Em Vendas Novas venceu o PS com 30.37%

O Partido Socialista venceu as eleições legislativas em Vendas Novas com 30.37%, com 2.015 votos, seguido da AD com 23.45% e 1.556 votos; do Partido Chega que teve 20.78% da votação e 1.379 votos; e da CDU que obteve 11.50% e 763 votos.

PS, AD e CHEGA elegem os três deputados de Évora

O Partido Socialista venceu as eleições no distrito de Évora, com 32.79%, elegendo Luís Dias para a Assembleia da República, tendo a Aliança Democrática com 22.43% dos votos elegendo novamente Sónia Ramos para o Parlamento onde o CHEGA também terá um deputado – Rui Cristina – após o partido ter atingido a terceira votação no distrito com 19.96%. A CDU voltou a não conseguir eleger um deputado, tendo-se ficado pelos 10.93%.

PS vence em Montemor com 32.85%

O Partido Socialista venceu as eleições legislativas em Montemor-o-Novo com 32.85%, com 3.075 votos, à frente da Aliança Democrática com 20.54%, com 1.923 votos; da CDU com 18.60% e 1.741 votos e do Partido Chega que teve 14.89% da votação (1.394 votos).

Exposição “Mulheres e Resistência Novas Cartas Portuguesas e outras lutas” na galeria do mercado em Coruche

A Galeria do Mercado Municipal de Coruche tem patente até 31 de março, a exposição temporária “Mulheres e Resistência – ‘Novas Cartas Portuguesas’ e outras lutas”, cedida pelo Museu do Aljube e integrada nas celebrações do Dia da Mulher e dos 50 anos do 25 de Abril.

Também em exposição, parte do acervo que o fotógrafo Armindo Cardoso registou no Concelho entre 1979 e 1980. Aberta à comunidade educativa e à população em geral, a mostra contribui para refletir sobre o papel das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo, bem como sobre a sua importância na conquista da Liberdade no País.

A exposição sublinha ainda o contributo de mulheres que, com origens e percursos distintos, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela Liberdade, dos anos 30 do século passado ao 25 de Abril de 1974.

Inscrições abertas para as Tasquinhas da Feira Medieval de Montemor-o-Novo

A Feira Medieval está de regresso ao Castelo de Montemor-o-Novo e já tem data marcada: 14, 15 e 16 de junho de 2024

Nesta organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o apoio da Turismo do Alentejo, poderá embarcar numa viagem no tempo absolutamente imperdível.

Em curso, neste momento, está o período de inscrições para as Tasquinhas que, durante o evento, irão servir aqueles que visitarem a Feira Medieval de Montemor-o-Novo. O período de inscrições termina a 26 de abril.

Normas de participação e ficha de inscrições: https://www.cm-montemornovo.pt/…/feira-medieval-2024/

Para mais informações ligue  266 898 103  ou pode enviar e-mail para turismo@cm-montemornovo.pt

Corrida das Pontes e da Família reúne centenas de atletas a 26 de maio em Coruche

Como já vem sendo hábito a Câmara Municipal de Coruche, organiza mais uma vez a Corrida das Pontes, este ano a 26 de maio e com a particularidade de assinalar os seus 18 anos.

“A Corrida das Pontes e da família reúne centenas de atletas numa festa desportiva a correr ou a caminhar em percurso de 10 quilómetros em estrada plana ou, como alternativa, em caminhada de 3,5 quilómetros denominada Corrida da Família”, conforme adiantou à RNA, Fátima Galhardo, vice-presidente da autarquia de Coruche.

“Coruche foi distinguido pelo programa Município Amigo do Desporto. O evento desportivo “24H BTT Coruche Inspira”, ficou em  primeiro lugar na categoria regional/nacional dos Eventos Desportivos Municipais do Ano 2024”, como refere a vice-presidente da Câmara de Coruche.

Coruche destacou-se pela atribuição do primeiro lugar ao evento 24H BTT Coruche Inspira na categoria regional/nacional e pelo reconhecimento da Corrida das Pontes como evento recomendado na categoria internacional.

Este ano agendada para 15 e 16 de junho, a prova de resistência em bicicleta de montanha 24H BTT disputa-se durante 24 horas pela lezíria e pela charneca ribatejanas num circuito de aproximadamente 10 quilómetros por volta. Já a Corrida das Pontes e da Família reúne centenas de atletas a 26 de maio.

Projecto Ruinas apresenta oficialmente a sua Edição 2024

Quinta-feira, dia 14 de março, o Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo será ocupado pelo Projecto Ruinas. A partir das 21.00 horas, a associação apresenta oficialmente a sua Edição 2024, composta pelas obras ‘Where Are You?’, ‘O Último Voo da Tartaruga’, ‘Insight’ e ‘Não Me Lembro de Nada’, levadas a palco entre 2012 e 2014.

Em seguida, entra em cena ‘Desumanização’, um espetáculo da companhia Teatro Art’Imagem.

Sinopse:

‘Desumanização’ é uma versão cénica do romance ‘A Desumanização’, do consagrado escritor português Valter Hugo Mãe. É uma história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade.

Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea.

Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”. ‘Desumanização’ é Gelo, Terra e Fogo e, segundo o autor, um autêntico cântico de amor à Islândia.

