Escola de Natação de Mora promoveu festival de natação Duarte Pires

No dia 27 de abril, a Piscina Municipal Duarte Pires recebeu mais uma edição do Festival Duarte Pires, que contou com a participação de duas equipas de natação convidadas, o ACM Atlético Clube de Montemor-o-Novo e a CF Estremoz Natação, para além da equipa anfitriã.

Este encontro contou com 11 provas só para cadetes, nas quais participaram 41 atletas, onde a Escola de Natação da Câmara Municipal de Mora participou com 13 dos seus nadadores.

Este evento desportivo tem como objetivo homenagear Duarte Pires, um jovem atleta falecido, da Escola de Natação da Câmara Municipal de Mora, ao mesmo tempo que promove o espirito de competição e de equipa nestes escalões mais novos.

Em Viana do Alentejo decorre até 15 de maio o período de matrículas

Em Viana do Alentejo, decorre até dia15 de maio, o período de matrículas para alunos da Educação Pré-Escolar (1ª matrícula) e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, encontrando-se a decorrer em simultâneo a realização das respetivas candidaturas a Ação Social Escolar (ASE), Transporte Escolar e Componente de Apoio à Família (CAF).

As candidaturas poderão ser realizadas online, através do Balcão Eletrónico do Município de Viana do Alentejo em: https://vianadoalentejo.balcaoeletronico.pt/, autenticação com o Cartão de Cidadão (CC) ou com Chave Móvel Digital, que pode ser solicitada no Registo Civil.

Para o efeito de autenticação com CC necessita de um leitor de cartões e do PIN de acesso, pode ser presencialmente no Balcão Municipal, online, através do preenchimento de formulário próprio, e enviar por correio eletrónico para educacao@cm-vianadoalentejo.pt

Mais informações e/ou questões contactar: 266930010 (Educação)

GUS vai a Reguengos de Monsaraz este domingo

Neste domingo, 5 de maio, tem lugar a 21ª jornada da Liga Elite, que é a penúltima jornada deste campeonato, numa ronda onde o Grupo União Sport (GUS) joga no Campo Virgílio Durão, em Reguengos de Monsaraz, diante do Atlético. Nesta jornada, onde os jogos já são às 17h, basta um empate ao Estrela de Vendas Novas, treinado pelo técnico montemorense Cipriano Madeira, para festejar o título.

Começamos as antevisões pela Elite, onde o GUS joga fora de portas com Atlético de Reguengos. Ambas as formações vêm de derrotas. União, após 7 jogos sem perder e 6 vitórias consecutivas, perdeu em casa com o Sporting Viana do Alentejo por 2-3, enquanto que o Atlético averbou derrota em Portel por 4-1. Na 1ª volta, em Montemor, o resultado foi um empate a 1 bola.

Fábio Neves, treinador do GUS, refere que “o Reguengos tem bastante qualidade e teve muito tempo no 1º lugar, embora ultimamente os resultados não tenham sido os melhores”. O técnico recorda que “na 1ª volta o União fez das suas melhores exibições contra o Atlético. Agora o União vai dar luta pelos 3 pontos”, diz Fábio Neves.

Já na Liga AFE, realiza-se a 2ª mão do Play-Off, com o Escouralense a receber o Aguiar e o Foros de Vale de Figueira a deslocar-se a Vila Viçosa, onde joga com Calipolense.

João Rolo, treinador do Escouralense, antes da antevisão, dá os parabéns ao Aguiar pela vitória na 1ª mão, pois estava bem preparado para esta meia-final, contudo, o treinador do Escouralense quis também falar da pior equipa deste jogo, que foi a de arbitragem.

Em relação à 2ª mão, o treinador do Escouralense, João Rolo, quer “cabeça limpa e ir á procura de uma vitória para cumprir o objetivo de estar na final”.

Os Foros de Vale de Figueira, por sua vez, ganhou em casa na 1ª mão, por 2-0, ao Calipolense, fazendo de acordo com o seu treinador, Gonçalo Teixeira, das melhores primeiras partes da época, chegando ao intervalo a ganhar por 2-0. Gonçalo Teixeira considera “os 2 golos de diferença no computo do jogo um resultado justo”.

Sobre a 2ª mão, o treinador dos Foros avança que terá de ter uma abordagem diferente pois o campo é de maiores dimensões e o piso é sintético. A vantagem não os pode deixar descansar, diz Gonçalo Teixeira, por isso há que disputar o jogo desta 2ª mão com o objetivo de ser feliz, pedindo que os adeptos os empurrem para estar na final.

Recordamos que neste domingo, 5 de maio, a Bancada Desportiva tem emissão das 15h às 19h30.

Às 15h não perca em direto os Balanços de Campeonato de Valenças e Cortiçadas de Lavre.

Logo de seguida o programa apresenta uma reportagem nos escalões de formação do Valenças e as antevisões dos jogos!

Às 17h00, em direto do Campo Virgílio Durão, em Reguengos de Monsaraz, a RNA transmite o jogo Atlético Sport Clube – Grupo União Sport, com relato e reportagem de Nuno Gamito.

15.ª edição do Torneio de Natação amanhã em Coruche

A 15.ª edição do Torneio de Natação do Sorraia tem lugar amanhã, domingo dia 5 de maio nas Piscinas Municipais de Coruche.

