Programa de ocupação temporária de jovens de Vendas Novas já arrancou

O Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha e a Vice-Presidente Susana Gonçalves, deram ontem as boas-vindas aos participantes do Programa de Ocupação Temporária de Jovens, num pequeno acolhimento que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Os 13 jovens estão a prestar funções nos serviços de cultura, educação, ação social e desporto e prestarão apoio também na área da manutenção. Cada participante receberá uma bolsa de 165 euros atribuída pelo Município.

O POTJ irá proporcionar, num total e até setembro, a 29 jovens do Concelho, entre os 18 e os 25 anos, a ocupação saudável dos seus tempos livres através de atividades que promovam o contacto com a vida profissional, em muitos dos casos, um primeiro contacto, contribuindo para o desenvolvimento de competências enquanto indivíduos e cidadãos ativos.

Ao mesmo tempo, poderão ter uma maior consciência ativa do funcionalismo público e do papel das autarquias locais no apoio à sociedade civil.

Festival Jovem a partir de 11 de julho em Viana do Alentejo

Plutonio, Vado, Bija Estica e Dadda são alguns dos nomes da 12º edição do Abana Viana Festival Jovem 2024, que começa já no próximo dia 11 de julho, quinta- feira, na Quinta da Joana, em Viana do Alentejo, onde a música aliada ao campismo, promete “abanar” as noites.

Pelo palco do festival que decorre até dia 14 de julho no Parque Municipal da Quinta da Joana, no Sound Spot, passam nomes como Plutonio, Vado, Drew e Versatilles, CDC Records. Pelo Sound Spot After Hours passam Dadda, Dj Vmax, Buja Estica e Dj Lorenzo.

No primeiro dia do festival que abre às 14.00 horas para o campismo, sobem ao palco, a partir das 22.00 horas, os Dj’s Mira e Forlan.

Para dia 12 estão anunciados CDC RECORDS a partir das 22.30 horas, e VADO, pelas 00h00, seguido, no After Hours Sound Spot, a partir das 2.00 horas, da atuação de Buja Estica e Dj Lorenzo.

O terceiro dia do festival, dia 13, fica marcado pelo espetáculo de Drew e Versatilles, às 22.30 horas, e Plutonio, às 00.00 horas, e no After Hours Sound Spot, a partir das 2.00 horas, Dadda e Dj Vmax.

Em termos desportivos, para as Piscinas Municipais, está agendado para dia 12 Futvolei, às 17.00 horas, e para dia 13, Taqball, também às 17.00 horas.

O festival que pretende ser um ponto de encontro para os jovens, oferece um espaço agradável onde o campismo com acesso gratuito às piscinas municipais, é motivo de atração em cada edição. O passe para o campismo tem um valor de 9,00€, tendo os portadores de cartão jovem um desconto (5,40€).

De salientar que o festival é promovido pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, do Grupo Associativo de Jovens de Aguiar e do Grupo Recreativo Associativo de Viana do Alentejo.

Embaixador Edgar Matias vence pela primeira vez a Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia

No passado domingo, dia  7 de julho, as praias do Concelho de Grândola foram palco da 19.ª edição da Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia (43km) e da 10.ª edição da Corrida Atlântica Comporta-Tróia (15km), onde o embaixador da prova, Edgar Matias, natural de Melides, conquistou pela primeira vez a vitória na Ultra Maratona Atlântica.

Edgar Matias, que representa o Grupo Desportivo Recreativo São Francisco da Serra, acrescentou este título aos cinco títulos europeus conquistados no início do ano nos Europeus de Veteranos. Com um tempo de 03:05:35, o atleta superou o segundo classificado, Daniel Martins, do Clube Desportivo Areias de São João, que completou a prova em 03:20:05, uma diferença de 15 minutos para o primeiro classificado. Patrícia Serafim Marques, também do Clube Desportivo Areias de São João, conquistou o terceiro lugar na classificação geral e foi a primeira atleta feminina a cortar a meta, com um tempo de 03:22:02. Esta vitória marca a 10.ª edição em que Patrícia Serafim vence o primeiro lugar da classificação geral feminina.

Ainda no setor feminino da Ultra Maratona Atlântica, Laura Grilo, do Clube Praças da Armada, ficou em segundo lugar com um tempo de 03:43:26, repetindo a posição do ano anterior. Sheila Azevedo fechou o pódio feminino com um tempo de 04:03:41, melhorando o seu desempenho comparativamente ao ano passado.

No que se refere aos resultados da Corrida Atlântica Comporta-Tróia (15km), Bruno Santos, do Grupo Recreativo Desportivo da Reboleira, sagrou-se vencedor da 10.ª edição da Corrida Atlântica Comporta-Tróia, com um tempo de 00:53:18. Bruno Paixão, vencedor das quatro edições anteriores e atleta do Beja Atlético Clube, ficou em segundo lugar com um tempo de 00:53:35, após se lesionar durante a corrida. Cláudio Rodrigues, do Clube Desportivo Areias de São João, completou o pódio masculino com um tempo de 00:54:50.

