Montemor Ladies Open II: Melhor resultado de sempre para Angelina Voloshchuk

Com nova exibição de nível superior, a tenista portuguesa Angelina Voloshchuk, qualificou-se, hoje, para as meias-finais do Montemor Ladies Open II, ao derrotar a segunda cabeça-de-série e atual 251.ª classificada do ranking WTA, Sofya Lansere, em três sets, pelos parciais de 2-6, 7-5 e 6-4, ao cabo de 2 horas e 6 minutos.

Voloshchuk, de apenas 17 anos, não teve uma entrada muito famosa, denotando algum cansaço devido ao esforço dispendido no equilibrado duelo dos oitavos de final com a suíça Kung.  A perder por 6-2 e 2-0, tudo parecia encaminhar-se para um triunfo confortável de Lansere, que, diga-se em abono da verdade, estava a beneficiar dos erros não forçados da portuguesa, uma sombra do que tinha feito um dia antes. Porém, chegou o momento da viragem, e a jogadora orientada por Dário Matias percebeu que tinha que mudar alguma coisa taticamente. E assim fez. Começou a ser mais agressiva, a obrigar Lansere a falhar mais, a tirá-la da zona de conforto, e, desta forma, foi ganhando ascendente, tanto que deu a volta ao marcador e acabou por conseguir a maior vitória da carreira até ao momento, e num torneio dotado com 40 mil dólares.

Agora, nas meias-finais, Voloshchuk vai reencontrar Eudice Chong, uma tenista que eliminou de forma surpreendente no ano passado, quando atingiu as meias-finais de um torneio dotado com 25 mil dólares em Setúbal.  Chong travou Ankita Raina, derrotando a n.1 da Índia por um duplo 6-3. A jogadora asiática tem demonstrado uma evolução significativa do seu jogo, e, se já era uma referência na variante de pares, é, sem dúvida, uma das tenistas mais completas também nos singulares, onde está a viver um óptimo momento de forma.

Na outra meia-final vão estar a checa Gabriela Knutson e a a sueca Jacqueline Cabaj Awad.  Se Knutson foi sempre dominadora no duelo que manteve com a luxemburguesa Marie Weckerle, a qual venceu por 6-4 e 6-2, o mesmo não se pode dizer de Cabaj Awad, que esteve quase a fazer as malas de regresso a casa no encontro com a canadiana Katherine Sebov. Com dois match points contra no final do segundo set, Cabaj Awad fez das tripas coração e aproveitou o momento para lutar com tudo pela recuperação. E foi bem sucedida. Com mérito, tem que se dizer. Não só fechou o segundo set por 7-6 (4), como segurou a vantagem na terceira e decisiva partida que fechou por 6-4, ao cabo de 2 horas e 29 minutos! O wild card dado pelo clube a Jacqueline Cabaj Awad está a ser muitíssimo bem aproveitado pela tenista sueca…

Nos pares, estão quase a começar as meias-finais entre as duplas Matilde Jorge (Portugal)/ Sofye Lansere vs Eudice Chong (Hong Kong)/Lucrezia Musetti (Itália) e Elena Micic (Austrália)/Alana Parnaby (Austrália) vs Dia Evtimova (Bulgária)/Gabriela Knutson (Rep. Checa). A final terá lugar este sábado, pelas 18 horas.

“O Mundo Desenhado em Cadernos” é a exposição que está patente no Vimieiro

A exposição temporária “O Mundo Desenhado em Cadernos” abriu portas no passado dia 24 de maio no Centro Interpretativo do Mundo Rural em Vimieiro.

Esta exposição, patente até ao dia 21 de julho e junta um grupo de sketchers de Évora, que partilham o gosto pelo desenho.

Visite de terça-feira a sábado das 10.00 horas às 13.00 horas e das 14.00 horas às 18.00 horas, sendo que encerra no último fim-de-semana de cada mês.

“Histórias ao Virar da Esquina” amanhã em Montemor-o-Novo

Amanhã, sábado, dia 8 de junho é dia de mais um “Histórias ao Virar da Esquina”. Desta vez, vamos conhecer “Vila Nova ao Virar da Esquina”, a partir da Praça de Touros de Montemor-o-Novo.