Festival “Terras de Borrego” no fim de semana da Páscoa em Sousel

O primeiro festival “Terras do Borrego” realiza-se no fim de semana da Páscoa, de 29 a 31 de março, em Sousel.

Esta primeira edição do certame, que contará com animação musical, tasquinhas e a participação de associações e dos municípios do distrito de Portalegre aderentes à Quinzena Gastronómica “Terras do Borrego”, com os seus próprios stands, revela o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, coincide com a altura do ano em que mais pessoas se deslocam até Sousel.

“Tínhamos pensado, inicialmente, em fazer uma Bienal do Borrego, mas depois veio a Covid-19 e não foi possível fazer e pensamos em ir crescendo gradualmente. Vamos fazer este primeiro festival, a calhar precisamente neste fim de semana da Páscoa, em que há um maior consumo de borrego”, explica o autarca.

Manuel Valério lembra ainda que, logo a seguir, a 1 de abril, celebra-se o feriado municipal de Sousel, com um dia “muito preenchido”, em que a população, por norma, ruma à Serra de São Miguel, para a romaria em honra de Nossa Senhora do Carmo. “Teremos a procissão, a ‘Rebola’, como costumamos dizer, em que as pessoas podem confraternizar em família, e depois, ao final da tarde, há a tradicional tourada à portuguesa”, remata.

Emissão especial eleições a partir das 20 horas

Esta noite, a partir das 20 horas, iremos apresentar uma emissão especial sobre as eleições, com os resultados dos concelhos do Alentejo na área de influencia da Rádio Nova Antena.

Não perca os resultados da sua freguesia e do seu concelho desta eleição para a Assembleia da República, tudo depois da oito da noite.

Projeto “Yoga Solidário” em Montemor-o-Novo

Foto: Monte de Magia

O projeto “Yoga Solidário” nasceu dia 21 de maio de 2023.

Trata-se de um projeto implementado pelo Monte de Magia, em Montemor-o-Novo, que tem como objetivo levar o yoga a várias associações do concelho.

Atualmente conta com quatro associações: o ATL Saber Crescer, a Associação Porta Mágica, a Casa João Cidade e a Associação animal Patolas e Patinhas, Fernando Cunha do Monte de Magia, adiantou à RNA que no caso da “Porta Mágica e Casa João Cidade é normal deslocarmo-nos lá e praticarmos o yoga com eles, com a Patolas fazemos cãominhada e com o ATL Saber Crescer fazemos atividades ao ar livre mais na primavera e verão”.

“Yoga a Crescer é um projeto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras em parceria com o Monte de Magia”.

O professor de yoga adiantou ainda que este “era um projeto que andávamos também a pensar, que era levar o yoga aos mais novos. Neste sentido também trabalhamos com quatro associações são elas o ATL das Silveiras, o Colégio Jardim dos Sentidos, o ATL Saber Crescer e a Associação de Pais da Escola em Movimento”.

Fernando Cunha salientou ainda os benefícios da prática do yoga, que vão “desde a ansiedade, depressão, articulações, geralmente melhora o nosso bem-estar físico e psíquico”.

Hoje é dia de votar para eleger a Assembleia da República

Hoje, dia 10 de março, há eleições para a Assembleia da República. Os portugueses são chamados às urnas para escolher os seus representantes para os próximos quatro anos. Atualmente, a Assembleia da República é composta por 230 deputados.

O direito de voto pode ser exercido entre as 8 e as 19 horas.

No concelho de Montemor-o-Novo há 28 assembleias de voto onde os cidadãos recenseados podem votar:

Na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras há 18 secções de voto: cinco (mesas 1 a 5) no Centro Escolar nº5; uma (mesa 6) no Salão do gimnodesportivo de Santa Sofia; uma (mesa 7) no Centro Cultural do Reguengo/São Mateus; duas (mesa 8) no Centro Cultural da Maia/Vila/Bispo; uma (mesa 9) no Salão gimnodesportivo da Pinta; quatro (mesas de 10 a 13) no pavilhão gimnodesportivo de Montemor-o-Novo; uma (mesa 14) no Centro Cultural de São Geraldo; uma (mesa 15) na sede da Associação de Reformados das Fazendos do Cortiço; uma (mesa 16) no Centro Cultural do Ferro da Agulha; uma (mesa 17) no Centro Cultural das Silveiras.

Na União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre há duas secções de voto: uma no Centro Cultural de Cortiçadas de Lavre e outra na Casa do Povo de Lavre.

Na Freguesia de Santiago do Escoural há três secções de voto: uma na Escola Primária do Escoural, uma na antiga Escola Primária de São Brissos e outra no antigo Posto Médico de Casa Branca.

A Freguesia de São Cristóvão há duas secções de voto: uma no Salão Polivalente da Junta de Freguesia e outra na antiga escola primária de Baldios.

A Freguesia de Foros de Vale de Figueira tem a assembleia de voto instalada no Centro Cultural.

A Freguesia de Ciborro tem a sua assembleia de voto na Casa de Cultura e Recreio.

Já a Freguesias de Cabrela tem uma secção de voto na Casa do Povo.

Se ainda não sabe em que local votar pode enviar uma mensagem para o n.º 3838 com RE (nº de Identificação civil) (data de nascimento no formato AAAAMMDD), ou aceder ao site www.recenseamento.mai.gov.pt.