Espaço do Tempo lança 3ª edição do Projeto Casa

O Espaço do Tempo, o Cineteatro Louletano e o Centro Cultural Vila Flor lançaram a 3ª edição do Projeto Casa, um programa de apoio à Criação Artística na área das Artes Performativas, integrando duas residências de longa duração bem como as respetivas antestreias, estreia absoluta e subsequente apresentação.

Cada apoio, no montante total de 25.000€, inclui uma residência de cerca de 7 semanas n’O Espaço do Tempo e uma residência de cerca de duas semanas no local de estreia absoluta da obra.

À semelhança das edições anteriores, serão selecionados dois projetos a ter lugar em 2025. O primeiro, orientado para o teatro ou cruzamentos disciplinares, terá a sua estreia no âmbito dos Festivais Gil Vicente, no Centro Cultural Vila Flor, a 5 de junho de 2025. O segundo, focado no domínio da dança ou cruzamentos disciplinares, irá estrear no Cineteatro Louletano, a 19 de setembro de 2025.

As candidaturas estão abertas até 12 de julho de 2024, encontrando-se disponível o formulário de candidatura e regulamento nos websites das entidades promotoras.

Os resultados serão divulgados publicamente a 2 de agosto de 2024.

Flávio Rodrigues foi um dos vencedores do Concurso de Residências Artísticas Tijolo 2024 das Oficinas do Convento

Flávio Rodrigues foi um dos vencedores do Concurso de Residências Artísticas Tijolo 2024 das Oficinas do Convento de Montemor-o-Novo, que  apresenta publicamente, no dia 23 de junho, o projeto “Residuário” que integra como continuidade o projeto-mãe “Laivos | Ante improvisos e ressonâncias”.

Consiste numa série de ações em torno da construção e composição de dispositivos expositivos, em que materiais e objetos respigados ou outras pesquisas associadas a uma procura/encontro intuitivo se tornam forças cerimoniais.

Neste projeto, Flávio recolheu uma série de 120 azulejos, construídos manualmente há mais de dez anos, mas guardados e empacotados sem função aparente no Telheiro da Encosta do Castelo. Os azulejos, que foram ao longo do tempo atravessados pela chuva, sol e pelo contacto com vegetações, ganharam particularidades que foram, ao longo do processo de criação, olhadas, tratadas e evidenciadas através do cuidado e da atenção dada.

Estes azulejos são a matéria usada para construir uma linha escultórica no chão do Paço dos Alcaides do Castelo. A construção projeta um gesto potencialmente coreográfico e atribui à linha um estado associado ao momento presente, moldando-se e metamorfoseando-se à presença e movimentações de quem observa, do clima, das paisagens circundantes e, claro, às sensações que vivem no próprio performer.

Instituições da UE comprometem-se a impulsionar utilização da bicicleta

A Declaração Europeia para a Bicicleta, assinada em abril, pelo Conselho de Ministros dos Transportes da União Europeia, reconhece este como um meio de transporte acessível, inclusivo, económico e saudável.

Esta declaração enumera diversos compromissos para impulsionar o uso da bicicleta, com o objetivo de orientar ações futuras na Europa, como redes de bicicletas seguras e coerentes nas cidades; melhores ligações aos transportes públicos; lugares de estacionamento seguros e acesso a pontos de carregamento para bicicletas elétricas.

Estes compromissos, que devem ser assumidos a nível da UE, nacional, regional e local, são elementos necessários para melhorar a qualidade e a quantidade das infraestruturas cicláveis em todos os Estados-Membros e tornar a utilização da bicicleta mais atrativa para o público.

Nesse sentido, o Europe Direct Alto Alentejo apela a todos os interessados para que possam ler a declaração (aqui), para depois dizerem aquilo que pensam que pode ajudar a tornar esta uma região mais impulsionadora do uso da bicicleta. Para o efeito está disponível o email europedirect@ipportalegre.pt.

É este o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Festival de Encerramento da Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo

Com a abertura da Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo, prevista para 2 de julho, decorreu na manhã de sábado, 15 de junho de 2024, o Festival de Encerramento da Piscina Coberta Municipal, contando com a participação de cerca de 90 alunos.

