas coisas para as festinhas das crianças, basicamente é isto”, rematou Arminda Coelho.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Arminda Coelho, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Último dia do Festival internacional de Balões de Ar Quente  

Hoje, dia 13 de novembro é o último dia da 27º Edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) que tem sobrevoado os terrenos do Alto Alentejo.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente teve a sua primeira edição em 1997. O propósito desta iniciativa, segundo Maria Inês Soares, responsável do Festival Internacional de Balões de Ar Quente, passa pela “divulgação da prática da modalidade em Portugal, nomeadamente no Alentejo, e também para a comunicação desta região interior principalmente em época baixa, mais concretamente, no verão de São Martinho”.

O evento é anualmente organizado pela Publibalão e Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo tem percorrido os céus de Monforte, Fronteira, Ponte Sôr, Montargil, Alter do Chão e a Fundação Abreu Callado, em Benavila. “Iremos contar com maioritariamente dois voos por dia, às 7h em primeiro e o segundo voo às 14h30” explica Maria Inês Soares.

Cada balão transporta uma história, como a história do voo, que conforme conta Maria Inês Soares “cada voo é diferente, é único e existe sempre uma história por detrás de um voo, quer o seu percurso quer a forma como começou”. 

GNR de Évora registou seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 12 de novembro, seis acidentes de viação, sendo cinco colisões e um despiste dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 08 ocorrências: sete crimes contra o património e um crime contra animais de companhia.

No âmbito contraordenacional registaram-se 83 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação policial.

Projecto Ruínas apresenta “Poço” no Cine-Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo

No âmbito da programação do Festival ARCA’24, o Projecto Ruínas estreia amanhã, dia 14 de novembro o filme “Poço” de Francisco Campos, no Cine-Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo, pelas 21h30.

Trata-se de um documentário ficcional que fala da falta de água na freguesia do Poço.

Francisco Campos diretor artístico, referiu à RNA, que “o filme começou por várias fases, várias ideias, que se juntaram todas numa só, uma história comprida. Era para ser um filme sobre uma filha à procura da mãe natural e depois havia outras histórias para contar, outras personagens, e então surgiu uma ideia mais interessante, que era a história de uma comunidade com um problema de falta de água na torneira. Não é que a água não exista no filme, mas essa água é toda canalizada por uma indústria e deixou a população sem água na torneira”.

“O Poço é uma freguesia ficcional em Portugal, no Alentejo, talvez, não é muito claro onde é, e está com um problema grave de falta de água na rede. Então o filme trata das dificuldades da comunidade dessa freguesia em viver com essa falta de água. E tentamos no filme, mostrar algumas dificuldades básicas da falta de água”, acrescenta.

Francisco Campos termina com um convite “em nome da equipa do Projeto Ruínas, convido todas as pessoas e o público em geral, para ir ao Cine-Teatro Curvo Semedo assistir a este filme”.

Euromilhões com jackpot de 154 milhões de euros no próximo sorteio

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira, dia 12 de novembro, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira, dia 15, vai estar em jogo um jackpot de 154 milhões de euros.

Um segundo prémio de mais de 256 mil euros saiu a três apostadores no estrangeiro. Outros 12 jogadores, com aposta registada também fora de Portugal, foram contemplados com o terceiro prémio, no valor de mais de 14 mil euros. Para Portugal vêm cinco quartos prémios no valor de mais de 1300 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 10, 11, 12, 22 e 50 e as estrelas 1 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.