A edição deste ano do ÉvoraWine, o maior e melhor certame de vinho e gastronomia da região, previsto, este ano, para os dias 24 e 25 de maio, irá ocupar toda a Praça de Giraldo, permitindo a presença de mais produtores de vinho e de mais espaços de gastronomia, anunciou esta quarta-feira a organização.
Na cerimónia de apresentação do certame, que teve lugar numa unidade hoteleira da cidade, Reto Jorg revelou que são esperados cerca de 10 mil visitantes na 9ª edição do Évora Wine cuja grande “novidade é o alargamento dos stands de produtores a toda a Praça de Giraldo”.
“Acreditamos que com este upgrade, que contou com o apoio indispensável da Câmara Municipal de Évora, os produtores, os visitantes e os restaurantes presentes ficam a ganhar e quando assim é ganhamos todos”, afirmou.
Nuno Prazeres, outro dos dinamizadores do evento, revelou, por seu turno, que está garantida a presença de quatro dezenas de produtores de vinho e de cinco restaurantes. “O modelo mantém-se, ou seja, as pessoas compram o copo e depois podem degustar as referências de vinho presentes, podem petiscar e assistir à diversificada animação cultural”.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, esteve presente na cerimónia de apresentação e na sua intervenção o edil eborense realçou a dimensão nacional que o ÉvoraWine conquistou ao longo do tempo. “Há condições para continuar a crescer e eu acredito que em 2027 poderá ser um grande evento internacional de promoção do vinho e da gastronomia do Alentejo”.
O ÉvoraWine, cujo preço passa para 12 euros o copo/dia, irá promover ainda uma visita de jornalistas especializados ao Alentejo, que culminará na Praça de Giraldo, durante o certame, cujo grande objetivo é a promoção do vinho e da gastronomia do Alentejo.