Escritura de constituição da Associação Évora 2027 assinada no dia 20

Estado e membros da Comissão Executiva Évora 2027 assinam terça-feira, dia 20 de fevereiro, em Évora, a escritura de constituição da Associação Évora 2027. Depois de formalmente constituída, a Associação irá aprovar os estatutos e eleger os titulares dos órgãos sociais na primeira reunião da Assembleia Geral que se realiza no mesmo dia, no Palácio de D. Manuel.

Na sequência da criação da Associação Évora 2027, celebra-se dia 20 de fevereiro, no Palácio de D. Manuel, em Évora, pelas 14 horas, a escritura de constituição do organismo que tem como missão garantir a implementação de todos os aspetos de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado. São associados fundadores da Associação Évora 2027 o Estado, representado pelo Ministério da Cultura, e as entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027: Município de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo; a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo.

Após a assinatura da escritura de constituição da Associação Évora 2027, a primeira Assembleia Geral reúne também dia 20 de fevereiro, para aprovação dos estatutos e eleição dos órgãos sociais. Na sua estrutura, a Associação Évora 2027 contará ainda com um órgão consultivo, o Conselho Regional de Cultura, composto por instituições com atividade relevante no âmbito dos fins da associação e por personalidades de reconhecida competência no domínio das artes e cultura, da ciência e inovação, da educação, da economia, do terceiro sector e do ambiente, assim como por personalidades da sociedade civil que pretendam contribuir para a implementação da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027.

O Conselho Regional de Cultura inclui também uma Comissão Científica e a Geração_27, uma comissão consultiva para a diversidade e a equidade, formada por cidadãos.

Remco Evenepoel vence 4ª etapa da Algavia e assume a Camisola Amarela

Remco Evenepoel venceu esta tarde de sábado, 17 de fevereiro, o contrarrelógio de 22 quilómetros, da quarta etapa da Volta ao Algarve, em Albufeira, com um tempo de 27m09s, que o impulsionou para a liderança da classificação geral, sendo agora o novo dono da Camisola Amarela.

Magnus Sheffield foi o segundo classificado, em 16 segundos. O pódio da etapa ficou completo com Stefan Küng, vencedor do contrarrelógio da última edição, que ficou a 29 segundos.

Amanhã, domingo, 18 de fevereiro, os ciclistas partem para a última etapa da 50.ª Volta a Portugal, num percurso de 165,8 quilómetros, com partida às 11.25 horas, de Faro e chegada ao Alto do Malhão, no concelho de Loulé.

“Os Rios e as Margens que os Comprimem” patente em Coruche

“Os Rios e as Margens que os Comprimem”, é a exposição de artes plásticas que está  patente na Galeria do Mercado Municipal de Coruche até 28 de fevereiro, das 9.00 horas às 12.30 horas e das 14.00 horas às 17.30 horas.

A mostra, que congrega obras e peças de um alargado conjunto de artistas plásticos, marca as comemorações do 12.º aniversário do grupo Um poema na vila.

A 25 de fevereiro, pelas 15.00 horas, também na Galeria do Mercado, acontece a sessão de poesia comemorativa do 12.º aniversário, vinculada ao mesmo tema.

Municipio de Mora apoia realização do II Trail “Por terras de Outrora”

No dia 25 de Fevereiro, a Aldeia de Brotas, no concelho de Mora, será palco da 2ª edição do Trail “Por Terras de Outrora”, uma prova inesquecível pelas mais belas paisagens da região.

Com mais de 600 participantes esperados, esta edição promete superar o sucesso da anterior.

O Trail “Por Terras de Outrora” oferece opções para todos os níveis de experiência. Escolha entre o Trail Longo (25 km), o Trail Curto (13 km) ou a Caminhada (8 km) e explore as belezas do Alentejo ao seu ritmo.

Ao longo da Ribeira do Divor os participantes irão mergulhar na beleza do Montado Alentejano, de paisagens de cortar a respiração e desfrutar de momentos únicos em contacto com a natureza.

O Município de Mora apoia este evento desportivo que acontece na freguesia de Brotas pelo segundo ano consecutivo, reconhecendo a importância do movimento associativo para a dinâmica de todo o Concelho.

Abertas as inscrições para o Trail Xperience em Alandroal

Já estão abertas as inscrições para o Trail Xperience, que vai decorrer no dia 25 deste mês, em Alandroal, inserido na iniciativa Festival do Peixe do Rio. As inscrições podem ser feitas AQUI.

