União ganha em Arraiolos e Foros vence Cabrela ao cair do pano

Este domingo, 7 de abril, realizou-se a 18ª jornada da Liga Elite, e a 17ª da Liga AFE, numa tarde de fortes emoções. Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) foi ao terreno do Arraiolense ganhar por 0-3, num resultado que foi muito melhor que a exibição. Já no Grupo B da Liga AFE, ficámos a saber que será os Foros a acompanhar o Escouralense na 2ª fase do campeonato, com a equipa treinada por Gonçalo Teixeira a ganhar por 2-1 ao Cabrela, com o golo da vitória a surgir mesmo ao cair do pano. Nesta penúltima jornada da 1.ª fase da Liga AFE, ainda houve mais 2 derbys do concelho de Montemor, com o Cortiçadas de Lavre a bater o Valenças por 3-2, enquanto que o Escoural foi a Fazendas do Cortiço ganhar por 1-5.

Abordando a deslocação do GUS ao Cunha Rivara, em Arraiolos, uma partida que a RNA transmitiu com relato, a equipa da casa apresentou-se apenas com 3 suplentes, enquanto que no União houve uma autêntica revolução com 6 entradas novas no 11 inicial, entre elas o guarda-redes Willian Paes, saudando-se o regresso aos convocados de Miguel Mangerico e Preciado. A formação montemorense chegaria cedo ao golo, com Pedro Reis a cabecear, aos 7 minutos, para o 0-1. A equipa da casa respondeu bem ao golo sofrido, criando algumas situações de perigo, tomando conta do jogo, com o União a adormecer no encontro e à sombra da magra vantagem. Ao intervalo mantinha-se a vantagem do GUS por 0-1, numa 1ª parte do União extremamente fraca, valendo o golo de Pedro Reis, praticamente o único momento que coloriu uma exibição cinzenta por parte da formação unionista.
A 2ª parte iniciou com a estreia de Tiago Leal (ainda júnior) na Liga Elite, por parte do União, rendendo Pedro Reis, que saiu lesionado ao intervalo. A partida manteve a mesma toada e, num lance de contra ataque por parte do Arraiolense, Rodinhas teve boa oportunidade para empatar, mas valeu o corte de Odilon. Aos 57 minutos, no União, Gonçalo Ambrósio lesiona-se, e é rendido por Tomás Silva. O Arraiolense efetuou a sua primeira alteração, aos 60 minutos, com Tiago Mendes a entrar para o lugar de Lucas. Pouco depois, aos 63 minutos, Preciado regressou aos jogos, rendendo Capela. O Arraiolense estava instalado no meio campo alvinegro, avisava e crescia na partida quando, aos 72 minutos, esteve muito perto do empate, mas Willian Paes respondeu com enorme defesa. Pouco depois, seria Rodinhas a ter boa chance mas não consegue ser feliz. Aos 74 minutos, Fábio Neves efetua mais uma alteração, com Madeira a ser rendido por Gonçalo Catalão. Numa altura em que o União já tinha as substituições esgotadas, o guarda-redes alvinegro caiu lesionado. Apesar de limitado, Willian Paes manteve-se em campo, em sacrifício, até ao final do encontro. Aos 85 minutos, o Arraiolense realizou a sua última alteração com Pedrosa a ser substituído por Tira-Picos. Já nos descontos, aos 93 minutos, com o Arraiolense a arriscar tudo pelo empate e a “destapar a manta”, Roberto Carlos faz o 0-2, colocando um ponto final na partida. O desafio terminaria com o melhor do jogo, um golão de Gonçalo Catalão de levantar o estádio, que fechou com chave de ouro um mau jogo do GUS.

Ouça aqui o rescaldo ao Arraiolense 0-3 Grupo União Sport:

RESULTADOS:
LIGA ELITE > 18ª jornada > 7 abril > 16h00
Lusitano Évora Clube “B” 0-1 Atlético Sc
ScAlcaçovense 0-1 Gdr Canaviais
Redondense Fc 4-2 Gd Monte Trigo
Gd Portel 1-4 Sc Viana Alentejo
Lusitano Cd Arraiolense 0-3 Gr. União Sport
Estrela Fc 1-1 Sc Arcoense

LIGA AFE > 17ª jornada > 7 abril > 16h00
GRUPO A
Sc Bencatelense 2-1 Ad Vera Cruz
Cc Corval 1-3 Gcd Aguiar
Gdc Oriolenses 3-3 Cf Estremoz
Sc Borbense 3-4 Gcd S. Bartolomeu Outeiro
Gd S. Manços 2-3 Calipolense Cd Vila Viçosa

GRUPO B
Foros Vale Figueira Fc 2-1 Casa Povo Cabrela
Ccrd Cortiçadas de Lavre 3-2 Valenças Sport Club
Gdc Tourega 1-2 Gd S. Pedrense
Gcd Fazendas Cortiço 1-5 Gr. Estrela Escouralense

Vila Viçosa distingue em 2024 obras de ficção no Prémio Literário Florbela Espanca 

O Prémio Literário Florbela Espanca, promovido de dois em dois anos, pela Câmara de Vila Viçosa, vai distinguir, desta feita, obras literárias de ficção.

Este prémio, sendo “uma referência no concelho”, recorda o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, tem já uma projeção “a nível nacional e internacional”.“Este ano decidimos optar pela divulgação e implementação desta iniciativa, tendo em conta que estamos a desenvolver alguns projetos relacionados com a temática florbeliana, nomeadamente o circuito Florbela Espanca, que queremos concretizar até final deste ano”, adianta o autarca.

Com candidaturas abertas, até 15 de setembro, a escritores de qualquer nacionalidade, o grande objetivo do prémio literário, adianta Tiago Salgueiro, é “valorizar o legado biográfico da poetisa” calipolense.

Na última edição da iniciativa, e apesar de ter tido o maior número de sempre de trabalhos a concurso, foram apenas entregues menções honrosas. Dez vez, o autor premiado, para além da edição da obra, receberá ainda um prémio monetário, no valor de 2.500 euros. A obra premiada será editada pelo Município de Vila Viçosa, numa tiragem de 500 exemplares.

Instituído em 1981, o Prémio Florbela Espanca tem vindo, ao longo dos anos, a promover e a premiar obras literárias inéditas de expressão portuguesa, quer no âmbito da poesia, quer da ficção.

CCDR Alentejo presente na AG da Comissão Arco Atlântico em Sines

Sines vai receber, nos próximos dias 9 e 10 de abril, a Assembleia-Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).

A CCDR Alentejo é membro da CRPM desde 1982 e membro da Comissão Arco Atlântico desde 1989 e tem participa nos vários grupos de trabalho da Comissão Arco Atlântico, contribuindo nomeadamente para a cooperação nos domínios da inovação, da economia azul e do desenvolvimento turístico.

Graças às suas políticas em matéria de economia azul e de desenvolvimento turístico, a CCDR Alentejo tem promovido a cooperação europeia através da participação dos intervenientes regionais em vários projetos e iniciativas a nível transfronteiriço e transnacional.

Recorde-se que a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM) reúne 150 Regiões de 24 Estados da União Europeia e não só. Representando cerca de 200 milhões de pessoas defendendo um desenvolvimento mais equilibrado do território europeu.

A Comissão Arco Atlântico (CAA) é uma das seis comissões geográficas da CRPM que reúne as Regiões da bacia atlântica, do sul de Espanha à Irlanda. Inclui igualmente membros não comunitários, como o País de Gales, que é um membro histórico da CRPM, e o Quebeque, que aderiu recentemente à CAA na qualidade de membro associado.

A Comissão Arco Atlântico da CRPM assegura que os interesses comuns às Regiões atlânticas são representados e promovidos na UE, centrando-se nos grandes desafios comuns, como a implantação de energias marinhas renováveis, a pesca e a aquicultura sustentáveis, a poluição oceânica, a inovação, os transportes, a cooperação transatlântica, o turismo e a cultura, criando sinergias neste espaço.

A presidência da Comissão Arco Atlântico é atualmente exercida por Íñigo Urkullu Renteria, Presidente do Governo Basco (Espanha), e a primeira vice-presidência por Maria Teresa Mourão de Almeida, presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo (Portugal).

A reunião de Sines é de extrema importância estratégica pois vai reunir os representantes eleitos com vista a celebrar a unidade atlântica e a preparar o caminho para um território ainda mais coeso e atrativo, indo debater temas como as questões estatutárias, a Criação de uma estratégia macrorregional atlântica e descarbonização da frota atlântica: oportunidades, desafios e caminhos a seguir e ainda a cocriação de um Vale de Inovação Atlântica.

A Declaração Política de 2024 vai ser submetida à votação de todos os membros da Comissão Arco Atlântico durante a Assembleia-Geral de Sines.

Programa

Dia 9 de abril

14.30 horas – Sessão de abertura com:

– Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines

– António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo

– Comissária Elisa Ferreira, Comissão Europeia (mensagem de vídeo)

– María Ángeles Elorza Zubiría, Secretária-Geral da UE e Ação Externa, Governo Basco ‒ Presidência da Comissão Arco Atlântico

Sessões temáticas sobre:

– Questões estatutárias

– Criação de uma estratégia macrorregional atlântica ‒ Que caminho a seguir?

– Descarbonização da frota atlântica: oportunidades, desafios e caminhos a seguir

Dia 10 de abril

09 horas – Sessões temáticas sobre:

– A cocriação de um Vale de Inovação Atlântica ‒ Votação da Declaração Política

– Questões internas da CAA

RESULTADOS 3ª JORNADA DA 2ª FASE DA LIGA DE FUTEBOL DA INATEL DE ÉVORA 2023/24

Este fim-de-semana disputa-se a 3ª Jornada da 2ª Fase da Liga de Futebol da Inatel de Évora, com jogos da Liga Apuramento do Campeão e da Liga Reconhecimento a decorrerem sábado e domingo, 6 e 7 de abril.
Divulgamos os resultados:

Apuramento Campeão Inatel Évora > 3ª jornada
Grupo A
Montoito 2-3 Afeiteira
Graça do Divor 0-0 Bardeiras e Vimieiro

Grupo B
Brotense 1-1 Cano
Orada 0-2 Foros da Fonte Seca

Taça Reconhecimento Inatel Évora
Perolivense 2-1 Terrugem
Machedense 2-0 S. Domingos
Descansa: Barbus

Fonte: Barbus Borba

Lavre empata com Tramaga e adia decisões para a última jornada na Inatel Santarém


O G.D.Lavre recebeu este sábado, 6 de abril, no Campo da Amoreira, a formação do Tramaga, em jogo da 5ª jornada (2ª fase) do Campeonato Distrital Inatel Santarém. O resultado final foi de um empate a zero bolas. O Lavre partia para este jogo sabendo que, a duas jornadas do final desta fase, bastava uma vitória para se apurar para os quartos de final da competição. Pela frente o Lavre defrontava a única equipa que lhe tinha imposto uma derrota nesta fase da competição, sendo expectável um jogo complicado, algo que se viria a comprovar.
À partida para a última jornada todas as equipas do grupo ainda têm hipótese de passar, já que o Lavre está em 1º com 8 pontos, as Figueiras em 2º também com 8 pontos, em 3º encontra-se o Vale da Pinta com 5 pontos e, na 4ª posição a Tramaga com os mesmos 5 pontos. As decisões serão no próximo domingo, com o Lavre a deslocar-se ao Vale da Pinta, no Cartaxo. Para carimbar a passagem aos quartos de final, ao Lavre basta o empate, no entanto, e de acordo com o capitão do Lavrense, João Godinho, o objetivo é a vitória para passar em 1º do grupo, sem necessidade de recorrer à calculadora.

Rescaldo ao Lavre 0-0 Tramaga, por João Godinho (Capitão do Lavre)

IPDJ assinala Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física com caminhada em Évora

Celebra-se este domingo, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde e, ontem, sábado, 6 de abril assinalou-se o dia Mundial da Atividade Física.

Neste sentido, o Instituto Português do Desporto e da Juventude do Alentejo vai comemorar estas duas datas com uma atividade física e desportiva para todos os seus técnicos dos serviços de Portalegre, Évora e Beja, incentivando também todas as restantes entidades com quem colabora a realizarem atividades similares.

Esta atividade, marcada para amanhã, segunda-feira, 8 de abril, consiste numa caminhada à volta das Muralhas de Évora e um almoço saudável no final.

O programa tem início às 10.30 horas com concentração no IPDJ Évora, seguindo-se uma sessão de aquecimento. Pelas 11 horas é dado início à caminhada, de quatro quilómetros, à volta das muralhas, que termina pelas 12.30 horas com uma sessão de relaxamento, seguindo-se o almoço convívio.

A atividade física “é essencial para promover a saúde física, mental, e emocional, melhorando consequentemente a qualidade de vida e aumentando a longevidade”.

Vendas Novas assinala os 50 anos do 25 de abril com um vasto programa

Este ano, Portugal comemora os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, um marco histórico que abriu as portas para a democracia e liberdade no país.

Vendas Novas, enquanto terra de Abril, assume um programa de comemorações que decorre até 30 de maio, e que resulta de um trabalho coletivo entre o poder local, o associativismo, Agrupamento de Escolas e a Comissão de Honra, constituída para o efeito.

Segundo Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, vão realizar-se várias atividades ao longo deste período, no que ao desporto diz respeito “vamos ter torneios e provas de variadas modalidades, como futebol de 5, ténis de mesa, voleibol, artes marciais, BTT, padel, badminton, atletismo, basquetebol 3×3 e paintball. Acrescentamos um peddy-paper, caminhada pelo campo e como destaque, mais uma edição da Estafeta da Liberdade, prova desportiva que ligas as duas freguesias do Concelho, e a habitual tarde desportiva, com malha, chinquilho, sueca, setas, tiro ao alvo, entre muitas outras atividades”.

Na vertente cultural, “teremos serigrafia artesanal, oficina criativa, mural de pintura, música coral, folclore, exposição fotográfica, bailes, teatro e a exibição do filme “Revolução (sem) Sangue”, com a presença do realizador, Rui Pedro Sousa. Um concerto com Monda e os Bandidos do Cante é o destaque da véspera do dia da Revolução e, no próprio dia, a Sessão Solene Comemorativa da efeméride, que terá lugar no Regimento de Artilharia n.º5 (antiga Escola Prática de Artilharia), local de onde saíram os militares que corajosamente participaram na Revolução de 25 de Abril de 1974”, acrescentou.

Organizado pelas escolas, haverá conversas em redor de vários temas ligados à revolução e a apresentação de trabalhos de alunos.

Hora do Conto em Coruche dia 20 de abril

A próxima Hora do Conto em Coruche, está agendada para as 11.00 horas de 20 de abril na Biblioteca Municipal de Coruche e será dinamizada pela autora Ana Rita Janeiro, escritora, ilustradora, decoradora de espaços infantis e artista que, no mês do cinquentenário da Revolução dos Cravos, revisita um tema que urge transmitir de geração em geração.

A Hora do Conto é um programa de promoção da leitura da Biblioteca Municipal de Coruche focado nas crianças da faixa etária do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo.

A atividade é direcionada para as famílias e realiza-se aos sábados ao longo do ano. As sessões são gratuitas e decorrem na Sala Infantil da Biblioteca Municipal. As inscrições, de caráter obrigatório e limitadas a 25 participantes maiores de três anos de idade, estão abertas até 19 de abril.