Teatro Garcia de Resende comemora Dia Mundial da Música 

Na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, o Teatro Garcia de Resende participa nas comemorações no Dia Mundial da Música, com o concerto “Celebração da Música Portuguesa”, pela Orquestra do Alentejo, às 18h30, no Salão Nobre, integrado no ciclo de programação “Sons no salão”.

Este concerto é uma homenagem aos compositores que deram e dão vida a composições intemporais que capturam a essência da cultura, história e paixão deste país, oferecendo uma experiência musical que transcende fronteiras e gerações, celebrando a herança musical de Portugal.

Um programa musical numa sequência obras adaptadas e organizadas de acordo com estilo musical de diferentes períodos da história para mostrar a evolução ao longo do tempo.

Serão apresentadas obras de José António de Oliveira (1696-1779), Pedro António Avondano (1714-1782), Carlos Seixas (1704-1742), João de Sousa Carvalho (1745-1800) e Joly Braga Santos (1924-1988).

O programa inclui ainda a peça Excerto de Misericórdia de João Nascimento (1957), adaptada especialmente para este concerto, que contará com a presença do próprio compositor.

Marvão celebra as suas origens com o Festival Al Mossassa

De 4 a 6 de outubro, Marvão volta a celebrar a autenticidade das suas origens com o Festival Al Mossassa. Durante estes três dias, a parte alta da vila dá espaço à imaginação e leva-nos a recuar até ao séc. IX, data da sua fundação por Ibn Marwan.

Para recordar as raízes árabes da vila, o Município de Marvão, promotor desta que é também conhecida como a Festa da Fundação, preparou um programa diário muito diversificado e rico em atividades.

Entre recriações históricas, espetáculos de música, dança, artes circenses, cavaleiros em duelos de espadas, a 17ª edição do Festival Al Mossassa convida a uma visita prolongada a Marvão, para uma experiência cultural inesquecível.

No Mercado das Três Culturas, numa autêntica viagem pelo tempo, vão poder explorar-se os produtos, saberes e sabores das culturas islâmica, judaica e cristã.

Entre os grandes destaques da programação está o espetáculo “Ali Hassan e a Cisterna Oculta”, agendado para as noites de sexta-feira e sábado (21h30). Este momento conta a história de Ali Hassan que, perante um cenário desesperante de seca e opressão do povo, tem a audácia de partir à descoberta e de desafiar os seus limites, transformando a desolação do povo num oásis de liberdade.

O Festival Al Mossassa inclui ainda um espaço dedicado às atividades da época, com artesanato, acampamentos militares (cristão e árabe), exposição de armas, jogosmedievais, oficina de esgrima, tiro com arco e uma mostra de serpentes e cetraria.

A entrada no certame custa dois euros e é gratuita para menores de 12 anos, com parte da receita a reverter a favor de quatro instituições particulares de solidariedade social do concelho.

A inauguração oficial do XVII Festival Al Mossassa está agendada para as 18 horas de sexta-feira, dia 4, no átrio dos Paços do Concelho.

“Caminhar Pelas Freguesias ’24” chegou a São Cristóvão

O “Caminhar Pelas Freguesias ’24”, regressou no passado dia 21 de setembro. Foi na manhã de sábado que este ciclo chegou a São Cristóvão, permitindo aos participantes conhecer alguns trilhos dos arredores da aldeia. A iniciativa contou com a participação da vereadora Sílvia Santos e do presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró.

Sempre acompanhados por técnicos de desporto do município, o percurso permitiu boas conversas, algumas gargalhadas e até a companhia inesperada de um fiel amigo.

 Foi uma bela manhã que, para alguns, terminou à mesa a degustar as iguarias de São Cristóvão.

O último “Caminhar pelas Freguesias” deste ciclo, acontece a 19 de outubro, em Lavre.

Caminhada “DeMora-te…em Cabeção

“DeMora-te…em Cabeção” é o nome do percurso pedestre do Concelho de Mora que integra a edição deste ano do festival “Alentejo Walking Festival” dia 19 de outubro às 9.30 horas.

O início e o final da caminhada será no Rossio da Eira do Quarto em Cabeção, numa distância de 7.5km e duração de 2.30 horas

O Festival de Caminhadas “Alentejo Walking Festival” pretende celebrar, entre os dias 10 e 20 de outubro, a natureza e a cultura do Alentejo, através de caminhadas organizadas na sua rede de percursos pedestres.

Segundo a entidade organizadora, a Turismo do Alentejo, o objetivo desta iniciativa é “dinamizar e promover o Turismo de Caminhadas no Alentejo através da valorização da oferta de Walking na região, incentivando a descoberta da sua biodiversidade, cultura e património, proporcionando experiências de bem-estar e conexão com a natureza para os participantes, posicionando o Alentejo como destino de caminhadas”.

DECO: a devolução de artigos nas compras online

No comércio online, as trocas de artigos são permitidas, no prazo de 14 dias seguidos após a receção do bem na morada indicada.

São exceções, entre outros, produtos personalizados, bebidas alcoólicas, bens selados, gravações áudio e vídeo.

Nas compras à distância, se o envio da encomenda tiver sido feito pelo meio “standard”, o dito normal envio de encomenda, é dever da empresa devolver o valor do bem mais os partes de envio que pagou.

Este reembolso deve ser feito pelo mesmo meio de pagamento em que se fez a transação inicial, a não ser que tenha sido acordado com o comerciante outro mecanismo. Se em causa estiver defeito do artigo, aí os custos serão suportados pela empresa.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Município de Viana abre candidaturas para atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior

A partir de 1 de outubro estão abertas as candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo aos alunos do concelho de Viana do Alentejo que frequentam o ensino superior no ano letivo 2024/2025, e que comprovem aproveitamento escolar e carência económica.

A Bolsa de Estudo por Carência Económica visa apoiar os alunos matriculados e inscritos em estabelecimentos de ensino superior público, em cursos que confiram grau de licenciatura, mestrado integrado e mestrado, e que residam no concelho há pelo menos dois anos.

A Bolsa de Estudo, suportada integralmente pelo Município durante 10 meses e paga em duas prestações, dezembro e na pausa letiva das férias da páscoa, visa custear as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propinas.

As candidaturas devem ser efetuadas até dia 30 de outubro.

Câmara Municipal de Évora procede a novas reparações na EM521

A Estrada Municipal 521, no troço que liga a EN18/IP2 à Torre de Coelheiros, no concelho de Évora, foi alvo de novos trabalhos de reparação.

A constante degradação do pavimento, acelerada pela intensa utilização da via por veículos pesados, justificou esta intervenção dos Serviços Operacionais do Município, que pretende também acautelar o previsível agravamento da situação atual, associado aos períodos de chuva que se avizinham.

Para além da correção de buracos e deformações do pavimento, os trabalhos incluirão também uma regularização da berma da via, junto à Ribeira da Azambuja, local onde já se verificaram incidentes com alguma gravidade.

GNR de Évora registou dez acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 26 de setembro, dez acidentes de viação, sendo três colisões, seis despistes e um atropelamento de animal dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas sete ocorrências: um crime contra as pessoas e seis crimes contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 65 infrações relativas à legislação rodoviária, duas relativas à legislação policial e duas relativas à legislação ambiental.

Workshop “A escrita na idade média” amanhã no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo

Numa perspetiva de contributo para o conhecimento, valorização e promoção da nossa história e património cultural, irá decorrer ao longo do ano, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, um Ciclo de Conferências sob a temática da Idade Média.

“O objetivo é fundamentalmente ciêntifico e pedagógico, é conseguirmos juntar em Montemor-o-Novo, individualidades que vão falar com muito detalhe sobre vários temas históricos e vamos começar sobretudo com períodos medievais” referiu, António Xavier, vereador da autarquia montemorense.

Interligado com o ciclo de conferência, tem lugar amanhã pelas 10.00 horas, no Arquivo Municipal, um workshop denominado “A escrita na idade média”.

BeActive Sénior promoveu exercício físico junto da terceira idade

Durante a presente semana, Montemor-o-Novo junta-se às comemorações da 10.ª Semana Europeia do Desporto com múltiplas atividades até domingo, dia 29 de setembro. Dia 24, o Rossio foi o local escolhido para a atividade BeActive Sénior que, a partir das 9.30 horas e ao longo da manhã, promoveu o exercício físico junto de cerca de 70 idosos de cinco instituições do concelho de Montemor-o-Novo.

Na abertura da iniciativa estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão e os vereadores com os pelouros da Ação Social e do Desporto: Sílvia Santos e António Pinto Xavier, respetivamente. Marcou também presença o Diretor Regional do Instituto Português ​do Desporto e da Juventude (IPDJ), Miguel Rasquinho.

Após a abertura, a atividade começou com uma sessão de movimento dinamizada por técnicos do Município, seguindo-se uma caminhada pela zona envolvente ao Rossio. De volta ao ponto de partida, houve tempo para alguns jogos tradicionais e uma nova aula de movimento. Nesta iniciativa, estiveram presentes utentes do Abrigo dos Velhos Trabalhadores de Montemor-o-Novo, do Lar Quinta da Ponte, do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, da Associação de Proteção Social à População de Santiago do Escoural e do Centro Social e Paroquial do Ciborro.

O BeActive Sénior, que contou ainda com o apoio de alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, foi um verdadeiro sucesso, proporcionando momentos de muita alegria e riso que compuseram uma manhã de muita atividade.

Coruche: Feira de S. Miguel com música, tradição e toiros

A histórica Feira de São Miguel, aguardado momento do calendário de eventos de Coruche, regressa este ano de amanhã a 29 de setembro.

A feira, que mantém vivas as tradições centenárias do concelho, promete três dias de celebração no Parque de Mercados e Feiras, onde a música, a animação e a cultura se unem num programa recheado de atividades para todos os gostos e idades.

O cartaz musical inclui atuações de Zé Pedro Sousa – Músico, Saúl Ricardo e da dupla Ritmo da Noite II. A encerrar o programa, no dia 29 de setembro a Praça de Toiros dá lugar a uma grandiosa corrida de toiros com um cartel de prestígio.

Como sempre, espera-se muita diversão, comércio tradicional, farturas e guloseimas, tasquinhas dinamizadas por associações locais e ainda diversões infantis.

Comemoração em Montemor-o-Novo dos 40 anos de Serviço Público dos trabalhadores da Autoridade Tributária do Distrito

Realizou-se a 18 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, um “Encontro de dirigentes da Autoridade Tributária (AT)”, que incluiu a comemoração dos 40 anos de Serviço Público dos trabalhadores do distrito de Évora.

Após uma reunião no período da manhã, a Comemoração dos 40 anos de Serviço Público, com a entrega dos distintivos aos trabalhadores da AT do Distrito de Évora, com pelo menos 40 anos de serviço, decorreu a partir das 14.00 horas. A iniciativa contou com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, a Diretora-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Helena Maria José Alves Borges, e a Diretora de Finanças do Distrito de Évora, Maria do Amparo Plancha. Também o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, marcou presença neste evento.

O dia terminou com um momento musical e de confraternização, onde atuaram o Grupo Coral Fora d’ Oras e o Grupo de Cantares da AT.

Dia Mundial do Turismo é Celebrado em Brotas

Inserido nas comemorações dos 600 anos do Santuário de Nossa Senhora de Brotas, foi criado um programa que oferece uma visita guiada gratuita ao Santuário de Nossa Senhora de Brotas, Rua da Igreja e à Olaria das Brotas.

Esta será uma excelente oportunidade para explorar o Santuário de Nossa Senhora de Brotas, saber mais sobre a história da Rua da Igreja e da Olaria das Brotas

Também no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo a entrada é gratuita no Fluviário e Museu do Megalitismo para os Munícipes do Concelho de Mora.

Dia Mundial do Turismo assinalado no concelho de Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo vai assinalar, amanhã, o Dia Mundial do Turismo, com visitas à exposição “Viagem pelos olhares d’abril, 50 anos depois”, patente ao público no Paço dos Henriques, em Alcáçovas.

A importância do turismo cultural, aliada às comemorações do 50º aniversário do 25 de abril, dão o mote para as visitas guiadas às exposições “Olhares d’abril”, 50 anos depois.

O itinerário da viagem abrange o pré e o pós 25 de abril, passando pelo “Pontapé de saída para a liberdade”, “O legado de um cravo”, “Imagens guardadas da liberdade conquistada”, “Celebrando abril no concelho de Viana do Alentejo” e “Visto de fora”.

As visitas, marcadas para as 10h30 e 15h30, têm entrada gratuita, sendo necessário efetuar a inscrição para o número 266 930 028 ou para o email pacohenriques@cm- vianadoalentejo.pt .

Inaugurada a Sede dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Montemor-o-Novo

Na passada sexta-feira, dia 20 de setembro, os Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Montemor-o-Novo tiveram a sua nova sede inaugurada no n.º 7 da Rua Teófilo Braga (também comummente denominada “Rua Direita”).

A cerimónia teve início com as intervenções de Rui Simões e Carlos Sampaio (atual e anterior Presidentes da Direção dos Serviços Sociais, respetivamente), seguidas pelos discursos de Hortênsia Menino e Olímpio Galvão (anterior e atual Presidentes da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, também de forma respetiva). Nas várias intervenções, foi destacado o papel da associação, que, ao longo da sua história, tem representado uma mais-valia para todos os associados trabalhadores do Município, sendo igualmente realçada a importância desta sede para os mesmos.

Finalizadas as intervenções, a cerimónia de Inauguração teve sequência com uma visita pela nova sede e com um beberete no local. Durante os vários momentos da inauguração, o Muncípio de Montemor-o-Novo foi ainda representado pelos Vereadores: Henrique Lopes, António Pinto Xavier, António Pinetra e Gil Porto.

A obra de requalificação deste edifício foi iniciada em 2021, tendo sido planeada desde 2018. Atualmente, e na sequência desta obra, o espaço encontra-se dotado de bar, sala de jogos, instalações sanitárias e um refeitório para uso dos associados dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Montemor-o-Novo.

​DiscoverEU permite aos jovens que viajem à descoberta da Europa

O programa DiscoverEU volta a oferecer, aos jovens com 18 anos, a oportunidade de explorar a diversidade da Europa, aprender sobre o seu património cultural e a sua história e estabelecer contactos com pessoas de todo o continente.

Com novas candidaturas abertas de 2 a 16 de outubro, este programa da União Europeia permite aos jovens nascidos em 2006, conhecer, através, sobretudo, de viagens de comboio, vários países.

Os jovens selecionados, para além dos passes para as viagens, recebem um Cartão Jovem Europeu da DiscoverEU, que lhes dá uma grande variedade de descontos em visitas culturais, atividades de aprendizagem, atividades desportivas, transportes locais, alojamento e alimentação.

A viagem a realizar, que pode ser feita individualmente ou em grupo, até um máximo de cinco elementos, tem a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias, entre 1 de março de 2025 e 31 de maio de 2026.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

“24 Frames” hoje no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo

Hoje, pelas 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, há nova sessão do Cineclube. É exibido “24 Frames”, o último trabalho do realizador iraniano Abbas Kiarostami, falecido em 2016.

São 24 “cenas”, num filme de realismo imaginado, fabricado e animado, como se uma natureza-morta desenrolasse, sem precisar de autorização humana, a sua vida própria. É a melancolia que vai tomando conta da experiência de assistir a “24 Frames”, de detectar vestígios dos homens (por exemplo, nas janelas de casas e de carros que enquadram e contemplam a neve, o mar, os animais, as vacas, os antílopes, os pombos), mas a narrativa a prosseguir apesar deles, apesar dos tiros que ecoam na neve, dos carros que ameaçam a reunião das aves… novas possibilidades de história, portanto.

Abertas inscrições para a Universidade Sénior de Mora

A Universidade Sénior de Mora é uma resposta social que proporciona a partilha de saberes e o exercício de uma cidadania ativa, destinando-se aos munícipes com idade a partir dos 50 anos.

O objetivo segundo Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, é “manter os idosos ativos, com valências cada vez mais abrangentes. As inscrições estão sempre abertas. Teatro, artes decorativas, informática, conversas à solta, cante alentejano, são algumas das disciplinas que a Universidade Sénior do Município de Mora disponibiliza aos seus alunos”.

Este projeto carateriza-se essencialmente pelas atividades de índole social, cultural e formativa.

GNR de Évora registou dez acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 25 de setembro, dez acidentes de viação, sendo cinco colisões e  cinco despistes tendo resultado um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: três crimes contra as pessoas e três crimes contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 33 infrações relativas à legislação rodoviária e cinco relativas à legislação ambiental.

Associação “Porta Mágica” de Montemor-o-Novo em destaque

“A Porta Mágica é uma Associação sediada em Montemor-o-Novo que tem como missão trabalhar as problemáticas das crianças e jovens em risco como uma prioridade. Foi fundada em 2007 e em 2015 abriu uma resposta social que é a casa de acolhimento residencial especializada, acolhe jovens dos 12 aos 18 anos podendo ficar um pouco mais enquanto estiverem a estudar”, referiu á RNA, Susana Caeiro, presidente da direção da Porta Mágica.

Esta associação acolhe jovens de qualquer ponto do país. Faz um trabalho especializado e individualizado para que o percurso de cada jovem seja o mais idêntico a uma família. A partir do momento que a jovem entra na Porta Mágica, começa logo a ser preparada e trabalhada para quando chegue a altura, consiga seguir o seu projeto de vida de forma independente”, acrescentou.

“As jovens acolhidas estão todas em formação, no período de aulas podem frequentar atividades extra curriculares com alguns parceiros e durante as férias têm outro tipo de atividades”, rematou.

A Porta Mágica em Montemor-o-Novo  tem como objetivo, com o propósito de trabalhar as problemáticas das crianças e jovens em risco.

Projeto “Refeitório Aberto” incentiva bons hábitos alimentares e em família na escola

O projeto “Refeitório Aberto” abre as portas do refeitório a pais e encarregados de educação para que possam almoçar quatro vezes por ano no refeitório escolar, duas vezes por cada semestre letivo.

O preço da refeição mantém-se em 3,25 euros. As senhas de refeição devem ser compradas previamente no Balcão Único do Município ou na Delegação da Câmara Municipal no Couço.

Organizado pelo Município de Coruche, o projeto, que promove a alimentação saudável junto de crianças e jovens, contribui também para a prevenção da obesidade infantil.

Alandroal com novo pavilhão gimnodesportivo no arranque do ano letivo

O novo e tão aguardado pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, no Alandroal, começou a ser utilizado, neste novo ano letivo, não só pelos alunos, mas também pela própria comunidade.

Depois de inaugurado o novo bloco dedicado ao ensino pré-escolar, ainda antes do verão, lembra o presidente da Câmara, João Grilo, o município tem vindo a procurar concluir o projeto deste estabelecimento escolar, que resulta de um “investimento superior a três milhões de euros”.

João Grilo fala numa “excelente notícia” para a população de Alandroal, “numa altura em que já se tinha abandonado a ideia de fazer um novo pavilhão”. “Quando só se pensava em dar alguns retoques no antigo, que estava em péssimo estado, nós voltámos a assumir o compromisso de demolir definitivamente o pavilhão anterior e construir um pavilhão de raiz, adaptado às exigências dos dias de hoje”, assegura.

“Mais um dos grandes compromissos que fica concluído e é uma grande satisfação colocá-lo ao dispor da população, agora no início do ano letivo”, remata João Grilo.

“À conversa com o comércio local” em destaque a loja da Associação Ciranda (c/som)

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja da Associação Ciranda.

O objetivo da loja é “dar mais visibilidade aos trabalhos feitos pelos vários artesãos e ter um ponto de venda onde os clientes possam adquirir os produtos”, referiu à RNA, Helena Cardos da Associação Ciranda.

“A loja depende da boa vontade dos sócios, cada um vai lá e vende as suas coisinhas e as dos colegas, isso faz com que nós tenhamos mais visibilidade”, acrescentou.

“Temos produtos de cortiça, trabalhos de renda, trabalhos de ponto de cruz, temos os famosos talegos de retalhos, bijutaria, uma grande variedade de trapologia e temos sócios novos que têm quadros pintados, trabalhos em madeira, cestaria, temos um pouco de quase tudo”, rematou.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Helena Cardos, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

GNR de Évora registou sete acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 24 de setembro, sete acidentes de viação, sendo cinco colisões, um despiste e um atropelamento tendo resultado um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património, um contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 65 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

DECO celebra Dia da Sustentabilidade com LifestyleTest

LifestyleTest é o projeto de sustentabilidade da DECO, em parceria com 15 organizações europeias. O LifestyleTest é uma ferramenta online que ajuda os cidadãos a conhecer a sua pegada carbónica e o seu impacte ambiental individual. Com esta ferramenta, o consumidor pode descobrir soluções fáceis e práticas para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, e ainda, saber como poupar tempo e dinheiro no seu dia a dia.

O LifestyleTest, ferramenta gratuita e inovadora, já entrou no quotidiano de 277 mil  europeus que testaram a ferramenta e apresentam uma pegada média de 7.820  kgCO2e/pessoa/ano; em resultado, já foram estabelecidos, pelos cidadãos, 23 mil planos  de ação para uma vida ainda mais sustentável.

Em Portugal já se realizaram mais de 7.300 testes com uma pegada média de 8.875  kgCO2e/pessoa/ano. Isto significa que estamos longe da meta para 2030, em que seria de esperar que cada cidadão apresentasse uma pegada média de 2.500 Kg CO2e, de modo que o aumento da temperatura global não seja superior a 1,5 C°.

A ferramenta avalia o comportamento humano em quatro áreas, sendo que os transportes são o que representam uma pegada de carbono média superior: 4.599 kgCO2e/pessoa/ano. Este valor representa quase 50% das emissões médias dos portugueses que realizaram o teste. A alimentação é a área com segunda maior pegada média para a emissão de GEE, com 2.304 kgCO2e/pessoa/ano.

Na área das compras, os portugueses que realizaram este teste reúnem uma pegada  média com uma emissão de 1.155 kgCO2e/pessoa/ano. A casa é a área onde os  consumidores já manifestam comportamentos mais sustentáveis, em especial no consumo de energia e água, com uma pegada média mais reduzida 816 kgCO2e/pessoa/ano, em comparação às outras áreas.

Para celebrar ativamente o Dia da Sustentabilidade, que se assinala esta quarta-feira, 25 de setembro, a DECO sugere que se entre em Lifestyletest.eu/pt e se calcule a pegada de carbono. Saber qual é o impacte ambiental de cada um pode ser o primeiro passo para motivar à mudança dos comportamentos.

Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo a cuidar de idosos, crianças e famílias carenciadas

A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, “é uma Associação de cariz cristão católico que celebrou este ano os seus 525 anos ao serviço da população e tem como principal missão o cumprimento das obras de misericórdia servindo os que mais precisam”, referiu à RNA, Paula Rosado, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Montemor.

Atualmente “a instituição presta serviço de apoio domiciliário e de lar, na cidade de Montemor-o-Novo e na freguesia de Foros de Vale de Figueira. O lar continua a ser o serviço mais procurado”, acrescenta.

A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, “também tem um ATL para as crianças do concelho, que neste momento o acordo que têm com a segurança social é para 50 crianças”, reforça.

A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo também presta apoio à população com dificuldades sociais e económicas do concelho.

 

Euromilhões com jackpot de 130 milhões em jogo na sexta-feira

Nenhum apostador acertou na chave do Euromilhões desta terça-feira, 24 de setembro, pelo que na sexta-feira estará em jogo um jackpot de 130 milhões de euros.

Para Portugal não veio nenhum dos três primeiros prémios. O melhor resultado foi um quartp prémio, no valor de 1.600 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era formada pelos números 18, 20, 21, 36 e 49, e pelas estrelas 3 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais, no portal dos Jogos Santa Casa.

Ligação pedonal da estação de caminho de ferro ao centro histórico de Évora

Uma das mais importantes componentes da obra de “Remodelação do Interface Modal do Rossio de S. Brás”, que está a transformar o Rossio num local aprazível, com condições de conforto e segurança para ser usufruído em circulação ou períodos de lazer, é a faixa de circulação pedonal e ciclável que irá completar a ligação entre a Estação de Caminho de Ferro e o Centro Histórico, com acesso pela Rua da República, ou continuação ao longo da Muralha.

As faixas de circulação, construídas com pavimento regular e confortável, adequado à utilização por idosos, utentes com mobilidade reduzida, com carrinhos de bebé, tróleis de viagem ou de compras, são enquadradas por vegetação com árvores de sombra e terão locais aprazíveis de paragem para descanso, contemplação ou recreio.

Trata-se de uma obra estruturante, com valor de investimento superior a um milhão de euros, que naturalmente implica alguns transtornos durante o período de construção, em particular no que se refere à circulação na Av. General Humberto Delgado e Rua da República.

Esta é Medida é enquadrada no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora.

Já se encontram abertas as inscrições para a “Meia de Évora” 2024

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, a histórica cidade de Évora, classificada pela UNESCO, será palco de mais uma edição da “Meia de Évora”, a meia maratona mais importante a sul do rio Tejo. Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Évora, em parceria com a HMS Sports, e o apoio técnico da Associação de Atletismo de Évora, promete, uma vez mais, atrair milhares de participantes e espectadores, oferecendo um programa diversificado para toda a família.

A “Meia de Évora” inclui várias provas, destacando-se, naturalmente, a distância principal de 21,1 km, uma corrida de 10 km, uma caminhada de 5 km e a Run Kids, destinada aos mais jovens, no sábado à tarde. A Praça do Giraldo, um dos locais mais emblemáticos da cidade, será o ponto de partida e chegada das provas, proporcionando um cenário deslumbrante para atletas e acompanhantes.

Na edição anterior, a Meia Maratona de Évora contou com a participação de atletas de renome, como o Campeão Nacional de Maratona, José de Sousa, que venceu a prova masculina com um tempo de 1h05m, enquanto que no setor feminino, Doroteia Peixoto foi a grande vencedora, completando o percurso em 1h18m.

As inscrições para a edição deste ano já estão disponíveis, e espera-se uma grande adesão, tanto de atletas profissionais como de amadores que desejam desfrutar da beleza e cultura de Évora enquanto praticam desporto, “num palco deslumbrante”.

Outra das novidades prende-se com a meia maratona que este ano irá ter vagas de partida por tempo obtido em provas anteriores, dando assim hipótese dos atletas mais rápidos saírem na frente da prova, uma das sugestões mais recebidas.

De resto, a “Meia de Évora” volta a oferecer os “treinos oficiais” nos dias 03, 10 e 17 de novembro, com os habituais sorteios de dorsais, e no sábado à tarde, na véspera da prova, os mais pequeninos poderão ir correr com os pais, avós, irmãos, de mãos-dadas (Run Kids), no tabuleiro da Praça de Giraldo.

“Espaço APORMOR” língua azul em ovinos e bovinos

No “Espaço APORMOR” de hoje falamos sobre a doença da língua azul em ovinos e bovinos.

Para a APORMOR é uma preocupação, Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, referiu à RNA, que “esta situação veio complicar a movimentação de animais, nós estávamos numa fase em que os preços subiam, é preciso lembrar que aquilo que se paga ao produtor é muito baixo. Agora estávamos numa fase, em que os mercados estavam a pagar melhor ao produtor tanto no caso dos ovinos como dos bovinos”.

“Foi detetado um foco em ovelhas, na zona a Sul de Évora até Mértola, houve ali alguns casos da língua azul que se tem vacinado, mas apareceu um serotipo que as vacinas que têm sido aplicadas, o serotipo3, quando o que tem sido administrado aos nossos animais tem sido o serotipo1 e 4”, acrescentou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Mora comemora o mês do idoso durante o mês de outubro

O Mês do Idoso é anualmente promovido pela Câmara Municipal de Mora, durante o mês de outubro, através de um conjunto de iniciativas, que têm como objetivo continuar a sensibilizar a comunidade para questões tão importantes como o envelhecimento e a necessidade crescente de proteger e cuidar da população idosa.

Os idosos do Concelho de Mora podem contar com um vasto leque de iniciativas direcionadas especialmente para a sua faixa etária.

Desde passeios culturais, encontro de acordeões, animações nos lares, palestras, teatro, exposições, matiné, atividade física, apresentação de livro, a acontecer em diversos locais, com participação gratuita e transporte em nas freguesias, para praticamente todas as iniciativas agendadas.

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 17 de setembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: um crime contra as pessoas, três crimes contra o património e dois contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 43 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Los Romeros e Kiss Kiss Bang Bang na passagem de ano em Montemor-o-Novo

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras volta a organizar, este ano, a festa de passagem de ano, no Rossio de Montemor-o-Novo.

André Banha, Vogal da União de freguesias referiu que “este ano estamos a apostar numa passagem de ano forte porque a população assim o merece, os artistas são Los Romeros e Kiss Kiss Bang Bang”.

“Temos tudo programado para chamar a também público de fora”, rematou.

Alunos de universidades europeias em escola de verão no Convento da Saudação

Entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024 decorreu em Montemor-o-Novo a Escola de Verão – Unveiling Medieval Monastic Dynamics (M_Dyn) organizada pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o Município de Montemor-o-Novo.

Alunos de várias universidades europeias realizaram trabalhos de investigação sobre o Convento da Saudação (Castelo de Montemor-o-Novo), no âmbito do património, espaço envolvente e estruturas hidráulicas do espaço conventual. Para isso, os alunos estiveram no Convento de Nossa Senhora da Saudação, durante os dias 16, 17 e 18 de setembro, a recolher informação. Nos restantes dias desenvolveram os seus trabalhos no Auditório da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

No dia 20 de setembro decorreu a apresentação final dos resultados desta Escola de Verão, estando presente em toda a sessão, para além de técnicos do Município, o Vereador António Pinto Xavier.

XXVI Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora” em Évora e Avis

As cidades de Évora e Avis recebem, de 3 e 6 de outubro, as 26ª Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, com o tema “resgatando nomes esquecidos da Escola de Música da Sé de Évora”.

De acordo com o programa, em Évora, os concertos vão ser protagonizados por Capella Sanctae Crucis (quinta-feira, dia 3 de outubro, às 21.30 horas, na Igreja de S. Francisco), Arte Mínima (sexta-feira, dia 4, às 21.30 horas, na Igreja do Espírito Santo), The Marian Consort (sábado, dia 5, às 18.00 horas, na Sé de Évora) e Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, Coro dos Participantes e Grupo Instrumental (domingo, dia 6, às 17.00 horas, também na Sé).

Já em Avis, na Igreja do Convento, está previsto para sábado, às 21.30 horas, um concerto pelo grupo Arte Mínima, dirigido pelo maestro Pedro Sousa Silva.

As jornadas incluem ainda em Évora, no Convento dos Remédios a conferência “Este libro he do Sñor dos martís dalmeida”, com Paulo Estudante e José Abreu, a sessão de Abertura no dia 3 às 9.30 horas e a “Conversa com os Maestros” no dia 5 de outubro das 11.30 horas às 12.30 horas, no Convento dos Remédios.

Estas atividades são abertas ao público em geral. Para além destas, haverá os workshops para Coros, Instrumentos e Técnica Vocal para os participantes, que trabalharão ao longo dos quatro dias no Convento dos Remédios e na Universidade de Évora sob a orientação dos vários formadores: Owen Rees,

Rory McCleery, Armando Possante, Pedro Teixeira (diretor artístico das Jornadas), Tiago Simas Freire, José Rodrigues gomes, Adrien Reboisson, Filipa Menezes, e David Yacus.

Agravada pelas alterações climáticas, poluição causa milhões de mortos

Uma investigação publicada no Jornal do Colégio Americano de Cardiologia destaca que a poluição é uma ameaça maior para a saúde do que a guerra, o terrorismo, a malária, o HIV, a tuberculose, as drogas e o álcool juntos.

Este estudo, realizado por investigadores de diversas instituições internacionais, foca-se no aquecimento global, poluição atmosférica e exposição ao fumo de incêndios florestais, além de fatores menos conhecidos, como a poluição do solo, sonora, luminosa e a exposição a produtos químicos tóxicos.

Os investigadores apontam que a poluição do ar está associada a mais de sete milhões de mortes prematuras anuais, sendo mais de 50% por causas cardiovasculares; que um quinto de todas as mortes cardiovasculares é causado pela poluição atmosférica; e que o risco de mortalidade cardiovascular aumenta em mais de 10% durante vagas de calor.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Acolhimento familiar é a nova valência da Associação Chão dos Meninos

A Associação Chão dos Meninos de Évora tem intervenção em várias áreas nomeadamente na prevenção de situações de maus tratos e agora conta com uma nova valência, o acolhimento familiar. Catarina Cruz, diretora técnica da associação, adiantou à RNA que o projeto visa “promover os direitos das crianças e do jovens do nosso país e no nosso distrito, bem como apoiar as famílias das crianças e dos jovens, esta ambição que nasce aqui uma nova resposta de acolhimento familiar para trazer uma nova resposta de acolhimento diferente daquela que é o acolhimento residencial  para as nossas crianças e jovens principalmente ao nível do distrito de Évora”.

A técnica refere ainda que “o acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção, que permite contrariamente ao acolhimento residencial em integração temporária da criança ou do jovem em meio familiar estável, com o objetivo de uma família garantir o afeto o bem-estar e o seu pleno desenvolvimento garantindo todos os acesso aos seus direitos diariamente”.

“A legislação tem uma lista de critérios que são obrigatórios de cumprir, mas de forma geral podem ser famílias de acolhimento todas as famílias ou pessoas singulares com ou sem filhos, que tenham pelo menos 25 anos e que tenham desejo de cuidar, apoiar e contribuir positivamente na vida de uma criança ou de um jovem, proporcionando assim o acolhimento e a integração no seu meio familiar como se fosse mais um membro daquela família. As crianças e o jovens que podem ser acolhidos podem ter entre os 0 e os 18 anos, com a possibilidade de prorrogar a medida até aos 25 anos em casos concretos de jovens que continuam a desenvolver o seu percurso académico e formativo”, sublinhou.

“Esta valência surge no âmbito de um acordo assinado com o Instituto de Segurança Social, também para possibilitar em instituições que estão dentro da comunidade e que têm já um contacto privilegiado com as comunidades, potenciar aqui e captar mais famílias de acolhimento para esta missão que é de todos nós enquanto comunidade. A promoção e a proteção das crianças e jovens do nosso país cabe-nos a todos enquanto cidadãos, é aqui uma forma de privilegiar estes contactos mais diretos com a comunidade para conseguir que esta resposta não só seja comunitária mas também dentro daquilo que é o seio comunitário”.

Catarina Cruz, termina a dizer que “neste momento um dos principais desafios que nós temos é a campanha e captação para potenciar famílias de acolhimento que tenham disponibilidade e este desejo de contribuir positivamente na vida de uma criança ou de um jovem”.

Dois arguidos por furto e recuperação de materiais agrícolas furtados em Viana do Alentejo

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Viana do Alentejo, no dia 13 de setembro, constituiu arguidos dois homens de 26 e 29 anos por furto e recuperou materiais agrícolas furtados, na localidade de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

Na sequência de uma denúncia por furto de diversos materiais agrícolas, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que permitiram localizar os autores do ilícito e apreender um depósito de água de 6 000 litros; Uma grade de discos; Uma charrua; Um balde frontal de trator.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

Esta ação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo.

Vão decorrer trabalhos de gestão do arvoredo urbano em Montemor-o-Novo

Vão decorrer trabalhos de gestão do arvoredo urbano (poda e corte), no cruzamento da Rua das Fontaínhas com a Rua das Piçarras, em Montemor-o-Novo, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2024.

Estes trabalhos constituem medidas corretivas e preventivas, que visam podar e manter uma das árvores e o abate de outra que representa um risco muito elevado para pessoas e bens, prevendo-se a sua substituição até ao final do ano.

Nos dias em causa, a rua das Fontaínhas estará interdita ao trânsito das 9.00 horas às12.00 horas e das 13.30 horas às 15.30 horas.

Os trabalhos poderão ser adiados por motivos imprevistos.

Grupo União Sport arranca temporada a vencer Arraiolense na Taça

Realizou-se na tarde deste domingo, 22 de setembro, a 1ª jornada da fase de grupos da Taça Dinis Vital, que inaugurou a temporada 24/25 da Associação de Futebol de Évora. O Grupo União Sport (GUS), que está no Grupo F da Taça Dinis Vital, foi ao Cunha Rivara, em Arraiolos, bater o Lusitano Arraiolense por 0-3, num jogo sem grande história, com o União sempre superior. Nas restantes partidas com equipas do concelho de Montemor, no Grupo A o Valenças perdeu por 3-1 no terreno do São Pedrense; no Grupo B o Cabrela ganhou por 2-0 à equipa “B” do Estrela de Vendas Novas e o Escouralense empatou 1-1 diante do Atlético de Reguengos; no Grupo E o Cortiçadas de Lavre foi empatar 1-1 em Corval; No Grupo G, o Foros de Vale de Figueira perdeu em casa por 0-3 diante do Portel; e o Fazendas do Cortiço no Grupo H empatou 2-2, fora de portas, com o Bencatelense.
Fazendo a análise à partida que a RNA acompanhou com relato, e onde o GUS alcançou os 3 pontos da vitória no terreno do Arraiolense, os primeiros momentos do desafio revelaram que o Arraiolense iria tentar fazer o jogo pelo jogo mas, aos poucos, e com naturalidade, o União foi tomando conta do jogo, dominando a partida. A grande primeira situação de golo foi para o GUS, na sequência de um pontapé de canto, com João Diogo a rematar de primeira ao poste da baliza à guarda de Henrique Peixe. As oportunidades para o União apareciam, sucediam-se mas eram desaproveitadas, com destaque para mais um remate de João Diogo e um cabeceamento de Pedro Seabra. O Arraiolense cresceu nos últimos minutos da 1ª parte, criando lances de muito perigo, protagonizadas por Luís Vieira, mas o nulo manteve-se. O União terminou os primeiros 45 minutos, onde dominou, de forma menos conseguida, sem encontrar linhas de passe e a ficar nervoso. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador.
A 2ª parte iniciou sem alterações no 11 inicial de ambas as equipas. Logo aos 54 minutos, o GUS inaugura o marcador, em lance de bola parada, na sequência de um canto, com Luís Debi a cabecear para o 0-1. Pouco depois, aos 63 minutos, mais uma lesão para o União, com o central Pedro Seabra a sair lesionado, sendo rendido por Weslley. Também o Arraiolense aproveitou para fazer dupla substituição, com Tira-Picos e Ailton a entrarem para os lugares de José Feitor e Rafael Serra. Aos 67 minutos é assinalada grande penalidade a favor do União, a castigar falta sobre Rodrigo Vicente. Na transformação, Gonçalo Catalão remata para o 0-2. De seguida é o Arraiolense a ter oportunidade para marcar, com Luís Vieira na cara do golo, mas Weslley efetua um extraordinário corte. O União fez nova alteração, aos 70 minutos, com Guilherme Francisco a entrar para o lugar de Fábio Capela. Aos 71 minutos, o União chega ao 0-3, com João Diogo na recarga a um remate de Gonçalo Catalão a estrear-se a marcar, em termos oficiais, pelo União. Já após os 75 minutos, o treinador do Arraiolense, Rui Salgado, colocou em campo Jonatan e Luís Jorge, saindo Robson e Luís Vieira. No União, aos 77 minutos, houve tripla alteração, com Diogo Cardinhos, Tiago Leal e Tomás Silva a renderem Roberto Carlos, Luís Madeira e João Diogo. Pouco mais há a assinalar, pois a partida estava resolvida e apenas se esperava pelo apito final. Em síntese, foi um jogo sem grande história, numa 1ª parte em que o União teve algumas dificuldades, desperdiçando diversas ocasiões flagrantes. Na 2ª parte os golos surgiram cedo e desbloquearam a partida, com o União a ser dominador e autoritário, fabricando uma merecida vitória.

TAÇA “DINIS VITAL” / Resultados
FASE DE GRUPOS 22 > 1.ª jornada

GRUPO A
Gd S. Pedrense 3-1 Valenças Sport Club
Sc Borbense 1-6 Sc Viana Alentejo (21/09)

GRUPO B
Casa Povo Cabrela 2-0 Estrela Fc B
Gr. Estrela Escouralense 1-1 Atlético Sc

GRUPO C
GdcOriolenses 1-0 Gdc Tourega
Calipolense Cd Vila Viçosa 0-1 Lusitano de Évora Clube “B”

GRUPO D
Gcd S. Bartolomeu Outeiro – Vera Cruz (não iniciou)
Gd Monte Trigo 0-0 Juventude Sc

GRUPO E
ScAlcaçovense 2-2 Redondense Fc
Cc Corval 1-1 Ccrd Cortiçadas de Lavre

GRUPO G
Fc Santana Campo 1-2 Gdr Canaviais
Foros Vale Figueira Fc 0-3 Gd Portel

GRUPO F
Cf Estremoz 4-1 Gd S. Manços (21/09)
Lusitano Cd Arraiolense 0-3 Gr. União Sport

GRUPO H
ScBencatelense 2-2 Gcd Fazendas Cortiço
Gcd Aguiar 0-4 Sc Arcoense

 

Cheques Dentista: Promoção da saúde oral de crianças e jovens no concelho de Coruche

Se as suas crianças nasceram em 2016, 2013 ou 2010, tem motivos para celebrar. Foram contempladas com o Cheque Dentista, importante iniciativa de promoção da saúde oral de crianças e jovens no concelho de Coruche.

Anualmente, os Cheques Dentista são emitidos para crianças que completam 7, 10 e 13 anos de idade até dezembro do ano anterior. Estes são considerados anos chave para garantir um acompanhamento adequado da saúde oral.

Agende a consulta gratuitamente numa das clínicas aderentes ao programa, assegurando a utilização do cheque até 31 de outubro de 2024. Para mais informações e consulta da lista de clínicas e médicos aderentes, aceda ao portal do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (link infra) ou contacte o Centro de Saúde de Coruche.

Cuidar da saúde oral desde cedo é fundamental para garantir o bem-estar dos mais novos. Não deixe passar esta oportunidade.

Caso o cheque não seja utilizado dentro do prazo estabelecido, fica comprometida a possibilidade de emissão de um novo cheque nos anos seguintes, mesmo que sejam necessárias intervenções de cuidados dentários. Uma recomendação da equipa de Saúde Oral e Saúde Escolar da unidade de Saúde de Coruche.

Serviços de partilha de micromobilidade em Évora

A Câmara Municipal de Évora está a ultimar um projeto de Regulamento que terá o objetivo de orientar de forma organizada o funcionamento de entidades ou empresas que pretendam implementar serviços de partilha de meios de mobilidade suave: bicicletas e/ou trotinetes elétricas para uso público.

Através de regulamento próprio, adaptado à Cidade e às suas caraterísticas, e também em conjugação com a estratégia de planeamento do Município em termos de mobilidade, será possível organizar esta atividade, disciplinando-a e fazendo-a coexistir com os restantes meios de mobilidade, com benefício para todos.

Medida enquadrada no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora – “Cidade Ciclável”

Universidade de Évora promove mesa-redonda inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

A Universidade de Évora promove no dia 24 de setembro, pelas 14.30 horas, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, uma mesa-redonda inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da universidade, com o tema “Arautos da Liberdade”.

Inserido na programação, o Concerto “Tocando José Afonso”, pelo Rumos Ensemble e Carlos Alberto Moniz, terá lugar no auditório Christopher Bochmann, Colégio Mateus d`Aranda, no mesmo dia, pelas 18.30 horas.

Esta mesa-redonda comemorativa contará com a participação de Luísa Amaro, instrumentista, a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa; Carlos Alberto Moniz, músico, cantor, e colaborador assíduo de José Afonso; Francisco Fanhais, cantor, colaborador assíduo de José Afonso e Presidente da Associação José Afonso) e de Manuel Pedro Ferreira, Professor Catedrático FSCH-NOVA (responsável pelo espólio de José Mário Branco, nos arquivos do CESEM), ficando a moderação a cargo de Pedro Russo Moreira, Professor do Departamento de Música da Escola de Artes da UÉ e investigador do CESEM.

Neste momento de partilha, o moderador convida cada um dos convidados a partir de uma canção à sua escolha, ouvida em partilha com o público, e a partir daí evocar as suas histórias e memórias sobre o 25 de abril e a canção escolhida. Esta partilha será certamente frutífera na troca de experiências, vivências, memórias e perspetivas dos convidados.

O Concerto “Tocando José Afonso”, pelo Rumos Ensemble e Carlos Alberto Moniz, terá lugar no auditório Christopher Bochmann, Colégio Mateus d`Aranda, no mesmo dia, pelas 18.30 horas.

Exposição “Fotografias do Nosso Concelho” em Mora até 30 de setembro

A Exposição “Fotografias do Nosso Concelho”, de Joaquim Matos, está patente na Sala de Atividades do Museu Interativo do Megalitismo de Mora até dia 30 de setembro.

