Wout van Aert vence terceira etapa da Algarvia

Foto: Volta ao Algarve

O ciclista belga Wout van Aert, da Team Jumbo | Lease a Bike, venceu esta tarde de sexta-feira, 16 de fevereiro, a terceira etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, que ligou Vila Real de Santo António a Tavira.

Wout van Aert percorreu os 192.2 quilómetros desta etapa, em 4h50m57s. Em segundo lugar ficou o português Rui Oliveira e em terceiro o belga Maryus Mayrhofer.

Já Daniel Martinez mantém-se na liderança da classificação geral.

Amanhã, sábado, dia 17, a quarta etapa tem partida às 12.15 horas, num contrarrelógio individual, de 22 quilómetros, em Albufeira.

“Crash Babies 2.0” espetáculo para bebés em Montemor

“Crash Babies 2.0” por We Tum Tum,  é o espetáculo para bebés que vai ter lugar no domingo, dia 18 de fevereiro das 10.00 horas às 11.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

We Tum Tum é uma associação cultural sem fins lucrativos que dinamiza e desenvolve movimentos artísticos para público infantil e famílias.

Crash é um projeto vencedor de vários prémios nacionais e internacionais. Em Crash Babies apresenta a sua vertente para bebés e suas famílias que nesta versão 2.0 sucede ao sucesso da sua antecessora que já circulou por dezenas de salas e festivais de Portugal e Espanha.

Nesta versão explora o ambiente e rotinas dos bebés e seus papás no quarto de banho, mantendo-se fiel à sua combinação única de percussão, movimento e comédia visual, onde tudo é pretexto para produzir som, sempre com uma energia contagiante.

Com diferentes sonoridades, da voz aos tubos de PVC, passando por objetos do quotidiano, tudo serve para estimular os sentidos dos mais pequenos e proporcionar momentos únicos entre pais e filhos.

“Ato (Des)Colonial” em exposição em Estremoz

A exposição itinerante “Ato (Des)Colonial” está disponível para visita, até 7 de março, na Biblioteca Municipal de Estremoz.

Esta exposição pretende “revelar e relevar diversos processos de resistência ao colonialismo português, entre 1926 e 1974, convidando-nos a pensar sobre abordagens necessárias a uma prática antirracista, nas escolas, nos espaços públicos de cultura e na sociedade”, revela o Município de Estremoz.

“Que este ATO (DES)COLONIAL gere mais pensamento e ação anticolonial e antirracista, abolicionista de todas as formas de violência”, lê-se ainda nas redes sociais da Câmara Municipal de Estremoz.

Esta iniciativa é uma organização do Município de Estremoz em parceria com a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC) e o Museu do Aljube.

Campanha do IPDJ “Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube” nas escolas da região

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou em outubro de 2023, a campanha “Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube”, tendo em vista a promoção e incentivo a uma maior participação das mulheres na área da liderança no desporto, tornando o meio mais equitativo em termos de género.

Esta campanha foi concebida para ser direcionada às alunas do ensino secundário, valorizando a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote “Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo”.

Desta forma, o IPDJ pretende demonstrar ao segmento de jovens raparigas do ensino secundário que ser mulher e ser presidente de um clube é possível, bem como contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matéria de liderança no desporto.

Esta iniciativa está de acordo com as recomendações do Grupo de Trabalho Para a Igualdade de Género no Desporto, que no seu relatório final referiu esta como uma das áreas prioritárias de intervenção, apontando para a criação de oportunidades de desenvolvimento de competências na área da gestão e liderança desportiva.

A campanha foi produzida em parceria com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Regional do Desporto dos Açores, a Direção Regional de Educação e Administração Educativa dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira.

A Direção Regional do Alentejo do IPDJ, em parceria com alguns estabelecimentos escolares da região, vai realizar no total, seis ações até ao final do ano letivo, em Vendas Novas, Sousel, Sines, Elvas, Alcácer do Sal e Évora.

Desfile de Carnaval em Vila Viçosa sai à rua no sábado

O corso de Carnaval em Vila Viçosa sai à rua este sábado, 17 de fevereiro, pelas 15 horas, numa organização da Associação Calipofoliões, depois de ter sido adiado, na passada semana, devido à chuva.

O responsável de comunicação da associação, Miguel Ventura, garante que esta edição será a maior de sempre, não só pelo número de participantes, mas também pelo facto de o Rei do Carnaval de Vila Viçosa ser o cantor Sérgio Rossi. “Preparámos para este ano uma grande edição de Carnaval, com muita animação, temos uma novidade, porque pela primeira vez temos um rei que é o cantor Sérgio Rossi, iremos ter um Dj, que anima o corso carnavalesco e depois o baile do desfile na Praça da República”

Esta “poderá ser uma das maiores edições de sempre do carnaval de Vila Viçosa”, garante Miguel Ventura, com cerca de 600 participantes. São 22 os grupos que fazem parte do corso, entre “associações do concelho, incluindo das freguesias, grupos de Vila Viçosa e de outros concelhos”.

O corso de Carnaval em Vila Viçosa, esta tarde, que tem como rei o cantor Sérgio Rossi e conta com animação a cargo de David Melão e do Dj Miguel Morais.

Municípios da Serra d’Ossa anunciam candidatura a “Cidade do Vinho 2025”

Os municípios da Serra d’Ossa, nomeadamente Borba, Estremoz, Rendondo, Alandroal e Vila Viçosa, bem como a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Associação dos Técnicos Viticultores do Alentejo (ATEVA) reuniram esta sexta-feira, 16 de fevereiro, em Borba, para lançar e começar a preparar a candidatura a “Cidade do Vinho 2025”.

A reunião contou ainda com a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, entidade promotora do Concurso.

A “Cidade do Vinho 2025” pretende promover e realizar um vasto conjunto de atividades e iniciativas, ligadas ao vinho, com visibilidade regional, nacional e internacional e envolvimento de todos para reforçar e consolidar o território, a produção de vinha e do no Alentejo, em especial, no território da Serra d’Ossa.

RC3 de Estremoz convida crianças a “alistarem-se” por um dia

Mais de cem alunos de 1º ciclo de escolas de Portalegre participam, na próxima terça-feira, 20 de fevereiro, na iniciativa “Alista-te por um dia”, promovida pelo Regimento de Cavalaria nº 3 (RC3) de Estremoz.

Os alunos irão ser recebidos, no RC3, pelo presidente da Câmara Municipal de Estremoz e pelo comandante do Regimento de Cavalaria de Estremoz, sendo que, ao longo do dia, irão participar, entre outras atividades, na cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, tendo ainda possibilidade de contactar de perto com a realidade de todo o trabalho que ali é desenvolvido.

Integrada na estratégia de divulgação das Forças Armadas, a iniciativa tem “o objetivo de promover a imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade”.

DECO questiona fixação de valores de rendas para novos contratos

A DECO tem recebido vários pedidos de esclarecimento relativos à fixação de valores de renda para novos contratos, bem como às atualizações.

É do conhecimento público que se, por um lado, o legislador optou por não limitar o valor de atualização anual das rendas, por outro decidiu limitar o valor aplicado a novos contratos de arrendamento, submetendo-os a um limite de 2% face aos celebrados nos cinco anos anteriores. De fora desta equação ficam os senhorios que tenham praticado rendas iguais ou inferiores às que se encontram previstas em diploma de 2019 e que são fixadas de acordo com a tipologia e com a respetiva localização.

Estas matérias levantam várias dúvidas para as quais a DECO ainda não encontra solução. Desde logo, como poderão os novos arrendatários ter conhecimento dos valores praticados nos anteriores contratos, uma vez que o senhorio não é obrigado a declarar, nem tão pouco a prestar essa informação ao novo arrendatário?

E caso os senhorios pratiquem preços mais altos do que os verificados nos últimos cinco anos – e esse facto seja do conhecimento do arrendatário – qual será a consequência para essa prática irregular?

No que respeita à atualização de rendas, a lei prevê que, ao ser celebrado um novo contrato e no caso do anterior não ter sido sujeito a nenhuma atualização, ao preço anteriormente praticado poderão ser aplicadas as atualizações de renda dos últimos três anos, acrescido dos 2%. Nestes casos, o novo diploma prevê que o coeficiente a ser considerado em 2023, será de 1,05 (5%), contrariando a fixação introduzida pelo Governo para esse ano de 1,02 (2%), o que não se compreende.

Todo este contexto motivou a DECO a enviar uma carta ao Ministério de Habitação, no sentido de serem adotadas medidas que visem o esclarecimento destas dúvidas, a regulação específica destas matérias, bem como um reforço e clarificação dos poderes de fiscalização do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) relativamente a estas matérias.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Fim-de-semana Gastronómico do Porco em Vendas Novas

O Fim-de-semana Gastronómico do Porco, vai ter lugar em Vendas Novas, este fim-de-semana.

“Promover a gastronomia local e regional por forma a mostrar que Vendas Novas tem bifanas e muito mais é o principal objetivo”, como referiu Valentino Salgado Cunha, presidente da câmara.

São 23 os restaurantes participantes e da ementa fazem parte pratos como bochechas no forno, grão com chispe, carne do alguidar com batatas de rebolão, pezinhos de coentrada, entrecosto com migas, bucho com feijão ou a incontornável, carne de porco à alentejana. Não faltam também opções grelhadas.

