Antes de receber Vendas Novas, Grupo União Sport ganha por 0-3 em Alcaçovas

Neste domingo, após a 5.ª jornada da Taça, regressou o campeonato. Na Elite jogou-se a 14ª jornada, com o Grupo União Sport a vencer de forma tranquila no Campo João Branco Núncio, em Alcaçovas, por 0-3 com o Alcaçovense. Já no Grupo B da Liga AFE, decorreu a 13ª jornada, com dois derbys do concelho de Montemor onde o Escouralense goleou o Valenças por 6-0 e o Foros de Vale de Figueira, após estar a perder por 0-2, acabou por vencer por 3-2 o Cortiçadas de Lavre. Já o Fazendas do Cortiço empatou 2-2 com o Tourega e o Cabrela descansou nesta jornada.
Em relação ao jogo que a RNA acompanhou com relato, e onde o GUS viajou até ao terreno do Alcaçovense, o União apresentou-se com algumas ausências e com muita juventude nas opções disponíveis no banco alvinegro. O União entrou bem na partida e, logo aos 5 minutos, numa recuperação rápida da formação treinada por Fábio Neves, Bruno Machado cruzou rasteiro para Marco Oliveira rematar para o golo inaugural. O Alcaçovense respondeu, através de pontapé livre, criando perigo junto da baliza unionista, em duas ocasiões. Após os 10 minutos iniciais de maior domínio da formação forasteira, o Alcaçovense equilibrou e cresceu na partida. Já depois dos 30 minutos, o jogo tornou-se confuso, com muitas perdas de bola, e com a partida a estar mais dividida. O União parecia estar dormir à sombra do resultado magro quando, aos 35 minutos, o Alcaçovense esteve muito perto de empatar, com Albino a receber a bola de costas para a baliza, mas a rematar ao lado. O intervalo chegou com a vantagem de 0-1 do União a manter-se, contudo, o jogo dava mostras de não estar resolvido, já que a formação montemorense adormeceu na partida desde os 15 minutos, com o Alcaçovense a estar mais perto de empatar que o União de ampliar a vantagem.
A 2.ª parte iniciou com ambas as equipas a manterem os mesmos 11 iniciais. Logo nos primeiros minutos da 2.ª parte Capela teve boa oportunidade mas não teve faro de golo, já que tentou servir um colega. Aos 55 minutos, o União amplia a vantagem, aproveitando uma oferta do lateral direito do Alcaçovense João Vítor, com Preciado a recuperar a bola e Machado a fazer o 0-2. O Alcaçovense fez a primeira alteração, aos 59 minutos, com Tiago Zambujo a render Piçarra. Pouco depois, Brasão puxou a camisola de Bugio e é assinalada grande penalidade a favor do GUS, no entanto, na transformação Marco Oliveira remata ao poste. O União estava a controlar a partida quando, aos 70 minutos, Rui Salgado faz dupla alteração no Alcaçovense, com Albino e Salsinha a serem rendidos por Franjoso e Gonçalo Esteves. Também no União houve substituição, aos 73 minutos, com Capela a sair para a entrada de Tomás Silva. A formação do Alcaçovense esgotou as substituições aos 83 minutos, com Gonçalo Pinto e Miguel Piteira a entrarem para os lugares de João Vítor e Leo. Aos 89 minutos, na sequência de pontapé de canto apontado por João Bugio, o União chegaria ao 0-3, beneficiando de um autogolo. Aos 90 minutos, Fábio Neves efetua 4 alterações com Sálio, Wesley, Diogo Calção e Gonçalo Ambrósio, a entraram para os lugares de Preciado, Roberto Carlos, Odilon e Bruno Machado. Pouco depois, ainda no União, Tiago Leal rendeu António Serrano.

A partida chegaria ao fim com o União a amealhar 3 pontos, numa vitória justa do conjunto Unionista, após uma 2.ª parte de domínio total dos alvinegros. Na próxima jornada, e de regresso ao Estádio 1.º de Maio, o GUS recebe o Estrela de Vendas Novas, que bateu este domingo o Portel, neste momento o líder da Liga Elite.