“Na exposição é retratado o concelho”, como referiu à RNA, Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora.

Na exposição são várias as temáticas abordadas, como a presença do Presidente Jorge Sampaio na ExpoMora 2004, cerimónias religiosas, marchas populares, entre outras.

Semana Europeia do Desporto assinalada em vários municípios do Alentejo

A Semana Europeia do Desporto – SED – é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos. Neste contexto, são desenvolvidas e promovidas diversas iniciativas.

A SED é desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo IPDJ, em estreita colaboração com diversas entidades publicas e privadas.

Este evento decorre à escala europeia, com atividades em todos os países da Europa. Os países participantes, têm a possibilidade de promover, desenvolver e realizar atividades e eventos a nível nacional, entre 23 e 30 de setembro de 2024, incentivando sempre que esta promoção e realização de atividades assuma uma regularidade ao longo de todo o ano, contribuindo ativamente para a adoção de estilos de vida saudáveis.

O principal tema da campanha é ser #BEACTIVE, incentivando cada um a ser ativo, não só durante a SED, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.

Como já vem sendo habitual, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ irá levar a cabo algumas iniciativas relacionadas com estas temáticas, com atividades realizadas um pouco por toda a região alentejana.

Desde Ponte de Sor, Beja, Portalegre e Évora, até Montemor-o-Novo, Odemira, Ferreira do Alentejo, Elvas, Estremoz e Serpa, esta será uma semana onde todos poderão participar ativamente numa das muitas iniciativas programadas.

Associação dos Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo conta com 200 associados

MONTEMORMEL – Associação dos Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo foi criada em 1999. Esta associação desempenha um papel importante na apicultura da região, “prestando aos seus associados assistência técnica, formação, e apoio comercial e logístico na comercialização da produção”, como adiantou à RNA, Ermenegildo Charrua, presidente da Montemormel.

“A MONTEMORMEL conta hoje com cerca de 200 apicultores do concelho de Montemor-o-Novo e não só. Sempre que possível a Associação negoceia com alguns compradores de mel sempre que o apicultor esteja a ter dificuldades em escoar o produto”, refere.

“As maiores dificuldades, dos apicultores na nossa zona é a seca e depois temos o problema de só agora é que o governo estar a olhar um pouco para este setor. Até aqui só havia umas ajudas do governo para o medicamento, agora já nos estão a dar algum para a biodiversidade”, remata.

Tradições em destaque na Feira D’Aires 2024

A Feira D’Aires vai ser palco do XIII Festival de Folclore, amanhã dia 22 de setembro, a partir das 18.00 horas, no pavilhão dos espetáculos, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.

A iniciativa, promovida pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, pretende ser uma afirmação da cultura, identidade e tradição, que inclui as danças, os cantares e os trajes. Considerado uma tradição cultural próxima ao contexto rural, também está presente no contexto urbano, sendo uma manifestação de usos, costumes e tradições da região Alentejo.

Em palco vão estar também o Rancho Folclórico Malmequeres do Sorraia e o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca.

Ainda no domingo, dia em que a Feira D’Aires celebra as tradições, a partir das 20.30 horas, o palco da gastronomia vai acolher o IX Festival de Acordeão, organizado pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo, que pretende celebrar um dos instrumentos mais populares, usado no folclore, mas também em diversos estilos musicais.

Município de Vila Viçosa apoia famílias e empresas com vários benefícios fiscais

Vila Viçosa é um dos 20 municípios do país, e único do Alentejo, que aumentou a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de três para cinco anos.

Esta medida permite alargar a isenção temporária a quem comprou a primeira casa para habitação própria e permanente ou fez obras de reabilitação.

“Não é só dizermos que os impostos são muitos, que as pessoas estão afogadas em impostos e que, de facto, é necessário ajudar as famílias”, começa por dizer o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança. Assegurando que é com atos e não com palavras que o município ajuda a população do concelho, o autarca revela que a Câmara Municipal já reduziu a taxa de IMI para o mínimo. “Os calipolenses e os habitantes do concelho de Vila Viçosa pagam uma taxa mínima de 0,3%”, revela.

Em relação ao alargamento do período de isenção de IMI, Esperança adianta que, assim que “houve essa hipótese”, o município aderiu à medida “de imediato”.

Com o objetivo de atrair e fixar famílias e empresas em Vila Viçosa, a Câmara Municipal criou ainda um regulamento de benefícios fiscais, que inclui “várias isenções, incluindo mais isenções de IMI e até por mais anos”.

Radar Social avança em Évora para apoiar os mais vulneráveis

A Câmara Municipal de Évora já deu início ao Projeto Radar Social, por via do investimento previsto na medida investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Refira-se que o projeto, concretizado no âmbito da Rede Social do Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE), assenta num trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re) conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.

Através do Radar Social, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local de combate à pobreza e à exclusão social, revestindo-se como um instrumento de política social.

O projeto tem por base uma metodologia de análise conjunta dos problemas e da rentabilização dos recursos existentes, que pretende cumprir o objetivo do desenvolvimento social, integrado, participado e sustentado dos territórios, cujas/os destinatárias/os são as pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza, exclusão social ou discriminação, nas suas múltiplas dimensões.

O Radar Social contempla duas fases: atualizar o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e o Plano de Ação (1ª fase) e implementar um sistema de informação, de âmbito nacional, que identifique pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão social (2ª fase) e tem como data de términus prevista o dia 31 de março de 2026.

Programa Sparkle em Coruche para uma aprendizagem feliz e bem sucedida

Neste ano letivo de 2024/2025 Coruche é um dos quatro agrupamentos em Portugal Continental a integrar o inovador programa Sparkle, coordenado por Miguel Borges, professor e investigador na área da leitura.

O Sparkle é um projeto que tem como objetivo aproximar as práticas pedagógicas da ciência da leitura, promovendo o sucesso e a felicidade na aprendizagem.

Com o suporte de uma equipa especializada, que inclui psicólogos e terapeutas da fala, o Sparkle propõe criar um ambiente de partilha e cooperação entre docentes, garantindo que todas as crianças possam alcançar o sucesso escolar.

Através desta abordagem colaborativa e científica, o Sparkle não só facilita a aprendizagem, como transforma a sala de aula num espaço de felicidade e realização.

Cromeleque dos Almendres de Évora reaberto ao público

Um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica volta a estar aberto ao público. Agora, após a conclusão da intervenção de conservação desenvolvida, ao longo do último ano, pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a tutela e o Grupo Pro-Évora, com novas regras de visitação que visam reduzir o impacto da erosão no solo para proteção e salvaguarda do cromeleque.

Com o objetivo de melhorar a experiência de fruição do espaço no interior do recinto megalítico e de minimizar o impacto do pisoteamento dos visitantes, foi criado um circuito de visitação na sua envolvente direta. Para o final deste ano está já programada uma intervenção para reabilitação do trajeto de acesso.

No decurso dos trabalhos de conservação do Cromeleque dos Almendres, a equipa de arqueologia do município identificou um provável novo menir, elevando assim para 95 o número de monólitos conhecidos no maior recinto megalítico da Península Ibérica. Este encontrava-se tombado e quase totalmente coberto por vegetação, cuja limpeza permitiu confirmar a descoberta. Trata-se de um monólito granítico, de pequenas dimensões, com cerca de 1 metro e 30 centímetros, semelhante àqueles que se encontram no lado nascente do monumento.

O investimento do município no estudo e conservação deste monumento nacional, remonta à sua descoberta, há 60 anos (1964), por Henrique Leonor Pina, e continuará, certamente, por muitos mais.

Este domingo arranca oficialmente a temporada 2024/2025 na Associação de Futebol de Évora

Este domingo, 22 de setembro, temos o arranque oficial da temporada 2024/2025 na Associação de Futebol de Évora, com a 1ª jornada da Fase de Grupos da Taça Distrito de Évora Dinis Vital.

No Grupo A o Valenças desloca-se ao Campo Dr. Cosmes de Calado, em São Sebastião da Giesteira, terreno do São Pedrense. Para Rui Querido, o novo treinador do Valenças este vai ser um jogo difícil para as duas equipas, referindo que “ambos os conjuntos têm dois treinadores jovens e ambiciosos”.

No Grupo B da Taça temos dois emblemas do concelho de Montemor-o-Novo: Cabrela e Grupo Estrela Escouralense.

O Cabrela recebe em casa uma das novidades da Liga AFE, a equipa “B” do Estrela de Vendas Novas. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela pela 2ª época consecutiva, espera um jogo agradável. De acordo com Nuno Oliveira “este jogo é uma incerteza mas vão fazer de tudo para alcançar os 3 pontos”. 

O Escouralense joga no seu Campo 25 de Abril diante do Atlético de Reguengos, uma das poderosas equipas da Liga Elite. Pedro Pasadas Nunes é o novo treinador do Escoural, após a saída de João Rolo, precisamente o novo treinador do Atlético, que assim defronta a sua antiga equipa. Pedro Pasadas Nunes não poderá estar presente na partida, mas revela a máxima confiança na sua equipa técnica, num jogo em que o Escoural não tem muito a perder. 

No Grupo E da Taça está o Cortiçadas de Lavre, que viaja até São Pedro do Corval. O Cortiçadense mantém a mesma equipa técnica, comandada por Carlos Constantino, que adianta que “vão ao desconhecido mas com o objetivo de vencer o jogo”.

O Campeão da Liga AFE da época transata, o Foros de Vale de Figueira, inicia a temporada na Taça a jogar no seu pelado, recebendo o Portel, em partida do Grupo G. Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros considera este grupo equilibrado sendo o Portel o favorito. Sobre o jogo do Portel “o objectivo é retirar pontos, aproveitando o fator casa”.

O Grupo União Sport, que está no Grupo F da Taça Dinis Vital, joga fora de portas diante do Lusitano Arraiolense. Fábio Neves, treinador do GUS, encara o jogo com alguma ansiedade diante de um Arraiolense com equipa renovada.

Falta apenas falar do Fazendas do Cortiço, que em termos de Taça está no Grupo H. O Cortiço vai fora na 1ª jornada da Taça, viajando até ao terreno do Bencatelense. Fábio Regouga, que se mantém como treinador do Fazendas do Cortiço, diz que vão a Bencatel para ganhar, como em todos os jogos, mas espera um desafio complicado.

Recordamos que neste domingo, 22 de setembro, regressa a Bancada Desportiva à Nova Antena, com emissão das 14.00 horas às 18.00 horas, onde incluímos o acompanhamento de todas as partidas da 1ª jornada da Taça Dinis Vital e o relato, às 15.00 horas, do Arraiolense – Grupo União Sport.

Não perca também nesta 1ª edição as entrevistas de arranque de temporada a todos os treinadores das sete equipas do concelho de Montemor no Distrital de Évora.

TAÇA “DINIS VITAL”

FASE DE GRUPOS 22 set 15:00 1.ª jornada

GRUPO A

Gd S. Pedrense – Valenças Sport Club

Sc Borbense – Sc Viana Alentejo (21/09)

GRUPO B

Casa Povo Cabrela – Estrela Fc B

Gr. Estrela Escouralense – Atlético Sc

GRUPO C

Gdc Oriolenses – Gdc Tourega

Calipolense Cd Vila Viçosa – Lusitano de Évora Clube “B”

GRUPO D

Gcd S. Bartolomeu Outeiro – Vera Cruz

Gd Monte Trigo – Juventude Sc

GRUPO E

Sc Alcaçovense – Redondense Fc

Cc Corval – Ccrd Cortiçadas de Lavre

GRUPO G

Fc Santana Campo – Gdr Canaviais

Foros Vale Figueira Fc – Gd Portel

GRUPO F

Cf Estremoz – Gd S. Manços (21/09)

Lusitano Cd Arraiolense – Gr. União Sport

GRUPO H

Sc Bencatelense – Gcd Fazendas Cortiço

Gcd Aguiar – Sc Arcoense

Feira D’Aires em Viana do Alentejo já foi inaugurada (c/fotos)

Foi inaugurada ontem ao início da noite a Feira D’Aires em Viana do Alentejo. Trata-se de um certame que nesta edição conta com 271 anos de história.

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, referiu na altura da inauguração que tem “grandes expetativas em relação a esta edição do certame e que continua a manter-se a feira franca”.

Este é um evento que conta com um investimento de cerca de 200 mil €.

Durante estes dias são esperadas milhares de pessoas que poderão desfrutar da programação musical, do artesanato, da gastronomia, das exposições, do folclore e das manifestações religiosas, a par da tradicional feira franca e atividades económicas.

Hoje a partir das 22.30 horas, quem sobe ao palco principal é Marisa Liz.

 

“Divertida Mente 2” domingo no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo

No próximo domingo, dia 22 de setembro, pelas 15.00 horas o Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo recebe o filme “Divertida Mente 2” em mais uma matiné de bom cinema de animação.

Sinopse:

“Divertida Mente 2” regressa ao interior do cérebro de Riley, acabada de entrar na adolescência, no momento em que o Quartel General passa por obras repentinas para abrir lugar a novas Emoções. A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que há muito administram uma operação bem-sucedida em todas as áreas, não sabem como se irão sentir com o aparecimento da Ansiedade. E ela não vem sozinha…

Feira Taurina de São Mateus com corridas a 21 e 28 de setembro

Já foram divulgados os cartéis da Feira Taurina de São Mateus, que inclui duas corridas, nos dias 21 e 28 de setembro, no Coliseu Rondão Almeida, em Elvas.

Na corrida de 21 de setembro, agendada para as 22 horas, entram em praça os cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Marcos Bastinhas (na imagem), Miguel Moura, António Prates e António Telles filho, que terão pela frente seis touros de São Marcos. Pegam os Forcados Amadores de Arronches, Académicos de Elvas e Amadores de Coimbra.

Já na corrida de dia 28, marcada para as 17 horas, a lidar touros de Canas Vigouroux, atuam os cavaleiros João Moura, Marcos Bastinhas e Francisco Palha. As pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e Académicos de Elvas.

As reservas podem ser feitas pelo 913 987 169.

DECO: pensionistas recebem suplemento extra até 200 euros em outubro

Os pensionistas com as pensões mais baixas vão receber um suplemento extraordinário. Este cheque varia entre os 100 e os 200 euros para pensões até 1527 euros e será pago automaticamente em outubro.

A medida abrange todos os pensionistas, nomeadamente quem receba pensões de velhice, invalidez e sobrevivência da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações, assim como os pensionistas do setor bancário com pensões devidas até 30 de setembro de 2024, inclusive. Excluídos ficam os pensionistas beneficiários da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores.

Aqueles que recebam uma pensão até 509 euros vão receber um suplemento extraordinário de 200 euros. Quem receba uma pensão entre 509 e 1018 euros receberá um apoio extraordinário de 150 euros. Já quem receba uma pensão entre 1018 e 1527 euros receberá um apoio de 100 euros.

Tudo para saber sobre o suplemento extraordinário para pensões na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir, na emissão, às 12h45 e 16h30, ou no nosso site.

Arranca hoje a Feira D’Aires em Viana do Alentejo

De hoje a segunda-feira, junto ao Santuário de Nª Sr. ª D’Aires em Viana do Alentejo são esperadas milhares de pessoas que poderão desfrutar da programação musical, do artesanato, da gastronomia, das exposições, do folclore e das manifestações religiosas, a par da tradicional feira franca e atividades económicas.

“Pelo palco da Feira D’Aires vão passar nomes como GM- Tributo aos Xutos, Marisa Liz, grupos populares e folclore” como referiu à RNA, Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

O certame este ano conta com 70 expositores, mais ou menos o mesmo número que no ano anterior.

“Este é um evento que conta com um investimento de cerca de 200 mil €”, salienta o autarca.

Trata-se de um certame que nesta edição conta com 271 anos de história. É organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de freguesia do concelho e associações locais.

GNR de Évora registou dois acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 19 de setembro, dois acidentes de viação, sendo duas colisões das quais resultou um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 11 ocorrências: dois crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património, dois contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 62 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e duas relativas à legislação ambiental.

Centro de Saúde de Montemor-o-Novo recebe viatura nova para prestação de cuidados de saúde primários

No início deste mês foi entregue uma viatura ao Município de Montemor-o-Novo, totalmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Para receber a viatura, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e a Vereadora com o pelouro da Saúde, Sílvia Santos.

No dia 11 de setembro foi feita a entrega oficial da nova viatura, à equipa do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo. Este veiculo ficará afeto à USF Foral e USF Alcaides e irá facilitar e melhorar a prestação de cuidados de saúde primários no concelho de Montemor-o-Novo, nomeadamente nas diferentes extensões de saúde das freguesias rurais. É uma viatura adequada para a prestação de cuidados de saúde e totalmente elétrica, o que reforça o compromisso do Município de Montemor-o-Novo na mobilidade sustentável e limpa.

Estiveram presentes nesta entrega à equipa do Centro de Saúde de Montemor o Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e a Vereadora Sílvia Santos, bem como a Chefe de Divisão de Educação, Saúde e Ação Social, Ana Paula Ribeiro. Por parte do Centro de Saúde, em representação da USF Foral esteve presente a Dra. Beatriz Filipe e, em representação da USF Alcaides, esteve a Dra. Hermínia Caeiro e a Enfermeira Natália Pereira, Interlocutora do Centro de Saúde com o Município.

O Município congratula-se com esta entrega por parte da ULS AC e ARSA, uma vez que a renovação do parque automóvel na área da saúde tem sido uma necessidade premente e identificada desde a transferência de competências para a Autarquia.

Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão inaugurado este sábado

A inauguração oficial do Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão (CIMFA), concelho de Ponte de Sor, decorre já no próximo sábado, dia 21 de setembro, pelas 17.00 horas.

Este momento enquadra-se no programa do 16.º Simpósio Internacional de Molinologia.

A forte ligação histórica do concelho e, em particular do território de Foros de Arrão, aos moinhos de vento e de água, usados essencialmente para moagem de cereais, dá o mote para o nascimento deste Centro Interpretativo que surge da reabilitação de uma antiga escola básica e das restantes infraestruturas necessárias.

Esta obra foi levada a cabo pelo Município de Ponte de Sor, que investiu cerca de 560 mil euros, sendo a mesma comparticipada por fundos estruturais europeus. Pretende-se que este novo espaço faça a articulação entre os vários elementos molinológicos existentes no concelho: o moinho de vento de Foros de Arrão, os moinhos de água de Ponte de Sor e a moagem industrial.

Com a abertura deste centro interpretativo, será possível viajar no tempo para compreender como surgiram os moinhos, como funcionam, os tipos existentes, as evoluções a nível da técnica e da indústria que possibilitaram a sua evolução, não esquecendo, a cultura a eles associada e a sua ligação com o futuro.

Além deste espaço expositivo, o CIMFA permitirá também, através da sala do Funlab, explorar a “ciência dos Moinhos”, numa vertente lúdico-pedagógica através de elementos interativos e da experimentação.

Este investimento irá constituir-se como mais um ponto fundamental naquela que é a estratégia de descentralização cultural do Município e espera-se que traga um retorno tangível para a população, materializado em novos visitantes, maior potencial turístico e maior atratividade económica.

Nininho e Fernando Daniel entre os artistas que animam noites de São Mateus

Os concertos de David Antunes & The Midnight Band, de Nininho Vaz Maia, Fernando Daniel, Soraia Ramos e Resistência e dois espetáculos infantis são os principais atrativos do cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, no decorrer das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, de amanhã a 29 de setembro.

Dando conta que todas as noites do evento contarão com animação, e destacando os dois espetáculos dedicados aos mais novos, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, garante que esta será uma edição “muito marcante”, ao nível, sobretudo, da interatividade e da inovação. “Este programa foi pensado para ir ao encontro de todos os escalões etários: desde a criança, ao jovem e ao menos jovem”, assegura.

O espaço da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, volta a ser aberto, pelo que o autarca espera a “colaboração” de São Pedro. As entradas são, uma vez mais, gratuitas, sendo que a programação do certame contempla um total de 36 espetáculos.

Desta feita, o investimento feito pelo Município de Elvas, na Expo São Mateus, é de “quase meio milhão de euros”. Este investimento, “talvez o maior de sempre”, diz Rondão Almeida, poderia ainda ser superior, tendo em conta a “excelente gestão administrativa e financeira executada ao longo dos últimos três anos”.  O autarca lembra ainda que a Expo São Mateus é um complemento à tradicional romaria do Senhor Jesus da Piedade, que já celebra 450 anos.

Pelo palco principal, o Palco São Mateus, passam, amanhã, Jorge Goes e David Antunes & The Midnight Band (concerto que terá Herman José como convidado); no dia 21, os Rumo ao Sul e Nininho Vaz Maia; no dia 26, Soversion e Fernando Daniel; no dia 27, Chocko e Soraia Ramos; e no dia 28, Fado Luz e Resistência. No dia 22 serão apresentados os espetáculos infantis “Masha e o Urso” e “Miraculous”. Os concertos iniciam-se pelas 22 horas, à exceção do dia 22, domingo, em que os espetáculos têm início às 18 horas.

Já o Palco da Feira vai funcionar do primeiro ao último dia do evento. Atuam o Grupo Voz Amiga da Terrugem, amanhã; Xumbo Torto, no dia 21; e Duo Hélio & Eurico, no dia 22. No dia 23, a noite será de fados; no dia 24, atuam Jorge e Célia; no dia 25, o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa e as Roncas d’Elvas; no dia 26, o grupo AR Musical; no dia 27, a Brigada 14 de Janeiro; no dia 28, Moura Encantada; e, por fim, no dia 29, João Tocha. Estes espetáculos iniciam-se às 21 horas, menos o último, com início marcado para as 16 horas.

A animação acontece também fora do palco com a participação de duas bandas musicais: a Bandalheira Street e a Charanga Zuluband.

Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar, novamente, com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos).

Comissão Europeia lança consulta pública às PME do setor agroalimentar

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública às PME do setor agroalimentar, com o intuito de avaliar a Diretiva relativa a práticas comerciais desleais na cadeia de abastecimento agrícola e alimentar, implementada em 2019.

A Diretiva protege agricultores e pequenos fornecedores de práticas injustas, impondo uma lista de 16 práticas proibidas e permitidas sob condições específicas, e exige que os Estados-Membros designem autoridades competentes com poderes para realizar investigações, receber queixas e aplicar coimas aos operadores que violem a lei.

A consulta encerra a 27 de outubro, data limite para que os interessados em participar possam submeter as suas respostas ao questionário apresentado pela Comissão Europeia (aqui).

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

startUP Montemor-o-Novo é uma incubadora acreditada pela RNi pelo 2º ano

A RNi – Portugal Incubators, integra a estrutura da Startup Portugal e será o elo de ligação da comunidade de incubação, desenvolvendo iniciativas de capacitação sempre com foco no fim último das comunidades, o suporte das startups incubadas.

Ao integrar esta rede a startUP Montemor-o-Novo® fará parte de uma comunidade com voz ativa na construção do futuro da incubação em Portugal.

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 17 de setembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: um crime contra as pessoas, três crimes contra o património e dois contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 43 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Ceramista Célia Macedo faz leilão de peça para ajudar a Liga Portuguesa contra o Cancro

A ceramista Célia Macedo que tem atelier na startup de Montemor-o-Novo, todos os anos faz um leilão de uma peça sua, cujo valor apurado reverte na totalidade para a Liga Portuguesa contra o Cancro.

“A ideia surgiu porque perdi a mãe para o cancro e esta é uma forma para ajudar de alguma forma quem ainda pode ser ajudado” referiu à RNA, Célia Macedo.

“Este ano estou a fazer uma colaboração com o artista Flávio Horta, um pintor alentejano, de Beja, que vai fazer a pintura de cerâmica sobre uma peça feita por mim. Vai ser uma peça única, como acontece todos os anos, e vai ficar muito bonita, tenho a certeza”, acrescentou a ceramista.

Recordamos que o valor que sair deste leilão, no dia 23 de setembro, será entregue na integra à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“Colheitas” mostra de cinema de animação em Montemor-o-Novo

O Cineteatro Curvo Semedo deixou-se “ocupar” pelo cinema de animação no final da tarde do passado sábado, 14 de setembro.

Na sala realizou-se “Colheitas”, uma mostra de cinema de animação dinamizada pela Estórias em Movimento, que exibiu não só trabalhos realizados por estudantes entre 2022 e 2024, mas também projetos produzidos nos estúdios da Cooperativa Cultural.

O Município de Montemor-o-Novo, parceiro da “Colheitas”, foi representado na Mostra pelo Vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes.

51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica passou por Montemor-o-Novo

No âmbito do 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), que termina dia 20 de setembro, no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, decorreu no domingo, 15 de setembro, uma visita de Congressistas deste evento a Montemor-o-Novo. A visita passou pelas Oficinas da Cerâmica e da Terra (Antigos Lavadouros do Bairro de São Pedro), Telheiro da Encosta do Castelo e a associação Oficinas Do Convento, que é membro da Academia Internacional de Cerâmica.

O Congresso da AIC, o primeiro a realizar-se em Portugal, tem organização dos Municípios das Caldas da Rainha e Alcobaça e da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), em conjunto com a Academia Internacional de Cerâmica, é uma espécie de “campeonato do mundo” que traz a Portugal centenas de participantes de todo o mundo.

O tema central do Congresso “A Cerâmica no Mundo Mediterrânico: Da Antiguidade à Contemporaneidade” destacará a história cerâmica da região e a sua contínua importância na sociedade atual.

Recordamos que Montemor-o-Novo foi um dos Municípios fundadores da AptCVC, em 2018, e que neste momento, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, também é Vice-Presidente do Conselho Fiscal da AptCVC.

70 expositores presentes na Feira D’Aires

Cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade vão marcar presença em mais uma edição da centenária Feira D’Aires, um certame de referência na região, que decorre de 20 a 23 de setembro, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo.

Para além das exposições, da feira franca, das tasquinhas, da gastronomia, do folclore, a animação está garantida com artistas bem conhecidos do grande público, como Marisa Liz (21) e Buba Espinho (23).

A par das atividades económicas que vão ficar instaladas no pavilhão de exposições/atividades económicas, a feira oferece ainda mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia, com produtos da região, e um outro aos espetáculos.

Na tenda da gastronomia para além da animação musical (Modas a 4, Descendentes, Grupo de Cantares Populares Seara Nova), há ainda a dança com o Grupo de Flamenco “Las Trianeras” e a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, o cante alentejano, com a presença de 6 grupos do concelho e do Grupo Coral de Cante Alentejano de Alvito – “Os Papa Borregos”, e o IX Festival de Acordeão, promovido pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo.

No pavilhão dos espetáculos, de realçar o XIII Festival de Folclore Feira D’Aires com a presença do Rancho Folclórico Malmequeres do Sorraia, do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca e do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, o concerto de Tributo aos Xutos e Pontapés, na sexta-feira, dia 20, com GM – Tributo aos Xutos, a atuação de Putzgrilla e GRAVA VIBEZ com Hiitz, Dj’s MDK e Edu, e ainda concerto com Azinhaga.

Para os aficionados da festa brava, o destaque vai para a XVI para a Corrida de Toiros da Associação Equestre de Viana do Alentejo, no domingo, a partir das 16h00. Em praça vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, António Núncio e Francisco Maldonado Cortes, e

os Grupos de Forcados Amadores de Évora e S. Manços.

De salientar as manifestações religiosas, cujo ponto alto é o terço e a procissão em torno do Santuário, no domingo, a partir das 17.00 horas.

Para os mais novos, o Espaço Criança dispõe de um conjunto de atividades para os quatro dias do certame.

O certame que celebra 271 anos, é organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho e associações locais.

“À conversa com o comércio local” em destaque a loja “Passa e Cose” (c/som)

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Passa e Cose” de Cidália Calção que já existe em Montemor-o-Novo há cerca de 13 anos.

A empresária começou por aprender a costurar com a sogra e hoje já se encontra a fazer todos os tipos de  trabalhos de costura sozinha.

“Nesta loja eu faço engomadoria, bordados e costuras, neste momento peças novas já não faço, antes fazíamos porque eramos duas, agora sozinha já não, mas faço bainhas, aperto calças, entre outras coisas”, referiu Cidália Calção.

“É cansativo mas gosto, é cansativo estar a fazer os trabalhos, atender o cliente, tudo sozinha mas gosto”, acrescentou.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Rosa Caçador, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

 

Armamento medieval foi tema de conferência no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo

No final da tarde de sexta-feira, dia 13 de setembro, o Arquivo Municipal acolheu mais uma sessão do seu Ciclo de Conferências “Diálogos Sobre a Idade Média”. Desta vez, a sessão incidiu sobre a temática do armamento medieval.

“Armar, Adaptar: o Equipamento do Guerreiro Português nos Finais da Idade Média”, assim se intitulou a conferência que contou com a presença de António​ Oliveira, doutorando em História Medieval na Universidade de Coimbra.

O executivo do Município de Montemor-o-Novo foi representado na mesa desta conferência pelo Vereador responsável pelo pelouro do Património Cultural, António Pinto Xavier. Na assistência, esteve presente António Danado, Presidente da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras.

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 17 de setembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: um crime contra as pessoas, três crimes contra o património e dois contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 43 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Damos a conhecer a MARCA – Associação de desenvolvimento local

A MARCA – Associação de desenvolvimento local é uma associação sem fins lucrativos com sede social em Montemor-o-Novo.

“O principal objetivo da Associação é promover o desenvolvimento social e económico de regiões rurais, em particular no concelho de Montemor, em articulação com outros territórios, procurando soluções para os problemas locais e globais, como referiu à RNA, Hugo Ribeiro, técnico responsável pelo viveiro.

“A Associação na década de 2010, apostou na criação de um viveiro onde são produzidas plantas nativas. O objetivo da produção deste tipo de plantas é a preservação dos recursos locais a nível de biodiversidade das plantas autóctones”.

Promover o desenvolvimento social e económico de regiões rurais, em particular no concelho de Montemor, é o propósito desta Associação local.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 54 milhões

Não houve totalistas, nem segundos prémios atribuídos, no sorteio de ontem, 17 de setembro, do Euromilhões, pelo que em jogo, na próxima sexta-feira, dia 20, estará um jackpot de 54 milhões.

Um apostador em Portugal, a par de outros três no estrangeiro, arrecadou 159 mil euros, do terceiro prémio. O quarto prémio, de quase dois mil euros, contemplou 19 jogadores, todos fora de Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 20, 30, 32, 41 e 44 e pelas estrelas 1 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Câmara de Évora assinala início do novo Ano Letivo com oferta de atividades

A Câmara Municipal de Évora preparou um conjunto de ações para assinalar o início do Ano Letivo 2024-2025 para o pessoal docente e pessoal não docente, tendo a primeira atividade sido uma caminhada, que decorreu na manhã de 10 de setembro, na Ecopista, orientada pelos técnicos da Divisão de Educação, Elsa Oliveira e Francisco Bilou.

O Vereador da Educação, Alexandre Varela, acompanhou os participantes ao longo do percurso, enriquecido em diversos momentos por apontamentos históricos relembrados por Francisco Bilou, como historiador e investigador.

No final da caminhada, este grupo de profissionais da área da Educação foi acarinhado com uma surpresa: a visita ao Paço do Morgado de Oliveira (Louredo) onde foram recebidos pelo produtor e enólogo António Maçanita e, após retemperarem forças com um aperitivo e provarem os vinhos Fita Preta, foram visitar a Capela e a Adega, ficando assim a conhecer mais sobre aquele lugar e a sua relação com a História de Portugal.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal procurou proporcionar um dia diferente e descontraído ao pessoal docente e não docente, estimular a prática desportiva, a descoberta da história e do património, para além de fomentar um salutar convívio.

Évora assinala a Semana Europeia da Mobilidade

À semelhança das edições anteriores, a Câmara Municipal de Évora associa-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade até dia 22 de setembro.

A “Semana Europeia da Mobilidade” (SEM) surge este ano num contexto de implementação de medidas práticas decorrentes do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSE), recentemente desenvolvido com a participação de toda a comunidade, em especial das instituições e associações do Concelho com ligação às questões da mobilidade.

Passada a fase de estudo e planeamento, o Município passou já à aplicação prática das medidas que irão, gradualmente, melhorar a mobilidade numa cidade com caraterísticas especiais, mas que vai avançando, passo a passo, na melhoria das condições de fruição dos residentes e visitantes.

Sob o lema “Espaço Público Partilhado”, e em complemento das medidas estruturais já em execução no âmbito do PMUSE, a SEM terá o seu foco nas seguintes iniciativas, a que se pretende associar a participação dos munícipes:

. Assinalar o “Dia Europeu Sem Carros”, que se comemora a 22 de setembro, domingo, com a pedonalização temporária do Largo Marquês de Marialva e da totalidade da Rua 5 de Outubro, de forma a ligar esta artéria, num percurso livre de carros, até ao Templo Romano;

. Inaugurar a Ecopista de Évora/Reguengos, prevista para o dia 17 de setembro, pelas 17.00 horas, e que terá lugar na antiga Estação de Machede. Este será um percurso pedonal e ciclável com uma extensão de 37 kms, que fará parte da Grande Rota do Montado, a abranger os Concelhos de Évora, Redondo e Reguengos de Monsaraz;

. Associação às iniciativas já em curso no âmbito do BIKEVORA – Festa da Bicicleta 2024 (consultar programa próprio na Página Oficial da CME), com destaque para a “V Volta às Escolas”, a realizar no dia 20 de setembro a partir das 08.15 horas, com local de partida e chegada na Escola André de Resende, após percorrer a pé todos os agrupamentos de escolas da Cidade.

A aposta na adoção de soluções permanentes de mobilidade segura e saudável, de que é ferramenta essencial o PMUSE, está associada à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento pela Autarquia.

“Espaço APORMOR” hoje fala-se sobre o novo ano agrícola

No “Espaço APORMOR” de hoje falamos sobre as expectativas do novo ano agrícola que teve início dia 01 de setembro.

“Os mais novos não têm essa noção, mas as pessoas que têm história na agricultura sabem que o ano agrícola não coincide com o ano civil, o ano agrícola vai de 1 de setembro a 31 de agosto do ano seguinte”, refere Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR.

“As nossas expectativas têm sido até aqui muito más, víamos os interesses tanto na Europa como em Portugal, por tudo quanto fosse ligado ao mundo rural, às suas gentes, à sua economia e embora se fala-se muito de ambiente e de alterações climáticas, nada de objetivo se fazia para alterar este rumo de abandono do território. Pelo menos ouve-se já da parte não só dos governantes mas também de muita gente até da opinião pública em geral muito maior preocupação com o sistema agroalimentar onde se inclui o nosso setor da pecuária e das florestas também”, acrescentou.

O presidente da direção da APORMOR, olha para o próximo ano agrícola que agora iniciou com algum otimismo.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Semana Cultural em Viana do Alentejo a decorrer

Até dia 19 de setembro decorre, em Viana do Alentejo, a Semana Cultural, promovida pelo Município de Viana com o apoio das Juntas de Freguesia de Aguiar,de Alcáçovas, de Viana do Alentejo, e de associações locais.

O certame que antecede a centenária Feira D’Aires, oferece diversas atividades de cariz cultural e desportivo, culminando com o espetáculo musical com Benjamim.

Nesta terça-feira, a UCC de Viana do Alentejo, promove o passeio noturno “minha saúde, meu direito”, com partida na Praça da República, às 21h00.

Amanhã, Carlos Prazeres apresenta, na Praça da República, o livro 25 de abril 1974 “O dia que mudou Portugal”, pelas 20h30.

No dia 19 de setembro, último dia da semana cultural, o Cineteatro Vianense, é palco do espetáculo musical com Benjamim, a partir das 21.00 horas.

GNR de Évora registou um acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 16 de setembro, um acidente de viação, sendo uma colisão da qual resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas e nove crimes contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 32 infrações relativas à legislação rodoviária e seis relativas à legislação ambiental.

Qualquer pessoa se pode tornar sócia da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo

A Liga dos Combatentes defende e apoia os interesses dos Combatentes, promove a dignidade e melhoria do apoio social e à saúde e a preservação da memória histórica e cultural.

Em Montemor-o-Novo há um núcleo da Liga dos Combatentes presidida por José Leal, que referiu à RNA, que o objetivo “é ajudar os combatentes e respetivas famílias, no que diz respeito a documentação, ajudar no preenchimento dos suplementos de reforma daqueles que não preencheram a tempo e a horas, quando lhe foi proposto a alguns anos, depois há a questão da viuvez”.

Há muitas pessoas a tornarem-se sócias, porque toda a gente pode associa-se à Liga dos Combatentes e usufruir de algumas regalias nomeadamente, protocolos com várias entidades uma delas é “o Hospital da Luz, onde se beneficia de 50% de desconto, Cruz Vermelha e aquisição de óculos”, acrescentou.

A Liga dos Combatentes Núcleo de Montemor-o-Novo tem perto de 500 sócios. Existem segundo José Leal, “quatro tipos de sócios, o combatente, o extraordinário, o sócio efetivo e o sócio apoiante”.

Jovem de 21 anos mata namorado em Montemor

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta segunda-feira, uma jovem, de 21 anos, suspeita do assassinato do namorado, de 24 anos, com recurso a arma branca, em Montemor-o-Novo, informaram as autoridades em comunicado.

A suspeita “atingiu a vítima na parte superior abdominal”, pode ler-se no comunicado.

O companheiro quando foi transportado para o hospital entrou em paragem cardiorrespiratória e foi declarado o óbito na unidade hospital de Évora.

A jovem de 21 anos foi detida esta segunda-feira pela PJ por suspeita de homicídio qualificado, dado que  22 de agosto terá assassinado o namorado. Antes de morrer, a vítima, de 24 anos, disse que se tinha cortado a arranjar fruta, mas a investigação apurou que fora morto pela companheira, conta o JN que dá mais detalhes sobre o caso.

Foi a própria agressora a dar o alerta – refere o JN  – quando a GNR chegou ao local, Kevin Carda, 24 anos empregado de supermercado, apresentava um ferimento de arma branca no peito e ainda estava consciente. Terá dito que se tinha cortado a arranjar fruta, uma melancia, especificou. A ideia seria proteger a namorada de eventuais represálias familiares.

Kevin foi assistido pelos Bombeiros de Montemor-o-Novo e elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital do Espírito Santo de Évora. A caminho do hospital, sofreu uma paragem cardio-respiratória e morreu. Os contornos do caso levantaram muitas suspeitas, o que levou à intervenção da PJ de Évora.

Inicialmente, o golpe parecia de pequenas dimensões. Porém, a autópsia revelou que o ferimento na parte superior abdominal era incompatível com a tese de esfaqueamento acidental. A investigação e os vestígios recolhidos no local do crime permitiram estabelecer que fora a namorada a golpear o namorado durante uma violenta discussão. A arma do crime foi apreendida.

O casal estava junto há dois anos e a agressão “ocorreu em contexto de violência doméstica”, acrescentou a PJ, em comunicado.

A agressora será presente, na terça-feira, a um juiz no Tribunal de Évora para conhecer as medidas de coação.

Atleta do Sporting Clube de Braga vence Grande Prémio de Atletismo Sr.ª D’Aires

Cerca de 90 atletas participaram no 21º Grande Prémio de Atletismo Sr.ª D’Aires – Luís Filipe Martins Branco que decorreu na manhã do passado domingo, 15 de setembro, em Viana do Alentejo.

João Pereira, do Sporting Clube de Braga, foi o mais rápido na corrida principal (10 kms), com o tempo de 33’,10’’, seguido de Daniel Martins do Clube Desportivo de Areias de São João, com 33’,25”. Em terceiro lugar ficou João Baiôa, da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz, com o tempo de 33’,33”.

Na geral feminina, Emília Pisoeiro do C.A.E Pisoeiro, alcançou o primeiro lugar com o tempo de 39’,09”, seguida de Sara inácio, da ADRAP – Associação Desportiva e Recreaativa de Água de Pena, com 39’,33”, e de Patrícia Serafim do Clube Desportivo de Areias de São João, com 40’,22”.

Nas veteranos M40, Célia Branco, do Clube de Atletismo de Viana do Alentejo ficou em 2º lugar com 49’,29”. Já nos vetereanos M40, Guilherme Rosário, do Clube de Atletismo de Viana do Alentejo, ficou em terceiro lugar, com o tempo de 41’,02”, conquistando, também, o prémio para melhor atleta do concelho.

Ana Anéis, do Clube de Atletismo de Viana do Alentejo, alcançou a segunda posição no escalão F45, com 59’,12”.

Nos veteranos M60, Feliciano Parrado, também, do concelho de Viana do Alentejo, em individual, obteve o 3º lugar, com 1,04’,57”.

Por equipas, o Grupo Desportivo de Pavia alcançou o primeiro lugar, seguida da ACA R Comporta e do Clube de Atletismo de Viana do Alentejo.

Já na caminhada de 8,5 kms participaram cerca três dezenas de pessoas.

Na iniciativa, promovida pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com o Clube de Atletismo de Viana do Alentejo, estiveram envolvidos cerca de 100 voluntários que prestaram todo o apoio aos altelas ao longo do percurso pela malha urbana da vila.

O Grande Prémio contou ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, Associação de Atletismo de Évora, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e Alcáçovas Outdoor Trails.

Universidade Sénior de Évora esteve presente em reunião de projeto europeu de educação para adultos

Entre os dias 02 a 05 de setembro 2024, a Universidade Sénior de Évora (USE) esteve presente em Udine (Itália) para mais uma reunião de parceiros do projeto Erasmus+ “Lab4Inc: Laboratory for women inclusion through creativity”.

Este é um projeto que foi desenvolvido com parceiros de Portugal (USE), Itália (Universitá delle Liberetà) e França (Nux Vomica). Estamos na reta final do projeto que foi desenvolvido durante 24 meses, no qual foram discutidas e trabalhadas formas de integração na sociedade através da arte, mulheres em situação de isolamento e exclusão social.

Durante o projeto, todos os parceiros desenvolveram diversas atividades relacionadas com a arte e que tiveram como principal objetivo a realização de um workshop final, em que foram construídas marionetas utilizando materiais reciclados e temáticas relacionadas com o projeto.

Este workshop desenvolveu-se ao longo de 10 sessões em simultâneo em todas as instituições parceiras, em que as marionetas e as suas histórias foram sendo construídas. No final do workshop realizaram-se pequenas peças de teatro de marionetas desenvolvidos na Universidade Sénior de Évora, quer para os alunos da instituição, quer noutros eventos da cidade de Évora.

Como conclusão de todo o trabalho desenvolvido neste projeto, estamos confiantes que foi de extrema importância para todas as pessoas envolvidas nas atividades.

Pretendemos continuar a realizar atividades resultantes deste projeto no futuro, uma vez que de demonstrou ser necessário para o publico com o qual trabalhamos.

O projeto “Lab4Inc” é financiado pela Comissão Europeia.

Carlos Prazeres apresenta livro de poesia em Viana do Alentejo

No próximo dia 18 de setembro, pelas 20.30 horas, será apresentado na Praça da República, em Viana do Alentejo, o livro “25 de abril – O dia que mudou Portugal”, de Carlos Prazeres, com chancela de Edições Vieira da Silva e o apoio do Município de Viana do Alentejo.

Para além do autor do livro, Carlos Prazeres, estarão ainda  presentes na sessão, Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Francisco Fanhais, cantor de intervenção, Eduardo Luciano, chefe de gabinete do presidente da Câmara e Vieira da Silva, da Edições Vieira da Silva.

A sessão, que surge no âmbito da Semana Cultural que decorre até dia 19, em Viana do Alentejo, vai contar também com um momento de poesia, por Joana Pereira, e termina com música alusiva ao evento, nas vozes de Francisco Fanhais, Afonso e Estevão Branco.

A obra, de 84 páginas, centra-se nas memórias do 25 de abril e nos acontecimentos que conduziram ao dia que mudou Portugal. O autor, através de uma abordagem social, pretende deixar o alerta de que nada é imutável na sociedade e que esta está em constante transformação.

Natural de Luanda, em Angola, Carlos Prazeres é licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora. Em 1989 iniciou a sua carreira militar como oficial miliciano, na Força Área Portuguesa, onde esteve até 1992, altura em que ingressou na Guarda Fiscal. Com a extinção desta força, passa para a Guarda Nacional Republicana, onde conclui o curso de oficiais, tendo ingressado nos quadros desta força. Este “cidadão do mundo” vive, atualmente, em Viana do Alentejo.

Câmara de Évora “entrega chave” do Polidesportivo do Bacelo

Após contrato-programa de desenvolvimento desportivo assinado, no passado dia 23 de julho, a Câmara Municipal de Évora procedeu, esta sexta-feira, à entrega da chave do Polidesportivo do Bacelo (Bairro das Corunheiras) ao Internacional Sport Clube que, doravante, irá utilizar estas instalações nas suas atividades desportivas.

