Skip to content

Grupo União Sport perde com Viana em tarde para esquecer

Neste domingo, 28 de abril, jogou-se a 20ª jornada da Liga Elite e, após 7 jogos sem perder, o Grupo União Sport somou em casa uma derrota por 2-3 diante do Sporting Viana do Alentejo, o seu adversário da final da Taça Distrito de Évora. Já na Liga AFE, disputou-se a 1ª mão do Play-Off, com o Estrela Escouralense a perder por 2-0 em Aguiar, após jogar a 2ª parte com 10 jogadores, e o Foros de Vale de Figueira a vencer por 2-0 ao Calipolense, com golos de Luís Santos e Nuno Silva.
Focando a partida que a RNA acompanhou com relato, a receção do União ao Sporting de Viana, a equipa comandada por Fábio Neves apresentou-se com algumas mudanças no 11 inicial, com ausências devido a lesão e outras por gestão do plantel, sendo de destacar a titularidade de Tomás Silva e do ainda júnior Gil Tomaz. A partida, que iniciou com cerca de 30 minutos de atraso, pois o Viana foi teve de trocar de equipamentos, arrancou com o União a entrar no jogo a perder, pois o Viana marcou logo aos 30 segundos, através de um remate forte de Barreto. O União reagiu bem e, aos 13 minutos, depois de um excelente cruzamento de Miguel Mangerico, Gonçalo Catalão cabeceou para o empate, sem hipótese para Pessanha. O União estava então melhor na partida, com o Viana a tentar jogadas de contra ataque, mas a colocar pouca gente na frente. À passagem dos 30 minutos, a partida estava numa toada de maior equilíbrio. Aos 34 minutos, o Viana tem uma oferta da defensiva alvinegra, por um passe errado, com Angélico a aproveitar para dar nova vantagem à formação forasteira. Aos 35 minutos, o Sc Viana ficou reduzido a 10 unidades, com Carapinha a ver 2 amarelos no espaço de um minuto, e a ser expulso do desafio. Ao cair do pano dos primeiros 45 minutos, quando o relógio da partida já marcava os 50 minutos, numa jogada de insistência do lado direito, com cruzamento de Catalão, Tomás Silva aproveitou uma sobra para se estrear a marcar no campeonato. Ao intervalo registava-se uma justa igualdade a 2 golos.
A 2ª parte iniciou com alterações nas duas equipas, no União, Gil Tomaz (já amarelado) foi rendido por Roberto Carlos e, no Viana, entrou Rudy e Fabricio para os lugares de Barreto e Angelico, os homens que haviam feito os golos. O União teve nova contrariedade, com o central Wesley a lesionar-se, após má abordagem de um lance, com Odilon Jr a entrar para o seu lugar. O União estava perto do terceiro, com o Viana a passar dificuldades, tentando esticar jogo na frente, à espera de um rasgo de inspiração. Os minutos foram passando, e o União começou a colocar-se a jeito, acumulando erros na sua defesa e a precipitar-se no setor ofensivo, alimentando a esperança do Viana. Aos 65 minutos, o Viana fez nova alteração com Luís Henrique a render Djerman. Aos 69 minutos, no GUS, Miguel Mangerico e Bruno Machado são rendidos por Pedro Reis e Michael Preciado. Aos 72 minutos, Luís Coxola faz entrar Vaqueira e Vanderson para os lugares de Levy e Brandão. O Viana jogava com 10 e criava as melhores oportunidades, com o União a nunca conseguir concretizar em jogo a superioridade numérica. Aos 87 minutos, Vanderson faz um cruzamento atrasado com Kababa a apontar o 2-3 para o Viana. Fábio Neves respondeu com dupla alteração, com Capela e Tomás Silva a serem substituídos por Sálio e Gonçalo Ambrósio. Já nos descontos, o Viana ainda fez uma alteração, com Mateus a render Vanderson. O União foi infeliz ao cair do pano, com Preciado a cruzar para Gonçalo Ambrósio cabecear ao poste. A partida iria terminar com a vitória do Viana que, deste modo, ainda luta pelo título. Em síntese, depois de uma 1ª parte interessante, a 2ª parte foi horrível, destacando-se pela negativa o GUS, pois nunca se notou no jogo que o União tinha mais um elemento em campo, aliás o Viana com menos um jogador criou as melhores oportunidades e foi feliz.

Resultados:
Liga Elite > 20ª jornada 
Lusitano de Évora Clube “B” 4-0 Sc Arcoense (27/04)
Gd Portel 4-1 Atlético Sc
Grupo União Sport 2-3 Sc Viana Alentejo
Redondense Fc 2-2 Gdr Canaviais
Lusitano Cd Arraiolense 1-0 Gd Monte Trigo
Estrela Fc 4-2 ScAlcaçovense

PLAY-OFF LIGA AFE > 1ª mão
Gcd Aguiar 2-0 Gr. Estrela Escouralense
Foros Vale Figueira Fc 2-0 Calipolense Cd Vila Viçosa

Compartilhe este artigo: