Concerto com os “Moenga Blues” a assinalar o Dia Internacional da Mulher em Vendas Novas

Na próxima sexta-feira, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Um dia que se vai assinalar um pouco por todo o lado e Vendas Novas não é exceção.

O dia vai ser assinalado com um concerto com os “Moenga Blues”, pelas 22.30 horas no auditório municipal, com entrada gratuita para todas as mulheres.

As comemorações do dia Internacional da Mulher no Concelho de Vendas Novas, terminam dia 15 de março com o Night Run, uma prova que “nasceu no âmbito das celebrações do dia da mulher”.

Nesta prova “podem participar todos os que assim se interessam”, existem “três provas a corrida dos 7km, a caminhada de 4km e para os mais aventureiros uma corrida de 100 metros de saltos altos, referiu Valentino Cunha, presidente da Câmara municipal.

Candidaturas abertas para operacionalizar Instrumento Territorial Integrado Temático

Estão abertas as candidaturas para apresentação do Plano de Ação para operacionalização do Instrumento Territorial Integrado Temático (Investimento Integrado de Base Territorial do Oeste e Vale do Tejo), cujo período de candidatura decorre até dia 15 de abril.

O Acordo de Parceria Portugal 2030 que estabelece a estratégia e a estrutura operacional do período de programação de fundos europeus relativo a 2021-2027, consagra a importância dos instrumentos territoriais como elemento central de promoção do desenvolvimento e coesão territorial.

Foi neste contexto que o Centro 2030 e o Alentejo 2030 se propuseram a responder ao desafio de atenuar as fragilidades e vulnerabilidades de territórios específicos, através de abordagens mais integradas, multissetoriais e inovadoras, assentes em modelos territoriais flexíveis, capazes de agir à escala adequada para responder a problemas concretos.

As dotações indicativas, por Programa Regional, afetas a Investimentos Territoriais Integrados do Oeste e Vale do Tejo é de 23,5 milhões de euros FEDER, repartidas da seguinte forma por cada um dos Programas Regionais, 15,5 milhões de euros para o Programa Regional Centro e 8 milhões de euros para o Programa Regional do Alentejo, que se destinam concretizar ações como de apoio a projetos piloto de integração digital de serviços e recursos, à valorização dos recursos do território comuns ligados à água e ainda Ações conjuntas de atração de investimento, internacionalização, promoção do conhecimento, e consolidação do tecido empresarial isto para alem de Intervenções que promovam a mitigação e adaptação climática.

Estes apoios serão articulados entre as AG do Centro e do Alentejo para assegurar sinergias, evitando sobreposições e o duplo financiamento

Controlo de vegetação amanhã em Montemor-o-Novo

Amanhã dia 6 de março, irão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora), entre as 8.00 horas e as 16.00 horas, na Rua Lisboa, Rua Poço do Paço, Rua 5 de Outubro, Rua de Olivença, Rua João Luis Ricardo, Rua Luis Camões e Largo dos Combatentes, em Montemor-o-Novo.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso a estas ruas estará temporariamente condicionado. Esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno.

Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas. Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.

Obras de valorização e requalificação do castelo de Portel vão iniciar

No âmbito do início das obras de valorização e requalificação do Castelo de Portel, as quais terão lugar a breve trecho, o presidente do Município, Dr. José Manuel Grilo, recebeu a visita do presidente e do director executivo do conselho de Administração da Fundação da Casa de Bragança, Prof. Doutor Eng. João José Rio Tinto de Azevedo e o Dr. Francisco Pereira Dias, respetivamente.

A acompanhar aquela reunião estiveram presentes o Engº António Cordeiro, responsável pela empresa da empreitada da obra, Monumenta Lda, e o Arqº Nelson Vitor, chefe da divisão de obras da autarquia.

Este encontro serviu para rever e formalizar o enquadramento de uma obra de extrema importância para a preservação, requalificação e valorização do castelo de Portel, monumento nacional que irá, com esta obra ser dotado de melhores condições de acesso e sobretudo segurança dos muitos turistas que anualmente o visitam.

Descobrir Montemor-o-Novo com Almeida Faria

No dia 28 de fevereiro, o escritor Almeida Faria, patrono da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, foi recebido por técnicos do Município de Montemor-o-Novo e pelo Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, para uma reunião onde se debateu a criação de um novo produto de turismo literário.

Pretende-se que este projeto possa contribuir para a divulgação e promoção do património literário do ilustre montemorense Benigno de Almeida Faria.

