O espírito livre de Abril é intensamente vivido em Montemor-o-Novo e manifesta-se de forma diversificada. Hoje, destacamos as ações interventivas levadas a cabo pela equipa da DESAS – Divisão de Educação, Saúde e Ação Social em conjunto com diferentes agentes da comunidade do concelho.
No Largo dos Paços do Concelho e nas principais praças e largos das freguesias, a ação ‘O Tempo na Árvore’, integrada no projeto ‘De_Coração no Largo’ dá voz às lembranças e experiências relacionadas com o 25 de abril de 1974, pretendendo preservar a memória coletiva e fortalecer os laços intergeracionais. Este projeto dá cor aos espaços com fitas personalizadas pelas ARPIs e IPSSs de 3.ª idade do concelho, bem como Juntas de Freguesia, animadores culturais, auxiliares de ação educativa, crianças de todos os jardins de infância do Município e ainda alguns particulares.
Já no interior do Cineteatro Curvo Semedo foi levada a cabo a ação “Somos Livres (uma gaivota voava, voava)”, uma iniciativa que tem por base o incontornável poema de Ermelinda Duarte, transformando a letra da música em objetos visíveis: gaivotas, papoilas do campo e silhuetas de crianças dos jardins de infância de Montemor-o-Novo, decorando os corredores deste espaço.
Ambas as ações são uma homenagem viva aos protagonistas do 25 de Abril de 1974 e uma oportunidade para que as futuras gerações compreendam e valorizem a importância desse momento na construção do Portugal contemporâneo.