IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva em Ourique

IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva: Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional vai ser apresentado na sexta-feira em Ourique.

A ACOS, em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e com o apoio da Associação de Criadores do Porco Alentejano e do Município de Ourique, está a organizar o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional, com data marcada para 14 e 15 de novembro, em Ourique.

Em território de excelência de pecuária extensiva, Ourique vai ser o palco da apresentação oficial do Congresso, a 22 de março, às 12h00, no decorrer da Feira do Porco Alentejano. Vão estar presentes as entidades organizadoras, portuguesas e espanholas, para prestar informações sobre os propósitos do Congresso, os problemas que são comuns a ambos os lados da fronteira, e as mais-valias do trabalho em conjunto. Secas sucessivas, aumento extraordinário dos fatores de produção e descidas muito significativas da rentabilidade deste tipo de explorações, assim como a sua importância para a manutenção e valorização dos espaços rurais, são algumas das questões comuns que importa tratar em conjunto.

O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva deverá ser um ponto de encontro para troca de experiências, permitindo aos técnicos e produtores discutir aspetos relacionados com a renovação geracional nos territórios rurais e aprofundar os conhecimentos com vista à otimização dos recursos a nível da produção e da sanidade e da reflexão sobre o potencial de geração de valor deste setor de atividade.

Neste dia vai ainda ser apresentado o site do evento, no qual já podem ser obtidas informações e efetuadas inscrições, acessível em: https://congresoganaderia.com/