Municípios da Serra d’Ossa preparam candidatura à “Cidade do Vinho” 

Depois de várias candidaturas, a título individual, a Câmara Municipal de Borba junta-se agora aos outros municípios da Serra d’Ossa – Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo – e a outros parceiros, para concorrer à “Cidade do Vinho”, em 2025.

Aproveitando as parcerias e o trabalho que já está a ser feito, no âmbito de uma candidatura para a transformação da Serra d’Ossa, explica a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, esta candidatura conjunta revela-se uma “boa estratégia”, até porque, sendo “mais rica” e tendo “mais força”, tem maior possibilidade de vir a ser aprovada.

“Nós, como único proponente, nunca conseguimos atingir este título”, recorda a vereadora, assegurando que se mantêm as mesmas parceiras e as “linhas orientadoras” da candidatura, no que toca à Serra d’Ossa, para esta da “Cidade do Vinho”, com vista à valorização deste produto. Para além dos outros municípios, Borba conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo e de outros parceiros.

Ainda que lembre que Vila Viçosa e Alandroal não são “tão fortes”, quanto Borba, Estremoz e Redondo, no que toca à tradição do vinho, Sofia Dias assegura que “o património, a cultura e o setor do turismo”, em ambos os concelhos, dão “muita força” a esta candidatura.

“Existem uma séria de atividades obrigatórias nesta candidatura, à qual temos de dar resposta e que serão divididas por todos os municípios. Iremos dividir a realização destas atividades conjuntas e puxar aqui os nossos eventos, de cada município, e valorizá-los, é também este o objetivo desta candidatura: é valorizar o que já se faz no vinho e o que já se faz ao nível gastronómico, patrimonial e cultural”, explica ainda Sofia Dias.

O projeto “Cidade do Vinho”, promovido pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, tem como objetivo valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

IPDJ Alentejo desenvolve atividades integradas no “Mês da Juventude” de Évora

A Direção Regional do Alentejo do IPDJ, em parceria com diversas associações juvenis e outras entidades, irá realizar algumas atividades direcionadas para o publico jovem, e não só, integradas no “Mês da Juventude”, promovido pela Câmara Municipal de Évora, o qual está a decorrer e se estenderá até dia 31 de março.

Estas iniciativas do IPDJ Alentejo, integradas naquela realização da autarquia eborense, estão enquadradas nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, tendo como principal objetivo dar «voz e palco» aos jovens, oferecendo uma programação muito variada, englobando múltiplas atividades em diversas áreas, entre as quais a arte, o associativismo, a dança, o desporto, a formação, o empreendedorismo, a música, a saúde, o voluntariado e muitas outras.

CCDR Alentejo assina acordos colaborativos no âmbito da Escola de Coesão

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) assinou, com diversas entidades, entre as quais Municípios, Comunidades Intermunicipais e Agrupamentos de Escolas da região, dois acordos colaborativos no âmbito do Projeto “Escola da Coesão”

Na cerimónia esteve presente o vice- presidente substituto legal do presidente do Conselho Diretivo da CCDRA, Aníbal Reis Costa, bem como a vice-presidente da CCDRA, Carmen Carvalheira, tendo na sua intervenção, Aníbal Costa referido que “A CCDR Alentejo, está empenhada na capacitação e envolvimento dos jovens como forma de se contribuir para a Política da Coesão dando a conhecer o impacto da política europeia na região”, adiantando que “urge preparar cidadãos europeus ativos através do conhecimento e participação dos jovens as políticas de coesão”.

Recorde-se que na “Estratégia de Desenvolvimento do Alentejo 2030, um dos desafios estratégicos tem a ver com o reforço da ação coletiva regional e, neste sentido, é importante formalizar os termos de trabalho conjunto para a implementação do projeto Escola da Coesão”.

A Escola de Coesão é uma iniciativa com potencial agregador e de desafio para os agentes do território, relacionada com capacitação, das pessoas, das instituições e do ecossistema dos Fundos à escala da região Alentejo. O objetivo principal é de dar a conhecer o impacto da politica europeia assente na boa governação, considerada fundamental na definição das políticas públicas”.

A concretização da ação da Escola de Coesão será feita através de uma vasta rede de parceiros regionais, nacionais e internacionais o que lhe permite atuar de forma abrangente, e divide-se em quatro eixos. O primeiro denomina-se “ASOC – At School on Open Cohesion”, o segundo “Embaixadores da Coesão “Jovem Coesão Alentejo mais”, o terceiro tema ver com um “Ciclo de Conferências Ligar Erasmus e Politica de Coesão – Ligar Jovens Alentejanos à Europa+ e uma Conferência anual que liga Política de Coesão com ERASMUS+ e o quarto é “Summer School”

O primeiro acordo colaborativo assinado com a “Acessível Êxito Associação, promotora das Mentes Empreendedoras, é referente ao eixo, “Embaixadores da Coesão “Jovem Coesão Alentejo +” e pretende entre outros “dinamizar uma cultura colaborativa de território, em ambiente associativo, recreativo e cultural, à luz da transição digital, energética e ambiental em curso”.

