Skip to content

PCP: Manuel Antonio Vicente faleceu esta manhã

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Évora do Partido Comunista Português, fez chegar um comunicado à redação da RNA, que dá conta do falecimento de Manuel António Vicente.

Manuel Antonio Vicente faleceu esta manhã, com 94 anos. Membro do PCP desde 1955, integrou antes do 25 de Abril o Comité Local de Montemor-o-Novo. Natural de Montemor-o-Novo dedicou toda a sua vida à luta por melhores condições de vida dos trabalhadores e do povo, com uma intervenção relevante na luta pela jornada de oito horas dos assalariados agrícolas.  Participou em diversas comissões de luta por melhores salários nos campos do Sul.

Após o 25 de Abril integrou diversas comissões para a formação dos Sindicatos Agrícolas, designadamente na formação do Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas do Distrito de Évora, do qual foi presidente.

Na constituição da Federação dos Sindicatos Agrícolas do Sul, da qual foi coordenador, teve um papel importante para o avanço da Reforma Agraria e na luta pela defesa da mesma.

Foi membro das Comissões Organizadoras das Conferências da Reforma Agrária com um importante papel na realização da I Conferencia dos Trabalhadores Agrícolas do Sul promovida pelo PCP.

Foi membro na União dos Sindicatos do Distrito de Évora e do Conselho Nacional da CGTP-IN. Foi membro do Comité Central do Partido, da Direcção da Organização Regional do Alentejo e da Comissão Distrital de Évora.

Foi funcionário do Partido e assumiu tarefas centrais, tendo tido entre outras tarefas, intervenção na Festa do Avante.

O corpo estará em câmara ardente hoje dia 7 de Novembro, a partir das 17.00 horas, na Igreja Nªa Sra da Luz em Montemor-o-Novo.

O funeral realiza-se amanhã, sexta-feira, dia 8 de Novembro, com saída da Igreja de N. Srª da Luz às 11.00h para o cemitério de S. Francisco.

Compartilhe este artigo: