“No namoro só bate o coração” patente em Vila Nova da Baronia

“No namoro só bate o coração” é o título da exposição alusiva ao dia dos namorados, que está patente de 14 de fevereiro a 1 de março, no Pólo da Biblioteca Municipal de Vila Nova da Baronia, concelho de Alvito.

A referida exposição retrata a prevenção da violência, que constitui uma das cinco prioridades mundiais. Pretende-se promover e sensibilizar toda a comunidade para este problema.

 

“Dogman” em exibição no próximo sábado em Montemor-o-Novo

“Dogman”, é o filme que vai estar em exibição  no próximo sábado, dia 17 de fevereiro pelas 21.30 horas no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo.

Sinopse:

Douglas Munrow é um homem cujos traumas o transformaram num criminoso implacável.

Agora, ao assistirmos a uma longa conversa com a sua psiquiatra, vamos conhecer as razões.

Depois de uma infância de terror resultante da crueldade do pai e de ter crescido como um pária, Douglas criou uma relação de enorme proximidade com os cães, de quem obteve a única forma de amor que conheceu.

E desde há muito que se dedicou a treiná-los para cometer crimes e atacar violentamente qualquer inimigo que se atravesse no caminho.

São Valentim: celebra-se esta quarta-feira o dia mais romântico do ano 

Esta quarta-feira, 14 de fevereiro, é Dia de São Valentim, ou dos Namorados, em que os casais comemoram a sua união amorosa, demonstram afeto e trocam presentes e juras de amor eterno.

Mas se para uns este dia é só mais uma desculpa para celebrar o amor, outros encaram-no como um verdadeiro frenesim consumista. Foi precisamente para saber o que os ouvintes pensam deste dia e descobrir qual foi a coisa mais romântica que já fizeram por alguém, que a Rádio Nova Antena saiu à rua.

Diana Esteves, por exemplo, diz jantar sempre fora por esta ocasião com o companheiro. “É sempre bom assinalar o amor e ter um dia específico para isso faz com que não nos esqueçamos”, garante, que confessa que a surpresa que mais gostou foi quando o namorado lhe ofereceu uma rosa. Sem namorada de momento, João Perico revela que, enquanto namorou, sempre assinalou a data: “ia com ela a um restaurante, depois preparava um quarto, com pétalas, com tudo o que se deve fazer em Dia dos Namorados”.

Já Teresa Piovesan, natural do Brasil e de passagem por Portugal, que recorda que no seu país de origem este dia é celebrado noutra data, sente que o Dia de São Valentim já é uma “questão de marketing”.“Mas as lojas precisam de vender e eu acho que simbolizar este dia também é bom”, comenta. Telmo Pires, por sua vez, diz não celebrar a data “por falta de tempo”, assegurando que, para si, o amor deve ser celebrado todos os dias.

Bispo italiano do século III, São Valentim foi condenado à morte por um imperador romano por recusar renunciar à fé católica e por celebrar casamentos em segredo.

 

Restaurante “O Montado” na rubrica “À conversa com o comércio local”

Esta semana é o Restaurante e Pronto-a-comer “O Montado” que está em destaque, na rubrica “À conversa com o comércio local”.

Orlando Beldroega, proprietário deste estabelecimento, adiantou à RNA como agarrou a oportunidade deste negócio. “A ideia nasceu numa fase menos boa que todos passámos, na altura da troika, e este restaurante que era um dos mais conceituados em Montemor-o-Novo, nessa altura fraquejou e acabou por fechar”.

“Eu vi que estava ali uma oportunidade de negócio, por isso, o retaurante tinha duas partes: uma parte da sala em que serviamos à mesa e outra de self service”. O conceito era “adequado aqui para a zona”, garante, mas tendo em conta que só o restaurante poderia “não ter clientela suficiente para manter o negócio”, Orlando Beldroega considera que o self service “foi uma boa ideia”.

“Atualmente, e depois da pandemia, temos estado a funcionar praticamente só com o self service, é uma forma rápida de servirmos, com qualidade, com preços económicos e graças a Deus não nos podemos queixar”, adianta.

Esta é uma iniciativa inserida no Protocolo Local, promovida em parceria pelo Município de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia do Concelho e Associação Comercial do Distrito de Évora e é emitida todas as quartas-feiras. O objetivo é dar a conhecer os comerciantes do concelho de Montemor-o-Novo e promover a compra no comércio local.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Orlando Beldroega, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Último dia da XI Edição do Torneio de ténis António Duarte da Silva Borges

Hoje é o último dia da XI Edição do Torneio António Duarte da Silva Borges, um torneio SUB 12, Nível A, que está a decorrer no Clube de Ténis Montemor-o-Novo (CTMN).

Nesta XI Edição do torneio, e tal como o ano passado, Montemor está representado com dois atletas no Quadro Principal, nomeadamente Tiago Leal e Margarida Catatão.

O Torneio António Duarte da Silva Borges é uma prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis, no escalão de Sub12, Nível A, com a categoria máxima da FPT e que conta com os melhores atletas femininos e masculinos nacionais.

Recordamos que esta é, também, uma significativa homenagem a António Duarte Silva Borges, sócio fundador e o segundo Presidente do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, durante 15 anos.

GNR de Évora registou cinco acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou nos doas 12 e 13 de fevereiro, cinco acidentes de viação, sendo duas colisões, dois despistes e um atropelamento dos quais resultaram danos materiais.

Foi registado um acidente de trabalho na localidade de Montoito, concelho de Redondo do qual resultou um ferido leve.

Foram ainda registados dois incêndios urbanos na localidade de Vila Viçosa, dos quais resultaram danos em contentores de lixo.

No âmbito da criminalidade foram registadas 19 ocorrências, sete crimes contra o patromónio, seis crimes contra as pessoas, quatro crimes contra a vida em sociedade, um crime contra o estado e um crime previsto em legislação avulsa.

Foram ainda efetuadas cinco detenções em flagrante delito, três pelo crime de condução em estado de embriaguez, uma de condução sem habilitação legal e outra pelo crime de desobediência.

No âmbito contraordenacional registaram-se 56 infrações relativas à legislação rodoviária, três relativas á legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.

Filme de animação “Nayola” pré-selecionado para os Prémios Platino 2024

“Nayola” é o filme de animação de José Miguel Ribeiro, produzido pela empresa de Montemor-o-Novo, Praça Filmes. Este é um filme pré-selecionado para os Prémios Platino 2024.

Em declarações à RNA, José Miguel Ribeiro referiu que “é mais um reconhecimento do filme, depois de já ter o seu percurso e ter ganho vários prémios em festivais internacionais e já chegou a várias salas de cinema nacionais e internacionais e em breve espera-se que chegue ao Brasil”.

“O filme conta a história de três gerações de mulheres angolanas  flageladas pela guerra civil”.

A XI edição dos “Premios Platino del Cine Iberoamericano” está marcado para dia 20 de Abril, no México, e conta com vários portugueses na lista de pré-selecionados.

Volta ao Algarve arranca esta quarta-feira de Portimão

A 50ª edição da Volta ao Algarve arranca na manhã desta quarta-feira, 14 de fevereiro, de Portimão, com a etapa mais longa, numa distância de 200,8 quilómetros até Lagos.

Num dia que promete ser especialmente memorável para os sprinters, esta primeira etapa arranca às 11h35 e dará a conhecer quem vestirá a primeira Camisola Amarela Turismo do Algarve, sendo que estará também em jogo a Camisola Verde Crédito Agrícola.

Participam na prova, que se estende até domingo, dia 18 de fevereiro, cerca de 175 ciclistas, num total de 25 equipas, nove delas portuguesas.

A etapa desta quarta-feira será maioritariamente plana, com duas contagens de montanha na Aldeia dos Matos (quarta categoria aos 37,6 quilómetros) e Nave (terceira aos 96,5), que irão decidir o detentor da Camisola Azul Água é Vida. Haverá ainda uma meta volante em Vila do Bispo (161,2 quilómetros).

A chegada à Lagos está prevista para as 16h30.

“Elogios de S. Valentim” patente em Portel

A exposição de trabalhos dos alunos de 2.º e 3.º Ciclos, intitulada “Elogios de S. Valentim”, está patente ate dia 23 fevereiro na Biblioteca Escolar e na Biblioteca Municipal de Portel.

Esta exposição é da responsabilidade do Departamento de Línguas, da escola de Portel onde estas turmas lecionam.

“Música e Movimento” na oficina da criança em Montemor

Houve “Música e Movimento”, na Oficina da Criança na manhã de sábado, 10 de fevereiro, integrado no Ciclo de Dança e Música, por Rita Roberto.

Crianças pequenas (0-3 anos) e adultos cuidadores juntaram-se para escutar, dançar e cantar, num ambiente acolhedor e criativo.

O resultado foram duas sessões em que a música e o movimento fizeram aquecer o coração.

Três quartos prémios do Euromilhões saem em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 13 de fevereiro, do Euromilhões, pelo que, na sexta-feira, dia 16, vai estar em jogo um “jackpot” de 64 milhões de euros.

O segundo prémio, de quase 270 mil euros, contemplou dois apostadores no estrangeiro. Outros seis, também com aposta registada fora de Portugal, conquistaram o terceiro prémio, no valor de 21 mil euros.

Três jogadores com aposta registada em Portugal, a par de outros 31 no estrangeiro, venceram o quarto prémio, de 1.155 euros.

A chave desta terça-feira era composta pelos números 3, 17, 18, 20 e 46 e pelas estrelas 4 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.