O escritor aproveitou ainda a ocasião para oferecer à Biblioteca mais um conjunto de livros que vêm enriquecer o espólio da Sala Almeida Faria.

No “Espaço APORMOR” de hoje fala-se sobre os leilões de gado

No “Espaço APORMOR” de hoje, fala-se sobre os leilões de gado.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR,  refere que “os dois primeiros meses de 2024, foram muito positivos, cada vez há mais procura em termos de leilões”.

Em comparação com o “ano passado tem havido sempre mais animais, começam a vir aos leilões da APORMOR mais criadores de outras zonas do país, criadores que habitualmente não vinham. Não há leilão nenhum que não apareçam três ou quatro e alguns com um volume de animais grande, que habitualmente não vinham”.

“Secalhar porque somos confiáveis, fazemos um serviço que agrada aos criadores dos animais, começando pelas condições de pagamento”, sublinhou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Obras da Área de Serviço de Autocaravanas já arrancaram

Já começaram os trabalhos de terraplanagem para a construção da Área de Serviço de Autocaravanas de Viana do Alentejo, situada no Loteamento do Mauforo.

Entretanto, as árvores existentes no local foram replantadas noutros locais, nomeadamente nas Hortas Comunitárias e no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.

Recorde-se que a empreitada está orçada em 196.523,94 € (cento e noventa e seis mil, quinhentos e vinte e três euros e noventa e quatro cêntimos) e é financiada pelo Turismo de Portugal em 91.000 € (noventa e um mil euros).

Montemor-o-Novo marcou presença na BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2024 realizou-se, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Foram cinco dias em que o evento mostrou muito do melhor que Portugal tem a nível de oferta turística, quer para profissionais, quer para o público geral. E Montemor-o-Novo não faltou, estando representado no pavilhão n.º 1, na área do Turismo do Alentejo, durante os cinco dias.

Quatro freguesias do concelho (União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, Cabrela, Santiago do Escoural, União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras) tiveram a oportunidade de se promover na BTL.

Foram também várias as unidades de turismo local, as marcas de produtos locais e agentes do ramo da restauração que, igualmente, marcaram presença na FIL durante estes dias.

No decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa, o stand de Montemor-o-Novo recebeu milhares de visitantes e, logo no dia de abertura, uma muito especial: a do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Também o último dia de BTL foi em cheio, com direito a um grande anúncio: a apresentação oficial do Festival de Lavre 2024, a realizar-se entre 26 e 29 de julho.

Em suma, trataram-se de cinco dias de grande sucesso para Montemor-o-Novo, que esteve em destaque na maior mostra de turismo de Portugal, reunindo o interesse de outros agentes turísticos e de visitantes no geral.

Dia Aberto à Comunidade nas Oficinas do Convento

No dia 8 de Março celebra-se o dia da cidade de Montemor-o-Novo e, em simultâneo, o aniversário do Centro de Investigação de Cerâmica e do Laboratório de Terra (OCT). A Oficinas do Convento celebra anualmente, com as portas abertas à comunidade e público em geral, dinamizando diversas atividades, a decorrer em simultâneo, nos vários espaços da Associação.

O Dia Aberto é uma oportunidade para a cidade entrar e experimentar o mundo da criação, arte, artesanato, arquitetura e design, na presença da equipa, artistas e colaboradores, com o intuito de dar a conhecer e promover as suas valências e serviços, bem como exibir trabalhos realizados nas diferentes formações e residência, e incentivar a interação de um público muito alargado com as técnicas desenvolvidas na Associação.

Um dos espaços novos da Associação é a Cantina Oficina que será aberta oficialmente ao público neste dia e que pretende ser um espaço de partilha de refeições e petiscos entre os sócios, de experimentação, de convívio e de oficinas relacionadas com alimentos e sustentabilidade.

Palácio D. Manuel em Évora acolheu um Seminário sobre o Plano de Ação Global para a Prevenção de Incursões nas Pistas de aviação

O Palácio D. Manuel acolheu, ao longo da passada quinta-feira, um Seminário sobre o Plano de Ação Global para a Prevenção de Incursões nas Pistas de aviação, que contou, na Sessão de Abertura, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Évora.

Carlos Pinto de Sá, para além de se congratular com a escolha, uma vez mais, da cidade para a realização de “encontros, seminários e congressos de carácter internacional e de elevado teor científico”, lembrou o posicionamento de Évora face ecossistema Aeronáutico da região.