Sira Camacho convida João Luís Nabo, que por sua vez traz as suas histórias de Vila Nova – identidade literária da cidade de Montemor-o-Novo.

A atividade é integrada na programação do Festival Contra Corrente.

Serviços de recolha de resíduos e limpeza de ruas interrompidos no feriado em Montemor

No feriado do dia 10 de junho, segunda-feira, os serviços de recolha de resíduos e limpeza de ruas serão interrompidos, sendo retomados na terça-feira. De modo a minimizar o impacto causado por esta interrupção, o Município de Montemor-o-Novo irá realizar no sábado, dia 15 de junho, uma recolha suplementar, sendo também muito importante a colaboração dos munícipes na implementação das seguintes boas práticas.

Ficam alguns conselhos:

Coloque os resíduos dentro de sacos bem fechados e estanques, antes de os depositar no contentor, para evitar maus odores.

Não coloque resíduos fora dos contentores ou papeleiras, evitando situações de risco e poluição.

Se tiver móveis, resíduos verdes de jardins ou outros resíduos volumosos, aguarde a abertura dos serviços e solicite a sua recolha.

Ao utilizar os ecopontos, não se esqueça de espalmar embalagens de plástico e caixas de cartão, para que ocupem menos espaço.

Se o contentor ou ecoponto se encontrar cheio, aguarde que seja despejado ou procure outro com capacidade de deposição disponível.

Reduza, sempre que possível a produção de resíduos, reutilizando embalagens e objetos ou aproveitando sobras de refeições, por exemplo.

Município de Odemira dá continuidade à atribuição de fogos municipais

No âmbito da Estratégia Local de Habitação, o Município de Odemira dá continuidade à atribuição de fogos municipais ao abrigo do 1.º Direito, em regime de arrendamento apoiado.

Foi atribuída uma habitação na vila de Colos, a um agregado familiar composto por uma pessoa, e outra habitação em São Teotónio, para um agregado familiar de quatro pessoas.

Desde o início do presente mandato autárquico, já foram atribuídas 14 habitações, nas localidades de Azenha do Mar, Boavista dos Pinheiros, Colos, Odemira, Sabóia, Santa Clara-a-Velha, São Miguel e São Teotónio.

DECO alerta para a urgência de se poupar energia

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Energia, comemorado no passado dia 29 de maio, a DECO alerta para a urgência de se poupar energia, não só para reduzir a fatura mensal dos consumidores, mas também para ajudar a mitigar as alterações climáticas.

Para ajudar os consumidores a poupar energia, a DECO desenvolveu a plataforma EVA (disponível aqui), com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Com a informação e aconselhamento da EVA, o consumidor consegue reduzir a sua conta de eletricidade e gás até 40%.

Nesta plataforma, o cidadão encontra a ACADEMIA EVA que oferece cursos gratuitos que descomplicam a otimização do uso de energia em casa, capacitando os consumidores a fazer escolhas informadas e economicamente vantajosas.

Só no ano passado, a DECO recebeu 14.488 reclamações sobre o setor da energia. Os temas mais reclamados foram os seguintes: faturação excessiva; prescrição dos consumos; tarifários, preços, ofertas e campanhas promocionais – incumprimento contratual; serviços adicionais; e mudança de comercializador.

A eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos. Adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir futuro melhor e mais sustentável para todos.

Este é o tema desta semana da rubrica semanal da DECO, com jurista na DECO Alentejo Ana Sofia Rosa. O programa na íntegra para ouvir no podcast abaixo:

Mora recebeu VII Gala de Entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões (c/fotos)

A praia fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, no concelho de Mora, recebeu ontem a VII Gala de Entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões.

O evento foi apresentado por Diamantina Rodrigues e o ator Heitor Lourenço.

