Coro Polifónico “Eborae Musica” abre XXV Ciclo de Concertos

No passado, dia 3 de Julho, pelas 21.30 horas, nos claustros do Convento dos Remédios, em Évora, deu-se inicio ao XXV Ciclo de Concertos “ Música e outras artes nos Claustros, aberto pelo Coro Polifónico “Eborae Musica”.

O Coro contou com a direção de Emanuel Vieira e Tiago Mileu, como pianista acompanhador.

Durante a noite, pôde-se escutar Earth song – Frank Tchelli , Fermoso Tejo Meu – Jorge Croner de Vasconcellos,  Waldesnacht – Brahms, Good Night, Dear Heart – Dan Forrest, Six Chansons  – La Biche, VI Verger – Paul Hindemith,  Ave Maria – Rui Paulo Teixeira, entre outras peças.

Este ciclo de concertos continua durante todo o mês de Julho, sempre pelas 21.30 horas, no Convento dos Remédios.

Próximos Concertos são dia 12 ,um concerto pelo Sexteto de Trompetes de Lisboa, no dia 13 um recital de violino e guitarra e no dia 14 um concerto de Canto, Piano e Videomapper.

Exposição «Carlos Gil – Um Fotógrafo na Revolução» inaugurada amanhã em Grândola

No ano em que se assinalam os 50 Anos do 25 de Abril, a Editorial Caminho faz regressar às livrarias Carlos Gil – Um Fotógrafo na Revolução, o álbum fotográfico sobre o 25 de Abril e os primeiros anos da Revolução dos Cravos, editado originalmente em 2004, e reeditado agora com design renovado e com um novo capítulo.

Em mais uma iniciativa para celebrar Abril, a obra – com coordenação de Daniel Cortesão Gil e textos de Adelino Gomes – será apresentada na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola amanhã,  sexta-feira, 12 de julho, às 18.00 horas. Conduzida por Daniel Cortesão Gil, a apresentação contará com a presença dos convidados Adelino Gomes, Carlos Beato e Zeferino Coelho.

Na mesma sessão, será inaugurada a exposição Carlos Gil – Um Fotógrafo na Revolução, com curadoria de Daniel Cortesão Gil. Percorrendo 50 imagens do fotojornalista Carlos Gil, um dos mais relevantes fotógrafos de Abril, a mostra pretende representar, de forma transversal, uma época histórica de revoluções sociais, artísticas e políticas.

Espaço Europa: se vai de férias pela Europa, conheça primeiro os seus direitos

Qualquer cidadão europeu tem vários direitos, quando vai de férias pela Europa. Na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, dá a conhecer alguns desses direitos, começando, desde logo, pelo Cartão Europeu de Seguro de Saúde.

Este cartão permite obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica que a pessoa necessitar, durante a sua estadia temporária, em qualquer um dos 27 Estados-Membros da União Europeia, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido.

Os portadores deste cartão gratuito, que deve ser solicitado na Segurança Social, terão acesso aos cuidados de saúde nos mesmos moldes que os beneficiários do sistema de Segurança Social do país onde se encontram.

Os direitos abrangem também viagens de avião, barco, comboio ou autocarro, em termos de atrasos, recusas de embarque e perdas de bagagem, por exemplo.

Saiba mais sobre o assunto aqui e através do programa “Espaço Europa” desta semana:

Borba aposta no autocaravanismo com área de serviço com todas as condições

Borba conta, desde o mês passado, com uma Área de Serviço para Autocaravanas (ASA). Trata-se de uma obra executada com financiamento do Turismo de Portugal, através de uma candidatura à linha de apoio à Valorização Turística do Interior, num montante global de 142 mil euros.

Logo no dia da abertura, como revela a vereadora Sofia Dias, vários caravanistas tiveram a oportunidade de usufruir do espaço e valências que a infraestrutura oferece, partilhando o que pensam sobre esta nova resposta do concelho. “Não temos tido muita procura, até porque também não tínhamos esta resposta, mas acreditamos que vamos passar a ter mais contacto com estas pessoas, que dedicam grande parte do seu tempo a percorrer o país”, adianta.

Esta ASA, “muito apreciada”, garante Sofia Dias, disponibiliza 12 lugares, com corrente elétrica, água, balneários e espaço para merendas. “Estas pessoas, o que procuram, quando estacionam as suas autocaravanas, é um sítio confortável e cómodo e foi nisso que nós pensámos. Temos esta zona coberta para as pessoas fazerem as suas refeições, com as instalações sanitárias e os balneários com água quente, o que é uma novidade face a muitas outras áreas de serviço do país”, remata a vereadora.

A ASA situa-se junto ao Parque Desportivo de Borba, a menos de cinco minutos a pé do centro da cidade.

Juventude Morense Andebol Clube participou em evento nacional da modalidade

O Juventude Morense AC reativou as suas atividades relacionadas com o desenvolvimento da modalidade de Andebol, em Janeiro deste ano. A sua proatividade levou-os a assumir o desafio de participar no Encontro Nacional de Minis e Bambis, que aconteceu de 4 a 7 de julho em quatro localidades do distrito da Guarda, em simultâneo (Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel). Este evento contou com a participação de cerca de 1.000 crianças, de norte a sul do país.

Este encontro é o maior evento da modalidade a nível nacional para  estes escalões.

O Juventude Morense AC foi um dos muitos clubes em competição (cerca de 40 clubes). Este Encontro Nacional de Minis e Bambis, que não é nada mais, nada menos do que uma festa de Andebol para as camadas mais jovens, que dão agora os primeiros passos na modalidade e que serão no futuro os jogadores da seleção nacional. Durante os quatro dias de competição/festa, os mais pequenos disputaram mais de 220 jogos, distribuídos pelos 9 pavilhões das quatro localidades organizadoras.

Esta competição é uma das primeiras etapas para a evolução das crianças ao nível de conhecimento da modalidade, mas também para a aquisição de outras valências de cariz social e humanitário tão necessários para a sociedade atual. O andebol tem essa preocupação.

Este evento foi organizado pela Federação de Andebol de Portugal em parceria com os Municípios de Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo  Rodrigo e Mêda e a Associação de Andebol da Guarda, ficará guardado para sempre na memória dos participantes, contribuindo também para que no futuro sejam crianças mais felizes.

GNR de Évora registou acidente de trabalho em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 10 de julho, quatro acidentes de viação, sendo uma colisão, um despiste e dois atropelamentos dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.

Em Montemor-o-Novo registou-se um acidente de trabalho, tendo resultado um ferido leve.

No âmbito da criminalidade foram registadas quatro ocorrências: um crime contra as pessoas, um crime contra o património e dois crime contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 36 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação polícial e duas relativas à legislação ambiental.

Voucher de Apoio à Família em vigor até sexta-feira em Montemor-o-Novo

Até dia 12 de julho utilize o Voucher de Apoio à Família nos estabelecimentos aderentes que se encontram devidamente identificados e cuja listagem se encontra disponível na página internet do Município de Montemor-o-Novo.

Esta iniciativa, integrada no Protocolo Local 2024, dinamizado pela Câmara Municipal, Juntas de Freguesia do Concelho e Associação Comercial do Distrito de Évora, com um investimento Municipal estimado de 17880€ e tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional, mitigando de alguma forma os impactos negativos que a situação económica tem causado neste setor, e ao mesmo tempo apoiar as famílias.

Compre no Comércio Tradicional, fortalecendo o desenvolvimento económico do concelho e mantendo vivas as ruas da cidade.