15.ª edição do Torneio de Natação do Sorraia a 5 de maio

A 15.ª edição do Torneio de Natação do Sorraia (25 metros e oito pistas) terá lugar nas Piscinas Municipais de Coruche a 5 de maio de 2024.

Organizado pela Câmara Municipal de Coruche, pela Búzios Coruche – Associação de Nadadores Salvadores de Coruche e pela Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS) de acordo com o regulamento FINA e da Federação Portuguesa de Natação (FPN), o torneio terá início às 9.30 horas e decorrerá numa jornada com duas sessões (eliminatórias e finais, às 9.30 horas e às 16.00 horas, respetivamente), disputando-se nas categorias masculinas e femininas de infantil B, infantil A, juvenil (A+B) e absoluto (júnior e sénior). Inscrições, filiações, EMD.

Confirmações e alterações/substituições devem dar entrada na sede da ANDS via Internet para ands@ands.pt até dia 26 de abril de 2024.

Bienal de Coruche com candidaturas abertas para residências artisticas

A 11ª edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte, programada para 19 de outubro a 3 de novembro, já abriu concurso para residências artísticas a decorrer por todo o Concelho de 30 de setembro a 13 de outubro.

Segundo Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche, “as candidaturas estão abertas até 23 de junho nas áreas de Artes Visuais, Artes Performativas e Cruzamentos Disciplinares (Escultura/Instalação, Fotografia/Vídeo, Movimento/Performance, Pintura, Desenho, Land-Art, Arquitetura/Paisagismo, Som/Produção Musical). Vinculada ao tema “Território”, a edição de 2024 promove a descentralização das atividades, estabelecendo pontes entre artistas e comunidades locais em diversas localidades do Concelho”.

“A Bienal de Coruche – Percursos com Arte 2024, organizada pela Câmara e pelo Museu Municipal de Coruche, é a segunda edição a realizar-se com residências artísticas, este ano vinculadas ao tema “Território” – mote para a criação artística a produzir de modo descentralizado, em diversas localidades do Concelho, propiciando o contacto entre artistas e comunidades locais nas suas várias freguesias, que contam a sua história com identidade própria. Os  espaços de produção artística distribuem-se pela União de Freguesias Coruche, Fajarda e Erra e pelas freguesias de Biscainho, Branca, Couço, Santana do Mato e São José da Lamarosa”, sublinhou.

Assumindo-se como espaço de afirmação de novos talentos e de estimulação da apreciação estética do público, o concurso para Residências Artísticas marca o início de uma jornada criativa que culminará numa grande celebração da arte visual entre os dias 19 de outubro e 3 de novembro, sendo prioritária a vinculação das obras e dos artistas ao contexto local, no sentido de produzirem obras que sejam fruto dessa conexão paisagística, social, afetiva e material, contribuindo para o enriquecimento cultural da região e para o desenvolvimento de novas linguagens plásticas e poéticas.

Com candidaturas abertas até 23 de junho, a Bienal convida artistas nacionais e estrangeiros a embrenharem- se nas tradições, nas paisagens e nas comunidades locais. As residências artísticas oferecem aos artistas a oportunidade de imergirem no contexto local e de criarem obras que dialoguem com o território e com as suas singularidades.

Seja nos estaleiros das freguesias, nos espaços municipais ou em locais associados à organização, os artistas encontrarão ambientes propícios para explorar e expressar a sua Arte, envolvendo-se profundamente com a comunidade, a cultura e a paisagem.

O território de Coruche, situado na região interior e no limite do Ribatejo, apresenta riqueza cultural e paisagística única, inspiradora de produção artística. Da floresta do Montado às linhas de água ou às manchas florestais, cada elemento do território tem um papel crucial no desenvolvimento da região – papel esse que, interpretado artisticamente, fortalece a ligação entre o objeto artístico e o espaço envolvente, integrando as obras no meio urbano e arquitetónico, e enriquecendo a experiência estética do público.

Podem candidatar-se às residências artísticas cidadãos nacionais ou estrangeiros, maiores de 18 anos e com morada fiscal em Portugal que sejam portadores de grau académico nas áreas referidas, bem como profissionais não licenciados que possuam currículo significativo e reconhecido mérito. As candidaturas são

apresentadas em formulário próprio, disponibilizado nas plataformas online do evento, ou efetuadas através do e-mail candidaturas.bienal@gmail.com. Os resultados do concurso, cujo júri selecionará os 10 melhores projetos, serão divulgados até 20 dias úteis após o termo do prazo de apresentação de propostas, mediante comunicação por e-mail e publicitação nas plataformas online de divulgação do evento. A aceitação das residências por parte dos artistas deve decorrer nos 10 dias seguintes à divulgação dos resultados, sob pena de deixarem de ser elegíveis.

