Foi apresentada na tarde desta terça-feira, em Montemor-o-Novo, a 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.
A edição mais longa dos últimos anos sai para a estrada de 20 a 24 de março e conta com cinco etapas, num total de 853 quilómetros.
A quinta e última etapa conta com 187.9 quilómetros, com partida de Nisa e chegada a Évora. Esta etapa tem uma particularidade, uma vez que vai passar pelo Ciborro, concelho de Montemor-o-Novo, numa homenagem a Fernando Emílio, jornalista desportivo natural desta freguesia e que acompanhou todas as Voltas a Portugal e ao Alentejo.
Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor mostrou-se bastante satisfeito com esta homenagem e referiu que “é espetacular terem esta lembrança de passarem pelo Ciborro, para homenagear Fernando Emílio”. “É com muito orgulho que vemos a última etapa, eventualmente a etapa decisiva, a passar pelas nossas terras”, disse ainda.
O homenageado Fernando Emílio, também esteve presente, tendo-se mostrado comovido e feliz.
“Esta prova é uma união entre as autarquias e a promoção do Alentejo. Na “Alentejana” pode-se encontrar de tudo um pouco o que é a vida real e o que é o Alentejo”, referiu Carlos Pinto de Sá, presidente da CIMAC e da autarquia de Évora, localidade onde termina a prova.
Pedro Beato, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, salientou “que a Volta ao Alentejo traz consigo uma boa oportunidade da região ter mais turistas”.
Já Joaquim Gomes, diretor da prova adiantou, que “a expectativa para esta edição está ao rubro, marcada pela travessia da Serra de S. Mamede”.
Veja as fotos da apresentação:






















































A Aliança Democrática (AD) já começou a campanha eleitoral, com vista às eleições legislativas de 10 de março, com o líder Luís Montenegro a percorrer os distritos do país.
A segunda Maratona Fotográfica tem lugar no dia 2 de março, em Alandroal. Uma iniciativa inserida no Festival do Peixe do Rio.


No “Espaço APORMOR” de hoje, fala-se sobre o impacto que as mudanças climáticas têm ou não na agricultura.
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia de ontem 26 de fevereiro, cinco acidentes de viação, sendo duas colisões, dois despistes e um atropelamento das quais resultaram danos materiais.
A companhia de dança de Évora, tem um projeto denominado “Dança Participativa” que promove a sensibilização, capacitação, qualificação e envolvimento de públicos diversificados através de ações de educação artística não formal direcionado a crianças e jovens.
Vão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora), na Rua 25 de abril e Rua 8 de março na cidade de Montemor-o-Novo, amanhã dia 28 de fevereiro entre as 8.00 horas e as 16.00 horas.
O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, foi palco, no sábado, 24 de fevereiro, de mais um Festival Nacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, que representou o Alto Alentejo, perante uma sala quase esgotada.
Terminou no domingo a mais recente iniciativa do Roteiro Literário Levantado do Chão. Entre 23 e 25 de fevereiro, os participantes percorreram os três percursos pelos concelhos de Lisboa, Évora e, claro, Montemor-o-Novo. A iniciativa terminou em Lavre, com o percurso n.º 3 “José Saramago em Monte Lavre”.
Histórias na Biblioteca, decorrem quinzenalmente às sextas-feiras, na biblioteca Almeida Faria em Montemor-o-Novo.
Em parceria com a Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo levou ontem, 26 de fevereiro, a cabo em Beja uma iniciativa que visa dar a conhecer uma nova experiência turística no destino.
“Politécnico de Excelência” visa distinguir o mérito e excelência na comunidade académica.
O Comando Territorial de Évora, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Évora, no período de 19 a 25 de fevereiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se dois detidos em flagrante delito, por condução sob efeito do álcool.
Depois do executivo ter visitado as várias freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, deparou-se com a necessidade que algumas têm ao nível da repavimentação.
Vendas Novas vai voltar a ser iluminada por uma energia única, à medida que os atletas da Night Run Seaside vão encher as ruas da cidade com a sua passada de corrida ou caminhada, dia 15 de março a partir das 21.00 horas.
O grupo Stone Boys Team já iniciou os treinos da época desportiva, numa organização da Associação 7050 Jovem, e conta com os apoios do IPDJ e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.