O segundo acordo colaborativo foca-se no eixo “ASOC – At School on Open Cohesion” e pretende através de uma parceria que fomente o trabalho em rede, com o objetivo de promover o conhecimento da política de coesão e o impacto da politica da União Europeia (UE) no Alentejo.

Para além da CCDRA, foram signatários do acordo os Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, de Nisa, Escolas 2 de Beja, de Redondo, de Vendas Novas, bem como a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo (CIMAA), do Alentejo Central (CIMAC), e do Baixo Alentejo (CIMBAL), o Instituto Politécnico de Portalegre, responsável pelo Centro Europe Direct do Alto Alentejo, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), responsável pelo Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral Associação de Defesa do Património de Mértola, responsável pelo Centro Europe Direct do Baixo Alentejo e as câmaras municipais de Beja, Montemor-o-Novo, Redondo e Vendas Novas.

Ana Arrebentinha com o espetáculo “Não estavas capaz não vinhas” em Viana do Alentejo

O município de Viana do Alentejo, vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com três iniciativas.

“Dia 8 de março, todas as mulheres do concelho recebem uma flor, sábado dia 9 no Cineteatro Vianense, pelas 21.30 horas a humorista Ana Arrebentinha sobe ao palco com o espetáculo “Não estavas capaz não vinhas”.

“No dia 12 tem lugar uma palestra denominada “Mulher a minha saúde o meu direito”, referiu Paula Neves, Vice-presidente da Câmara Municipal de Viana.

Alentejo recebe 3º encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial

Tendo como cenário o Parque Mineiro de Aljustrel, recentemente inaugurado, o terceiro Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial e a apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” realiza-se quinta-feira, dia 7 de março, num evento promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial em parceria com a Turismo do Alentejo e Ribatejo.

No âmbito da iniciativa, que reúne várias dezenas de parceiros nacionais e regionais, representantes das Entidades Regionais de Turismo, da Direção Regional de Turismo dos Açores e do Turismo de Portugal, vão ser dadas a conhecer as 180 experiências, entre as quais 15 nos territórios do Alentejo e do Ribatejo, que estão disponíveis para os visitantes e turistas, entre 16 e 30 de março.

“O Turismo Industrial – integrado na Estratégia Turismo 2027 que visa reforçar a atratividade dos territórios, valorizar os produtos e os processos produtivos nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional ao longo de todo o ano – tem despertado, cada vez mais, o interesse dos visitantes e de empresas de vários setores, como o agroalimentar ou o extrativo. No Alentejo e no Ribatejo, por exemplo, no ano passado a oferta era de nove experiências e este ano são 15, promovidas por nove parceiros que apresentam atividades como colóquios, degustações, filmes, oficinas, workshops e visitas guiadas”, explica José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo.

Para além da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, no decorrer do evento vai ser feito um ponto de situação sobre o “Estado da Arte do Turismo Industrial em Portugal” e assinadas as declarações de colaboração, entre novos parceiros e a Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O encontro vai servir, também, para dar a conhecer o Parque Mineiro de Aljustrel que, inaugurado em dezembro de 2023, tem várias ofertas associadas ao Património Industrial

O programa completo para ver abaixo:

“Artidina” na rubrica “À conversa com o comércio local”

Esta semana é a loja “Artidina” que está em destaque, na rubrica “À conversa com o comércio local”.

“A ideia já vinha muito anterior à nossa geração, isto já vem desde 1861, sempre na mesma família até agora”. Foi dada continuidade a “um projeto que havia na parte antiga da cidade primeiro e depois aqui na zona central, que era mais vantajoso”, refere Conceição Alves a proprietária.

Trata-se de uma retrosaria “que mantivemos desde sempre, alguns produtos de moda, temos outros produtos como a lingerie, que também somos fortes nesse campo e a nossa principal atividade e que já vem desse tempo é a confeção de capotes, e a comercialização de samarras e capas, mas a confeção continua a dos capotes”, acrescentou.

Para Conceição Alves “o comércio local tem algum significado em relação ao emprego, ainda dá emprego a muita gente”.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Conceição Alves, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Partido Comunista Português comemora 103 anos

O Partio Comunista Português (PCP) comemora esta quarta-feira, 6 de março, os seus 103 anos.

Segundo o partido, estes são 103 anos de “vida, de luta, de história, ao serviço dos trabalhadores, do povo e do país”.

São 103 anos “a colocar o trabalho e os trabalhadores no centro das preocupações, a defender a democracia e a liberdade, o desenvolvimento, a soberania nacional, a amizade entre os povos e a paz”.

Velhas Gaiteiras apresentam novo espetáculo em Estremoz nos dias 16 e 17

As “Velhas Gaiteiras”, da Academia Sénior de Estremoz, sobem ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro nos dias 16 e 17 deste mês, para apresentar uma Revista à Portuguesa intitulada de “Vira o Disco e Toca Mesmo”.

Esta é a quinta peça apresentada pelo grupo, revela a encenadora Marisa Serrano, que adianta que este espetáculo “terá muitos sketch, momentos de diversão, crítica social, marchas populares e muita diversão”.