A cedência deste equipamento acontece ao abrigo das incumbências da Câmara Municipal de Évora para promoção e a generalização da atividade física enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos.

Por outro lado, o Internacional Sport Clube, fundado a 4 de maio de 2011, tem assumido um papel fundamental ao nível da ocupação dos tempos livres de jovens, assim como do desenvolvimento desportivo da zona onde está inserida, pelo que a cedência deste equipamento, válido por três anos (até 31 de dezembro de 2027), podendo a sua duração ser revista, está perfeitamente justificada.

Na cerimónia, com uma grande carga simbólica, compareceu o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, os vereadores Alexandre Varela e Henrique Sim Sim, para além do Presidente do clube, José Leite, e David Prazeres em representação da União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, entre outros elementos do município e do clube.

Todos os presentes que usaram da palavra foram unânimes quanto à importância do ato, manifestando votos de sucesso desportivo para este clube que, pela voz do seu presidente, agradeceu a cedência, lembrando, contudo, que o mesmo irá precisar de continuar a ser ajudado.

Salão Central Eborense está de volta

Sábado, dia 14 de setembro de 2024 é um dia que fica para a história da cultura em Évora. A inauguração do Salão Central Eborense, após a reabilitação total promovida pela Câmara Municipal, juntou várias centenas de pessoas que quiseram assistir à abertura de portas deste emblemático edifício que esteve encerrado nas últimas décadas.

Foi um dia de festa em que os visitantes puderam conhecer, de forma livre, o renovado edifício construído, originalmente, em 1916.

A música dos SevenDixie, de Ze Peps, de Bia do Mar e dos ÁTOA, acompanhados pelo Grupo Académico Seistetos, o cante do Grupo de Cantares de Évora, a instalação/performance XESY, por Luís Luz e Filipe Rebelo, e uma intervenção vídeo por João Bacelar, deram corpo ao dia que assinalou a “devolução do Salão Central aos eborenses”, como fez questão de enfatizar o Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, durante a cerimónia de inauguração que contou com a presença de muitos eleitos, entidades e personalidades do concelho.

O autarca destacou a versatilidade deste equipamento cultural que, para além do acolhimento de espetáculos, servirá também para receber conferências, encontros e, até, iniciativas de carater desportivo. Para além de um auditório com uma bancada retrátil com capacidade para quase 200 lugares sentados e cerca de 400 em pé, o Salão Central conta com uma sala estúdio, um bibliocafé e uma galeria de exposições onde pode ser visitada uma exposição fotográfica retrospetiva da história deste edifício.

Recorde-se que a Câmara Municipal requalificou totalmente o espaço situado no Pátio do Salema, após a conclusão das obras que representaram um investimento superior a três milhões de euros, com 70% do financiamento assegurado por fundos europeus.

O Salão Central torna-se, agora, num moderno equipamento multiusos que será peça fundamental em 2027, aquando da celebração, em Évora, da Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura.

Em termos históricos, o edifício foi mandado construir em 1916, pelo empresário José Augusto Anes, como espaço de cultura e variedades e, ao longo dos anos, ‘passou pelas mãos’ de diversos proprietários, sempre com a predominância da exibição de cinema.

Com o passar do tempo a afluência de público diminuiu, levando ao seu encerramento definitivo no final dos anos 80, tendo a câmara municipal adquirido o imóvel em 1996.

Dia da Preservação da Camada de Ozono celebra-se a 16 de setembro

Celebra-se esta segunda-feira, 16 de setembro, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. A data serve para recordar a importância que a camada de ozono representa para o Planeta Terra.

A camada de Ozono é a barreira necessária que evita que os raios ultravioleta atinjam diretamente a Terra, regula as alterações climáticas e tem uma influência fundamental na proteção da saúde humana e animal, bem como no equilíbrio dos ecossistemas.

Neste dia celebram-se as conquistas do Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozono. ​Ao banir estas substâncias e permitir que a camada do ozono recupere lentamente, esta resolução protege milhões de pessoas contra problemas de saúde, bem como os ecossistemas e combate as alterações climáticas – já que muitas substâncias que destroem a camada de ozono também são gases que aquecem o planeta.

É este o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

“Sucesso” da praia fluvial dá “confiança extra” à Câmara de Alandroal para novos projetos

A praia fluvial das Azenhas d’El Rei, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, voltou a ter uma grande procura este verão.

Com uma afluência “excelente” de visitantes dos concelhos vizinhos e de Espanha, garante o presidente da Câmara, João Grilo, a autarquia ganha, desta forma, uma “maior confiança” para os projetos dos Centros Náuticos de Juromenha e Águas Frias, no Rosário.

O verão, ainda assim, nas Azenhas d’El Rei, recorda o autarca, arrancou “um bocadinho tímido”, em junho: “não só pelo tempo, mas também pelo ano excecional de chuva, que fez o nível da água estar um pouco alto e o espaço inicial não era o maior, mas correspondeu sempre à procura”.

Já em julho e agosto, registou-se “uma procura excelente”. “Correu muito bem, as pessoas estão satisfeitas, temos muita gente dos concelhos vizinhos e do lado espanhol a fazerem desta a sua praia, portanto dá-nos uma confiança muito importante para os projetos que temos a seguir: o Centro Náutico de Juromenha e as Águas Frias do Rosário”, adianta.

Montejuntos e Ferreira de Capelins, segundo João Grilo, têm “beneficiado muito” com a proximidade desta praia fluvial, sobretudo no que toca ao mercado imobiliário. “A maior parte dos anúncios de venda de imóveis do concelho faz referência à praia, o que quer dizer que a praia vende, que é atrativa e, como temos essa possibilidade, queremos continuar a aumentar as respostas no futuro”, revela.

Prometendo novidades até final do ano no que toca ao Centro Náutico de Juromenha, João Grilo revela que a Câmara Municipal viu já aprovado um financiamento, por parte do Turismo de Portugal, na ordem dos 400 mil euros. Ainda assim, o “valor total de investimento é bastante superior”. A ser lançado “o mais rapidamente possível”, o projeto encontra-se já na sua última fase de preparação.

GNR de Évora registou 13 acidentes de viação este fim-de-semana

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre os dias 13 e 15 de setembro, 13 acidentes de viação, sendo sete colisões, quatro despistes e dois atropelamentos dos quais resultaram seis feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 26 ocorrências: 11 crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património, três crimes contra a vida em sociedade, dois contra o estado e quatro crimes previstos em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 110 infrações relativas à legislação rodoviária, oito relativas à legislação policial e quatro relativas à legislação ambiental.

MorBike apresentado oficialmente em Montemor-o-Novo (c/fotos)

Neste fim de semana, Montemor-o-Novo teve o Dia MorBike. O sábado, dia 14 de setembro, foi dedicado à mobilidade sustentável e, particularmente, ao novo sistema de partilha de bicicletas elétricas da cidade.

Entre as 10.00 horas e as 18.00 horas, o Município de Montemor-o-Novo convidou a população a participar na iniciativa, conhecer e experimentar estas novas bicicletas, a partir do Rossio, junto à Praça de Touros.

O dia teve início com um passeio de bicicleta pelas ruas, aberto a ciclistas de todas as idades. Depois, a partir das 11.00 horas, os montemorenses tiveram acesso a um Test Drive gratuito que lhes permitiu familiarizar-se com as bicicletas. Para além disso, também as crianças tiveram direito a programação própria, já que puderam participar na Oficina ‘Aprender a Pedalar’ (de manhã) e experimentar o Circuito ‘Pedalar em Segurança’ (de tarde).

Em suma, o Dia MorBike foi um sucesso entre a população, que se mostrou expectante com a chegada deste novo sistema de partilha de bicicletas elétricas e lhe deu as boas vindas a Montemor-o-Novo, de braços abertos e com vontade de pedalar.

Os potenciais utilizadores do MorBike poderão, agora, fazer a adesão, registando-se como utilizadores, no balcão de atendimento da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e no Posto de Turismo. Os documentos a consultar e a entregar após preenchimento estão disponíveis no website do Município de Montemor-o-Novo​.

Município de Vila Viçosa apoia famílias e empresas com vários benefícios fiscais

Vila Viçosa é um dos 20 municípios do país, e único do Alentejo, que aumentou a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de três para cinco anos.

Esta medida permite alargar a isenção temporária a quem comprou a primeira casa para habitação própria e permanente ou fez obras de reabilitação.

“Não é só dizermos que os impostos são muitos, que as pessoas estão afogadas em impostos e que, de facto, é necessário ajudar as famílias”, começa por dizer o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança. Assegurando que é com atos e não com palavras que o município ajuda a população do concelho, o autarca revela que a Câmara Municipal já reduziu a taxa de IMI para o mínimo. “Os calipolenses e os habitantes do concelho de Vila Viçosa pagam uma taxa mínima de 0,3%”, revela.

Em relação ao alargamento do período de isenção de IMI, Esperança adianta que, assim que “houve essa hipótese”, o município aderiu à medida “de imediato”.

Com o objetivo de atrair e fixar famílias e empresas em Vila Viçosa, a Câmara Municipal criou ainda um regulamento de benefícios fiscais, que inclui “várias isenções, incluindo mais isenções de IMI e até por mais anos”.

Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo foi criada há 40 anos

A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo foi criada há 40 anos.

Esta Associação tem como objetivo principal promover a melhoria e bem-estar dos seus associados, várias iniciativas que valorizam a sua intervenção em diversas áreas: “como os jogos tradicionais, teatro, poesia, dança, cantares”, como referiu à RNA, José Grulha, presidente da direção desta associação.

“Qualquer pessoa pode frequentar a ARPI, no entanto se quiser ser sócio terá de pagar uma quota anual de seis euros, ter mais de 55 anos ou reformado. Neste momento já contamos com 500 montemorenses já são sócios da ARPI”, acrescentou.

Combater a solidão é também um dos objetivos da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo

Medicina na Universidade de Évora é “um curso que todo o Alentejo apoia”

Depois de já ter procedido à submissão da proposta para a criação de um curso de Medicina à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a Universidade de Évora (UÉ) aguarda agora por respostas para, num futuro breve, poder avançar com esta nova oferta letiva.

“Já submetemos uma proposta, que agora está em análise, pela Agência de Acreditação e estamos à espera da primeira opinião”, começa por dizer a reitora da UÉ, Hermínia Vilar. Lembrando que estes são processos que demoraram sempre o seu tempo, a reitora não tem dúvidas de que este é um curso “que todo o território do Alentejo apoia”.

Assegurando que este “é um curso para todo o país”, Hermínia Vilar lembra que o mesmo “não existe no Alentejo, que é um terço do território”. “É importante que os nossos jovens, do Alentejo, mas também fora do Alentejo, possam vir a usufruir dessa formação dentro de algum tempo”, acrescenta.

Por outro lado, a UÉ tem já luz verde, por parte do Governo, para construir a sua nova Escola de Saúde. Estas novas instalações vão ser criadas num terreno cedido pelo Estado, junto ao futuro Hospital Central do Alentejo, para as escolas de Saúde e Desenvolvimento Humano e Superior de Enfermagem São João de Deus.

Inauguração do campo de 7, novo relvado e requalificação do estádio 1° de maio

Ontem sexta-feira, 13 de setembro, o serão foi de festa no Estádio 1º de Maio, em Montemor-o-Novo, com a inauguração dos novos relvados sintéticos de futebol de salão, de futebol de sete e de futebol de onze.

Para Nuno Malagueira, Presidente do Grupo União Sport, esta foi uma noite que nos enche a todos de orgulho, pois este é um projeto de todos os montemorenses.

António Pereira, Presidente da Associação de Futebol de Évora, falou num dia histórico para o União.

Já António Danado, Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, referiu que este é um grande dia para Montemor, sublinhando que este é o futuro!
 
António Pinto Xavier, Vereador do Desporto e Juventude, explicou que acredita que com esta infraestrutura o GUS vai construir uma academia de sucesso!
Por fim, Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor, também disse que este era um dia muito feliz, pois trata-se de uma revolução em termos de condições para os jovens praticarem desporto, que teve o apoio de toda a gente!
Recordamos que no próximo dia 17 de novembro o União cumpre 110 anos de existência.

 

Município de Viana vai oferecer cadernos de fichas e/ou de apoio

O Município de Viana do Alentejo vai oferecer os cadernos de fichas e cadernos de apoio aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário matriculados no Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, no ano letivo de 2024/2025.

Paula Neves, vice-presidente, da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, referiu que se trata de “um investimento na ordem dos 30.000,00€ e abrange cerca de 560 alunos”.

“Objetivo deste investimento da autarquia é “ajudar os pais na redução das despesas que têm, relativamente a despesas escolares e ao mesmo tempo é também uma medida para o sucesso escolar, colocando todos os alunos em pé de igualdade com os mesmo recursos, para terem um bom aproveitamento escolar”, acrescenta.

Semana Cultural começa sexta-feira em Viana do Alentejo

Está a decorrer em Viana do Alentejo, a Semana Cultural, promovida pelo Município de Viana com o apoio das Juntas de Freguesia de Aguiar, de Alcáçovas, de Viana do Alentejo, e de associações locais.

Até 19 de setembro, o certame que antecede a centenária Feira D’Aires, oferece diversas atividades de cariz cultural e desportivo, culminando com o espetáculo musical com Benjamim.

Amanhã o certame é dedicado aos mais novos com a iniciativa “Tarde com histórias, animação e muito mais …”, a partir das 16.30 horas, na Biblioteca de Viana do Alentejo.

Para dia 15, domingo, está agendado o 21º Grande Prémio de Atletismo Senhora D’Aires – Memorial Luís Filipe Branco, a partir das 8.00 horas, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires. Durante a tarde, a Casa do Benfica de Viana do Alentejo organiza, a partir das 14.00 horas, um Torneio de Sueca, na sua sede. Às 19.00 horas, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, Fátima Farrica, historiadora, arquivista e investigadora, apresenta o livro “Nossa Senhora de Aires: A lenda, o espaço e a ação humana”, numa organização da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

No quarto dia do certame, dia 16, o Trulé – Manuel da Costa Dias e Nuno do Ó, apresentam, na Praça da República, o espetáculo de marionetas “Maria Liberdade”, a partir das 20.30 horas.

Dia 17, terça-feira, a UCC de Viana do Alentejo, promove o Passeio Noturno “Minha saúde, meu direito”, com partida na Praça da República, às 21.00 horas.

Já no dia 18, terça-feira, Carlos Prazeres apresenta, na Praça da República, o livro 25 de abril 1974 “O dia que mudou Portugal”, pelas 20.30 horas.

No dia 19 de setembro, último dia da semana cultural, o Cineteatro Vianense, é palco do espetáculo musical com Benjamim, a partir das 21.00 horas.

DECO: saiba tudo antes da contratação de crédito

O acesso ao crédito permite antecipar a compra de bens que, de outra forma, levaria muito tempo a alcançar.

A aquisição de casa, sem recurso ao crédito, seria algo inatingível para muitas famílias. Esta deve ser uma opção informada, ponderada e responsável.

Deve avaliar a pertinência da contratação do bem ou serviço e o impacto das prestações no orçamento familiar.

Quando se recorre ao financiamento, é importante que se escolha o tipo de crédito mais adequado à sua finalidade. Esta adequação é crucial, pois existem, entre eles, diferenças significativas nas condições e custos.

Tudo para saber sobre a contratação de crédito na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Eventos de verão tornam Alentejo uma região “dinâmica e com vitalidade”

Os meses de verão são, em todo o país, sinónimo de grandes eventos, e o Alentejo não é exceção.

Todos os festivais e feiras que, por esta altura, animam a região, que, segundo o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, se revela “dinâmica e com vitalidade”, atraem sempre muitos visitantes, contribuindo para o aumento da ocupação hoteleira.

“Temos vários tipos de eventos no Alentejo, com uma programação muito eclética, e nesta altura do ano conseguimos ter festivais e feiras que atraem muitos visitantes e que acabam por ser o ponto de encontro da comunidade local, mas são eventos que trazem pessoas de fora”, assegura.

Por outro lado, José Manuel Santos, que garante que o Alentejo “se recomenda, sempre com muita gente e muita animação”, lembra ainda que existe um outro tipo de eventos, “mais ligados à cultura e às artes performativas”, que acabam por “posicionar a região nalguns segmentos de alguns clientes que vêm até à hotelaria e turismo” da região.

“É desta mescla que o Alentejo vive: eventos de massas, eventos mais agregadores e eventos mais de nicho e é isso que vai trazendo gente à nossa hotelaria, à nossa restauração, ao nosso comércio e ao nosso espaço público”, remata.

Vila Viçosa mantém tradição com mais uma edição da Festa dos Capuchos

Está ai à porta mais uma edição da Festa dos Capuchos. Vila Viçosa vai estar em festa entre os dias 13 e 17 de setembro, com as noites do evento a contarem com a animação musical de Sonido Andaluz, Maninho, D.A.M.A e Jorge Guerreiro.

A Festa dos Capuchos, para além de uma festa pagã, é também uma festividade marcadamente religiosa, realizada em honra de Nossa Senhora da Piedade, recorda o presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança. “É uma festa de reencontros, uma festa da família, dos amigos e daqueles que tiveram que migrar do concelho para conseguir fazerem a sua vida lá fora”, revela.

Assegurando que esta é uma festa para “todas as gerações”, desde os jovens aos seniores, a autarquia volta a apostar num cartaz de espetáculos capaz de agradar a todas elas. “É uma festa muito sui generis e tem de agradar a todos. Temos artistas com algum nome, grupos de baile, artistas populares, bandas filarmónicas e djs, para os mais jovens”, acrescenta.

Para além dos concertos, no Largo dos Capuchos, a Praça da República de Vila Viçosa, por estes dias, será também espaço para diferentes iniciativas, como largadas de touros e provas de perícia automóvel.

Na abertura da festa, na sexta-feira, dia 13 de setembro, sobe ao palco a banda Sonido Andaluz, seguindo-se as atuações dos DJs Pedro D’Orey e Frechaut. No dia 14, sábado, a festa é abrilhantada por Maninho, com a animação a prosseguir noite dentro com DJ Joana e DJ Moonlight. No domingo, os D.A.M.A são cabeça de cartaz, com a noite a fechar com a atuação do DJ Boss Dici. No último dia de concertos, na Festa do Capuchos, irá subir ao palco o artista Jorge Guerreiro, com Zé Pedro Sousa a animar o público com baile.

Nuno Melo preside a cerimónia militar dos 317 anos do RC3 de Estremoz

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, preside esta sexta-feira, 13 de setembro, à cerimónia militar de comemoração dos 317 anos do Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) de Estremoz.

A ter lugar no Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, a cerimónia tem início marcado para as 10h30. Durante a cerimónia, entre outros momentos, será prestada uma homenagem aos mortos, será feita imposição de condecorações e haverá desfile das forças em parada.

As comemorações, que se iniciaram já na semana passada, incluem ainda este fim de semana, uma tertúlia literária e um concerto da Banda Sinfónica do Exército, no sábado, e uma missa, no domingo.

A tertúlia sobre as “Gerações de Abril de 1974”, sobre a perspetiva dos familiares dos militares do Esquadrão de Reconhecimento do RC3 sobre o 25 de abril, realiza-se no Museu Berardo, a partir das 17h30, no sábado. Já a Banda Sinfónica do Exército apresenta-se em concerto, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Estas comemorações culminam no domingo, com a missa de aniversário do RC3, na Igreja de São Francisco. Essa missa será transmitida pela RTP.

Feira das Cebolas promete quatro dias de muita animação em Portalegre

A tradicional Feira das Cebolas está de regresso, já esta quinta-feira, 12 de setembro, ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre.

Até domingo, dia 15, e com a animação musical a cargo de Tony Carreira, Chaito y Palo Santos, Miguel Azevedo e Mishlawi, o evento volta a ser uma oportunidade de promoção das mais diversas atividades económicas do concelho.

A feira, que conta com os mais diversos atrativos e que resulta de uma parceria do Município com a NERPOR e a Associação de Agricultores do Distrito, garante a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, “tem muito significado para Portalegre”. Nos mesmos moldes do ano anterior, o evento volta a contemplar a tradicional “exposição agropecuária, muitos expositores, tasquinhas, restaurantes, muita animação e atividades”, garante a autarca, que não tem dúvidas de que estão reunidas as condições para mais uma “excelente” edição da Feira das Cebolas.

De entrada gratuita, o evento, adianta a autarca, dá espaço aos empresários do concelho que se quiseram associar, até porque, diz Fermlinda Carvalho, um concelho só se desenvolve com base numa “economia muito forte”.

Considerando que este será um “grande momento para Portalegre”, a Câmara Municipal pretende que a Feira das Cebolas seja também uma festa para quem visita a cidade.

Marcam presença no evento cerca de 130 stands, dois restaurantes e duas centenas de vendedores ambulantes e carrosséis. A par dos expositores e espetáculos musicais, destaque, no decorrer do evento, para showcookings com os chefs José Júlio Vintém e João Mourato, uma Gala Equestre, na sexta-feira, e a tradicional Corrida de Touros, no sábado.

O espetáculo de Chaito y Palo Santos com Miguel Azevedo está marcado, esta quinta-feira, para as 22 horas. Segue-se Mishlawi, na sexta-feira, e, por fim, Tony Carreira, no sábado.

O evento é inaugurado esta quinta-feira, pelas 18 horas, na presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Miguel Castro Almeida.

MorBike é apresentado publicamente no próximo sábado em Montemor-o-Novo

O sistema de partilha de bicicletas elétricas MorBike ganha vida, oficialmente, ao longo do próximo sábado, dia 14 de setembro de 2024. O Rossio foi o local escolhido para acolher a apresentação pública deste projeto.

A partir das 11.00 horas, e ao longo do dia, a população terá direito a um Test Drive Gratuito, no qual poderá experimentar em primeira mão o novo meio de transporte da cidade de Montemor-o-Novo.

Como o dia é dedicado à sustentabilidade, antes (pelas 10.00 horas) realizar-se-á um Passeio de bicicleta a partir do Rossio e pelas ruas da cidade, aberto a participantes de todas as idades que devem levar a sua própria bicicleta.

O MorBike – Sistema de Partilha de Bicicletas Elétricas Públicas é um projeto comparticipado financeiramente no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo (PEDU / Alentejo 2020) e integra a MobiMor, a estratégia municipal de Mobilidade Urbana Sustentável. Este projeto teve um investimento total de 258.718,20€.​

Europe Direct Alto Alentejo procura testemunhos Erasmus

O Europe Direct Alto Alentejo vai juntar-se à celebração europeia dos Dias Erasmus, uma iniciativa que decorre por toda a Europa, entre 14 e 19 de outubro, para homenagear este programa da União Europeia (UE).

