Na passada sexta-feira, dia 19, Montemor-o-Novo recebeu o programa da RTP1 “Em Casa D’Amália”, para uma gravação ao vivo em frente ao Cineteatro Curvo Semedo.
Conduzido por José Gonçalez, a gravação contou com a participação de vários fadistas montemorenses: Gonçalo Salgueiro, Margarida Guerreiro e Ana Catarina Grilo, bem como o guitarrista Manuel Vaz da Silva.
Os montemorenses José Tivo Salgueiro, Joaquim Grilo e João Paulo Marques, presentes na assistência, também subiram a palco para cantar.
Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, mostrou-se aos microfones da RNA, muito satisfeito com esta noite de fados que mostra Montemor ao mundo.
“Foi com grande orgulho que Montemor recebeu este programa, sentimo-nos realmente em casa porque foi o único programa gravado até hoje em que todos os fadistas eram da terra. Tivemos a honra de ter cá o Gonçalo Salgueiro, Margarida Guerreiro, Ana Catarina Grilo, até o guitarrista Manuel Vaz da Silva também é de Montemor e depois tivemos o fadista Ricardo Ribeiro que esolheu Cabrela para viver, escolheu o concelho de Montemor-o-Novo para viver com a sua família”, referiu o autarca.
“A casa estava cheia ou seja todo o largo do Cineteatro Curvo Semedo com uma moldura humana impressionante, e depois tivemos também familiares dos fadistas em palco, o pai do Gonçalo Salgueiro, o José Tivo foi cantar, o Joaquim Grilo, pai da Ana Catarina Grilo foi cantar, tivemos também o orgulho de ter o cabrelense João Paulo também a cantar connosco, foi uma noite muito bonita”, acrescentou Olímpio Galvão.
“Este programa concília a arte do fado com o património histórico, temos várias imagens durante o espetáculo captadas por drone que vai passar a imagem do que é Montemor-o-Novo, que é uma terra muito bonita, com um vasto património histórico e mais de um milhão de pessoas vai ver e vai ter vontade de visitar Montemor-o-Novo, de passear por cá e isso é muito importante para nós”, rematou.
O programa “Em Casa D’Amália”, gravado em Montemor-o-Novo com fadistas locais vai para o “ar” em horário nobre no próximo dia 3 de agosto.