Nesta VII edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, foram distinguidos 100 ícones e 128 marcas regionais de todo o país. Destaque para as Praias, Aldeias e Vilas e Festas e Romarias do nosso país, com um total de 42 vencedores. Como exemplos de praias distinguidas, Zambujeira do Mar, Guincho, Mira, Nazaré ou Praia Fluvial do Pego. Entre as Aldeias e Vilas, de salientar a Aldeia de Dornes (Ferreira do Zêzere), Piódão (Arganil), a Vila do Gerês (Terras de Bouro), Monsanto (Idanha-a-Nova) ou a Cacela Velha (Vila Real de Santo António). Quanto às Festas, Feiras e Romarias, a Festa da Flor (Funchal), Ovibeja (Beja) ou a Viagem Medieval (Santa Maria da Feira), são alguns dos vencedores.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões tem como objetivo identificar e valorizar o que de melhor se faz de Norte a Sul de Portugal, em categorias, como Gastronomia, Aldeias e Vilas, Recursos Naturais, Monumentos e Património, além dos negócios locais que se diferenciam pela sua qualidade. Para tal, é utilizada a metodologia do Prémio Cinco Estrelas, que este ano envolveu a participação de 454.000 consumidores portugueses que avaliaram 1.036 marcas.

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo presente na próxima BTL como ‘Destino Nacional Convidado’

O anúncio decorreu ontem, 6 de junho na FIL, em Lisboa, na cerimónia de lançamento daquela que é a maior feira de turismo realizada em Portugal, que reúne expositores nacionais e internacionais e atrai 79 mil visitantes, e entrega de Prémios BTL 2024.

“É com enorme satisfação que seremos o Destino Nacional Convidado da BTL 2025, que irá realizar-se de 12 a 16 de março. A última vez que estivemos na BTL nesta qualidade foi em 2015 e, passados 10 anos, voltaremos a marcar presença com grande destaque e com o reforço da promoção da nossa oferta turística”, afirma José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A participação da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo irá refletir a diversidade e diferenciação dos produtos e serviços turísticos, num único stand com mais de 1200m2, no qual marcarão presença municípios e empresas.

José Santos conclui: “A BTL 2025 será uma oportunidade para apresentarmos a riqueza natural, cultural e gastronómica do Alentejo e do Ribatejo, através da área expositiva e das inúmeras atividades, bem como da área de reuniões para os profissionais. Iremos divulgar as mais-valias das duas regiões, tanto junto dos operadores turísticos nacionais e internacionais como do público em geral e fortalecer a nossa ambição de continuarmos a ser o destino preferido dos portugueses”.

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo foi também distinguida com a Menção Honrosa ‘Stand Nacional’, referente ao espaço da BTL2024.

Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas reuniu com o Ministro das Infraestruturas e Habitação

Na sequência de um pedido de audiência por parte da autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha reuniu recentemente, com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, a fim de lhe entregar uma proposta de integração de Vendas Novas no sistema de transportes da Grande Lisboa, a ser objeto de estudo no âmbito das acessibilidades e do apoio logístico ao novo Aeroporto Luís de Camões (ALC), que se irá localizar a cerca de 25 km da cidade de Vendas Novas.

A proposta apresenta três grandes eixos de intervenção no território de Vendas Novas: ferroviário, rodoviário e logístico.

A nível ferroviário é proposto, no curto-prazo, a criação de uma ligação regional entre Vendas Novas e o Barreiro, com possível extensão a Évora. Tal ligação permitirá o transbordo para o sistema de transportes suburbanos ferroviários no Pinhal Novo e, no Barreiro, a acessibilidade ao transporte fluvial para Lisboa. Este sistema deverá evoluir para um sistema suburbano com a entrada em funcionamento do Aeroporto e da Terceira Travessia sobre o Tejo (TTT). A proposta ferroviária prevê também a reativação da estação de Bombel.

No campo rodoviário, o Município propôs um aumento dos serviços da Carris Metropolitana. No sistema de acessibilidades rodoviárias foi feita a proposta de criação de uma via-rápida de ligação entre a A6, na zona sul da Afeiteira e com nó de acesso a esta localidade, e o ALC na zona das Taipadas. A via-rápida, com acessos à N4, N10 e A13, permitiria que o tráfego circundasse as localidades de Afonsos, Pegões e Taipadas, colocando a cidade de Vendas Novas a cerca de 25 minutos do ALC.

