Candidaturas abertas às operações “Títulos de Impacto Social”

O período do aviso de concurso às operações “Títulos de Impacto Social” econtra-se aberto, desde 29 de fevereiro, até dia 19 de dezembro de 2025.

A ação “Títulos de Impacto Social” destina-se a promover a experimentação de soluções inovadoras em áreas prioritárias de política pública, promovendo uma cultura de prestação de serviços públicos orientada para os resultados e são orientadas para resultados, que proponham indicadores e metas quantificáveis, permitindo ganhos mensuráveis e capazes de gerar impacto na melhoria de respostas, em áreas prioritárias de política pública.

As operações são apoiadas por investidores sociais que financiam integralmente a intervenção durante a sua execução, sendo o pagamento a estes investidores efetuado após a obtenção dos resultados e apenas mediante o cumprimento das metas previamente contratualizadas.

Podem candidatar-se as entidades da economia social e as entidades públicas e privadas, especificadas que integram uma parceria. A parceria deve, obrigatoriamente, contemplar, no mínimo, um investidor social e uma entidade da economia social ou outra entidade privada que realize a intervenção (entidade implementadora).

A área geográfica abrangida pelas operações é NUTS II – Alentejo, sendo a dotação indicativa disponível de 510 mil euros a uma taxa máxima de cofinanciamento FSE de 85 por cento.

VII Festival Internacional de Balonismo em Coruche

De 21 a 24 de março Coruche recebe o VII Festival Internacional de Balonismo, desafiando expectativas no limiar do firmamento. Organizado pela Câmara Municipal de Coruche, o evento traz a Portugal diversas equipas internacionais de balonismo num programa que prevê sete voos matinais e vespertinos, proporcionando perspetivas únicas das paisagens deslumbrantes da região.

Além dos voos somam-se batismos de balão estático, artesanato, produtos locais, street food, animação e teatro infantil, concertos, a VI Caminhada do Balonismo e ainda o sempre muito esperado Night Glow Show. Ao longo de quatro dias intensos, a agenda propõe momentos inesquecíveis para toda a família.

Coruche é epicentro de cores, emoções e experiências memoráveis durante o Festival Internacional de Balonismo. Este ano, pela VII edição, o espetáculo transcende mais uma vez o sonho e a linha do horizonte, numa ode à cultura da região e à riqueza exuberante e plácida da paisagem.

Adivinham-se quatro dias inesquecíveis a contemplar os céus e a sobrevoar os territórios de montado, um dos 35 ecossistemas mais importantes do mundo no que respeita à conservação da biodiversidade.

À experiência contemplativa acrescem os atrativos de um Festival que tem vindo a afirmar-se como referência nacional e internacional do balonismo, capaz de reunir todos os anos pilotos e entusiastas de todo o mundo, fazendo de Coruche balódromo de um espetáculo vibrante que convida a sonhar alto e a deixar voar o pensamento e as emoções.

No que respeita aos céus, estão previstos sete voos matinais e vespertinos, o espetáculo Night Glow, que alia balões, luz e música eletrónica com DJ pela noite dentro, e ainda a realização de batismos em balão de ar quente estático, que oferecem a oportunidade de viver a experiência gratuitamente.

De pés no chão, o Festival alarga-se à VI Caminhada do Balonismo e ao colorido do artesanato local, dos produtos regionais e de uma variedade de opções irresistíveis no Street Food Fest, onde podem descobrir-se sabores do mundo, paralelamente à degustação da gastronomia ribatejana na restauração local.

O cartaz de concertos apresenta, a 22 de março, a banda Sai do Chão (tributo a Ivete Sangalo) e, a 23 de março, os grupos The Peakles (tributo a The Beatles) e One Vision (tributo a Queen). Na tarde de 24 de março há teatro infantil com a peça “A Festa da Carochinha” e espetáculo de magia com o Mágico Vegas.

A animação musical e infantil é sinónimo de diversão gratuita para todos os gostos e idades. Todos estão convidados a explorar, saborear e celebrar o fascínio deste grande evento anual de Coruche, realizado em áreas de acesso livre.

Sublinhe-se o caráter gratuito da assistência aos voos e da participação em diversas outras atividades.

Seminário Regional Alentejo PAR 4 em Montemor-o-Novo

Decorreu na sexta-feira, 1 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, o Seminário Regional Alentejo – PAR 4 – para a análise e a utilização dos relatórios da avaliação externa.

A iniciativa, que contou na abertura com a presença do Ministro da Educação, João Costa, bem como do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e do Vereador do Pelouro da Educação, Henrique Lopes, surge na sequência da participação do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo no projeto PAR.4, nos dias 28 e 29 de fevereiro.

Neste projeto participam 16 escolas a nível nacional, constituindo uma excelente oportunidade para todos, escola, professores, alunos e encarregados de educação, para a melhoria das aprendizagens.

