Inauguradas obras do Parque Urbano do Planalto e do Núcleo Escolar do Biscainho

Ontem foram  inauguradas por Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche, as obras do Parque Urbano do Planalto e do Núcleo Escolar do Biscainho no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

A obra do Núcleo Escolar, projetada por Rodrigo José Leal, Unipessoal Lda. e concretizada pela Aquino Construções, teve um custo total aprovado de 1.104.670,27 euros.

Já a empreitada de arranjos urbanísticos do Planalto foi projetada pelo arquiteto Carlos Silva e adjudicada à Decoverdi – Plantas e jardins, S.A. pelo valor contratual de 376.376,48 euros mais IVA.

Seniores ativos caminharam pela liberdade

O grupo Séniores Ativos da Câmara Municipal de Mora caminhou ontem pela Liberdade.

Uma iniciativa que pretendeu assinalar os 50 anos do 25 de abril e que juntou cerca de 30 participantes de todas as freguesias do Concelho.

Esta caminhada em plena natureza aconteceu entre a Mata Nacional de Cabeção e o passadiço no Parque Ecológico do Gameiro.

Compras online em destaque na rubrica da DECO

Conheça melhor os seus direitos nas compras à distância.

Tem 14 dias seguidos (prazo de livre resolução) para devolver o bem, sem problemas ou pagamentos. Para isso, deve comunicar por escrito ao vendedor a sua intenção, sem que seja necessário indicar o motivo da sua decisão. (O prazo é alargado para 12 meses caso o vendedor não tenha informado o consumidor acerca dessa possibilidade).

O vendedor dispõe de um prazo de 14 dias para proceder ao reembolso de todos os pagamentos recebidos, incluindo os custos de entrega do produto, sob pena de ficar obrigado a devolver o dobro desse valor, no prazo de 15 dias úteis, ficando ainda sujeito ao pagamento de uma indemnização pelos eventuais danos causados pelo atraso.

Mas se o artigo que comprou online for “personalizado”, como por exemplo, a camisola da seleção de futebol com o nome do filho gravado, e assumindo que essa camisola não tem qualquer defeito, não poderá trocar o produto. O mesmo acontece com o CD ou DVD a que retirou o selo.

Não faça pagamentos sem antes identificar corretamente o vendedor. Normalmente quando estamos perante uma fraude, o vendedor tenta ocultar a sua verdadeira identidade.

Escolha sites com um sistema de pagamento seguro. O vendedor tem a obrigação de informar que sistemas de pagamento utiliza.

Verifique se está a fazer o pagamento numa página segura, procurando o símbolo de um cadeado no fundo da página, ou se o endereço eletrónico da página onde se encontra apresenta um “s”: https://…

Não se esqueça de guardar todos os talões, comprovativos ou recibos.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica desta semana da Deco, com a jurista na Delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

O Coral de S. Domingos de Montemor-o-Novo assinala os seus 37 anos de existência

O Coral de S. Domingos de Montemor-o-Novo, assinala os seus 37 anos de existência no próximo sábado, dia 27 de abril, com um concerto pelas 18.00 horas na Igreja da Misericórdia em Montemor-o-Novo, conforme adiantou à RNA, o maestro João Luís Nabo.

O maestro faz um balanço “muito positivo desde 37 anos e deseja que o Coral de S. Domingos chegue aos 100 anos”.

Coral de S. Domingos de Montemor-o-Novo, assinala os seus 37 anos de existência, não falte ao concerto comemorativo.

GNR de Évora registou seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de abril, seis acidentes de viação, sendo quatro colisões, um despiste e um atropelamento dos quais resultaram quatro feridos graves, seis feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 22 ocorrências: oito crimes contra o património, oito crimes contra as pessoas e seis crimes contra a sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 84 infrações relativas à legislação rodoviária e oito relativas à legislação ambiental.

Nova unidade de saúde das Silveiras aprovada

A população das Silveiras em Montemor-o-Novo viu-se confrontada recentemente com a Informação por parte da Unidade de Saúde Familiar Foral de Montemor-o-Novo, que a médica que assegurava as consultas no posto médico da localidade o iria passar a fazer apenas na sede da USF, elegando a falta de condições do atual posto médico.

Contactada pela a RNA, Sílvia Santos, vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu que para além “dessa ser uma preocupação da população das Silveiras é também do atual executivo que está solidário com a população e também reivindicou e mostrou a sua indignação junto das entidades competentes”.

A vereadora adiantou que “estamos a falar de uma população envelhecida com fracos recursos económicos que não têm muitas capacidades de deslocações e meios de transporte, portante é importante manter estes cuidados médicos nesta unidade de saúde. Relativamente às diligencias já tomadas, já mostramos o nosso descontentamento e pressionamos junto das entidades competentes no sentido que estes cuidados sejam retomados, nós temos uma candidatura neste momento para uma nova unidade de saúde que já está aprovada, já com contrato assinado e que o projeto também já foi devidamente validado pela ARS, já foi a reunião de câmara e está a ser lançado o procedimento para a realização da obra”.

Trata-se de uma obra que “deverá estar concluída até junho de 2026 e por isso mesmo preocupados com a falta de condições daquele espaço, a Câmara Municipal decidiu conjuntamente com a União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, adquirir uma unidade modelar, uma unidade que será colocada num lote municipal nas Silveiras, já temos neste momento autorização do presidente do concelho de administração da Unidade Local de Saúde, e também já lançamos o procedimento para a aquisição desta estrutura modelar, que será provisoriamente até que a unidade que pretendemos ver construída esteja concluída, sublinhou Sílvia Santos.

A nova unidade de saúde ronda um valor total na ordem dos 242 mil euros e espera-se estar concluída até junho de 2026.