No setor feminino, Kcénia Bougrova, da Run Tejo – Prevent Sprain, venceu pelo quarto ano consecutivo com um tempo de 01:05:52. Ana Margarida Lourenço chegou em segundo lugar com um tempo de 01:08:41, melhorando a sua posição relativamente ao ano anterior. Paula Ramalho, a representar a Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz, fechou o pódio feminino com 01:10:13.

A Vereadora da Câmara Municipal de Grândola, com o Pelouro do Desporto, Carina Batista, destacou o sucesso desta edição, sublinhando que “o balanço é muito positivo, tivemos um dia fantástico, com condições climáticas ideais para quem precisou de despender muito esforço, portanto, acho que estamos todos de parabéns. A ideia é superar sempre os números do ano anterior e no próximo ano temos a 20.ª edição da prova, estando a preparar algumas surpresas, portanto, esperamos que se juntem a nós mais uma vez. Quero agradecer em primeiro lugar aos patrocinadores, que são sempre importantes, a todos os voluntários que responderam positivamente ao convite e a todos os técnicos do município. Acho que fizemos um excelente trabalho e estamos todos de parabéns”.

A Ultra Maratona Atlântica é uma prova de superação onde os atletas desafiam os limites do corpo e da mente, tornando-se cada um deles numa fonte de importantes lições de vida. Este ano, o evento contou com mais de 500 inscritos na Corrida Atlântica, estabelecendo um recorde absoluto, e mais de 200 participantes na Ultra Maratona Atlântica. O público presente nas praias do Concelho de Grândola incentivou os atletas ao longo do percurso, que culminou num dia memorável e de emoções fortes para os participantes, familiares e espetadores.

Grupo desportivo de Pavia arrecada títulos nacionais e regionais

O passado fim-de-semana foi de exímias conquistas para o Grupo Desportivo de Pavia (GDP). No sábado, em Vendas Novas sagrou-se vice-campeão na equipa de juniores e na equipa de absolutos, nos Campeonatos regionais.

No domingo, Martim Prates representou o GDP no Campeonato Nacional de Sub-18 em Beja, onde saiu vencedor na prova de 800 metros e com o título de campeão nacional. Voltando, desta forma, a reunir os mínimos de partição para a possível seleção para os campeonatos europeus de sub-18.

Açude do Gameiro recebe 10ª edição de águas abertas

No dia 7 de julho, o Parque Ecológico do Gameiro recebeu mais uma edição da Prova de Águas Abertas “Fluviário de Mora”. Esta iniciativa desportiva contou com a participação de mais de 200 atletas, federados e não federados, distribuídos pelas provas de promoção de 400 metros, 1500 metros e estafetas de 4×300 metros. Para além dos atletas que realizaram provas em nome individual, estiveram representadas neste evento 40 equipas.

Envolvidos na organização estiveram o Município de Mora, através da Escola Municipal de Natação, a Associação de Natação do Alentejo, o Fluviário de Mora, os Bombeiros Voluntários de Mora e a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção.

Este foi um ano marcante, a Escola de Natação da Câmara Municipal de Mora destacou-se com resultados excecionais. A equipa, composta por 17 atletas, conquistou um feito histórico ao vencer duas das cinco provas disputadas, algo inédito.

Esse resultado demonstra o talento e dedicação dos atletas, além da qualidade do trabalho realizado pela equipa técnica. A conquista é um motivo de grande orgulho para toda a comunidade de Mora, que acompanha com entusiasmo as conquistas da Escola de Natação.

A Prova de Águas Abertas “Fluviário de Mora” promove o desenvolvimento desportivo do Concelho de Mora e da modalidade especificamente, contribuindo para o desenvolvimento turístico local.

“Retratos Entre 4 Mãos” no Abrigo dos Velhos Trabalhadores em Montemo-o-Novo

Esta terça-feira, 9 de julho, o Abrigo dos Velhos Trabalhadores, em Montemor-o-Novo, recebeu a iniciativa “Retratos Entre 4 Mãos”, uma oficina intergeracional com idosos e crianças, no âmbito do Programa Férias de Verão 2024, promovido pelo Município de Montemor-o-Novo, e em parceria com Rede de Ação Social, CASE e Instituições de 3.ª idade.

Esta iniciativa da Oficina da Criança está a percorrer as freguesias do concelho, com paragem às terças-feiras, nas instituições da terceira idade. A segunda iniciativa destes fabulosos ‘Retratos Entre 4 Mãos’, que aconteceu no Abrigo, proporcionou uma manhã de trabalho conjunto, entre crianças e idosos, que fizeram os retratos dos seus parceiros. Mais que os próprios retratos, ficam sorrisos e olhares que se cruzam, em momentos de afeto, que quebram rotinas.