Na abertura do seminário, os alunos do 6º D, dirigidos pelo professor Pedro Zagalo, deram as boas vindas a todos presentes, inundando a sala de cante alentejano.

Ainda na sessão de abertura do seminário, Olímpio Galvão, falou um pouco do nosso território e dos grandes momentos históricos de Montemor-o-Novo, mas sobretudo agradeceu “o trabalho e dedicação de todos os professores, que trabalham todos os dias com os miúdos, e que promovem a escola como um elevador social, só assim permitiram que um miúdo, filho de um pai que nunca foi à escola, e que aprendeu a ler e escrever já depois de adulto, e de uma mãe doméstica com a 4ª classe, tivesse os instrumentos suficientes, que o capacitaram para que hoje seja presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo”.

Mimomu regressou á Oficina da Criança em Montemor-o-Novo

No sábado, na Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, de manhã e de tarde, viveu-se um ambiente bastante familiar e muito animado.

Rita Roberto foi a dinamizadora das duas iniciativas do dia. De manhã, houve a primeira sessão da Oficina do Bebé – Mimomu e à tarde, realizou-se uma s​essão de Dançar em Família.

A Oficina destinou-se a crianças até aos 3 anos, sempre acompanhadas de um adulto. Pais e filhos cantaram e dançaram juntos, explorando e incentivando o movimento criativo.

Dançar em Família destina-se a um público ligeiramente mais crescido: adultos e crianças a partir dos 4 anos. Nestas sessões pretende-se encontrar novas linguagens e redescobrir modos de partilha, com base na relação afetiva.

Mimomu regressa em várias ocasiões ao longo dos meses de março e abril, às 10h00. Há novas sessões a 5 e 19 de março, 9, 13 e 23 de abril. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Oficina da Criança, ou para o e-mail ocrianca@cm-montemornovo.pt.

Eleições e ambiente em destaque no “Ambiente em FM”

Estamos em plena campanha eleitoral e os ambientalistas, através da coligação C7, da qual a Quercus faz parte, têm manifestado algumas preocupações, relativas ao ambiente.

A Coligação C7 destaca, para estas eleições, medidas como a conservação e restauro da natureza, dentro e fora de áreas classificadas, e também ações relacionadas ao clima e energia, agricultura

As metas incluem garantir o cumprimento da proteção de 30% do território terrestre e marinho até 2030, garantir a implementação da Rede Natura 2000, elaborar e implementar o Plano Nacional de Restauro, promover o restauro dos rios, aumentar o financiamento para ações de conservação da natureza, manter a defesa da proteção do lobo a nível europeu, e criar legislação para a conservação das árvores junto das estradas nacionais e municipais.

Tudo para saber sobre a Coligação C7 e as suas medidas para estas eleições legislativas, no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Passes gratuitos para jovens estudantes

Todos os estudantes até aos 23 anos (inclusive) ou 24 anos de qualquer ensino passam a ter  acesso a passes rodoviários gratuitos.

A medida inserida no Orçamento do Estado 2024 que atribui passes gratuitos a todos os estudantes até aos 23 anos (inclusive) ou 24 anos, quando inscritos em cursos com ciclo de estudos integrados, entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2024, com a publicação da Portaria 7-A/2024, de 5 de janeiro.

Neste âmbito, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) “sendo autoridade de transportes ficou muito satisfeita com esta medida”, e tem “estado a tentar garantir a sua implementação exatamente porque isto permite que um conjunto de alunos que tem em dificuldades, passem agora a usufruir de passes gratuitos nomeadamente no ensino profissional”, referiu Carlos Pinto de Sá, presidente da CIMAC.

“Esta medida tem estado a ser articulada através da  CIMAC e o operadores dos transportes do Alentejo Central e ainda com os agrupamentos de escolas, junto dos municípios associados e das escolas profissionais nomeadamente a EPRAL e o Instituto de Emprego e Formação Profissional”, sublinhou o presidente.

O presidente da CIMAC, refere ainda que “há um conjunto de alunos pode receber automaticamente este passe gratuito nomeadamente mais de 2100 alunos que tem já passe de estudante e que está ativo através dos municípios ou dos agrupamentos de escolas e também cerca de 400 estudantes do ensino profissional”.

“Estamos a falar de mais de 2.500 processos que foram remetidos para o operador e portanto é natural que durante alguns dias possam haver algumas dificuldades e por isso aquilo que se aconselha é que cada um dos jovens estudantes possa verificar se já tem garantido o seu passe gratuito”, acrescentou.