Segundo a Fátima Galhardo, vereadora da Câmara Municipal de Coruche o torneio é “organizado pela Câmara Municipal de Coruche, pela Búzios Coruche – Associação de Nadadores Salvadores de Coruche e pela Associação de Natação do Distrito de Santarém.  Eu espero que este torneio de natação do Sorraia seja também aglutinador ainda de mais visitantes para o nosso concelho”.

Segundo a vereadora já estão “18 Associações inscritas, só da Búzios Coruche já estão cerca de 40 atletas inscritos nesta prova, o que acaba por ser uma prova que reúne muita gente em Coruche”, rematou a vereadora.

A 15.ª edição do Torneio de Natação de Coruche tem início marcado para as 9.30 horas e vai decorrer  numa jornada com duas sessões, disputando-se nas categorias masculinas e femininas de infantil B, infantil A, juvenil (A+B) e absoluto (júnior e sénior).

Festival de Fado percorre concelho de Estremoz de 5 de maio e 1 de junho

Está a chegar a terceira edição do Festival de Fado, que leva até Estremoz nomes sonantes como o de Carminho, a 11 de maio, e de Ricardo Ribeiro, no dia 25.

Como tem vindo a ser habitual, o festival termina com a gravação, ao vivo, de “Em Casa d’Amália”, programa da RTP, conduzido pelo diretor artístico do festival, o fadista estremocense José Gonçalez, e no qual participar artistas e músicos como José Cid, Rodrigo, Lenita Gentil e Ângelo Freire.

A par destes nomes mais conhecidos, explica José Gonçalez, o objetivo deste festival é levar o fado as todas as freguesias de Estremoz, com atuações de artistas locais. “São fadistas de Estremoz, que estejam em Estremoz ou que tenham alguma ligação ao festival, como é o caso dos músicos que fazem o festival desde a primeira edição, e dois deles são fadistas extraordinários, o José Geadas e o Miguel Ramos, que também participam nesses espetáculos pelas freguesias”, explica o artista.

Depois, há sempre espetáculos – “um no início, outro a meio e outro no fim” – com figuras nacionais que “acrescentam, não só a questão da qualidade, mas também da projeção do festival”.

Qualquer fadista amador, revela José Gonçalez, terá também a sua oportunidade de se dar a conhecer, logo no primeiro dia do festival, no último dia da FIAPE, a 5 de maio, numa iniciativa que considera “muito interessante”. “Já no ano passado foi um sucesso. Abrimos a porta a quem se queira inscrever e podemos ter boas surpresas”, assegura.

Com este festival, organizado pela Câmara Municipal, de 5 de maio a 1 de junho, em que todos os espetáculos contam com entrada gratuita, procura-se ainda aliar o fado e a cultura ao património edificado e à arquitetura de Estremoz. Nesse sentido, Carminho irá a atuar, a 11 de maio, junto à Torre de Menagem, enquanto, no dia 25, Ricardo Ribeiro se apresenta ao público junto às Portas de Santa Catarina. Já a gravação do programa “Em Casa D’Amália” está marcada para o último dia do evento, a 1 de junho, no Lago do Gadanha.

Os espetáculos nas freguesias terão à guitarra Manuel Vaz Silva, José Geadas e Miguel Ramos, bem como festa popular associada, no intuito do Município de Estremoz, com a colaboração das juntas de freguesia, dinamizar as aldeias e vilas e oferecer o que de melhor o país tem em termos muscais: o fado, que é Património Imaterial da Humanidade.

Programa completo:

– Estremoz: 5 de maio, às 16h, na FIAPE, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, o “Dia dos Amadores”

– São Domingos de Ana Loura: 8 de maio, às 21h, o fadista Nani Nadais

– Glória: 9 de maio, às 21h, a fadista Maritina

– São Bento do Cortiço: 10 de maio, às 21h, o fadista José Leal

– Évora Monte: 17 de maio, 21h, o fadista José Geadas

– Veiros: 18 de maio, 21h, o fadista Silvino Sardo

– São Bento do Ameixial: 24 de maio, 21h, o fadista José Gonçalez

– São Lourenço de Mamporcão: 29 de maio, 21h, o fadista Pedro Calado

– Santa Vitória do Ameixial: 30 de maio, 21h, o fadista João Caldeira

– Arcos: 31 de maio, às 21h, o fadista Miguel Ramos

A 11 de maio, será apresentado às 22 horas, no Largo Dom Dinis, junto à Torre de Menagem, em Estremoz, um concerto de Carminho, que será antecedido por uma homenagem a José Sousa, pelos fadistas de Estremoz.

Já a 25 de maio, o fadista Ricardo Ribeiro atua junto às Portas de Santa Catarina, em Estremoz, pelas 22 horas.

Por fim, às 22 horas de 1 de junho, no Lago do Gadanha, em Estremoz, é gravado ao vivo o programa “Em Casa d’Amália”.

“Montemor ao Pormenor” em “Histórias ao Virar da Esquina”

Foi no Largo General Humberto Delgado, pelas 10h00 de sábado, 27 de abril, que teve início a caminhada “Montemor ao Pormenor”, inserida no ciclo “Histórias ao Virar da Esquina”, dinamizada por Sira Camacho e pela Trimagisto.

Nesta caminhada, os participantes foram incentivados a levar consigo as suas histórias para partilhar experiências e, simultaneamente, (re)descobrir o centro histórico de Montemor-o-Novo. Com dois – ou mais – dedos de conversa, o principal objetivo deste ciclo é criar uma relação afetiva entre os participantes e a história de Montemor-o-Novo e de cada canto por onde se caminha, até mesmo dos lugares “que olhamos, mas não vemos”.