“É uma aposta significativa na diversificação económica da região e por isso temos vindo a desenvolver um trabalho meritório no sentido de continuar a atrair mais empresas desta área para o cluster”, referiu o edil.

Organizado pela Eurocontrol, o Seminário, que contou com a presença do vice-presidente da edilidade, Alexandre Varela, na sessão de encerramento, teve como objetivo debater questões relacionadas com a segurança aeronáutica, designadamente as incursões na pista, que estão entre as cinco categorias de eventos de maior risco. “As consequências potenciais de uma incursão na pista são graves, especialmente se essa incursão terminar em colisão. À medida que as operações de tráfego aéreo aumentam, é provável que o risco de incursões nas pistas também aumente, a menos que sejam implementadas novas defesas de segurança”, esclarece a Eurocontrol.

Município de Mora destacou os 600 anos do Santuário de Nossa Senhora de Brotas na BTL

O último dia da participação do Município de Mora na Bolsa de Turismo de Lisboa ficou marcada pela sua apresentação. Esta teve início com o Grupo de Bombos “Toca a Bombar”, de Pavia, seguida da atuação do Grupo de Cantares Alentejanos de Brotas e degustação de migas de espargos com carne do alguidar do Restaurante “O Poço”, de Brotas.

No stand do Município de Mora e da EN2 foram degustadas as iguarias de Ninho D’Arte & Sabores e de Bolos da Manuela, regadas com Vinho de Talha de Cabeção, Cananó e Encosta do Pinhal. Decorreu ainda uma mostra de artesanato pela Olaria das Brotas.

As mascotes do Fluviário de Mora e do Museu Interativo do Megalitismo de Mora regressaram ao Pavilhão 1 neste último dia da BTL.

Nesta edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, o Município de Mora destacou os 600 anos do Santuário de Nossa Senhora de Brotas, sob o mote “Brotas – Terra de Romarias”.

GNR de Évora registou ontem três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia de ontem 4 de março, três acidentes de viação, sendo três colisões dos quais resultaram duas vítimas mortais, um ferido grave e danos materiais.

Foram ainda registados dois incêndios em veículos ligeiros de passageiros, um deles na A6 ao km 19.600 perto da localidade de Vendas Novas, tendo o mesmo ardido na totalidade e outro na localidade de Borba tendo provocado danos no motor do referido veículo.

No âmbito da criminalidade foram registados 13 ocorrências, sete crimes contra o património, três crimes contra as pessoas e três crimes contra a vida em sociedade.

Foram ainda efetuadas duas detenções em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional registaram-se 46 infrações relativas à legislação rodoviária, oito relativas à legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.

Coruche levou o melhor do Ribatejo à BTL

Integrando o stand da Entidade Regional de Turismo de Alentejo e Ribatejo no Pavilhão 1, espaço RB09, Coruche esteve na BTL Bolsa de Turismo de Lisboa, a decorrer na FIL – Parque das Nações, em Lisboa.

O Município mostrou e deu a provar o melhor que o território tem para oferecer: experiências turísticas autênticas e completas, com destaque para o alojamento, os recursos naturais e a oferta cultural e gastronómica.

Município de Vendas Novas participou na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Vendas Novas participou de 28 de fevereiro a 3 de março, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Segundo a organização, a BTL é, cada vez mais, uma das melhores feiras de turismo do mundo e os números falam por si – 1.401 expositores e 63.000 visitantes. A verdade é que o mote era de que o Turismo e Portugal encontravam-se neste certame.

O stand institucional encontrava-se inserido no espaço da Turismo do Alentejo, pretendendo-se promover o território, bem como o que de melhor Vendas Novas tem para oferecer a quem o visita.

O objetivo foi dar a conhecer a identidade do concelho, o que o define, as tradições, o património, e a gastronomia, em particular, o que também o distingue.

Os primeiros dias foram exclusivos à presença de profissionais, mas nos dias 1, 2 e 3 de março, o público em geral teve oportunidade de conhecer melhor todos os expositores presentes nos quatro pavilhões do certame.

Foram, assim, apresentados ao público alguns dos produtos endógenos do território e foi realizada ainda uma sessão de degustação de Bifanas, a cargo do estabelecimento Mercado das Bifanas, momento esse que decorreu no dia 2 e que contou ainda com o apoio de alunos do Curso Profissional Restaurante/ Bar do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

Subiram ainda a palco o Grupo de Cante de Vendas Novas “Era uma vez o Cante…” que levou este património imaterial da humanidade a esta mostra e houve ainda o momento da estreia de um Documentário sobre o Segredo das Bifanas.