RESULTADOS:

Liga ELITE – 14ª jornada > 25 fev.
Canaviais 1-0 Atlético Sc
Estrela Fc 3-1 Portel
Alcaçovense 0-3 Grupo União Sport
Redondense 3-2 Lusitano Arraiolense
Lusitano de Évora Clube “B” 0-3 Sc Viana Alentejo
Arcoense – Monte Trigo (1 maio/16h)

Liga AFE – 13ª jornada > 25 fev.
GRUPO A
S. Manços 0-1 Corval
Estremoz 4-1 Bencatelense
S. Bartolomeu Outeiro 1-2 Aguiar
Oriolenses 1-3 Calipolense
Borbense – Vera Cruz (adiado)

GRUPO B
Gr. Estrela Escouralense 6-0 Valenças
Fazendas Cortiço 2-2 Tourega
Santana Campo 1-1 S. Pedrense
Foros Vale Figueira 3-2 Cortiçadas de Lavre
Descansa: Cabrela

Exposição de fotografia promove reflexão sobre a saúde mental no Alentejo

Foto: Município de Évora

A Igreja de São Vicente em Évora acolhe, até final de março, uma exposição de fotografia de Cláudia Dias que promove uma reflexão narrativa sobre a saúde mental, em particular a questão do suicídio.

O público é convidado a “mergulhar” neste tema através de uma série de 12 fotografias com instalação sonora. A iniciativa faz parte da chamada artística do festival Artes à Rua.

O projeto para esta exposição surgiu no âmbito da cadeira de Fotografia, lecionada na Escola de Artes da Universidade de Évora, pelo docente e artista David Infante.

Este trabalho fotográfico constitui-se como reflexão narrativa sobre o tema da saúde mental, retratando alguns sítios icónicos do distrito de Évora, como o Santuário de Nossa Senhora de Aires, a vila de Viana do Alentejo ou a barragem do Divor.

A autora considera que o tema da saúde mental é hoje mais bem aceite pela sociedade em geral, “até por circunstâncias relacionadas com a pandemia.

Problemáticas como a ideação suicida e a depressão são hoje amplamente abordadas e discutidas. Goodbye é uma despedida premeditada”, afirma Claudia Dias, atualmente mestranda em Psicologia Clínica na Universidade de Évora.

Esta mostra pode ser visitada até 27 de março, de segunda-feira a sábado, entre as 9.00 horas e as 13.00 horas e as 14.00 horas e as 17.00 horas.

O Pomarão volta a acolher o tão aguardado Festival do Peixe do Rio

O Pomarão volta a acolher o tão aguardado Festival do Peixe do Rio.

Nos dias 23 e 24 de março, venha celebrar a riqueza dos sabores e as tradições locais, ao mesmo tempo que se deslumbra com as magníficas paisagens das margens do Rio Guadiana.

Ao longo de dois dias, poderá apreciar as iguarias de peixe do rio, descobrir os produtores locais e ainda viver momentos inesquecíveis com a animação musical durante todo o fim-de-semana.

A famosa fadista Ana Moura, consagrada como a maior fadista do séc. XXI, sendo a mais premiada e recordista de vendas em Portugal, é a primeira presença confirmada no Festival do Peixe do Rio.

Este concerto, está marcado para dia 23 de março e será acompanhado com o já habitual fogo de artifício a sobrevoar o nosso Rio Guadiana.

Lavre vence Vale da Pinta no Campo da Amoreira

O Lavre recebeu este sábado, 24 de fevereiro, no Campo de Jogos da Amoreira, em Lavre, a formação do Vale da Pinta, do concelho do Cartaxo, em jogo da 2.ª jornada da 2.ª fase do Inatel de Santarém. O Lavre alcançou uma vitória por 1-0, com o golo do Lavrense a ser marcado por Vadim, naquela que foi praticamente a única oportunidade do desafio.

Segundo as palavras do capitão do Lavrense, João Godinho, em declarações à RNA, nesta partida a equipa do Lavre fez uma exibição muito pobre, onde só o resultado foi positivo, com o opositor também a não criar grandes problemas ao emblema do concelho de Montemor.

No próximo fim-de-semana, o Lavre volta a jogar em casa, recebendo o Figueirense, que neste momento é o 1.º classificado

Resultados 12.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora >24 e 25 fevereiro

Jogaram-se este sábado, 24 de fevereiro, a maioria das partidas da 12.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora 2023/2024. Partilhamos os resultados.