Recordamos que a iniciativa “Retratos Entre 4 Mãos” continuará em viagem pelos lares e instituições à terça-feira até dia 20 de agosto. As crianças (6-14 anos) que queiram participar, devem inscrever-se presencialmente, na Oficina da Criança ou em ocrianca@cm-montemornovo.pt

No “Espaço APORMOR” de hoje vamos saber como surgiu esta associação

No “Espaço APORMOR” de hoje vamos saber que associação é esta.

Joaquim Capoulas, presidente  da direção da APORMOR, referiu á RNA, “a APORMOR começou por ser uma associação só de produtores de ovinos, aproveitando a entrada denominada Comunidade Económica Europeia, a antiga CEE, um período de grande entusiasmo em que os ovinos era a espécie pecuária que tinha ajudas de imediato”.

“Os bovinos eram praticamente animais de trabalho até ao começo da mecanização agrícola e eram os ovinos que produziam lã, leite e carne também e era um animal mais leve, não era tão grande e tão predador da regeneração natural do nosso montado e foi essa espécie que foi ajudada na altura”, acrescenta Joaquim Capoulas.

“Aproveitando esta dinâmica houve um conjunto de produtores de ovinos de Montemor que se juntaram para fazer a associação com o nosso entusiasta Feliciano Reis e foi ele que dinamizou esta organização que levou à concretização da APORMOR no dia 11 de julho de 1990”, sublinhou.

Atualmente a APORMOR representa uma estrutura essencial na fileira dos bovinos, ovinos e caprinos em termos nacionais, uma vez que a Associação se tornou num pólo importante de encontro de vendedores e compradores de gado vivo abrangendo uma vasta área de produtores desde Elvas, Coruche, Castro Verde e Moura, como exemplo, muito para além da área alvo no início da sua atividade.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Com financiamento do PRR, Veiros e Evoramonte vão ter novas extensões de saúde

Num investimento global superior a meio milhão de euros, a Câmara Municipal de Estremoz abriu, recentemente, um concurso público para a construção de novas extensões de saúde, em Veiros e Evoramonte.

Recordando a transferências de competências, na área da saúde, do Governo para a autarquia, em 2022, a vice-presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira (na foto, ao lado do presidente José Daniel Sádio), explica que as obras a realizar resultam de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Nós recebemos a transferência de competências em maio de 2022 e tudo quanto é extensões de saúde, o centro de saúde, passou para a responsabilidade do município. Nessa altura, identificou-se um conjunto de espaços que estavam a precisar de reabilitação, entre eles as extensões de saúde de Veiros e Evoramonte, que estavam e estão num estado que já não oferece as melhores condições para os utentes”, adianta a autarca.

A Câmara Municipal de Estremoz “veio aqui a substituir a Administração Regional de Saúde, e fez o projeto e a candidatura, que foi aceite” e, neste momento, já foi lançada a empreitada para a construção das duas extensões de saúde. Sónia Caldeira aponta para “final deste ano” ou, no máximo, para o início de 2025, a conclusão das obras.

Embora “simples”, uma vez tratarem-se de construções modulares, estas novas infraestruturas, garante a vice-presidente, irão dar “ótimas condições” aos utentes destas duas freguesias de Estremoz, “para os acolher, quer para consultas médicas, quer para sala de tratamentos”. “É uma mais-valia e uma resposta, na área da saúde, junto das populações de Evoramonte e de Veiros”, remata a autarca.

GNR de Évora registou quatro acidente de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 09 de julho, quatro acidentes de viação, sendo três colisões e um atropelamento de animal dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências: dois crimes contra as pessoas, nove crimes contra o património e um crime contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 37 infrações relativas à legislação rodoviária e sete relativas à legislação ambiental.

O projeto “Idosos em Movimento” em Montemor-o-Novo

O projeto “Idosos em Movimento” vai continuar durante todo o ano de 2024 em Montemor-o-Novo.

A iniciativa é um protocolo assinado entre a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras juntamente com o Hospital de São João de Deus.

O objetivo é promover sessões de movimento para pessoas idosas e é desenvolvida em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo, conforme adiantou à RNA, André Banha, Vogal da União de Freguesias. “Às segundas-feiras no centro cultural de Silveiras e Reguengo, às quartas na ARPI das Fazendas do Cortiço e no centro cultural de S. Geraldo e à sexta-feira na ARPI de Montemor-o-Novo”.

Além do bem estar físico e psicológico a atividade “Idosos em Movimento” “pretende combater o isolamento social”, acrescenta.

Esta é uma iniciativa que acontece todas as semanas, em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo.

ação de sensibilização e informação com a Unidade Móvel Cuida-te+ do IPDJ na festa do Valenças Sport Clube

Numa organização do Valenças Sport Clube, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia do Ciborro, de 5 a 7 de julho, realizou-se a Festa do Valenças. Durante 3 dias, a aldeia do Ciborro viveu estas festas, onde não faltou animação, desporto, música e boa gastronomia.

Integrada no programa, na sexta-feira teve lugar no recinto da Festa uma ação de sensibilização e informação com a Unidade Móvel Cuida-te+, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, que visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável.