Programa Okupa-te Inclusivo Páscoa 2024 já em marcha

O programa OKUPA-TE Inclusivo Páscoa 2024 teve início na passada segunda-feira dia 25 de março, nas Piscinas Municipais de Évora e as crianças, entre os 6 e os 12 anos, já fizeram várias atividades e conviveram entre si, sempre sob supervisão de vários monitores/Técnicos camarários.

Além das Piscinas, as crianças irão também fazer atividades ao Núcleo Educativo do Alto de S. Bento, ao Teatro Garcia de Resende, ao Palácio de D. Manuel e à Ludoteca.

Com este programa, o Município de Évora pretende promover a ocupação de tempos livres de TODAS as crianças em atividades de carácter desportivo, cultural, lúdico e artístico, bem como apoiar as famílias eborenses nos períodos de pausas letivas, contribuindo para a conciliação entre a vida familiar e profissional e para uma maior equidade e discriminação positiva das famílias mais vulneráveis, integrando o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação – Tecer Redes para a Igualdade, desenvolvido no âmbito da candidatura camarária.

O Município pretende acompanhar “o compromisso com a educação inclusiva, de acordo com a definição da UNESCO, enquanto processo que visa responder à diversidade de necessidades dos alunos, através do aumento da participação de todos na aprendizagem, tal como vem defendido na Lei da Educação Inclusiva.

Este Programa, que decorre em dois blocos, de 25 a 28 de março e de 02 a 05 de abril, inclui atividades adaptadas para TODAS as crianças, promovendo momentos de brincadeira, de partilha, de cooperação, de participação ativa, de criatividade, de liberdade, de bem-estar…ou seja: momentos em que “TODOS CONTAM”.