“Os estudantes que não usufruiam do apoio do transporte escolar por parte dos municípios ou das escolas têm de se dirigir aos postos de atendimento do operador de transportes para fazer essa adesão.  Estão contemplados estudantes quer do ensino básico, secundário ou universitário. Para alunos até 18 anos que estejam nesta situação basta apresentar o cartão de cidadão e para estudantes com mais de 19 anos têm de entregar um comprovativo de matrícula”, rematou.

 

“Percursos de São João de Deus” dia 8 março em Montemor-o-Novo

No dia 8 de março, dia do Santo padroeiro de Montemor-o-Novo, São João de Deus, quem estiver interessado tem a oportunidade de revisitar os seus percursos, numa visita guiada, denominada “Percursos de São João de Deus”.

A referida visita terá inicío pelas 11.00 horas, na Igreja Matriz seguindo-se pelo hospital do Espiríto Santo e Santo André, quartel dos Bombeiros Voluntários e termina na igreja do hospital de São João de Deus.

As incrições são feitas no posto de turismo.

 

GNR de Évora regista 132 infrações rodoviárias este fim-de-semana

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre sexta-feira e domingo, de 01 a 03 de março, 10 acidentes de viação, sendo quatro colisões, quatro despistes e dois atropelamentos dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

Foram ainda registados cinco incêndios, quatro deles urbanos, nas localidades de Reguengos de Monsaraz, Canaviais concelho de Évora, Vila Viçosa e Arraiolos, tendo provocado todos danos em contentores de lixo. E outro em veículo na localidade de Arraiolos, tendo provocado danos no motor do referido veículo.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: seis crimes contra o património, quatro crimes contra a vida em sociedade, dois crimes previstos em legislação avulsa, um crime contra as pessoas e um contra o estado.

Foram ainda efetuadas cinco detenções em flagrande delito, três pelo crime de condução em estado de embriaguez, uma pelo crime de resistência e cuação sobre funcionário e uma pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito contraordenacional registaram-se 132 infrações relativas à legislação rodoviária, três relativas à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Duas vítimas mortais em acidente entre Mora e Pavia

Duas vítimas mortais e um ferido ligeiro foi o resultado de uma colisão, esta manhã, entre duas viaturas ligeiras, na Estrada Nacional 251, entre Mora e Pavia.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, o alerta foi dado às 8.00 horas.

No local estiveram 32 operacionais apoiados por 16 viaturas. Bombeiros Voluntários de Mora, SIV de Ponte de Sor, VMER do Hospital do Espírito Santo, GNR, Unidade de apoio psicológico do INEM de Lisboa e Infraestruturas de Portugal.

Em Montemor “A revolução e o acesso das mulheres aos serviços de saúde” para assinalar o Dia Internacional da Mulher

 “A revolução e o acesso das mulheres aos serviços de saúde”, é o tema de uma conversa, que vai ter lugar dia 8 de março, precisamente Dia Internacional da Mulher.

Esta iniciativa será Auditório da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, pelas 14.30 horas.

A Dr.ª Regina Corado irá juntar-se à conversa dinamizada pelo Movimento Democrático das Mulheres de Montemor-o-Novo.

Trabalhos de poda de limpeza e manutenção nas árvores em Montemor-o-Novo

Irão decorrer trabalhos de poda de limpeza e manutenção nas árvores existentes na Rua Vicente Augusto Pires da Silva EM Montemor-o-Novo, podendo envolver algum constrangimento no trânsito e zonas de estacionamento interditas, nos dias 6 e 7 de março.

Estes trabalhos constituem medidas corretivas e preventivas de segurança para pessoas e bens, incidindo na supressão de alguns ramos secos, e de ramos que se encontrem em conflito com o sistema viário, pedonal e fachadas de edifícios.

Os trabalhos poderão ser adiados por motivos imprevistos.

Formação de “Comunicação Digital” em Montemor-o-Novo

Inicia-se no próximo dia 21 de Março, na sala de formações da Casa das Associações em Montemor-o-Novo, uma ação de formação, em formato presencial, com o tema: “Comunicação Digital”.

A formação pretende capacitar os participantes para o conhecimento na área da comunicação digital, para que os agentes de turismo, autonomamente, possam construir e desenvolver websites profissionais e conhecerem todas as vantagens de estar online .

Esta ação de formação conta com diversos conteúdos, nomeadamente os motores de pesquisa; websites; e-mail marketing e SEO – Search Engine Optimization.

É uma formação gratuita, contabilizada para horas de formação profissional e é certificada pelo Turismo de Portugal.

Procissão de São João de Deus em Montemor-o-Novo dia 8 de março

Dia 8 de março assinala-se em Montemor-o-Novo o dia do Município e Dia de São João de Deus.

Como é hábito vai realizar-se a tradicional Procissão, pelas 16.00 partindo da Igreja Matriz com destino à Igreja do Hospital de São João de Deus.

De seguida tem lugar uma solene Eucaristia na Igreja do Hospital.