O Município de Vendas Novas e as 42 associações do Concelho já procederam à assinatura dos contratos-programa que permitem o apoio da autarquia ao funcionamento do associativismo durante o presente ano de 2024. Neste total, estão incluídas associações da área social, desportiva, cultural, moradores e de proteção animal, assim como, instituições que desenvolvem atividades com utentes com incapacidade ou deficiência.
No total, foram atribuídos 245.736,50 euros, divididos em 148.974 euros em apoio financeiro; 75.762,50 euros em transportes municipais e 21.000 euros de crédito em serviços de reprografia e pequenas reparações a efetuar nas suas instalações. Para além desta comparticipação, o movimento associativo tem ainda direito a usar gratuitamente equipamentos municipais para a realização de três iniciativas para grandes grupos e também a atribuição de material logístico para realização dos seus eventos, como sendo mesas, cadeiras, palcos, baias, entre outros.
Entende o Município que estas associações são um dos pilares fundamentais do desenvolvimento do Concelho, pois representam a diversidade local e trabalham diariamente para promover o bem-estar, coesão e participação popular dos Vendasnovenses nas muitas atividades que organizam. Uma palavra de apreço também para todos os que voluntariamente dedicam o seu tempo ao associativismo, pois sem a sua paixão e dedicação incansável nada disto era possível.


Hernâni Dias, secretário de Estado das Autarquias Locais e Ordenamento do Território, encerrou as comemorações do Dia da Europa, organizadas pela CCDR Alentejo e que tiveram como ponto alto uma conferência subordinada ao tema “Democracia, Integração Europeia e Política de Coesão”, e o lançamento do manual da Escola da Coesão ‘Criatividade e Coesão Territorial’ da autoria de António Covas.
Após muitas sessões esgotadas e uma digressão pelas freguesias do concelho de Évora nos meses de abril e maio, o Teatro às Três Pancadas regressa ao Teatro Garcia de Resende para mais três dias de espetáculos para escolas.
O Município de Montemor-o-Novo apresenta publicamente a mais profunda consternação pelo falecimento de Fernando Emílio esta sexta-feira, 10 de maio, aos 77 anos, precisamente no dia em que desapareceu Joaquim Agostinho, outro ícone maior do ciclismo português.
O rolieiro é uma espécie de zonas abertas sem árvores ou com árvores dispersas e distribui-se, em Portugal, apenas por certas zonas do interior alentejano e da Beira Baixa.
O Município de Ponte de Sor promove, neste ano de 2024, a 17ª edição do Prémio Literário José Luís Peixoto, com o intuito de promover e incentivar a criação literária, o gosto pela leitura e homenagear o premiador escritor, natural do concelho de Ponte de Sor mais propriamente da freguesia de Galveias.
O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre os dias 10 e 12 de maio, 14 acidentes de viação, sendo sete colisões, seis despistes e um atropelamento, dos quais resultaram um ferido grave, dois feridos leves e danos materiais.
Após dois anos da primeira instalação, as 12 ilhas de compostagem comunitária existentes nas ruas da cidade e nas freguesias, estão em pleno funcionamento.
No âmbito do VI Encontro Internacional de Aguarela, o Município de Montemor-o-Novo recebeu na manhã de 9 de maio, no edifício dos Paços do Concelho, os artistas participantes no evento.