Os artistas selecionados beneficiam de um apoio financeiro no valor de mil euros, designado “subsídio de produção”, assegurado pelo Município de Coruche e destinado a suportar a produção artística, fazendo face a despesas de deslocação, alimentação, aquisição de materiais, montagem e desmontagem. Além do subsídio de produção, o Município assegura espaços de trabalho e alojamento com condições para confeção de refeições.

“A Bienal desenvolve ainda as Envolvências Locais, que desde 2013 aproximam e envolvem a comunidade num projeto artístico comum, nomeadamente escolas, associações, fotógrafos, artesãos e artistas em torno do tema “A floresta enquanto legado natural e o abrigo das gentes, da fauna e da flora” – força motriz dos artistas, que criarão os elementos das Envolvências Locais, estando prevista a instalação Floresta e a produção de peças Art Eco. Ao longo de mais de duas semanas são muitos e diversificados os eventos a decorrer paralelamente por toda a Vila, ao ar livre e em infraestruturas municipais – workshops, espetáculos, residências artísticas e animação cultural”, referiu ainda a vereadora.

Realizada desde 2003, a Bienal tem fomentado o diálogo entre locais, artistas plásticos e profissionais das artes visuais, reforçando a articulação simbiótica entre o objeto artístico e o espaço envolvente pela integração das obras no meio urbano e arquitetónico. Através de uma variedade de eventos paralelos, a Bienal proporciona uma experiência enriquecedora que aproxima o público da arte contemporânea.

Esta edição em particular promete uma programação diversificada, com atividades distribuídas por todo o Concelho, oferecendo a oportunidade de mergulhar numa experiência única, onde a criatividade encontra o território em todas as suas formas e manifestações, numa jornada de descoberta e expressão artística.

Para informações complementares deve contactar-se a comissão organizadora da Bienal de Coruche, com sede no Museu Municipal de Coruche.

Grupo União Sport recebe o Arcoense em jogo dos Quartos de Final da Taça Distrito de Évora Dinis Vital

Este domingo, 14 de abril, a partir das 16.00 horas, realizam-se os Quartos de Final da Taça Distrito de Évora Dinis Vital, num fim de semana onde param os campeonatos para que esta ronda da Taça se jogue.

O Grupo União Sport (GUS) é o único representante do concelho de Montemor-o-Novo ainda em prova, jogando no Parque Desportivo de Montemor com o Arcoense. Nos outros 3 jogos, o Portel recebe o Sporting de Viana, o Estrela de Vendas Novas desloca-se ao terreno dos Canaviais e o Redondense joga em casa com o Lusitano de Évora “B”.

No que diz respeito à partida que opõe o União ao Arcoense, e que tem transmissão na RNA, dar nota que esta será a 3.ª vez esta época que os 2 emblemas se defrontam, nas duas primeiras ocasiões, ambas para a Liga Elite, o União venceu, por 1-0 na 1.ª volta e por 1-3 na 2ª volta. O Arcoense está em 9º lugar com 18 pontos, enquanto que o União está em 7º com 18 pontos. Arcoense vem de empate na Liga Elite, fora de portas, diante do líder Estrela de Vendas, sendo que o Estrela já na 1ª volta tinha empatado a zero em Arcos, ou seja, o 1º classificado da Elite não conseguiu vencer este Arcoense. Fábio Neves, treinador do GUS, antevê “um jogo difícil diante de uma equipa experiente e bem trabalhada pelo mister Hugo Painho”. O objetivo, assegura Fábio Neves, “é ganhar e passar a eliminatória”.

Na partida do passado domingo, para a Liga Elite, o União apresentou-se com 6 entradas novas no 11 inicial, devido às muitas lesões existentes. O treinador do União, Fábio Neves, explica que “esta semana continuam a tentar recuperar os jogadores que estiveram ausentes no jogo com o Arraiolense”.

Fábio Neves diz que “a festa da Taça vive-se com os adeptos e, por isso, deixa o convite para que os Unionistas compareçam para apoiar a equipa”.