No eixo logístico, o Município propõe a criação de uma plataforma logística rodoferroviária a poente de Bombel, na área previamente selecionada para a opção “Vendas Novas” do Aeroporto. Tal localização, na zona do limite do distrito, permitiria usufruir da linha ferroviária e da via-rápida proposta de ligação A6-Aeroporto. A criação de uma plataforma logística aproveita a excelente localização de Vendas Novas na rede rodoviária e ferroviária nacionais.

Por fim, o Presidente da Câmara Municipal propôs também a criação de um plano intermunicipal de ordenamento do território que permita uma organização e planeamento transversais e estruturados da região envolvente ao novo aeroporto, “para que a estratégia de desenvolvimento de Vendas Novas esteja articulada com o planeamento dos nossos vizinhos. Não vale a pena estarmos a pensar numa rede viária que, chegando à fronteira do Concelho, não tenha continuidade do lado de lá por falta de coordenação”, referiu o Presidente da Câmara.

Pagamento contra fatura acelera projetos LEADER para o desenvolvimento rural

Entrou em vigor, esta quinta-feira, 6 de junho, uma portaria que permite aos agricultores portugueses apresentar pedidos de pagamento a título de adiantamento contra fatura, relativos a despesas elegíveis faturadas e não pagas, nas operações “Diversificação de atividades na exploração agrícola”, “Renovação de Aldeias”, ambas da medida “LEADER” do PDR2020.

Para beneficiarem desta medida, os beneficiários devem manifestar expressamente a opção por esta modalidade junto do IFAP, aquando da apresentação do pedido de pagamento.

A portaria esclarece que o adiantamento contra fatura a conceder deve ser equivalente ao montante que decorre da aplicação da taxa de apoio aprovada sobre os itens elegíveis da fatura, e deve obrigatoriamente ser regularizado no prazo de 45 dias úteis após o seu recebimento, mediante a apresentação do comprovativo do pagamento integral da despesa.

“Esta portaria acelera a execução dos projetos inseridos na Abordagem LEADER e alivia a tesouraria dos beneficiários nas operações ‘Diversificação de atividades na exploração agrícola’ e ‘Renovação de Aldeias’. Espero que funcione bem para alargarmos o adiantamento contra fatura a outras operações”, disse o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Nesta alteração estão abrangidos todos os 54 Grupos de Ação Local (GAL) do território continental, num total de 638 operações, estando em causa um apoio por executar de 31 milhões de euros. Este valor representa 16% do valor total aprovado para as Estratégias de Desenvolvimento Local, sendo que a taxa de execução se estima em 75%, o que permitirá aumentar substancialmente a execução, tendo em vista o objetivo da plena execução da Abordagem LEADER.

O projeto “Idosos em Movimento” em Montemor-o-Novo

O projeto “Idosos em Movimento” vai continuar durante todo o ano de 2024 em Montemor-o-Novo.

A iniciativa é um protocolo assinado entre a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras juntamente com o Hospital de São João de Deus.

O objetivo é promover sessões de movimento para pessoas idosas e é desenvolvida em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo, conforme adiantou à RNA, André Banha, Vogal da União de Freguesias. “Às segundas-feiras no centro cultural de Silveiras e Reguengo, às quartas na ARPI das Fazendas do Cortiço e no centro cultural de S. Geraldo e à sexta-feira na ARPI de Montemor-o-Novo”.

Além do bem estar físico e psicológico a atividade “Idosos em Movimento” “pretende combater o isolamento social”, acrescenta.

Esta é uma iniciativa que acontece todas as semanas, em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo.

Tapete volta a dar vida e cor às ruas do centro histórico de Arraiolos

O Tapete volta a estar nas ruas do centro histórico de Arraiolos até à próxima segunda-feira, feriado de 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Com o evento, que teve início esta quinta-feira, 6 de junho, a Câmara Municipal procura não só celebrar esta tradição secular, mas também promover o concelho, divulgando a sua história e património, ao mesmo tempo que contribui para a dinamização da economia local.