Inatel Évora 1ª Fase 2023/24 – JORNADA 12
ACD S. Domingos 2-3 SC Brotense
Foros da Fonte Seca 3-2 JD Terrugem
Barbus/Borba Jovem 1-2 Graça do Divor
ACD Cano 3-2 AJ Orada
Bardeiras e Vimiero 2-0 Montoito SC

Joga-se hoje, domingo, 25 de fevereiro, em Machede, o último jogo da primeira fase, com o UD Machedense a receber o GDR Afeiteira. A Afeiteira precisa de vencer para assegurar o 1° Lugar da 1ª fase.

Equipas apuradas para a fase de apuramento campeão:Foros da Fonte Seca, GDR Afeiteira, Bardeiras e Vimieiro, Graça do Divor, SC Brotense, Montoito SC e AJ Orada.

No apuramento de campeão as equipas são divididas em 2 grupos de 4 equipas a jogar a 2 mãos, passando os 2 primeiros de cada grupo às meias-finais e final. O emparelhamento será com a classificação da 1 ª fase

Grupo 1
1º Afeiteira ou Foros da Fonte Seca
3º Bardeiras e Vimieiro
5º Graça do Divor
7º Montoito SC

Grupo 2
2º Afeiteira ou Foros da Fonte Seca
4º ACD Cano
6º SC Brotense
8º AJ Orada

Equipas que ficam na taça da amizade: JD Terrugem, Barbus/Borba Jovem, UD Machedense, ADC S. Domingos e SU Perolivense.

Na próxima semana joga-se as meias-finais da Taça Inatel:
Graça do Divor vs ACD Cano
Foros da Fonte Seca vs Afeiteira

 

Seminário sobre o Cardo na valência da valorização gastronómica em Alvito

Seminário sobre o Cardo na valência da valorização gastronómica da planta, teve lugar no passado dia 21 de fevereiro, o Centro Cultural de Alvito.

Conciliar o conhecimento científico em torno da planta do cardo, ao abordar a variabilidade botânica de diferentes cardos e as suas aplicações ao longo da história foi o principal objetivo.

Durante a sessão, decorreu também um showcooking para demonstração do uso de cardos na culinária e ainda uma mostra de produtos confecionados com o cardo, de modo a exemplificar e dar a conhecer o potencial da valorização da planta para uso gastronómico.

 

Oficina de Pintura de Azulejos no Museu do Barro de Redondo

Os Museus têm que ser espaços vivos e vividos, para que a memória se reconstrua a cada momento.

A primeira Oficina de Pintura de Azulejos no Museu do Barro de Redondo, tem lugar amanhã, dia 25 de fevereiro pelas 10.00 horas.

Orientada por Luís Carlos Rosado e Maria Ermelinda Farias, com um número máximo de 12 participantes, esta oficina é gratuita mas de inscrição obrigatória.

Pode inscrever-se através do e-mail:  rmataloto@cm-redondo.pt.

Inscrições abertas para o Projeto “Castelos de Risco”

O Projeto “Castelos de Risco”, levado a cabo pela Associação Arisco, em parceria com o Município de Viana do Alentejo, é um programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, bem como promoção global da saúde e cidadania.

Destinado, prioritariamente, a jovens entre os 12 e os 18 anos, privilegia a vivência do “risco” e o trabalho de equipa como fatores essenciais ao desenvolvimento individual, à integração social, baseando-se na utilização de jogos de dinâmica como ferramenta de intervenção com grupos de jovens.

O programa de formação está organizado em 4 blocos temáticos. Os temas abordados vão sendo desenvolvidos em sessões práticas de aplicação com os jovens, em torno de uma metáfora de sucessivas conquistas, são eles a conquista do estandarte (março),  a conquista da muralha (abril), a conquista da távola (maio) e a conquista do dragão (maio).

Para mais informações pode ligar 266 930 010.

A atividade final, que terá lugar num castelo, é de caráter competitivo entre os participantes dos restantes municípios com características de aventura e risco.

«Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa» patente na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo

«Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa», é a exposição que está patente na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo e “que é produzida pela Fundação José Saramago e pela Organização de Estados Ibero-americanos para celebrar os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, os 25 anos da entrega do Prémio Nobel a José Saramago e para dar a conhecer o texto da Declaração de Deveres Humanos”, conforme adiantou à RNA, Joana Sofio, técnica do projeto Levantado do Chão.

“Esta é uma exposição direcionada ao público em geral e principalmente à população escolar”.

Trata-se de uma exposição que está patente até 17 de maio, na Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo. Pode ser visitada todos os dias das 10.00 horas às 12.30 horas e das 14.00 horas às 18.00 horas.