A provam, com um percurso de 16 quilómetros, tem início às 9 horas junto ao caminho de acesso ao endovélico. Concentração está marcada para meia hora antes, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias.

A inscrição, com um custo de seis euros inclui abastecimento, almoço, banhos, seguro e brinde.

Portal “A Minha Rua” permite a munícipes de Viana do Alentejo reportar ocorrências

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo tem disponível um portal que permite a qualquer cidadão reportar as mais variadas situações detetadas nos espaços públicos do concelho.

“A Minha Rua” é o nome do portal que permite aos munícipes reportar uma ocorrência sem ter de se descolar à câmara, nomeadamente falta de iluminação, jardins, veículos abandonados, recolha de lixo, limpeza de caminhos e passeios passando pela degradação de calçada e recolha de eletrodomésticos, bem como efetuar sugestões de melhorias”, conforme adiantou á RNA, Luis Miguel Duarte, presidente da Câmara.

Luís Miguel Duarte, referiu ainda “que nos últimos dois anos, foram reportadas 48 reclamações através do portal, das quais foram resolvidas 36, há aqui uma diferença de 12 porque estas 12 são relacionadas com a iluminação pública, o que não é da responsabilidade da câmara mas sim da E-Redes e da CIMAC”.

Para reportar uma ocorrência, basta aceder ao site do município (www.cm-vianadoalentejo.pt/), em acessos rápidos, portal “A Minha Rua” ou no endereço (https://eportugal.gov.pt/a-minha-rua) onde, através do preenchimento de um formulário ao qual pode anexar uma imagem, pode reportar uma ocorrência que será encaminhada para a Autarquia que lhe dará conhecimento sobre o processo e a respetiva resolução.

Essa comunicação não tem qualquer custo para os cidadãos.

Recorde-se que o portal é desenvolvido e gerido pela Agência para a Modernização Administrativa em conjunto com as Autarquias.

Ciclo de conferências no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo

Numa perspetiva de contributo para o conhecimento, valorização e promoção da nossa história e património cultural, irá decorrer ao longo do ano, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, um Ciclo de Conferências sob a temática da Idade Média.

A primeira destas seis conferências, que acontece a 1 de março, pelas 18.00 horas, no Arquivo Municipal, terá como convidado André Madruga Coelho, professor e investigador de História Medieval da Universidade de Évora, que abordará O Marquesado de Montemor-o-Novo “Quando Montemor tinha um marquês – o que significava ser um senhorio no século XV?”.

Concurso para atribuição de Bolsas de Estudo em Vendas Novas

O concurso para atribuição de Bolsas de Estudo para o ano letivo 2023/2024, encontra-se aberto até dia 23 de fevereiro, para alunos do concelho de Vendas Novas.

“Anualmente abrimos possibilidade de atribuição de bolsas de estudo por questões de rendimentos acima tudo”. Trata-se de “19 bolsas e que vão do 10º ano quer ensino secundário quer profissional e até ao ensino superior, sendo que no ensino secundário e no ensino profissional são 250 € cada, e aí temos 14 bolsas de estudo e no ensino superior temos cinco bolsas com 750 €”, adiantou à Rádio Nova Antena, Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas.

“Para se candidatarem basta dirigirem-se  ao serviço municipal de educação que aqui em Vendas Novas funciona na biblioteca municipal, com um conjunto de informações, dados pessoais, dados relativamente aos seus rendimentos e também do aproveitamento escolar  que têm e depois a partir daí nós fazemos a análise da documentação apresentada”, sublinhou.

Os alunos do ensino secundário, profissional e superior, residentes em Vendas Novas e que estejam interessados em concorrer a uma Bolsa de Estudo, podem candidatar-se até dia 23 de fevereiro.

GUS desloca-se a Aguiar para mais uma jornada da Taça Dinis Vital

Este domingo, joga-se a 5.ª jornada da fase de grupos da Taça Distrito de Évora Dinis Vital.

