DECO dinamiza Ação Itinerante em Montemor-o-Novo

O problema da fraca rede de telecomunicações é ainda uma realidade em muitas regiões de Portugal, como é o caso de muitas localidades do Alentejo, especialmente nas zonas do interior. Assim, a DECO alerta para o facto de muitos consumidores do Alentejo, cuja população é maioritariamente envelhecida, frequentemente sem rede de suporte familiar de proximidade e com uma rede de transportes deficiente, serem fortemente prejudicados com esta situação, aumentando a sua condição de grande vulnerabilidade.

É do conhecimento geral que o futuro da rede de comunicações móvel já chegou, mas está longe de estar acessível a toda a população. O 5G trará muitos benefícios aos consumidores, porém coloca, também, desafios de implementação que se traduzirão em utilizações muito diferentes entre as várias regiões do país. Ou seja, prevê-se que, mais uma vez, serão as zonas suburbanas e rurais as mais prejudicadas na recepção desta evolução do serviço de telecomunicações.

Preocupada com este contexto, a DECO dinamizará, durante o dia de hoje, 16 de abril, uma Ação Itinerante em Montemor-o-Novo, uma das áreas mais afetadas por este problema, nomeadamente no Bairro de São Domingos e Quinta da Nora.

Esta iniciativa, promovida pela DECO em articulação com a Associação de Moradores dos Bairros de São Domingos e Quinta da Nora, a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras e o Município de Montemor-o-Novo, pretende recolher o testemunho de todos os consumidores lesados com este problema, para, posteriormente, reportar a situação à entidade fiscalizadora competente – ANACOM, junto da qual se reivindicará a melhoria das condições de acesso à rede de telecomunicações.

Enfrenta uma situação semelhante? Reporte o seu caso à DECO, para que conjuntamente, possam atuar em defesa dos direitos dos consumidores.