Jogos dos Quartos Final da Taça Distrito de Évora

14 de abril > 16h00

Portel – Sc Viana Alentejo

Gdr Canaviais – Estrela Fc (18h)

Redondense Fc – Lusitano Évora Clube “B”

Gr. União Sport – Sc Arcoense

IPDJ quer mulheres a participar “ativamente nas vidas dos clubes” 

É com o objetivo de promover e valorizar a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, para uma maior igualdade de género no desporto, que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a apostar na campanha “Tu Também Podes Ser a Presidente do Teu Clube”.

Com a campanha “muito focada” nas jovens que praticam desporto ou que frequentam cursos nesta área, quando “é difícil encontrar pessoas que estejam disponíveis para dirigir” as associações desportivas, explica o diretor regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, pretende-se com esta iniciativa “incentivar as mulheres a participarem ativamente nas vidas dos clubes”. “Nós assistimos, nos últimos tempos, à chegada também das mulheres ao dirigismo de várias associações e aquilo que queremos promover, neste momento, é a integração das mulheres nos corpos sociais, não só como presidentes, mas integrando as assembleias geral, as direções”, acrescenta.

Para Miguel Rasquinho, ainda assim, nesta altura, não devia sequer ser necessário promover-se este tipo de campanha e estar-se a falar em igualdade entre homens e mulheres. “O que interessa é que, na nossa região, as pessoas participem. Temos muita dificuldade em ter dirigentes nos clubes. Normalmente, vão-se eternizando nas direções sempre os mesmos, e não é porque queiram, é porque não há mais quem queira e há sempre a possibilidade de os clubes fecharem portas por falta de dirigentes”, lembra o responsável.

Destacando os “excelentes” casos e exemplos de mulheres que já dirigem clubes, com “grande sucesso”, no Alentejo, a campanha serve, não só para incentivar as mulheres a participarem, mas também para “dizer que há dificuldades nas direções das associações desportivas da região”.

A campanha é apresentada a 30 de abril na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, depois de já o ter sido também em Vendas Novas, Sousel e Sines. Depois de Elvas, seguem-se Alcácer do Sal, a 10 de maio, e Évora, no dia 16.

Atelier de serigrafia artesanal da “Bicicleta Manifesta” em Vendas Novas

A “Bicicleta Manifesta” não é mais do que uma bicicleta-atelier que apresenta uma oficina de impressão artesanal e que, neste caso concreto, consiste na impressão de coloridos cartazes com palavras inspiradas nos 50 anos do 25 Abril.

Um projeto de arte participativa, onde o coletivo artístico AtelierSer convida a população de Vendas Novas a criar e a imprimir poemas visuais a partir de um estendal de palavras que falam sobre a Liberdade e os valores da Democracia.

A iniciativa decorre este  sábado, pelas 15.00 horas, na Biblioteca Municipal. Tem participação gratuita, não necessita de inscrição e destina-se a maiores de 6 anos.

250 famílias inscritas nas ilhas de compostagem de Montemor-o-Novo

As cinco ilhas de compostagem instaladas na cidade de Montemor-o-Novo, após dois anos de funcionamento, permitiram a produção de 350 kg de composto, de excelente qualidade.

A ideia é devolver ao solo e às plantas os nutrientes contidos no composto, o qual foi obtido através da reciclagem de restos de fruta, legumes e folhas, cuidadosamente separados e colocados nas ilhas de compostagem por cerca de 250 famílias, que já se inscreveram.

Parte deste composto foi cedido gratuitamente em campanhas realizadas no Mercado Municipal e na Feira da Luz. O restante foi aplicado no viveiro municipal na reprodução e manutenção de plantas, que futuramente serão dispostas nos espaços verdes da cidade, sendo também cedidas para iniciativas de educação ambiental a pedido de instituições do concelho.

O Município de Montemor-o-Novo aproveita para deixar um agradecimento às instituições que este ano contactaram, solicitando apoio para comemorar o dia da árvore, às quais foram cedidas algumas plantas autóctones e de fruto mantidas e produzidas no nosso viveiro, bem como a todas as famílias que já fazem compostagem.

Se quiser participar pode saber mais, contactando a equipa municipal da compostagem, através do n.º 938022592.

Localização das ilhas de compostagem na cidade: Rua Fernando Namora, Rua Feliciano Rabaça Folclorista, Largo Machado dos Santos, Av. Capitão Salgueiro Maia, Rua Comandante Fragoso.