No âmbito do Programa Regional Alentejo 2030 foram abertos dois novos avisos de concurso, destinados a apoiar o Empreendedorismo Qualificado para Ações Coletivas e Criação de Novos Negócios, com o objetivo de promover o desenvolvimento económico e o fortalecimento do ecossistema de inovação no Alentejo. Estes Avisos visam potenciar a criação de empresas inovadoras e a oferta de soluções tecnológicas e criativas, estimulando uma economia mais qualificada e competitiva.
“Empreendedorismo Qualificado Associado ao Conhecimento – Ações Coletivas” Este aviso foca-se em projetos coletivos ou individuais em copromoção, com o objetivo de dinamizar o empreendedorismo qualificado e criativo, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios na região. As ações elegíveis incluem:
• Fomento de parcerias e redes de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, com iniciativas que incentivem o surgimento de novas empresas e o desenvolvimento de ideias inovadoras;
• Suporte a projetos estruturantes para o empreendedorismo, como infraestruturas de aceleração e incubação. Podem candidatar-se associações empresariais, instituições de ensino superior e entidades públicas de promoção do empreendedorismo qualificado.
• Período de Candidaturas: até 16 de dezembro de 2024
• Dotação Disponível: 1.000.000 €, cofinanciado pelo FEDER com uma taxa máxima de 85%.
“Empreendedorismo Qualificado e Associado ao Conhecimento – Criação de Novas Empresas e Novos Negócios”
Este Aviso destina-se a micro e pequenas empresas em fase de arranque (até três anos de atividade), com projetos orientados para a criação de novas empresas ou negócios que valorizem o conhecimento científico e tecnológico, visando a valorização económica de resultados de I&D e o aumento da capacidade de inovação regional.
• Período de Candidaturas: duas fases, até 15 de janeiro de 2025 e até 31 de março de 2025;
• Dotação Disponível: 2.000.000 €, cofinanciado pelo FEDER com uma taxa máxima de 75%.
Estes Avisos estão alinhados com o Objetivo Específico 1.1 do Programa Regional do Alentejo 2021-2027, que pretende desenvolver a capacidade de inovação na região, apoiando a adoção de novas tecnologias e a criação de um ecossistema empresarial baseado no conhecimento. Os projetos beneficiários deverão evidenciar impacto coletivo e contribuir para a competitividade regional, através da criação de bens públicos de valor partilhado e a promoção da cooperação entre empresas e instituições de conhecimento.