A presidente da Câmara, Sílvia Pinto, que diz esperar “muitos visitantes”, garante que as expectativas para o evento são sempre “elevadas”. Ainda que este ano, a celebração dos 50 anos do 25 de Abril esteja em destaque, o objetivo do certame, explica autarca, é “dar conhecer mais a história do Tapete” de Arraiolos, sendo o evento promovido com vista “à sua valorização e salvaguarda”.

Tendo em conta a programação do evento, que contempla, para além de vários espetáculos musicais, recriações históricas, artesanato e exposições, a expectativa é que os visitantes possam permanecer, no decorrer do evento, de manhã à noite, em Arraiolos. “Tudo o que temos, ao longo deste evento, acreditamos que será uma mais-valia e que prenderá muitas pessoas aqui ao longo de todo o dia”, assegura Sílvia Pinto.

No que toca ao processo de classificação do Tapete de Arraiolos, a presidente revela que, por esta altura, não há grandes novidades. Ainda assim, Sílvia Pinto fez chegar ao Governo um ofício, para que Luís Montenegro “olhe para o tapete e para as bordadeiras”. “Precisamos que olhem para as questões laborais das bordadeiras, para que possamos ter Tapete de Arraiolos daqui a muitos séculos”, remata.

No evento, até segunda-feira, atuam Carolina de Deus, Pedro Abrunhosa, Rita Rocha e Sara Correia.

Montemor Ladies Open II: Angelina resiste e representa Portugal nos “quartos”

Foi o encontro mais duro que teve até agora e conseguiu um resultado brilhante. A tenista portuguesa Angelina Voloshchuk defrontou e venceu a suíça Leonie Kung, sexta cabeça-de-série, e garantiu a presença nos quartos-de-final deste Montemor Ladies Open II.

Num encontro bem disputado e no qual a jovem portuguesa que acabou de cumprir 17 anos foi muito determinada, o primeiro set decidiu-se num equilibrado tie break (9/7), com um winner em cima da linha de fundo da jogadora portuguesa, que surpreendeu a mais experiente tenista helvética.

Depois, visivelmente cansada, Voloshchuk baixou o ritmo permitindo a recuperação da sua adversária, que empatou tudo com um 6-2 a seu favor. Porém, no terceiro e decisivo parcial, foi novamente a tenista orientada pelo seu treinador de sempre, Dário Matias, que reapareceu ainda mais determinada e dominou por completo a partida até a fechar por 6-2.

Agora, com os quartos-de-final garantidos e a defesa dos pontos conquistados no ano passado em Setúbal, a jovem de Alverca do Ribatejo vai tentar vingar a derrota da compatriota Ana Filipa Santos, derrotada por um duplo 6-4 pela segunda cabeça-de-série, Sofya Lansere. A primeira a entrar em ação foi Matilde Jorge.  Se ontem tinha estado muito determinada e positiva no duelo com a brasileira Luana Plaza, hoje, a jovem vimaranense também começou muito bem o seu embate com a sueca Jacqueline Cabaj Awad, dispondo de uma vantagem de 4-1 e ponto para 5-1 no primeiro set, mas, subitamente, mudou a sua atitude, permitindo a recuperação da escandinava, que empatou a 5 jogos o encontro. Matilde ainda fez o 6-5 mas deixou-se enredar por Cabaj Awad que não só levou a decisão para o tie break, como venceu por 7-2. Na segunda partida, a sueca, motivada, aproveitou algum descontrolo de Matilde Jorge e fechou o encontro com um 6-2 a seu favor.

Nos outros duelos do dia, a checa Gabriela Knutson, primeira cabeça-de-série, não encontrou problemas para levar de vencida a australiana Elena Micic (6-1 e 6-3), a luxemburguesa Marie Weckerle beneficiou do abandono por lesão da belga Clara Vlasselaer, quando já vencia por 6-2 e 4-2, a indiana Ankita Raina suou para levar de vencida a alemã Angelina Wirges, conseguindo-o por 6-3, 6-7 (4) e 6-3, a canadiana Katherine Sebov surpreendeu a lituana Iveta Dapkute, por 7-6 (5) e 6-4, e, a fechar o dia nos singulares, Eudice Chong (Hong Kong) venceu a norte-americana Rasheeda McAdoo, por 1-6, 6-3 e 6-3.