A este património gastronómico junta-se o “Ajuda” (branco e tinto), o “Vale do Chafariz Reserva” (tinto) e “Arinto” (branco), os vinhos oficiais da iniciativa, originários das vinhas da Herdade da Ajuda, em Vendas Novas, que serão a companhia certa para a refeição.

“Por cada 10 euros gastos, cada cliente fica habilitado ao sorteio de um dos cinco vales de 50 euros em refeição, a descontar nos estabelecimentos aderentes”, sublinhou o presidente.

GNR de Évora registou ontem três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia de ontem 15 de fevereiro, três acidentes de viação, sendo um despistes, uma colisão e um atropelamento dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registados 11 ocorrências, cinco contra o património, quatro contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

Foram ainda efetuadas duas detenções, uma em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal e outra fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para assegurar a presença em ato processual.

No âmbito contraordenacional registaram-se 25 infrações relativas à legislação rodoviária, duas relativas à legislação ambiental e uma relativa à legistação policial.

VI Raid e III Trilho por terras do montado na Herdade dos Hospitais

A Herdade dos Hospitais no concelho de Montemor-o-Novo, acolhe o VI Raid, hoje e amanhã numa organização da Equimor, escola de Equitação de Montemor.

Esta é uma prova “para cavaleiros nacionais e internacionais”, como adiantou à RNA, Pedro Mariano da Equimor.

Domingo tem lugar o III Trilho por terras do montado, também organizado pela equimor, este ano com novos percursos, trilho de 17km, mini trilho de 10km, caminhada de 7km kids sub 14/16 para uma distância de 7km e mini kids de 1,5 km para menores de 12 anos.

Universidade sénior e CACI festejam carnaval pelas ruas de Mora

Foto: Municipio de Mora

Na manhã  de ontem os alunos da Universidade Sénior e Caci, celebraram o Carnaval com desfile pelas ruas de Mora, vestidos de Wally, o famoso personagem dos livros infantis.

Os fatos de Carnaval foram elaborados pelos alunos do CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão), com a ajuda da formadora de artes decorativas.

Hoje, dia 16 de fevereiro pelas 10.00 horas, este grupo volta a sair à rua para participar no desfile de carnaval da escola Básica/JI de Mora.

Rampa Digital celebrou um ano no Observatório em Coruche

Foto: Municipio de Coruche

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche foi ontem palco do evento de celebração de um ano de transformação digital e capacitação empresarial da Rampa Digital,  programa desenvolvido pela Associação DNS.PT  em parceria com a Google.org, tendo como objetivo capacitar e impulsionar negócios, nomeadamente através da promoção de competências digitais.

O evento reuniu participantes de diversas áreas, desde associações empresariais e empreendedores a autarcas, comerciantes locais e líderes de associações comerciais. Após a apresentação de resultados da Rampa Digital, o programa integrou momentos de reflexão com testemunhos e mesa redonda, uma intervenção sobre as fontes de financiamento disponíveis para pequenas e médias empresas e um workshop de marketing digital.

A escolha criteriosa do Observatório do Sobreiro e da Cortiça como local do evento foi definida em parceria com a Presidência da Câmara de Coruche, em sintonia com a visão da Rampa Digital, cuja missão visa atender comunidades onde predominam micro e pequenas empresas.

O workshop de marketing digital, ministrado pelo formador especializado Luís Torres, assumiu-se como ponto alto do evento, numa sessão prática de exploração de estratégias para alavancar os negócios e o artesanato da região através do digital. No final foi sorteado um tablet pelos participantes.

Torneio António Duarte da Silva Borges no Clube de Ténis Montemor-o-Novo

Foto: Municipio de Montemor-o-Novo

Realizou-se mais uma edição do Torneio António Duarte da Silva Borges, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, no Clube de Ténis Montemor-o-Novo.

Na quarta-feira, 14 de fevereiro, foi o dia das grandes decisões, com destaque para a presença na Meia Final Masculina do tenista montemorense Tiago Leal, que viria a perder esse encontro por 0-2 com o João Vicente Pinto, que seria depois o vencedor do torneio.

O Tiago Leal, após este desafio, emocionou-se e foi reconfortado, entre outros, por Gonçalo Simões, Diretor Técnico do CTMN. O desporto é também feito destes momentos de amizade e partilha que, desta forma, também destacamos.

Na Final Feminina, com a presença do Vereador António Pinto Xavier e do Vogal da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, André Banha, Madalena Sousa venceu por 2-0 a Victorya Olenych.

Já na Final Masculina, com a presença do Presidente Olímpio Galvão, João Vicente Pinto triunfou, igualmente por 2-0, sobre Alexandre Calheiros.

O evento terminou em festa com lembranças de agradecimento para os árbitros do torneio, para José Rasquinho, por todo o seu magnífico trabalho de fotografia, e também para o speaker Joaquim Oliveira.