União ganha em Arraiolos e Foros vence Cabrela ao cair do pano

Este domingo, 7 de abril, realizou-se a 18ª jornada da Liga Elite, e a 17ª da Liga AFE, numa tarde de fortes emoções. Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) foi ao terreno do Arraiolense ganhar por 0-3, num resultado que foi muito melhor que a exibição. Já no Grupo B da Liga AFE, ficámos a saber que será os Foros a acompanhar o Escouralense na 2ª fase do campeonato, com a equipa treinada por Gonçalo Teixeira a ganhar por 2-1 ao Cabrela, com o golo da vitória a surgir mesmo ao cair do pano. Nesta penúltima jornada da 1.ª fase da Liga AFE, ainda houve mais 2 derbys do concelho de Montemor, com o Cortiçadas de Lavre a bater o Valenças por 3-2, enquanto que o Escoural foi a Fazendas do Cortiço ganhar por 1-5.

Abordando a deslocação do GUS ao Cunha Rivara, em Arraiolos, uma partida que a RNA transmitiu com relato, a equipa da casa apresentou-se apenas com 3 suplentes, enquanto que no União houve uma autêntica revolução com 6 entradas novas no 11 inicial, entre elas o guarda-redes Willian Paes, saudando-se o regresso aos convocados de Miguel Mangerico e Preciado. A formação montemorense chegaria cedo ao golo, com Pedro Reis a cabecear, aos 7 minutos, para o 0-1. A equipa da casa respondeu bem ao golo sofrido, criando algumas situações de perigo, tomando conta do jogo, com o União a adormecer no encontro e à sombra da magra vantagem. Ao intervalo mantinha-se a vantagem do GUS por 0-1, numa 1ª parte do União extremamente fraca, valendo o golo de Pedro Reis, praticamente o único momento que coloriu uma exibição cinzenta por parte da formação unionista.
A 2ª parte iniciou com a estreia de Tiago Leal (ainda júnior) na Liga Elite, por parte do União, rendendo Pedro Reis, que saiu lesionado ao intervalo. A partida manteve a mesma toada e, num lance de contra ataque por parte do Arraiolense, Rodinhas teve boa oportunidade para empatar, mas valeu o corte de Odilon. Aos 57 minutos, no União, Gonçalo Ambrósio lesiona-se, e é rendido por Tomás Silva. O Arraiolense efetuou a sua primeira alteração, aos 60 minutos, com Tiago Mendes a entrar para o lugar de Lucas. Pouco depois, aos 63 minutos, Preciado regressou aos jogos, rendendo Capela. O Arraiolense estava instalado no meio campo alvinegro, avisava e crescia na partida quando, aos 72 minutos, esteve muito perto do empate, mas Willian Paes respondeu com enorme defesa. Pouco depois, seria Rodinhas a ter boa chance mas não consegue ser feliz. Aos 74 minutos, Fábio Neves efetua mais uma alteração, com Madeira a ser rendido por Gonçalo Catalão. Numa altura em que o União já tinha as substituições esgotadas, o guarda-redes alvinegro caiu lesionado. Apesar de limitado, Willian Paes manteve-se em campo, em sacrifício, até ao final do encontro. Aos 85 minutos, o Arraiolense realizou a sua última alteração com Pedrosa a ser substituído por Tira-Picos. Já nos descontos, aos 93 minutos, com o Arraiolense a arriscar tudo pelo empate e a “destapar a manta”, Roberto Carlos faz o 0-2, colocando um ponto final na partida. O desafio terminaria com o melhor do jogo, um golão de Gonçalo Catalão de levantar o estádio, que fechou com chave de ouro um mau jogo do GUS.

Ouça aqui o rescaldo ao Arraiolense 0-3 Grupo União Sport:

RESULTADOS:
LIGA ELITE > 18ª jornada > 7 abril > 16h00
Lusitano Évora Clube “B” 0-1 Atlético Sc
ScAlcaçovense 0-1 Gdr Canaviais
Redondense Fc 4-2 Gd Monte Trigo
Gd Portel 1-4 Sc Viana Alentejo
Lusitano Cd Arraiolense 0-3 Gr. União Sport
Estrela Fc 1-1 Sc Arcoense

LIGA AFE > 17ª jornada > 7 abril > 16h00
GRUPO A
Sc Bencatelense 2-1 Ad Vera Cruz
Cc Corval 1-3 Gcd Aguiar
Gdc Oriolenses 3-3 Cf Estremoz
Sc Borbense 3-4 Gcd S. Bartolomeu Outeiro
Gd S. Manços 2-3 Calipolense Cd Vila Viçosa

GRUPO B
Foros Vale Figueira Fc 2-1 Casa Povo Cabrela
Ccrd Cortiçadas de Lavre 3-2 Valenças Sport Club
Gdc Tourega 1-2 Gd S. Pedrense
Gcd Fazendas Cortiço 1-5 Gr. Estrela Escouralense