A iniciativa, destinada aos alunos da Escola de Natação integrantes das turmas de Níveis, de Adaptação ao Meio Aquático e a bebés e seus acompanhantes, contou com divertidos jogos aquáticos. Assim, os alunos despediram-se da época 2023/2024 num ambiente lúdico, bem animado e de grande convívio.​

Câmara Municipal de Mora oferece 5000 quilos de cal à população

Com o objetivo de contribuir para o embelezamento do casario e das ruas do Concelho de Mora, a Câmara Municipal oferece, durante o mês de junho, cinco quilos de cal por prédio, assim como corante ocre ou azul, se solicitado.

No total são 5000 quilos de cal para distribuição gratuita pela população. Os pontos de recolha são o armazém do Estaleiro Municipal e as Juntas de Freguesia de Brotas, Cabeção e Pavia, durante o seu horário normal de funcionamento.

A Campanha da Cal acontece anualmente e visa sensibilizar os munícipes para a importância da conservação das fachadas dos edifícios, na mesma medida em que é uma ajuda para o orçamento familiar dos proprietários das casas.

De 1 a 30 de junho, recolha a sua cal e colabore com a Câmara Municipal de Mora para manter o ambiente harmonioso de todas as freguesias do Concelho.

GNR de Évora registou dez acidente de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 19 de junho, 10 acidentes de viação, sendo cinco colisões, quatro despistes e um atropelamento de animal das quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 13 ocorrências: três crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património, dois crime contra a vida em sociedade, um crime contra o estado e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 40 infrações relativas à legislação rodoviária.

Évora: última fase de expansão do PACT inaugurada por Montenegro

A última fase de expansão do Parque do Alentejo e Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, é inaugurada esta sexta-feira, 21 de junho, pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que irá estar acompanhado de outros membros do Governo e de várias entidades oficiais regionais.

PACT 3.0 constitui a última fase de expansão do complexo do Parque do Alentejo e Ciência e Tecnologia, projeto integralmente assinado pelo arquiteto Carrilho da Graça.

Para esta inauguração da última fase do projeto de expansão, o conceito do evento recebe o nome de “Big Day”, já que é um “Dia em Grande” para a cidade e para a região.

Luís Montenegro irá discursar e inaugurar o espaço, visitar empresas do ecossistema do PACT e falar com empresários.

O início da sessão de inauguração está marcado para as 11 horas.

João Rolo afinal não fica no Escouralense

Em comunicado publicado hoje na página do Grupo Estrela Escouralense, o Presidente do clube, Joaquim Mira, informa que “o treinador João Rolo e a sua equipa técnica não continuarão à frente da nossa equipa na próxima época”. Expressando gratidão e deixando vincados elogios ao treinador e sua equipa técnica, Joaquim Mira “deseja-lhes sucesso nos seus projetos futuros com a certeza de que continuarão a brilhar nas suas carreiras”.O Presidente do Escouralense refere que, dentro em breve, informarão os adeptos sobre “os próximos passos e o novo plano para a equipa técnica”.A Rádio Nova Antena sabe que João Rolo recebeu várias propostas de clubes do Distrital da Associação de Futebol de Évora, existindo apenas um lote muito reduzido de clubes, que motivariam esta cambalhota na decisão de João Rolo, em permanecer no Estrela Escouralense. Foi precisamente o convite de um emblema de topo da Liga Elite que deu origem a esta decisão de João Rolo. Durante os próximos dias será oficializada a ida João Rolo para um dos históricos do Distrital de Évora.

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, tem todas as sextas-feiras, ao dispôr dos jovens do concelho maiores de 14 anos, o espaço “Sem Tabus”, entre as 15.00 e as 17.00 horas. Trata-se de uma consulta adolescente, com o Dr. Rui Pinto e a Enfermeira Fátima Santos.

Esta consulta tem muita procura por parte dos jovens, inclusivamente alguns são encaminhados pelas escolas e centro de saúde.

Consulta adolescente, com apoio especializado para dar acompanhamento e ajudar os jovens a encontrarem soluções para os seus problemas.

As consultas são grátis e com a possibilidade de encaminhamento para médicos da especialidade se necessário.

As marcações podem ser feitas pelo mail juventude@cm-montemornovo.pt ou simplesmente aparecer.