Nesta penúltima jornada, os encontros onde entram as equipas do concelho de Montemor-o-Novo, são os seguintes:

Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” – 5.ª jornada

GRUPO A
Monte Trigo – Cortiçadas de Lavre
Valenças Sport Club – Atlético Sc

GRUPO B
Aguiar – Grupo União Sport

GRUPO C
Estrela Escouralense – S. Pedrense

GRUPO D
Foros de Vale de Figueira – Redondense
Fazendas do Cortiço – Corval

GRUPO F
Cabrela – Tourega

No que diz respeito às antevisões desta semana e após a sua 5.ª derrota para a Liga Elite, o 2.º desaire em casa, o Grupo União Sport desloca-se a Aguiar para mais uma jornada da Taça Dinis Vital. O União só soma vitórias no Grupo B desta competição, enquanto que o Aguiar ainda luta pelo 2.º lugar, que dá acesso à próxima fase da Taça. Fábio Neves, treinador do União, refere “que o União matematicamente já passou à próxima fase, mas quer vencer os dois jogos que faltam e limpar a cabeça da derrota com o Canaviais”.

O jogador do plantel sénior do Grupo União Sport entrevistado esta semana pela Bancada Desportiva é Luís Madeira. Luís Madeira diz “que a derrota com os Canaviais já passou à história e agora é dar o melhor para vencer em Aguia”r.

No Grupo C, o Escouralense tem um jogo com o mesmo adversário da passada jornada da Liga AFE, agora para a 5.ª jornada da Taça Dinis Vital. João Rolo espera um desafio complicado, pois o Santana do Campo é uma boa equipa que, nesta competição, já não tem aspirações e, com isso, vai jogar sem pressão. O Escouralense, por sua vez, diz o seu treinador, “tem como grande objetivo na Taça passar à próxima fase, daí que quer vencer para continuar na luta por esse objetivo”.

No Grupo A da Taça, o Valenças recebe o Atlético de Reguengos. Rui Pinto, treinador do Valenças, tem a plena noção de que o Atlético é superior. Desta vez,  refere Rui Pinto, “o Valenças vai tentar fazer um jogo mais conseguido e não sofrer tantos golos”. Recordamos que na 1.ª volta o Valenças perdeu em Reguengos por 7-0.

Também neste domingo, no Grupo F da Taça, o Cabrela tem receção à equipa do Tourega. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, quer o regresso às vitórias depois de um resultado menos positivo com o Valenças.

Depois da primeira vitória da temporada, o Cortiçadas de Lavre, agora no Grupo A da Taça Dinis Vital desloca-se a Monte Trigo, uma equipa da Elite e que tem outro andamento. Apesar disso, Carlos Constantino, treinador do Cortiçadas de Lavre, diz “que vão com fé e lutar pelos 3 pontos”.

Já o Fazendas do Cortiço, que vive momento menos bom, na presente jornada da Taça Distrito de Évora, no Grupo D, joga em casa com o Corval. “O Cortiço apenas depende de si para atingir os seus objetivos”, diz Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, mas para tal têm de obrigatoriamente vencer para aspirar à próxima fase. O técnico do Cortiço adianta que “a equipa tem de dar uma resposta a este mau momento”.

A terminar as antevisões, falamos do Foros de Vale de Figueira, que descansou na passada jornada da Liga AFE, e que este domingo joga com o Redondense, também em jogo do Grupo D. Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros, tem a consciência de que será um jogo de extrema dificuldade.

Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” – 5.ª jornada

GRUPO A

Monte Trigo – Cortiçadas de Lavre

Valenças Sport Club – Atlético Sc

 

GRUPO B

Aguiar – Grupo União Sport

Lusitano Arraiolense – Vera Cruz

 

GRUPO C

Calipolense – Estrela FC

Estrela Escouralense – S. Pedrense

 

GRUPO D

Foros de Vale de Figueira – Redondense

Fazendas do Cortiço – Corval

 

GRUPO E

Estremoz – Arcoense

Borbense – S. Bartolomeu do Outeiro

 

GRUPO G

  1. Manços – Alcaçovense

Bencatelense  – Lusitano Évora B

 

GRUPO F

Santana do Campo – Canaviais

Cabrela – Tourega

 

GRUPO H

Oriolenses – Sp. Viana

Descansa: Portel

 

Euromilhões com jackpot de 73 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 73 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 16 de fevereiro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 365 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Também o terceiro prémio, no valor de 13 mil euros, contemplou 13 apostadores fora de Portugal.

O quarto prémio, de 985 euros, saiu a 54 apostadores, cinco deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 08 – 13 – 14 – 24 – 26 e pelas estrelas 01 e 02.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.