O grupo “Velhas Gaiteiras, recorda Marisa Serrano, surgiu em 2016, e assume-se como um projeto muito acarinhado por todos e permitiu criar uma amizade entre todos. “Na altura, e tendo em conta que os meus pais sempre fizeram revista à portuguesa, eu tinha esse bichinho, por isso sugeri a criação da disciplina, na qual estas 13 ‘velhas gaiteiras’ se inscreveram e foi-se criando uma amizade entre todas e há momentos que vão ficando na memória”, adianta.

Para Marisa Serrano diz que é o seu marido que escreve as marchas para a revista, garantindo que é “um enorme prazer” trabalhar com este grupo e com o músico que apoia as “Velhas Gaiteiras”, acreditando que este espetáculo “tem tudo para ser um sucesso”.

A encenadora do espetáculo “Vira o Disco e Toca Mesmo” convida todos a assistirem a esta revista à portuguesa, e diz que, em palco, “as Velhas Gaiteiras vão dar tudo”.

O espetáculo é organizado pelo Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz, com apoio da Câmara Municipal de Estremoz, encenado por Marisa Serrano, com direção musical do músico estremocense Paulo Lopes, e com a participação das alunas e artistas: Ana Troncho, Bia Ramos, Luzia Banha, Guiomar Picão, Isabel Cascalheira, Júlia Casimiro, Maria Augusta Beliz, Maximina Paiva, Mina Trindade, Margarida Nunes, São Perdigão, Tina Estriga e Virtuosa Ramalho.

“Vira o disco e toca o mesmo”, o espetáculo das Velhas Gaiteiras, da Academia Sénior de Estremoz, que terá a sua antestreia no dia 16, apenas para convidados. Já no dia 17 há sessões às 15.30 e às 21.30 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados no Posto de Turismo de Estremoz.

GNR de Évora registou ontem três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou no dia de ontem 5 de março, três acidentes de viação, sendo uma colisão, um despiste e um atropelamento dos quais resultaram danos materiais.

Foram ainda registados dois incêndios urbanos, um na localidade de Borba tendo provocado danos em contentor de lixo e outro na localidade de Portel em cozinha de habitação, tendo ardido um fogão e um exaustor.

No âmbito da criminalidade foram registados nove ocorrências, seis crimes contra o património e três crimes contra as pessoas.

No âmbito contraordenacional registaram-se 48 infrações relativas à legislação rodoviária  e uma relativa à legislação ambiental.

Cercimor tem novo website

A Cercimor tem novo website desenvolvido de acordo com uma nova conceção em termos de acessibilidade, procurando oferecer uma solução mais eficiente e intuitiva para os usuários, conforme adiantou à RNA Cistina Saloio, presidente da direção da instituição.

“O design e a usabilidade foram trabalhados de forma a criar um site acessível a todos, independentemente das suas habilidades e limitações, tornando a navegação pelo site mais fácil e rápida”.

Município de Viana do Alentejo presente em sessão de esclarecimentos sobre a Nova Geração dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social

No passado dia 1 de março, o Município de Viana do Alentejo, esteve presente na Escola Superior de Saúde de Santarém, na sessão de esclarecimentos sobre a Nova Geração dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social – CLDS 5G.

Em representação do Município esteve o presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Duarte, que já tinha respondido positivamente, ao convite endereçado pelo Instituto da Segurança Social, para o desenvolvimento do programa CLDS 5G no concelho de Viana do Alentejo, nos eixos 1, Emprego, formação e qualificação, e 4, Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

Aberto período de discussão pública do Mor Bike

Está aberto o Período de Discussão Pública, que decorrerá até ao próximo dia 4 de abril, inclusive, relativo ao Projeto de Regulamento Municipal de Funcionamento e Utilização do Sistema de Partilha de Bicicletas Elétricas – MorBike.

Este projeto é integrado na Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável de Montemor-o-Novo (em elaboração) – MobiMor e aprovado pelo Executivo Municipal na sua reunião ordinária de Câmara do passado dia 7 de fevereiro 2024.

Euromilhões com jackpot de 63 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 63 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 5 de março, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 267 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, de 17 mil euros, num total de sete contemplados.

O quarto prémio, de 1.145 euros, saiu a 34 apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 15 – 17 – 23 – 36 e pelas estrelas 03 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Município de Montemor-o-Novo prossegue visita a empresas da Zona Industrial da Adua

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, acompanhado por técnicos da autarquia, e por Paula Martins, Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação, encontra-se a dar continuidade ao ciclo de visitas às empresas instaladas na Zona Industrial da Adua. Estas visitas têm como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas, perspetivas futuras, dificuldades, para desta forma apoiar e dinamizar o tecido económico local.

Ontem, dia 5 de março, a visita iniciou na Topavi-Pec – Produtos Agropecuários, Lda., que se dedica ao comércio de rações, sementes, agroquímicos e adubos, prosseguindo depois na empresa Luis Manuel Leandro, que trabalha na área da distribuição de gás e instalações elétricas, culminando na J&F Oliveira, que efetua produção de toldos e estofos.

Esta iniciativa insere-se no Programa Mor + Economia – desenvolver, empreender e inovar – contactos com Agentes Económicos.