O Europe Direct convida antigos e atuais participantes Erasmus, sem limite de idade, originários ou residentes no Alto Alentejo, ou que foram estudantes no Alto Alentejo, a partilhar um testemunho sobre a sua experiência. Sendo que este ano se celebra o 20º aniversário da maior adesão de países de Leste à UE, o Europe Direct gostaria de reunir um número alargado de testemunhos relativos a esses países, mas não limitado apenas a estes.

Os testemunhos serão partilhados nas redes sociais do Europe Direct Alto Alentejo – Instagram, Facebook e LinkedIn – durante a semana de 14 a 19 de outubro.

Os interessados em colaborar, devem enviar, até 20 de setembro, um pequeno texto, a relatar a sua experiência, acompanhado de uma foto, preferencialmente tirada durante o período de mobilidade, para o e-mail europedirect@ipportalegre.pt

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Ourique recebe Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva em defesa da viabilidade da vida no campo

“Como é possível que a sociedade despreze aqueles que os alimentam? Porque é que agricultores, pecuaristas e pescadores passaram de heróis a vilões? Porque é que a sociedade atual não só não nos valoriza, como, pelo contrário, considera-nos inimigos do ambiente, parasitas da PAC, “senhores” de outros tempos, abusadores de animais? Por que razão, se os preços sobem, os nossos campos continuam a ser abandonados?”

Estas são algumas de muitas questões que são levantadas no livro do escritor espanhol, Manuel Pimentel, “La Venganza del Campo”, num ensaio que tenta compreender os paradoxos da atual sociedade e da desvalorização da vida do campo, dos agricultores, produtores pecuários e outros responsáveis pela defesa da biodiversidade e do povoamento das zonas do interior. E é com estas reflexões que o escritor, agrónomo, advogado, ex-ministro do trabalho espanhol, Manuel Pimentel, vai abrir, como ponto de partida, o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Caminhos para a Renovação Geracional a decorrer em Ourique a 14 e 15 de novembro.

Renovação Geracional, Sanidade Animal e Vegetal, Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado/Dehesa são os temas dos painéis que vão juntar agricultores e produtores pecuários, técnicos, políticos numa reflexão à escala ibérica que se pretende congregadora dos principais anseios e reivindicações dos agricultores e produtores pecuários.

Entre os convidados para participar nos painéis e nas mesas redondas estão eurodeputados, diretores gerais de organismos de alimentação e veterinária, de Investigação Agrária e Veterinária, de Planeamento e Políticas, investigadores, responsáveis por associações, confederações e cooperativas portuguesas e espanholas, ministros de ambos os lados da fronteira.

O Congresso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias de España e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Tem o patrocínio oficial de entidades bancárias ligadas ao mundo rural dos dois países, designadamente o Crédito Agrícola e a Caja Rural del Sur.

As inscrições estão abertas a todos quantos tenham interesse nestas temáticas do mundo rural. Para inscrição ou mais informações aceder ao site do Congresso em https://congresso-pecuaria-extensiva.pt/

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 17 de setembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: um crime contra as pessoas, três crimes contra o património e dois contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 43 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras dispõe de APP

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, dispõe de uma aplicação móvel. “Trata-se de um complemento ao site, é dar a conhecer todas as noticias e chegar a uma população mais jovem”, como referiu à RNA André Banha, vogal da União de Freguesias.

“A aplicação tem tido um retorno bastante positivo, tem havido muita gente a fazer o download, embora tenha menos aderência que a news letter”.

Siga a agenda de atividades da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras e submeta ocorrências para resolução.

Utentes de Odemira comemoram 45 anos do SNS

Numa altura em que assistimos ao encerramento das Maternidades, bem como ao encerramento dos Serviços de Urgência de diversas Especialidades nos Hospitais. Em Odemira Utentes e Profissionais de Saúde irão realizar uma acção para comemorar o 45º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde, mas ao mesmo tempo defender a criação do SNS, valorizar e propor soluções para a melhoria deste Serviço.

Esta iniciativa será realizada no dia 14 de Setembro, às 10.30 horas, na Praça Sousa Prado (“Jardim dos Patos”), em Odemira. Esta acção de luta é organizada pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira, mas também estarão presentes para além dos Utentes, Médicos, Enfermeiros e Sebastião Santana, Coordenador da Frente Comum (Organismo que congrega todos os Sindicatos da Administração Pública).

Mas os Utentes do Serviço Nacional de Saúde no Concelho de Odemira, têm muitas dificuldades no que diz respeito ao acesso a este Serviço, vejamos:

– Num Concelho com cerca de 30.000 Habitantes, 25% dos Utentes não têm Médico de Família;

– A Freguesia de São Teotónio, uma das mais populosas do Litoral Alentejano, com cerca de 9.000 habitantes, 35% não têm Médico de Família;

– Na Freguesia de Luzianes-Gare, os Utentes têm que realizar cerca de 30 Km’s, para terem cuidados médicos, porque a sua Extensão de Saúde está encerrada;

– A Freguesia de Vila Nova de Milfontes, com cerca de 6.000 Utentes, em que no Verão triplica a População, a Extensão de Saúde está muito degradada. Há mais de 10 anos, em que há diversas promessas de construção de um edifício novo, por parte dos diversos Conselhos de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

– No que diz respeito ao Hospital do Litoral Alentejano, os Tempos Máximos de Resposta Garantidos (Tempos de Espera), nas Consultas, Cirurgias e Exames, na sua maioria ultrapassam em muito o limite legal, como por exemplo, na Cirurgia de Urologia tem um tempo de espera de cerca 400 dias;

– No HLA não existe Maternidade, por isso as Grávidas, têm que recorrer ao Hospital José Joaquim Fernandes em Beja ou Hospital São Bernardo em Setúbal, mas muitas vezes estes Serviços encontram-se encerrados, assim os bebês nesta Região nascem na berma da Estrada.

Operação “Regresso às aulas 2024” da GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR), para assinalar o regresso às aulas, entre os dias 12 e 16 de Setembro, inicia com um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, ao longo dos cerca de 5 mil estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção, ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.

O Programa Escola Segura (PES), que celebra 32 anos de existência, é uma peça fundamental que visa garantir a segurança no meio escolar e no meio envolvente, através da prevenção de comportamentos de risco e da redução de atos geradores de insegurança em meio escolar.

Durante esta campanha, a GNR dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, contribuindo desse modo para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas.

As escolas são um espaço privilegiado de liberdade, convívio e segurança onde se reproduzem os valores fundamentais de uma sociedade democrática, sendo primordial mobilizar toda a comunidade escolar para este propósito.

Deste modo, a GNR alerta para os perigos do bullying e do ciberbullying, causando um grande sofrimento emocional e, em casos mais graves, causando impacto na saúde mental e física das crianças e jovens. É necessário que a comunidade escolar esteja alerta para os sinais mais comuns de bullying e que saibam reagir e prevenir este tipo de crime.

Todos têm um papel na promoção de um ambiente escolar seguro, saudável e inclusivo, onde a empatia e o respeito pelo próximo devem prevalecer.

As Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), que incluem cerca de 400 militares, irão promover em exclusividade ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda no âmbito da segurança rodoviária.

Com o aumento esperado no fluxo de trânsito, será dado especial ênfase à segurança no transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, pelo que ficam alguns conselhos de segurança, nomeadamente aos jovens estudantes, no deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz; memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;    espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola.

Em casos de Bullying e Ciberbullying, guarda as provas, no caso de ciberbullying, mantém os registos das mensagens ou dos conteúdos ofensivos; não sejas cúmplice, denuncia! Se presenciares ou souberes de atos de bullying, informa um adulto; educa os que estão ao teu redor, promove o respeito e a inclusão entre os teus colegas.

Para os encarregados de educação, mantenha-se envolvido na rotina escolar dos seus filhos; em caso de suspeita de situações de bullying, ameaças ou outros comportamentos de risco, informe de imediato a GNR; a segurança começa em casa.

No que diz respeito à segurança Online, escolhe cuidadosamente o que compartilhas nas redes sociais; protege as tuas palavras-passe e não as partilhes com ninguém; qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram.

“Passos na floresta” em cena no Teatro Garcia de Resende em Évora

Esta sexta-feira e sábado às 21.30 horas, o Teatro Garcia de Resende recebe o Teatro da Garagem com o espetáculo “Passos na Floresta”, de Carlos J. Pessoa.

Os primeiros passos dos jovens adultos que da floresta regressam com os seus troféus simbólicos, ou, tão só, com a sua experiência enriquecida por um momento de revelação e mistério; o encontro amoroso na floresta, o passeio estimulante ou o espalhar das cinzas de alguém querido na terra protegida pela sombra de uma árvore, são hipóteses de experiências reconhecíveis por cada pessoa. Os Passos na Floresta são também aqueles que continuamos a dar quando nos embrenhamos nalgum assunto, quando cogitamos, nos angustiamos ou alegramos.

“Passos na Floresta” tem o texto encenação Carlos J. Pessoa, assistência de encenação de Mariana Índias e interpretação de Carolina Cunha e Costa, Gonçalo Lino Cabral, Nídia Cardoso, Rafaela Jacinto e Siobhan Fernandes.

Os bilhetes encontram-se disponíveis na bilheteira física do teatro e na bilheteira online em bol.pt.

Município de Montemor-o-Novo apoiou operações de combate a incêndios

Nos dias 4 e 6 de setembro, deflagram dois incêndios no concelho de Montemor-o-Novo, que se prolongaram até perto das 23.00 horas deste último dia. Estes incêndios foram combatidos por várias forças no terreno, envolvendo sete corporações de bombeiros, nomeadamente, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Arraiolos, Estremoz, Viana do Alentejo, Évora e Mora, totalizando cerca de 60 homens, 3 meios aéreos e 20 meios terrestres.

Estas operações implicaram um reforço adicional de meios que,  para além dos meios do Município de Montemor-o-Novo, contaram com o apoio dos municípios adjacentes. Neste contexto, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) foi acionado pelo Comandante das Operações de Socorro, de modo a prestar apoio logístico, por forma a contribuir para a sustentação das operações.

Assim, o Município de Montemor-o-Novo, através do seu SMPC, e com acompanhamento próximo do presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, providenciou o fornecimento de alimentação e disponibilizou as suas instalações para que estes operacionais pudessem disfrutar de uma refeição quente e algum descanso.

Évora conta com nova residência universitária

Cerca de 220 estudantes universitários já alojados e, em meados de fevereiro de 2025, mais 110 unidades de alojamento disponíveis, num total de 330 unidades é o balanço do trabalho realizado pelo Grupo Royal Prime em Évora. Trata-se de mais um contributo para fazer face à escassez de alojamento universitário em Évora.

A inauguração do “campus” Ebora Residences”, já com novas perspetivas de crescimento, teve lugar na tarde de 5 de setembro, na Tapada do Matias, mais concretamente na Rua Humberto Carlos Pereira Paixão, um local de rápido acesso ao Centro Histórico.

O presidente da Câmara Municipal de Évora e a Reitora da Universidade de Évora foram convidados pelo Royal Prime para descerrar a placa que marcou este momento.

Saliente-se que a residência se distribui por 12 edifícios, com 296 suites, em tipologias T2, T3, T5, T6 e T7, e 34 estúdios/ T0s. Todos os quartos têm wc privativo, ar condicionado e TV, partilhando, entre os residentes do apartamento, uma cozinha, totalmente equipada, zona de estar e zona de refeição.

Os estudantes têm ainda acesso a ginásio, piscina exterior aquecida, jacuzzi exterior, lounge exterior, biblioteca, bar exterior e interior, mercearia, sala de convívio, sala de eventos, lavandaria, limpeza de áreas comuns, receção 24h e wi-fi.

Satisfeita com o contributo dado pela Royal Prime para colmatar as necessidades cada vez mais prementes de alojamento estudantil em Évora, a Câmara Municipal fez-lhe também já o desafio para pensarem em criar casas para trabalhadores (casas de função) que vem para a nossa cidade, algo que a empresa achou interessante, estando a trabalhar com a Autarquia nesse sentido.

Para além deste projeto, a Câmara Municipal tem estado também a desenvolver em parceria com a Universidade de Évora outras formas de aumentar mais o alojamento universitário em Évora, uma vez que esta instituição de ensino superior é bastante procurada por milhares de estudantes nacionais e estrangeiros e as diversas residências que possui não são suficientes para as necessidades atuais.

Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo acolheu receção e boas vindas ao pessoal docente e não-docente

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo acolheu uma iniciativa de receção e boas vindas ao pessoal docente e não-docente, em funções nas escolas e jardins de infância de Montemor-o-Novo. A receção foi promovida pelo Município de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Na mesa da sessão, em representação do Município, estiveram o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e os vereadores Henrique Lopes (responsável pelo pelouro da Educação), Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

A representar a Direção do Agrupamento de Escolas participaram o seu diretor, João Veiga, o subdiretor Francisco Salgueiro, e os adjuntos Delfina Dias, Carla Alface e Rui Santos. Intervieram ainda no início da iniciativa a Chefe da DESAS – Divisão de Educação, Saúde e Ação Social do Município de Montemor-o-Novo, Ana Paula Ribeiro, e a Coordenadora da Unidade de Educação, e Rachele Andreozzi.

Durante a receção, ficou expresso o desejo comum de que o ano letivo 2024/25 tenha um bom arranque e decorra com tranquilidade, e que seja bastante positivo para todos os envolvidos, sejam eles docentes ou não-docentes.

“À conversa com o comércio local” hoje em destaque Lar D’Cor

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Lar D’Cor de Rosa Caçador que já existe em Montemor-o-Novo há 10 anos.

A empresária fez aos microfones da RNA, um balanço muito positivo destes 10 anos de atividade, “têm sido positivos porque ao fim de 10 anos manter a loja é sinal de que há realmente uma determinada procura”.

Trata-se de uma loja que segundo a empresária “é de decoração diversa, desde camas, cadeirões, espelhos, quadros, flores, roupas de cama, também trabalho um pouco com têxteis, roupas de cama, edredons”, salientou.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Rosa Caçador, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Câmara Municipal de Mora atualizou plafond do cartão do idoso

O município de Mora dispõe de um benefício para todos os idosos do concelho, que é o cartão do idoso. Trata-se de um cartão que dá benefícios aos idosos do concelho.

“O cartão já existia, mas tal como tínhamos prometido e o que prometemos temos de cumprir, nós estamos em consulta pública porque alteramos algumas coisas no regulamento, começámos por aumentar o valor, anteriormente era de 450.00€ passámos para 550.00€. As pessoas têm de comprovar os seus rendimentos para poder ser aplicado este cartão”, referiu Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora.

“Além de aumentarmos o valor, temos estado a fazer parcerias e protocolos com algumas entidades para que este cartão possa abranger mais regalias aos nossos idosos, para que possam ter uma vida um pouco mais digna, porque têm reformas baixas e esta é uma forma de ajudar através das receitas, de transportes dos bombeiros, nos dentistas, na parte dos óculos, ou seja muitos protocolos com algumas empresas de forma a beneficiar os nossos idosos”, acrescentou.

Os idosos interessados, têm de se deslocar à Câmara Municipal e fazer prova de rendimentos.

 

 

GNR de Évora registou cinco acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 10 de setembro, cinco acidentes de viação, sendo três colisões, um despiste e um atropelamento dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas cinco ocorrências: dois crimes contra as pessoas, dois crimes contra o património e um crime contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 69 infrações relativas à legislação rodoviária e sete relativas à legislação ambiental.

Projeto “Yoga Solidário” em Montemor-o-Novo

Foto: Monte de Magia

O projeto “Yoga Solidário” nasceu dia 21 de maio de 2023.

Trata-se de um projeto implementado pelo Monte de Magia, em Montemor-o-Novo, que tem como objetivo levar o yoga a várias associações do concelho.

Atualmente conta com quatro associações: o ATL Saber Crescer, a Associação Porta Mágica, a Casa João Cidade e a Associação animal Patolas e Patinhas, Fernando Cunha do Monte de Magia, adiantou à RNA que no caso da “Porta Mágica e Casa João Cidade é normal deslocarmo-nos lá e praticarmos o yoga com eles, com a Patolas fazemos cãominhada e com o ATL Saber Crescer fazemos atividades ao ar livre mais na primavera e verão”.

“Yoga a Crescer é um projeto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras em parceria com o Monte de Magia”.

O professor de yoga adiantou ainda que este “era um projeto que andávamos também a pensar, que era levar o yoga aos mais novos. Neste sentido também trabalhamos com quatro associações são elas o ATL das Silveiras, o Colégio Jardim dos Sentidos, o ATL Saber Crescer e a Associação de Pais da Escola em Movimento”.

Fernando Cunha salientou ainda os benefícios da prática do yoga, que vão “desde a ansiedade, depressão, articulações, geralmente melhora o nosso bem-estar físico e psíquico”.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 29 milhões

O sorteio de ontem, 10 de setembro, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que, na próxima sexta-feira, dia 13, vai estar em jogo um “jackpot” de 29 milhões de euros.

O segundo prémio, no valor de 484.800 euros, saiu a um único apostador no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 18.800 euros, contemplou seis jogadores, também com aposta registada fora de Portugal.

Para Portugal vêm dois quartos prémios, num total de 13 atribuídos, no valor de 2.700 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem do Euromilhões é composta pelos números 6, 29, 46, 47 e 48 e as estrelas 2 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Município de Estremoz alarga oferta de cadernos de atividades ao 2.º Ciclo

Tal como aconteceu no início do ano letivo passado, a Câmara Municipal de Estremoz volta a oferecer os cadernos de atividades de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês  aos alunos do 1.º ciclo.

Porém, desta vez, e porque o município conseguiu “mais uma verba a nível orçamental”, os alunos do 2.º Ciclo também serão contemplados com manuais de apoio de Português e Matemática.

Sónia Caldeira, vice-presidente da autarquia estremocense, explica que “a iniciativa começou no ano passado”: “oferecemos os cadernos de atividades a todos os alunos inscritos nas escolas do concelho. Este ano conseguimos alargar um bocadinho mais, porque conseguimos aqui mais uma verba a nível orçamental e vamos também oferecer os cadernos de Português e Matemática a alunos do segundo ciclo, 5.º e 6.º ano. São duas disciplinas de base, duas disciplinas fundamentais”.

“O Agrupamento diz que estes dois cadernos de atividades são os mais importantes para as famílias que não os podem comprar. Acham que seria importante que todos os alunos tivessem estes cadernos”, adianta a autarca. A iniciativa, explica ainda, foi “alargada a todos”, não sendo apenas destinada aos alunos carenciados.

Os encarregados de educação não precisam de proceder à encomenda dos cadernos, nem a qualquer inscrição, sendo que é o município quem os adquire e que, posteriormente, irá proceder à entrega dos mesmos no início do ano letivo, nas respetivas escolas.

Esta é mais uma medida de apoio à família, que, segundo Sónia Caldeira, “também pode servir como um incentivo para quem escolher viver em Estremoz, de poder ter esta resposta para os seus filhos”.

Nininho e Fernando Daniel entre os artistas que animam noites de São Mateus

Os concertos de David Antunes & The Midnight Band, de Nininho Vaz Maia, Fernando Daniel, Soraia Ramos e Resistência e dois espetáculos infantis são os principais atrativos do cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, no decorrer das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, de 20 a 29 de setembro.

Dando conta que todas as noites do evento contarão com animação, e destacando os dois espetáculos dedicados aos mais novos, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, garante que esta será uma edição “muito marcante”, ao nível, sobretudo, da interatividade e da inovação. “Este programa foi pensado para ir ao encontro de todos os escalões etários: desde a criança, ao jovem e ao menos jovem”, assegura.

O espaço da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, volta a ser aberto, pelo que o autarca espera a “colaboração” de São Pedro. As entradas são, uma vez mais, gratuitas, sendo que a programação do certame contempla um total de 36 espetáculos.

Desta feita, o investimento feito pelo Município de Elvas, na Expo São Mateus, é de “quase meio milhão de euros”. Este investimento, “talvez o maior de sempre”, diz Rondão Almeida, poderia ainda ser superior, tendo em conta a “excelente gestão administrativa e financeira executada ao longo dos últimos três anos”.  O autarca lembra ainda que a Expo São Mateus é um complemento à tradicional romaria do Senhor Jesus da Piedade, que já celebra 450 anos.

Pelo palco principal, o Palco São Mateus, passam, no dia 20, Jorge Goes e David Antunes & The Midnight Band (concerto que terá Herman José como convidado); no dia 21, os Rumo ao Sul e Nininho Vaz Maia; no dia 26, Soversion e Fernando Daniel; no dia 27, Chocko e Soraia Ramos; e no dia 28, Fado Luz e Resistência. No dia 22 serão apresentados os espetáculos infantis “Masha e o Urso” e “Miraculous”. Os concertos iniciam-se pelas 22 horas, à exceção do dia 22, domingo, em que os espetáculos têm início às 18 horas.

Já o Palco da Feira vai funcionar do primeiro ao último dia do evento. Atuam o Grupo Voz Amiga da Terrugem, no dia 20; Xumbo Torto, no dia 21; e Duo Hélio & Eurico, no dia 22. No dia 23, a noite será de fados; no dia 24, atuam Jorge e Célia; no dia 25, o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa e as Roncas d’Elvas; no dia 26, o grupo AR Musical; no dia 27, a Brigada 14 de Janeiro; no dia 28, Moura Encantada; e, por fim, no dia 29, João Tocha. Estes espetáculos iniciam-se às 21 horas, menos o último, com início marcado para as 16 horas.

A animação acontece também fora do palco com a participação de duas bandas musicais: a Bandalheira Street e a Charanga Zuluband.

Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar, novamente, com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos).

Nova espécie de planta descoberta no Alentejo

Uma nova espécie de planta, a Ferulago brachyloba, foi descoberta pelos investigadores Miguel Porto e por Sara Lobo Dias, nas margens do Rio Xarrama, no distrito de Évora, sendo que só se conhece a sua existência em Portugal e Espanha.

Esta planta é semelhante a um pequeno funcho e pode chegar a um metro de altura.

Esta espécie é avaliada como ‘em perigo’, por isso, os investigadores sugerem que “seria importante implementar uma área de conservação que inclua uma zona tampão de cada lado do rio, ao longo dos três quilómetros de habitat favorável, para acautelar possíveis ameaças futuras”.

Este é o tema em destaque no programa desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Alteração do PDM de Alandroal é “impulso importante” para a economia local

O Alandroal integra o primeiro terço dos municípios do país a concluir a alteração do seu Plano Diretor Municipal (PDM), antecipando, desta forma, o prazo que se encontra em vigor até final do ano.

“Aproveitámos este processo, que envolve discussão pública, que envolve consulta às entidades, para introduzir algumas adaptações, por força também dos contributos dos munícipes e dos investidores, e para facilitar os processos de licenciamento de projetos que estão em espera, ligados à hotelaria e de habitação própria”, revela o presidente do Município de Alandroal, João Grilo.

Após este processo, que demorou “dois anos e meio” a ficar concluído, João Grilo adianta que a autarquia tem estado a receber, “sistematicamente, mais processos de obra”. “Privados e empresas têm procurado licenciamento de projetos na Câmara e, com a aprovação do PDM, acreditamos que vai haver um acréscimo, atendendo também aos contributos que tinha havido na fase de discussão pública”, acrescenta.

Considerando este um “impulso importante para a economia local”, dado que muitos projetos, que estavam impedidos de avançar, poderão agora fazê-lo, João Grilo não tem dúvidas de que esta alteração ao PDM “contribui muito para o crescimento do concelho”.

Por outro lado, o autarca destaca ainda que foram corrigidas “algumas falhas” ao nível da integração de projetos de energias alternativas, como fotovaltaicas e de produção de hidrogénio, que têm agora uma “enquadramento mais fácil”, o que permitirá, a esses projetos, avançar de uma “outra maneira”.

ERT quer avaliar “oportunidades de crescimento” turístico do Aeroporto de Beja

O aproveitamento turístico do aeroporto de Beja “nunca foi pensado” de forma “profissional e estruturada”. Quem é o diz é o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, que adianta que foi já formada uma equipa para se poder “avaliar as suas oportunidades de crescimento”.

Ainda este ano, a ERT pretende começar a trabalhar com entidades como a Vinci, empresa que gere o aeroporto, e vários “players de referência”. “É tempo de pedir a especialistas da indústria da aviação e do turismo que pensem no aeroporto de Beja”, garante, dando conta que já foi contratada uma equipa de consultores, para trabalhar juntamente, entre outras entidades, com a Câmara Municipal de Beja, a Comunidade Intermunicipal e as associações empresariais.

Lembrando que o aeroporto de Beja já tem uma “excelente utilização em termos de aviação executiva”, José Manuel Santos defende que é necessário, por outro lado, “identificar oportunidades de atração”, ao nível de operadores e de companhias áreas. “Não é fácil e temos de ter a noção das condições do aeroporto”, comenta, ainda assim.

“Mas só um destino turístico que não seja inteligente é que não procura rentabilizar a existência de um aeroporto. Vamos procurar fazê-lo de uma forma profissional, discreta, tranquila e, na altura certa, avaliaremos as oportunidades que conseguiremos identificar”, remata o responsável.

Abrigo dos Velhos Trabalhadores presta apoio em várias valências aos idosos de Montemor

“O Abrigo dos Velhos Trabalhadores é uma instituição particular de solidariedade social de Montemor-o-Novo, que presta apoio nas valências de apoio domiciliário, centro de dia e lar para pessoas idosas” como adiantou à RNA, Francisco Catarro, presidente da direção desta instituição.

“As pessoas em grande número procuram esta instituição o que leva a que haja uma lista de espera muito significativa. O Abrigo dos Velhos Trabalhadores dispõe de um programa com algumas variáveis nomeadamente o apoio domiciliário, para ajudar aqueles que já não têm possibilidade de tratarem da sua casa e até da sua higiene”, acrescentou.

“Nós desenvolvemos as nossas atividades com profundíssimo empenho da direção, e dos trabalhadores que se envolvem e participam no nosso trabalho de grande exigência e de grandes dificuldades que são transversais ao conjunto de instituições particulares de solidariedade social, com riscos inerentes dado que à falência desta resposta social se traduzirá para muitas famílias num problema muitas vezes irresolúvel. Esperamos e temos participado ativamente com outros atores que integram o mesmo perímetro de intervenção em que nós próprios nos integramos no sentido que a resposta imprescindível dos puderes públicos venha suprir as carências que são absolutamente gritantes e que são um garrote ao nosso funcionamento”,rematou.

APAV faz atendimento em Coruche às segundas-feiras

Em resultado do protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Coruche e a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, está previsto o atendimento e a prestação de serviços de apoio emocional, jurídico, psicológico e social a vítimas de crime, familiares e amigos, bem como a implementação de ações de informação e sensibilização.

Se for vítima de crime, contacte a APAV. A equipa móvel de apoio à vítima da Lezíria do Tejo (Pólo de Coruche), vai estar a fazer atendimento nas instalações Municipais do Rossio, às segundas-feiras entre as 14.00 horas e as 17.00 horas.

O atendimento será mediante marcação prévia para os contactos 243 356 505, 243 660 047 ou 961 039 168.

DECO: já entraram em vigor as novas regras do programa Porta 65

O programa Porta 65, criado para apoiar o arrendamento jovem, sofreu recentemente algumas alterações, que o tornaram mais abrangente.

A partir de agora, deixa de ser necessária a apresentação prévia de contrato de arrendamento, sendo que as candidaturas podem também ser feitas com três recibos de vencimento, em vez dos anteriores seis.

Desde 1 de setembro que o programa permite candidatos com idade igual a 35 anos, quando antes tinha de ser inferior. Também foi eliminada a renda máxima para a candidatura e passa a ser concedido o apoio previamente à celebração do contrato de arrendamento, isto é, o candidato toma conhecimento se tem direito ao apoio e pode procurar casa posteriormente.

O programa Porta 65 abrange também, através do Porta 65+, candidatos que, independentemente da idade, sofram uma quebra de rendimentos superior a 20%, face aos três meses anteriores ou relativamente ao período homólogo. Também podem beneficiar desta modalidade as famílias monoparentais.

Tudo para saber sobre as novas regras do programa Porta 65 na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Vendas Novas prepara-se para criar a maior bifana do mundo

O maior ex-líbris gastronómico de Vendas Novas vai ser, no sábado, 7 de setembro, o centro de todas as atenções, no segundo dia das festas do concelho, sendo que, durante a tarde, sete estabelecimentos vão procurar confeccionar a “maior bifana do mundo”.

O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, realça a importância das casas de bifanas da terra, afirmando que “sem a presença das casas de bifanas, a festa não teria o mesmo sabor e significado”, agradecendo a participação e esforço em mais um evento na cidade.

As festas do concelho decorrem entre sexta-feira e domingo, de 6 a 8 de setembro, com o autarca a referir que quer afirmar cada vez mais o concelho como “a capital da bifana”, produto que será protagonista do evento e que contará com várias atividades em seu redor.

Valentino Salgado Cunha faz ainda um agradecimento especial à panificadora de Vendas Novas pelo fornecimento do pão, que irá servir para fazer a maior bifana do mundo, referindo que “juntos estão a fortalecer e desenvolver a economia local, fomentando cada vez mais o concelho como a capital da bifana”.

No sábado, às 17 horas, a Câmara Municipal de Vendas Novas irá proceder à entrega do prémio “Cinco Estrelas Regiões”, que destaca os estabelecimentos locais pela excelência na confecção da bifana.

Às 17h30, irá realizar-se a terceira edição do concurso “Rei e Rainha da Bifana”, que irá coroar o participante masculino e feminino que conseguir comer mais bifanas em dez minutos.

Por volta das 18 horas, haverá ainda um showcooking com o reconhecido chef Fábio Bernardino, que irá reinterpretar a famosa bifana, procurando trazer novas abordagens e sabores a esta iguaria.

O ponto alto da tarde chega às 19h30, quando sete estabelecimentos locais presentes nas festas do concelho irão tentar fazer a “maior bifana do mundo”, num pão fornecido pela panificadora de Vendas Novas, e que toda a população pode ver e saborear gratuitamente.

Município de Montemor-o-Novo estabelece protocolos com associações desportivas do concelho

O Município de Montemor-o-Novo considera que o acesso à prática desportiva é um direito fundamental de todos os cidadãos pelo que, desde há muitos anos, promove políticas municipais dirigidas à área desportiva com o objetivo de concretizar este direito de cidadania no concelho de Montemor-o-Novo.

Nesse sentido e segundo Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, “o município tem estabelecido protocolos com todas as associações desportivas do concelho. Foi aprovado por unanimidade um grande apoio ao Grupo União Sport no valor de cerca de 358 mil euros”.

“Foram feitos também investimentos em dois sintéticos novos nas fazendas do cortiço e no estádio municipal de Montemor”, acrescentou o autarca.

 

 

Marisa Liz e Buba Espinho na Feira D’Aires 2024 em Viana do Alentejo

Marisa Liz e Buba Espinho são os cabeças de cartaz de mais uma edição da Feira D’Aires que começa dia 20 setembro, em Viana do Alentejo.

Até 23 de setembro, junto ao Santuário de Nª Sr.ª D’Aires são esperadas milhares de pessoas que poderão desfrutar da programação musical, do artesanato, da gastronomia, das exposições, do folclore e das manifestações religiosas, a par da tradicional feira franca.

O certame que, durante quatro dias, pretende ser um espaço privilegiado para a mostra de atividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região, vai ter os habituais dois pavilhões, um dedicado às exposições e atividades  económicas, e um outro para a gastronomia com restaurantes, tasquinhas e venda de produtos tradicionais, para além do espaço dedicado aos espetáculos.

Para além da programação cultural que inclui também cante alentejano com a participação dos grupos do concelho, de salientar ainda o XIII Festival de Folclore Feira D’Aires, a Corrida de Touros e o cariz religioso do certame, com um programa próprio.

Organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de freguesia do concelho e associações locais, o certame comemora nesta edição 271 anos de história.

Tony Carreira, Richie Campbell e Sara Correia atuam na Expomora

Mora destaca anualmente as atividade económicas, sociais e empresariais do concelho, com a Expomora, que este ano acontece entre amanhã e dia 8 de setembro.

Segundo Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora este ano o certame é marcado por inúmeras novidades, “podemos contar com três dias recheados de música do concelho, como sempre damos prioridade ao que temos nas nossas freguesias e como tal vamos começar na sexta-feira com os grupos das freguesias a atuar e a mostrar aquilo que fazem de bem, depois vamos ter também muitas atividades desportivas durante as manhãs de sábado e de domingo, vamos ter também o lançamento de um livro da apresentadora Fátima Lopes que está agendado para sábado às 16.00 horas”.

“Para além da animação pelas noites dentro com DJ’S, vamos ter os três artistas principais que irão abrilhantar a Expomora. Começamos na sexta-feira com o Tony Carreira, o sábado é dedicado mais aos jovens com o Richie Campbell e no domingo fechamos com a Sara Correia. Este cartaz é mais uma vez para chamar ao nosso concelho durante os três dias muitos visitantes, é algo que nós queremos e que trabalhamos sempre para isso porque é diversificar aquilo que aqui temos”, acrescentou a autarca.

“Tudo prevê que este ano haverá mais expositores. Uma das novidades prende-se com o facto de termos um pavilhão só dedicado ao concelho de Mora para mostrar o que há e que se faz em cada uma das freguesias”, rematou a presidente.

A ExpoMora 2024, que começa amanhã com a atuação de Tony Carreira, um dos artistas mais emblemáticos da música portuguesa.

Jornadas Europeias do Património no “Espaço Europa”

A edição deste ano das Jornadas Europeias do Património, promovidas pelo Conselho da Europa e a Comissão Europeia, decorre entre 20 e 22 de setembro, subordinada ao tema “Rotas, Redes e Conexões”.

Em Portugal, cabe à Direção-Geral do Património Cultural a responsabilidade pela coordenação nacional destas Jornadas, para as quais está a apelar à participação de todos, através da realização de atividades, que sensibilizem os públicos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.

Para inscrição, os interessados poderão pesquisar pelos eventos promovidos na região. Nos 50 países participantes, signatários da Convenção Cultural Europeia são, anualmente, organizados até 70 mil eventos, que vão desde exposições, a workshops, representações e visitas guiadas.

As entidades interessadas poderão aceder a toda a informação na plataforma de divulgação nacional, criada para a inserção e partilha das atividades de todos os parceiros (aqui).

Para acesso à plataforma e registo das iniciativas, deverão ser solicitar as credenciais através do email comunicacao@patrimoniocultural.gov.pt

É este o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Festas do Concelho de Vendas Novas começam amanhã

Vendas Novas celebra os seus 62 anos como Concelho no dia 7 de setembro e para isso preparou um programa de festividades que decorre entre amanhã e 8 de setembro, na Parada D. Pedro V.

A programação conta com artistas de renome e diversas atividades para todas as idades.

“Teremos Jorge Palma na sexta-feira, Carlão no sábado e Fado EM’ Cante, uma parceria entre o Ricardo Ribeiro e o grupo local “Era uma vez …o cante”, ao longo do dia teremos vários DJ’s, grupos de bailes, ranchos folclóricos”, referiu, Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas.

As festas “serão de entrada completamente gratuita, no centro da cidade, junto à Câmara Municipal, podem aparecer desde as 18.00 horas de sexta-feira ao final de domingo, teremos também after party, junto ao Mercado Municipal , pela madrugada a fora e largadas também junto à Câmara Municipal, portanto toda esta zona central da cidade estará em festa durante estes três dias”, acrescentou.

As atividades desportivas têm um lugar de destaque, com uma caminhada pelo campo do Regimento de Artilharia n.º 5, um passeio de BTT e um passeio de motorizadas, proporcionando opções para todos os gostos e idades. Haverá também um torneio de basket 3×3, gincana de bicicletas, apresentações das classes de dança Mfitness e diversas aulas abertas, incluindo zumba, yoga kids, cycling, step, aeróbica e dance kids.

As tradições e a cultura locais serão celebradas com as atuações dos grupos etnográficos da terra, nomeadamente o Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, o Rancho Folclórico das Piçarras, o Rancho Folclórico de Landeira e o Grupo de Cantares e Música Popular Portuguesa Reformados de Vendas Novas, trazendo à festa as raízes culturais da região.

Os mais pequenos também têm um espaço especial nas festividades, com a habitual tarde da criança, repleta de atividades como festa da espuma, insufláveis e outros divertimentos gratuitos.

A gastronomia não poderia faltar, com especial destaque para a promoção da marca “Bifanas de Vendas Novas”, que contará com atividades especiais para celebrar este ex-libris da terra e com a presença de sete casas na zona de tasquinhas, prontas a saciar a vontade dos presentes.

Restaurantes, artesanato, doçaria, produtos locais e divertimentos infantis farão parte do evento, oferecendo aos visitantes uma experiência completa e enriquecedora.

As Festas do Concelho são organizadas pelo Município de Vendas Novas, contando com o patrocínio da Crédito Agrícola, Super Bock, Rubis Gás e HODS; apoio da Paladim, Amorim Cork Insulation, A Panificadora Central de Vendas Novas; parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e colaboração do Regimento de Artilharia n.º 5.

GNR de Évora registou seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 04 de setembro, seis acidentes de viação, sendo quatro colisões e dois despistes, dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, nove crimes contra o património e um crime contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 26 infrações relativas à legislação rodoviária e cinco relativas à legislação policial.

“Comunidade de Leitores” na Biblioteca Almeida Faria em Montemor

Foto: Municipio de Montemor-o-Novo

A Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo,  promove mensalmente, na última quinta-feira do mês, uma atividade denominada “Comunidade de Leitores”, pelas 18h00.

O objetivo é a discussão de uma obra literária. “Pretende-se contribuir para a formação de um público leitor, critico e criativo”, conforme adiantou à RNA, Sara Cochixo, animadora sócio-cultural da biblioteca municipal.

Fogo deflagra no concelho de Montemor-o-Novo

Está a deflagrar um incêndio na Herdade da Nogueira, no concelho de Montemor-o-Novo.

Neste momento o fogo está a ser combatido por 61 operacionais, apoiados por 20 veículos, dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, Arraiolos, Vendas Novas, Viana do Alentejo, Mora, Estremoz e Évora.

Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, o alerta foi dado às 16.04 horas.

Notícia em atualização.

Limpeza de esplanadas e espaços públicos concessionados em Évora

A limpeza e higienização dos espaços públicos concessionados de Évora para fins comerciais, onde se incluem as esplanadas de estabelecimentos de cafés, bares e restauração, é da responsabilidade dos respetivos operadores.

O conjunto das condições para a concessão do espaço público para fins comerciais inclui a “limpeza diária das áreas de influência exteriores”, estabelecendo-se como “área de influência de um estabelecimento comercial, uma faixa de dez metros a contar do perímetro da área de ocupação da via púbica”. Assim determina o Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública no seu artigo 33º.

No caso das esplanadas, descurar a limpeza regular do espaço, para além de dar uma imagem negativa do estabelecimento, leva ao espalhamento dos resíduos pela via pública circundante.

A Câmara Municipal de Évora apela ao cumprimento regular desta disposição regulamentar, que se torna ainda mais importante em época alta de turismo, com ocupação massiva destes espaços.

Centro de convívio da Malagueira em renovação

O edifício do Centro de Convívio da Malagueira, em Évora está a beneficiar de uma remodelação profunda com substituição integral da cobertura e tetos.

O estado de degradação em que se encontrava a cobertura do edifício, construção antiga com telhas que já não garantiam a impermeabilização necessária, determinou a necessidade de substituição completa, com demolição da totalidade da cobertura existente e instalação de novo revestimento em telha de canudo, de forma a sanar por completo as infiltrações da água da chuva.

Os trabalhos incluem ainda a demolição parcial dos forros dos compartimentos interiores, com posterior colocação de nova cobertura sobre a estrutura existente e execução de novos forros com pintura no interior. Será privilegiada a manutenção de um método construtivo tradicional, atualmente pouco utilizado, composto por madeira e ladrilho cerâmico de barro natural, sendo substituídos todos os tetos com varas e forro de madeira que se encontravam muito deteriorados, por novos elementos de madeira, e mantidos os forros tradicionais em ladrilho cerâmico de barro natural, ocorrendo neste caso a substituição apenas pontual dos ladrilhos mais danificados.

Com duração prevista de 120 dias e um investimento que rondará 73.500 euros mais IVA, espera-se que antes do Natal o edifício esteja renovado, voltando a ter o conforto ideal para ser usufruído pela comunidade.

“Loja dos cortinados” na rubrica “À conversa com o comércio local”

Na rubrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja dos cortinados, sediada na Rua de Avis em Montemor-o-Novo.

Este negócio teve o seu início em 1989, com três sócias.

A empresária refere que todos estes anos têm sido muito bons, “muito trabalho, trabalhos muito gratificantes com folhinhos, com carrancas , todas essas coisas, hoje é diferente até porque a construção é diferente é mais moderna, as pessoas querem coisas mais simples”.

“Esta juventude já não quer coisas tão elaboradas como havia noutros tempos, mas as clientes mais antigas ainda voltam aqui à minha casa”, salienta.

Graça Sousa, adiantou que faz para além de cortinados, colchas, cobertas, galerias”, tudo o que diz respeito à decoração.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Graça Sousa, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Obras da oficina da criança de Mora encontram-se em curso

A Câmara Municipal de Mora deu início às obras de requalificação do antigo edifício da Escola Primária Luiz Silveiro, com o objetivo de transformá-lo na Oficina da Criança. A intervenção, com um custo total estimado de 950 mil euros (com iva), visa criar um espaço moderno e acolhedor para as crianças, de forma a promover o seu desenvolvimento e aprendizagem.

A Câmara Municipal de Mora defende que este projeto é um investimento no futuro do Concelho e é fundamental para o desenvolvimento da comunidade, proporcionando às crianças um espaço onde podem aprender, brincar e socializar, bem como capacitar o Município de valências que possam dar uma resposta efetiva às famílias.

Escola primária de Valverde com pavimento interior renovado

Continuando a aproveitar o período de pausa letiva, a Câmara Municipal de Évora prossegue as intervenções no parque escolar do Concelho. Desta vez coube também à Escola Primária de Valverde, que beneficiou de trabalhos de conservação: o pavimento em madeira das salas de aula foi afagado e envernizado, e nas zonas de circulação e instalações sanitárias foi aplicado pavimento vinílico. Em complemento, foi também colocado “Bulletim Board” nos quadros.

Esta intervenção, executada em empreitada pelo prazo de dez dias pela empresa SOPROTACO – Assentamento e Comercialização de Pavimentos, teve um valor de investimento de 7.585,41 €.

Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo luta para que consiga manter a seu corpo de bombeiros ativo

Nos últimos 20 anos Portugal perdeu dez mil bombeiros voluntários.

Atualmente é difícil garantir, em permanência, um número de bombeiros efetivos que garantam uma capacidade de resposta ao que é necessário.

António Pinetra, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, contactado pela RNA, adiantou que “as nossas preocupações já vêm de trás, prende-se com a necessidade de apoios suficientes para mantermos as nossas associações com uma estabilidade que nos permita a possibilidade de mantermos a corporação em atividade, uma vez que o que recebemos de alguns apoios e subsídios não é suficiente”.

“Fazemos muitos serviços no transporte de doentes não urgentes que muitos deles também não são suficientes, não se pagam na sua totalidade, a associação por vezes ainda tem que comparticipar com alguns custos nesses transportes. São situações que nos preocupam no dia-a-dia, porque não vemos à nossa frente uma possibilidade de haver aqui outros tipos de apoios, julgo que as entidades responsáveis por este país deveriam olhar para esta situação e alterar aquilo que é a lei do financiamento às Associações dos Bombeiros Voluntários”, acrescentou.

“Hoje há dificuldade inclusivamente no recrutamento,  porque os jovens não vêm futuro numa carreira de bombeiro, mesmo que gostem desta atividade procuram outros caminhos porque não vêm qualquer tipo de possibilidade de progressão, numa carreira de bombeiro que lhe permita organizarem uma vida e criarem família”, sublinhou António Pinetra.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, salientou ainda que é necessário “criar-se incentivos, criar algo que permita aos jovens encararem isto como uma carreira de futuro. É necessário que seja criada uma carreira de bombeiros, que seja criada uma nova forma de financiar as Associações detentoras de corpos de bombeiros voluntários”.

“De referir que temos um bom relacionamento com a autarquia montemorense, nós recebemos um subsidio ordinário mensal e temos tido outros apoios na compra até de viaturas, apoio a alguns melhoramentos no quartel, ao longo dos anos a autarquia tem mantido o apoio à Associação, rematou.

Cinco quartos prémios do Euromilhões saem em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 3 de setembro, do Euromilhões, sendo que para Portugal vêm apenas cinco quartos prémios, de 1.042,53 euros. Este prémio saiu a outros 50 apostadores no estrangeiro.

Três apostadores no estrangeiro conquistaram o segundo prémio, no valor de 262.554,06 euros, e outros onze, também fora de Portugal, arrecadaram 16.735,42 euros, do terceiro prémio.

Na próxima sexta-feira, o “jackpot” em jogo será de 148 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 7, 9, 11, 16 e 45 e as estrelas 2 e 5.

Esta informação não dispensa a consulta do site oficial dos Jogos Santa Casa.

Visitas guiadas à Escola-Museu Salgueiro Maia no cinquentenário de abril

No âmbito das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, o Município de Coruche dinamiza, através do Museu Municipal de Coruche, uma série de visitas guiadas para todas as idades e públicos à Escola-Museu Salgueiro Maia (EMSM).

De escolas a universidades seniores, de autarquias a associações, o espaço, localizado em São Torcato, onde o capitão Salgueiro Maia passou parte da sua infância, está de portas abertas para receber e mostrar, através da recriação de uma sala de aula do Estado Novo e da utilização de jogos tradicionais usados pelas crianças à época, os avanços produzidos no Ensino em Portugal após o 25 de Abril de 1974.

Uma emocionante e esclarecedora viagem no tempo para miúdos e graúdos.

Município de Mora promove o programa Voluntariado Jovem

O Município de Mora, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), promove o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, refere que este é um programa destinado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos que poderão estar nas nossas florestas de forma a proteger a natureza e também na sensibilização das populações e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados”.

Os participantes serão remunerados com o valor de 13€ diários, em regime de part-time.

Em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), os Bombeiros Voluntários de Mora, a Guarda Nacional Republicana, através do Sepna, a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção e o Município de Mora levam assim a efeito o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. Um programa de relevo que, para além de contribuir para a ocupação e formação dos jovens, contribui para a salvaguarda da área verde do Concelho de Mora bem como para a sensibilização da população.

Mercadona abre portas a 3 de outubro em Évora

O supermercado Mercadona abre portas, a 3 de outubro, em Évora.

Esta, que é a primeira loja da cadeia espanhola de supermercados na região Alentejo, terá “uma área de vendas de cerca de 1.900 metros quadrados, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Talho, Frutas e Legumes e Pronto a Comer”.

Este novo supermercado, situado no Retail Park de Évora, de acordo com a marca, vai gerar “cerca de 90 novos postos de trabalho, estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia, contribuindo assim para a criação de emprego local”.

Cinco anos depois da primeira abertura em Portugal, a loja de Évora será a 54ª do país.

Balanço da Expomor na rubrica “Espaço APORMOR”

No “Espaço APORMOR” de hoje, fazemos o balanço do que foi a Expomor deste ano, que terminou ontem.

Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, referiu que um dos pontos altos desta Expomor “foi um encontro com os mais novos, o objetivo foi passar uma visão dada pelas pessoas que estão no campo, que nem sempre é passada da melhor forma nas escolas ou nos meios urbanos, nós queremos dar-lhes essa visão sobre o que é a atividade do mundo rural, aquilo que é agora e como se chegou até aqui para preservar os ecossistemas que temos”.

Joaquim Capoulas, destacou ainda “o tradicional colóquio que fazemos sempre ao sábado de manhã, sobre um tema que julgamos mais importante, já fizemos sobre a soberania alimentar, o ordenamento do território no nosso concelho”. Este ano foi sobre o montado, um colóquio que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Festas em honra de Nossa Senhora da Piedade em Odemira

Entre os dias 6 e 8 de setembro, a vila de Odemira vai ser palco para as Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de espetáculos e atividades culturais e religiosas que decorrerão na Capela de Nossa Senhora da Piedade e recinto de festas adjacente.

As celebrações de homenagem à padroeira têm início a 6 de setembro. Pelas 20.30 horas, haverá baile com os Irmãos Cabanas, seguido da atuação de Luso 7Luas Band, um projeto original do Festival Sete Sóis Sete Luas, agendado para as 21.30 horas, no recinto de festas. Os Irmãos Cabanas retomam a sua atuação a partir das 23.00 horas, para animar o público presente.

As festividades continuam no dia 7, pelas 20.30 horas, com baile com Mário Neves no recinto de festas, seguindo-se pelas 21h30 um concerto pelo grupo Ombligo, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas. Após o espetáculo terá lugar o já habitual festival pirotécnico, pelas 00.00 horas, seguido da continuação do baile com Mário Neves.

A 8 de setembro, dia que assinala o Feriado Municipal, pelas 10.00 horas terá lugar a Sessão Solene do Dia do Município, na Igreja da Misericórdia, na qual serão distinguidas várias individualidades e atribuídas Medalhas Municipais de Serviço Público. Segue-se uma visita guiada à ruína da antiga Ermida de N.ª Sr.ª da Piedade (monumento do século XVI) e uma almoço convívio aberto à população no recinto de festas. No âmbito das cerimónias religiosas, o ponto alto será a Procissão Solene, agendada para as 17.00 horas, antecedida pela missa solene às 16.00 horas.

Ainda no dia 8, o recinto de festas será palco para mais um espetáculo do Festival Sete Sóis Sete Luas, com Piccola Banda Ikona, agendado para as 19.30 horas. O grande destaque da noite será o concerto com os Resistência, que terá lugar no Jardim Ribeirinho de Odemira pelas 21.30 horas.

Durante os três dias de celebrações, haverá funzone e animação variada para miúdos e graúdos no recinto de festas, entre as 16.00 e as 22.00 horas.

A Comemoração em Honra de Nossa Senhora da Piedade é uma tradição antiga da vila de Odemira e a sua organização é da responsabilidade do Município de Odemira, da Junta de Freguesia de São Salvador e Santa Maria e da Paróquia de Odemira.

Mora inaugura duas exposições por ocasião da Expomora

Por ocasião da Expomora 2024 será inaugurada, no dia 6 de setembro a exposição “Fotografias do Nosso Concelho” de Joaquim Matos e, a exposição alusiva ao Concurso de Fotografias “As 12 Maravilhas do Concelho de Mora”, na Sala de Atividades do Museu Interativo do Megalitismo de Mora.

Na exposição da autoria de Joaquim Matos, natural de Brotas e residente em Mora, são várias as temáticas abordadas, como a presença do Presidente Jorge Sampaio na ExpoMora 2004, cerimónias religiosas, marchas populares, entre outras.

Em 2023, a Câmara Municipal de Mora promoveu o Concurso de Fotografia “As 12 Maravilhas do Concelho de Mora” tendo em vista a criação do calendário 2024, produzido anualmente pela entidade. Nesta exposição estão patentes as fotografias enviadas pelos participantes!

A inauguração da Exposição “Fotografias do Nosso Concelho” e a exposição alusiva ao Concurso de Fotografia “As 12 Maravilhas do Concelho de Mora” decorre às 21.30 horas na Sala de Atividades do Museu Interativo do Megalitismo, local onde vai ficar patente até dia 30 de setembro.

Feira da Luz/Expomor terminou ontem com um balanço muito positivo

Terminou ontem mais uma edição da Feira da Luz /Expomor, em Montemor-o-Novo, evento de enorme relevância cultural e social que assumiu o propósito de promover a atividade económica aos níveis local, regional e nacional.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo referiu à RNA que o “balanço é muito positivo, mais uma vez muitos milhares de visitantes vieram a Montemor-o-Novo, é bom não só para o evento, mas também para toda a economia local, a restauração e a hotelaria estão completamente preenchidas e é isso que pretendemos. Depois aqui dentro do espaço tando do lado da Câmara Municipal como do lado da APORMOR, os objetivos foram totalmente conseguidos”.

O autarca deixou ainda um agradecimento especial, a todos os funcionários da Câmara Municipal, que trabalharam afincadamente durante oito meses, para que este certame fosse uma realidade.

Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, fez também o balanço do que foi a Expomor deste ano, referindo que “foi extraordinário ouvir um júri espanhol que veio classificar os animais num concurso de ovinos dizer que a exposição de gado da APORMOR é impressionante”.

“É gratificante ouvir estas opiniões, inclusivamente a APORMOR é reconhecida por todas as espécies e raças como entidade que apoia as várias espécies e raças”, acrescentou.

“É uma grande satisfação o reconhecimento que temos pelo trabalho que a APORMOR tem feito ao longo destas décadas da sua existência”, rematou.

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS visitou a Feira da Luz/Expomor (c/fotos)

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS visitou a Feira da Luz/Expomor no seu último dia, onde foi recebido por Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e restante executivo.

Nesta visita o secretário -geral do PS referiu “eu não consigo ver o desenvolvimento do país sem que se aproveite toda a plenitude do nosso território, esse é o erro que nós cometemos durante várias décadas, a achar que só precisávamos de olhar para o Litoral do país para o desenvolvimento de Portugal. Isso é um erro tremendo e nós fomos vendo o interior sendo esquecido sucessivamente, não por nós, mas por vários governos e eu julgo que quem perde não é só o interior de Portugal, quem perdeu foi o país”.

“A região Alentejo é central na estratégia que o partido tem para o desenvolvimento do país e acho que Montemor-o-Novo está cá para mostrar isso, a mudança que aconteceu em Montemor-o-Novo foi muito importante”, acrescentou.

Nuno Melo líder do CDS-PP visitou a Feira da Luz/Expomor esta segunda-feira (c/fotos)

Nuno Melo, líder do CDS-PP e ministro da Defesa Nacional, esteve de visita esta segunda-feira, dia 2 de setembro à Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, onde foi recebido pelo presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas e António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Nesta visita referiu, que “não é a primeira vez que o CDS visita a Expomor e que têm a agricultura como um setor estratégico fundamental”.

Nuno Melo falou ainda do orçamento do estado salientando que “o partido Chega é mais parte do problema do que parte da solução”. Desejou que “os partidos políticos com sensatez saibam dar a Portugal aquilo que Portugal precisa neste momento, que é estabilidade”, acrescentou.

“Em relação ao Partido Socialista, o que nós desejamos é que a vontade de negociar seja genuína. Está nas mãos do PS, mostrar ao país que se quer comportar como um partido responsável, que quer essa paz e essa estabilidade que os portugueses desejam”, referiu.

Feira da bagageira em Vendas Novas intergrada nas Festas do Concelho

Está a chegar mais uma edição da Feira da Bagageira, desta vez integrada na programação das Festas do Concelho.

A iniciativa decorre dia 7 de setembro, entre as 09.00 horas e as 13.00 horas, no recinto das festas (Parada D. Pedro V) e tem participação gratuita, embora com lugares limitados.

Não perca a oportunidade de destralhar a casa e dar uma segunda vida a peças que já não tem uso para si.

Homem detido em Estremoz por ameaça agravada e posse de arma proibida

Um homem de 66 anos foi detido, pela GNR, na passada sexta-feira, 30 de agosto, por ameaça agravada e posse de arma proibida, no concelho de Estremoz.

Após a denúncia de que um condutor que circulava na Autoestrada n.º 6 (A6) “teria apontado uma arma de fogo ao condutor de outro veículo, foram de imediato encetadas diligências policiais no sentido de localizar e intercetar o suspeito”, faz saber o Comando Territorial de Évora da GNR em comunicado.

O veículo em causa “foi localizado perto da área de serviço de Estremoz, tendo sido possível verificar que o suspeito tinha na sua posse uma arma de fogo, diversas munições e várias armas brancas, motivo pelo qual foi detido”.

Na sequência das diligências, foi realizada um revista de segurança ao suspeito e uma busca sumária ao veículo, que permitiu apreender o seguinte material: um arma de fogo;  65 munições de salva; uma catana; e uma faca.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Estremoz.

Viana do Alentejo é palco do 21º Grande Prémio de Atletismo Sr.ª D’Aires

No próximo dia 15 de setembro, domingo, o Município de Viana do Alentejo em parceria com o Clube de Atletismo de Viana do Alentejo promove o 21º Grande Prémio de Atletismo Sr.ª D’Aires – Luís Filipe Branco, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.

Pelo nono ano, o Município homenageia Luís Filipe Martins Branco, fundador da Secção de Atletismo do Sporting Clube de Viana do Alentejo, através da qual organizou, a partir de 1982, o Grande Prémio de Atletismo Sr.ª D’Aires, e grande impulsionador do desenvolvimento do desporto no concelho.

O Grande Prémio, destinado a atletas federados e não federados, com corridas que abrangem diversos escalões, decorre junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 9h30. Os mais jovens competem em percursos delineados no recinto e os restantes escalões em percursos mais extensos. A corrida principal tem um percurso de 10 kms pela malha urbana da vila.

O evento possui 2 formas distintas de inscrição. Para as corridas jovens a inscrição é gratuita e deve ser efetuada diretamente na Associação de Atletismo de Évora (www.fpacompeticoes.pt / Tel. e Fax.: 266 708 425). Para a corrida principal, a inscrição que terá um custo de 8,00€ e contempla uma t-shirt técnica, deve ser efetuada através do site www.acorrer.pt, até dia 12 de setembro.

No mesmo dia decorre também a caminhada, cujas inscrições terminam dia 12 de setembro, e podem ser efetuadas no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo, e nas Bibliotecas, em Alcáçovas e em Aguiar.

A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, Associação de Atletismo de Évora, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e Alcáçovas Outdoor Trails.

Encerramento da Central Nuclear de Almaraz em destaque no Ambiente em FM

No próximo domingo, 8 de setembro, festeja-se o dia da Extremadura espanhola, desta vez, segundo a Quercus, com mais um motivo para celebrar, tendo em conta o anúncio de encerramento da Central Nuclear de Almaraz, na província de Cáceres, junto ao Tejo, a cerca de cem quilómetros da fronteira com Portugal.

A Central de Almaraz, segundo a associação ambientalista, continua “a revelar-se um potencial perigo, em especial para toda a região transfronteiriça, dado que já ultrapassou o seu período normal de funcionamento e, não obstante, viu prolongado em 2010 o seu funcionamento por dez anos e, a seguir, por mais oito”.

A Quercus vem a lutar há muitos anos, com o Movimento Ibérico Antinuclear, pelo encerramento desta central, sendo que se chegou a verificar a contaminação radioativa dos sedimentos do rio Tejo, em Portugal, provenientes de Almaraz.

A cessação da exploração da Unidade I de Almaraz está prevista para novembro de 2027 e a da Unidade II para outubro de 2028.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Câmara Municipal de Mora criou o Programa “Jovem Autarca”

A Câmara Municipal de Mora criou o Programa “Jovem Autarca” amplamente implementado em diversas autarquias do país.

“O Programa associa a educação para a cidadania e pretende capacitar os jovens ao nível das competências de comunicação, relações interpessoais, tomada de decisão, negociação e liderança. Através do Programa, o “Jovem Autarca” assume uma participação ativa nas decisões políticas do concelho de Mora, desempenha igualmente o papel de porta-voz dos jovens e é corresponsável pela gestão de um orçamento para concretização dos projetos que idealiza”, como referiu Paula Chuço, presidente da câmara Municipal de Mora.

Este programa vai ter a durabilidade de dois anos. O executivo municipal entende que o presente projeto poderá revelarar-se bastante importante, porque permitirá potenciar comportamentos de cidadania ativa, de valorização das opiniões dos jovens e das suas perspetivas para o futuro.

Espaço artesanato na Feira da Luz dinamizado pela “Ciranda” (c/fotos)

O Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda na Feira da Luz, tem promovido ao longo destes seis dias de feira  atividades diversas e uma programação que inclui oficinas de artesanato e a habitual mostra de atividades artesanais dos vários sócios da associação.

Hoje, segunda-feira, dia 2 de setembro pelas 16.30 horas, A Ciranda promove uma oficina de construção de talegos com Ermelinda Abelha e pelas 18 horas uma oficina de iniciação ao crochet com Cristina Parreira.

 

Trabalhos de conservação e beneficiação na escola de S. Mamede em Évora

O edifício da Escola Básica de S. Mamede em Évora, por ser antigo, precisa de atenção permanente para a necessidade de trabalhos de conservação, de forma a manter a respetiva funcionalidade, conforto e segurança.

Desta vez, aproveitando a pausa escolar, os trabalhos incidiram na renovação da sala da Biblioteca, com picagem das paredes, colocação de argamassa e pintura interior, incluindo portas. Foi ainda aplicado lambrim de PVC na parede que confina com a via pública, e foi substituída a segunda porta em vidro da entrada principal.

No seu conjunto, estes trabalhos corresponderam a um investimento total superior a 8.500 euros.

Alandroal com novo pavilhão gimnodesportivo no arranque do ano letivo

O novo e tão aguardado pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, no Alandroal, vai passar a ser utilizado, já a partir deste novo ano letivo, não só pelos alunos, mas também pela própria comunidade.

Depois de inaugurado o novo bloco dedicado ao ensino pré-escolar, ainda antes do verão, lembra o presidente da Câmara, João Grilo, o município tem vindo a procurar concluir o projeto deste estabelecimento escolar, que resulta de um “investimento superior a três milhões de euros”.

“Contamos inaugurar o pavilhão na altura do arranque do ano letivo, depois de mais de dez anos sem que as crianças tivessem a possibilidade de fazer a prática desportiva em pavilhão”, adianta o autarca.

João Grilo fala numa “excelente notícia” para a população de Alandroal, “numa altura em que já se tinha abandonado a ideia de fazer um novo pavilhão”. “Quando só se pensava em dar alguns retoques no antigo, que estava em péssimo estado, nós voltámos a assumir o compromisso de demolir definitivamente o pavilhão anterior e construir um pavilhão de raiz, adaptado às exigências dos dias de hoje”, assegura.

“Mais um dos grandes compromissos que fica concluído e é uma grande satisfação colocá-lo ao dispor da população, agora no início do ano letivo”, remata João Grilo.

Universidade de Évora firma protocolo com A.R.T.M.O.Z.

A Universidade de Évora (UÉ) oficializa, no dia 9 de setembro, um protocolo de colaboração com a A.R.T.M.O.Z. – Associação Cultural, sediada em Estremoz.

Este protocolo marca um passo significativo na organização e divulgação da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE), cuja primeira edição decorreu em março de 2023, em Estremoz. A BIALE, já apresentada oficialmente durante as comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, é uma iniciativa que visa trazer ao Alentejo as mais relevantes expressões da arte contemporânea, tanto nacionais quanto internacionais. Sob a certificação da A.R.T.M.O.Z., o evento destaca-se pela promoção da diversidade de modelos e técnicas de expressão artística.

Além da organização do evento, o acordo firmado prevê a participação ativa dos estudantes da Universidade de Évora nas atividades da Bienal, especialmente através da BIALE Jovem. Nesta vertente, os estudantes poderão apresentar trabalhos artísticos desenvolvidos em cursos de Artes Plásticas, como Pintura, Escultura, Desenho, Fotografia e Cerâmica. A Universidade de Évora também terá um papel importante na seleção do júri que avaliará as obras expostas no Concurso BIALE.

A BIALE pretende afirmar-se como uma plataforma dinâmica de expressão artística, incentivando a produção cultural local e estabelecendo conexões com as tendências artísticas globais. Este protocolo simboliza um avanço significativo para a valorização cultural do Alentejo, contribuindo para o enriquecimento do cenário artístico da região e promovendo um diálogo frutífero entre as diversas formas de arte e seus apreciadores.

José Manuel Santos confiante que 2024 será “um bom ano turístico” no Alentejo

2024 tem sido um ano “desafiante e exigente” para o setor do turismo, na região Alentejo.

Com perspetivas de continuação de um bom verão, apesar de “uma competição grande entre destinos nacionais e internacionais” e de um “abrandamento na procura em algumas zonas da região”, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, assegura que 2024 tem sido “um ano turístico razoável”.

“Estamos confiantes que vamos ter um bom ano turístico. Há algum abrandamento na procura, nalguns destinos e unidades, mas o português está muito sensível ao ‘last minute’ e ao impulso do preço, pelo que confio que vamos recuperar até final do verão e que vamos ter um bom ano turístico”, adianta o responsável.

Lembrando a “grande competição de destinos internacionais, com preços mais baratos”, José Manuel Santos assegura que é necessário “afirmar, cada vez mais, o Alentejo como um destino de qualidade”, capaz de atrair “segmentos de mercado com bom poder aquisitivo, que gostam de estar na região, que gostam dos nossos eventos e que podem ajudar a ter uma boa ocupação, durante o verão e todo o ano, na nossa hotelaria”.

Centro de convívio da Malagueira em Évora em remodelação

O edifício do Centro de Convívio da Malagueira em Évora está a beneficiar de uma remodelação profunda com substituição integral da cobertura e tetos.

O estado de degradação em que se encontrava a cobertura do edifício, construção antiga com telhas que já não garantiam a impermeabilização necessária, determinou a necessidade de substituição completa, com demolição da totalidade da cobertura existente e instalação de novo revestimento em telha de canudo, de forma a sanar por completo as infiltrações da água da chuva.

Os trabalhos incluem ainda a demolição parcial dos forros dos compartimentos interiores, com posterior colocação de nova cobertura sobre a estrutura existente e execução de novos forros com pintura no interior. Será privilegiada a manutenção de um método construtivo tradicional, atualmente pouco utilizado, composto por madeira e ladrilho cerâmico de barro natural, sendo substituídos todos os tetos com varas e forro de madeira que se encontravam muito deteriorados, por novos elementos de madeira, e mantidos os forros tradicionais em ladrilho cerâmico de barro natural, ocorrendo neste caso a substituição apenas pontual dos ladrilhos mais danificados.

Com duração prevista de 120 dias e um investimento que rondará 73.500 euros mais IVA, espera-se que antes do Natal o edifício esteja renovado, voltando a ter o conforto ideal para ser usufruído pela comunidade.

Expomor em Montemor-o-Novo conta com mais de mil animais em exposição (c/fotos)

No âmbito da Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, está a decorrer a Expomor, no Parque de Leilões de Gado da APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, entidade organizadora desta exposição que conta com mais de mil animais.

O programa da feira inclui dez concursos das principais raças de bovinos, ovinos e suínos, bem como três leilões de bovinos, debates, colóquios, música e muita animação.

Nesta exposição de gado estão presentes produtores de diferentes pontos do país, em especial de bovinos, ovinos, caprinos, suínos ou equinos, mas também outras espécies, como burros.