Município investe 300 mil euros para melhorar a Zona Industrial da Adua

O ciclo de visitas às empresas instaladas na Zona Industrial da Adua, pelo executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, continua.

Em declarações à RNA, Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu que está a fazer “visitas às empresas da Zona Industrial da Adua há algum tempo, geralmente nas primeiras terças-feiras de cada mês”.

“O objetivo é sentir o que é que os empresários têm de necessidades, relativamente à ZIA, ver onde é que a câmara Municipal os pode ajudar a terem melhores condições de acesso e melhores condições de segurança, que tem sido uma das principais reclamações, bem como quais as melhores condições que devem ser dadas em termos de embelezamento, para tornar a Zona Industrial mais atrativa”.

O presidente salientou que “destes contactos já resultou um projeto de melhoramento do asfalto dos passeios, também no mesmo equipamento, alguma zona verde com sistema de rega gota-a-gota que vai ser implementado. Há aqui um projeto de cerca de 300 mil euros, que vai ser implementado na Zona Industrial da Adua, para a tornar mais atrativa”.

Esta “é uma zona industrial que tem alguma procura pela sua localização, está num eixo rodoviário excelente está muito próximo da autoestrada e acreditamos vir a ter investimentos muito interessantes nos próximos tempos, nomeadamente ligado a baterias para energias renováveis, num investimento cerca de 17 milhões de euros com capitais irlandeses. Assinei uma escritura para uma empresa ligada às carnes de Montemor-o-Novo que sei que vai ter muito sucesso nos próximos anos e vai empregar gente e dar também um impulso forte à economia do concelho”, remata o autarca montemorense.

Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo

No dia 29 de fevereiro decorreu a sessão da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal dedicada à escritora Annie Ernaux, Prémio Nobel da Literatura em 2022.

A proposta desta sessão consistiu em comentar duas obras da autora, “Os anos” e “Não saí da minha noite”. Destacou-se o registo biográfico, uma das características da sua produção literária.

A próxima sessão será no dia 28 de março, onde se dará início ao Ciclo Leituras de Abril com “Anatomia dos Mártires” de João Tordo.

Oficina do Bebé MIMOMU na oficina da criança de Montemor-o-Novo

Após uma primeira oficina de sucesso, a Oficina do Bebé MIMOMU, dinamizada por Rita Roberto, regressa hoje, pelas 10.00 horas, à Oficina da Criança de Montemor-o-Novo.

Estas oficinas são momentos de escuta, entre pais e filhos, onde redescobrimos as relações entre pares e o meio envolvente. Cantamos e dançamos juntos, partindo do instrumento primordial que é o nosso corpo, com a sua motricidade e expressividade.

O movimento criativo e a música incentivam a expressão da individualidade e uma vivência mais profunda e consequente de cada descoberta.

Festa do Teatro 2024 em Montemor-o-Novo até abril

A Festa do Teatro 2024 está oficialmente em marcha. O evento que fará Montemor-o-Novo respirar teatro até dia 6 de abril teve início no sábado, dia 2 de março, com três espetáculos distintos em cena.

Às 16h00 começou o primeiro: ‘A_Massa’, um showcooking/comédia de acidentes da A Algures, chegou ao Centro Cultural e Recreativo 1.º de Maio em São Geraldo, colocando o público da aldeia a rir à gargalhada, tal como aconteceu no Centro Cultural de Foros de Vale de Figueira no dia seguinte. Durante a primeira quinzena de março, este é o espetáculo que vai percorrer as várias freguesias do concelho de Montemor-o-Novo.

À noite, houve hipótese de escolha: no Cineteatro Curvo Semedo, a Oficina do Teatro, parceria do Projecto Ruinas com o Município de Montemor-o-Novo, comemorou 10 anos da melhor maneira possível: no palco, com a peça ’10 Anos Juntos!’ Coube aos talentosos jovens a honra de trazer a Festa do Teatro 2024 até à mais icónica sala de espetáculos da cidade.

Por sua vez, a Blackbox d’O Espaço Do Tempo foi casa para um ensaio aberto de ‘Explodente-Fixa’, uma ideia original de Nuno Marques Pinto criada para celebração dos 100 anos do Surrealismo onde a desordem é privilegiada.

A Festa do Teatro 2024 começou em grande, com teatro para todos os gostos. Essa é, aliás, uma das premissas da iniciativa, que continua durante esta semana e por março fora, terminando apenas a 6 de abril.