XII Mostra Internacional de Folclores de Montemor-o-Novo teve início hoje

A 12.ª edição da MIF – Mostra Internacional de Folclore de Montemor-o-Novo teve início na manhã de 7 de agosto, no Largo dos Paços do Concelho, com a realização de uma cerimónia de abertura marcada pela dança e pelas cores trazidas até Montemor-o-Novo pelos diferentes grupos presentes no evento.

A abertura da MIF iniciou-se com o Hastear das Bandeiras, sendo hasteadas a bandeira de Portugal, bem como a do Município de Montemor-o-Novo. Seguiu-se atuação do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, organizador da Mostra. Procedeu-se depois ao hastear das bandeiras de cada um dos três outros países representados nesta edição da MIF, uma a uma, intervalada pela atuação do respetivo grupo. Primeiro, assistiu-se à performance do grupo GURU – The Arts Hub, da Índia; em seguida, atuou o Grupo de Danza Folklorica Yolihuani, do México (já repetente na MIF após presença em 2017); finalmente, deu-se a atuação da Masurian Dance and Song Ensemble EŁK, da Polónia.

Seguiram-se as intervenções, iniciadas por António Coelho, em representação do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo. Depois foi a vez de António Danado, Presidente da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras. Finalmente, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, encerrou a cerimónia aberta, deixando elogios à organização da MIF, destacando o seu esforço em prol da realização de um evento tão importante para o concelho.

Posteriormente, os grupos participantes foram recebidos no Salão Nobre pelo Presidente da Câmara e pelos Vereadores Henrique Lopes e António Pinto Xavier. Foram trocadas lembranças entre os grupos e o Município e expressados votos, antevendo mais uma fantástica edição da MIF que, até ao dia 11 de agosto, vai agitar o concelho. Durante cinco dias, o mundo está no Alentejo e em Montemor-o-Novo.