Este ano a Montemor é Praça Cheia tem a honra de celebrar um marco histórico na tauromaquia: os 85 anos do Grupo de Forcados Amadores de Montemor. Fundado em 1939, este grupo lendário representa a coragem, a tradição e o espírito da terra.
Amanhã, domingo, dia 1 de setembro, pelas 18.00 horas, os forcados de Montemor estarão de volta à sua terra, prontos para pegar os seis toiros São Torcato, com a determinação e a paixão que sempre os distinguiram, lidados pelos cavaleiros Francisco Palha, Miguel Moura e António Ribeiro Telles (filho).
Paulo Vacas de Carvalho, da empresa “Montemor é Praça Cheia”, referiu à RNA, que “como todos os anos tento que da minha parte o espetáculo resulte. A nível de toureiros escolhi os quem têm estado melhor nesta época, tanto o Francisco Palha como o Miguel Moura como o António Ribeiro Telles têm feito uma época extraordinária, os toiros são da ganadaria montemorense São Torcato, uma ganadaria que já provou ser brava e com certeza que vai dar um bom espetáculo para todos os aficionados, os Forcados teriam de ser os de Montemor. A corrida como é normal é abrilhantada pela Banda da Carlista”.
O forcado Francisco Borges, vai viver neste domingo um dia muito marcante como o próprio adiantou à RNA, “este dia é tão importante para o grupo de Montemor e este ano para mim em particular, porque comemoramos 85 anos de história, 85 anos como embaixadores da cidade de Montemor ao longo do país e todo o mundo. Para mim porque ao fim de 18 épocas este será o meu último dia como forcado ativo do grupo. Desde criança que sonhei ser forcado do grupo de Montemor e desde os 14 anos que o sou, por isso tem naturalmente para mim um valor sentimental muito especial é um dia muito difícil mas que faz parte”.
Recordamos que amanhã, dia 1 de setembro, pelas 18.00 horas, tem lugar a já habitual corrida de toiros por ocasião da Feira da Luz/Expomor.