Évora assinala a Semana Europeia da Mobilidade

À semelhança das edições anteriores, a Câmara Municipal de Évora associa-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade até dia 22 de setembro.

A “Semana Europeia da Mobilidade” (SEM) surge este ano num contexto de implementação de medidas práticas decorrentes do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSE), recentemente desenvolvido com a participação de toda a comunidade, em especial das instituições e associações do Concelho com ligação às questões da mobilidade.

Passada a fase de estudo e planeamento, o Município passou já à aplicação prática das medidas que irão, gradualmente, melhorar a mobilidade numa cidade com caraterísticas especiais, mas que vai avançando, passo a passo, na melhoria das condições de fruição dos residentes e visitantes.

Sob o lema “Espaço Público Partilhado”, e em complemento das medidas estruturais já em execução no âmbito do PMUSE, a SEM terá o seu foco nas seguintes iniciativas, a que se pretende associar a participação dos munícipes:

. Assinalar o “Dia Europeu Sem Carros”, que se comemora a 22 de setembro, domingo, com a pedonalização temporária do Largo Marquês de Marialva e da totalidade da Rua 5 de Outubro, de forma a ligar esta artéria, num percurso livre de carros, até ao Templo Romano;

. Inaugurar a Ecopista de Évora/Reguengos, prevista para o dia 17 de setembro, pelas 17.00 horas, e que terá lugar na antiga Estação de Machede. Este será um percurso pedonal e ciclável com uma extensão de 37 kms, que fará parte da Grande Rota do Montado, a abranger os Concelhos de Évora, Redondo e Reguengos de Monsaraz;

. Associação às iniciativas já em curso no âmbito do BIKEVORA – Festa da Bicicleta 2024 (consultar programa próprio na Página Oficial da CME), com destaque para a “V Volta às Escolas”, a realizar no dia 20 de setembro a partir das 08.15 horas, com local de partida e chegada na Escola André de Resende, após percorrer a pé todos os agrupamentos de escolas da Cidade.

A aposta na adoção de soluções permanentes de mobilidade segura e saudável, de que é ferramenta essencial o PMUSE, está associada à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento pela Autarquia.