No “Espaço APORMOR” de hoje vamos saber como surgiu esta associação

No “Espaço APORMOR” de hoje vamos saber que associação é esta.

Joaquim Capoulas, presidente  da direção da APORMOR, referiu á RNA, “a APORMOR começou por ser uma associação só de produtores de ovinos, aproveitando a entrada denominada Comunidade Económica Europeia, a antiga CEE, um período de grande entusiasmo em que os ovinos era a espécie pecuária que tinha ajudas de imediato”.

“Os bovinos eram praticamente animais de trabalho até ao começo da mecanização agrícola e eram os ovinos que produziam lã, leite e carne também e era um animal mais leve, não era tão grande e tão predador da regeneração natural do nosso montado e foi essa espécie que foi ajudada na altura”, acrescenta Joaquim Capoulas.

“Aproveitando esta dinâmica houve um conjunto de produtores de ovinos de Montemor que se juntaram para fazer a associação com o nosso entusiasta Feliciano Reis e foi ele que dinamizou esta organização que levou à concretização da APORMOR no dia 11 de julho de 1990”, sublinhou.

Atualmente a APORMOR representa uma estrutura essencial na fileira dos bovinos, ovinos e caprinos em termos nacionais, uma vez que a Associação se tornou num pólo importante de encontro de vendedores e compradores de gado vivo abrangendo uma vasta área de produtores desde Elvas, Coruche, Castro Verde e Moura, como exemplo, muito para além da área alvo no início da sua atividade.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo: