Exposição de artes plásticas “Os Rios e as Margens que os Comprimem” patente na Galeria do Mercado Municipal de Coruche

 O grupo “Um poema na vila” comemora o seu 12.º aniversário com a abertura da exposição de artes plásticas “Os Rios e as Margens que os Comprimem”, patente na Galeria do Mercado Municipal de Coruche.

A exposição está patente até dia 28 de fevereiro, das 9.00 horas às 12.30 horas e das 14.00 horas às 17.30 horas.

À mostra, que congrega obras e peças de um alargado conjunto de artistas plásticos, soma-se, a 25 de fevereiro, às 15.00 horas, também na Galeria do Mercado, uma sessão de poesia comemorativa do 12.º aniversário, vinculada ao mesmo tema.

Alma Rivera é a cabeça de lista da CDU por Évora às próximas eleições legislativas

Alma Rivera, a atual deputada do PCP é a cabeça de lista da CDU pelo círculo de Évora nas eleições legislativas de 10 de março.

Em declarações à RNA, referiu que foi com um grande sentido de responsabilidade mas também com muita alegria que aceitou ser candidata pelo distrito de Évora. “É uma honra e é algo mais voltar a ter representação da CDU, uma vez que que se notou perfeitamente a diferença com a falta que fez o deputado da CDU do distrito de Évora”.

“O Alentejo já está muito sub-representado na Assembleia da República tendo em conta, que os círculos todos juntos elegem muito poucos deputados” […] “o mais importante é que a representação que seja comprometida com os interesses do distrito, com as pessoas que cá vivem e trabalham,  para que de facto possa andar para a frente e ter perspectivas de futuro aqui na região”.

Alma Rivera salientou ainda que “há várias questões que são determinantes para o desenvolvimento e consequentemente para uma vida com condições de desenvolvimento, uma delas tem a ver com as acessibilidades e também a mobilidade. Não é possível desenvolver uma região sem dar condições nestas matérias e por isso é também uma das nossas linhas de intervenção e que já motivaram propostas na Assembleia da República”.

“Nós não podemos falar de querer povoar o interior, querer desenvolver o interior e ao mesmo tempo deixar fechar tudo aquilo que fixa população, tudo aquilo que atrai população, tudo aquilo que dá condições para as pessoas terem uma vida digna nos territórios”.

“O hospital central de Évora é uma questão que tem de ser tratada, e para isso tem de haver condições concretas desde as acessibilidades e Infraestruturas como os esgotos e os próprios equipamentos do hospital. O governo tem de garantir estas condições mínimas para que ele possa funcionar, rematou.

3º ano de escola de Alvito visitou o Aterro Sanitário Intermunicipal de Vila Ruiva

Foto: Municipio de Alvito

No âmbito do projeto de sensibilização ambiental “Juntos pelo Planeta”, a turma do 3º ano de escola de Alvito, visitou o Aterro Sanitário Intermunicipal de Vila Ruiva, local onde acorrem os resíduos dos municípios de Portel, Viana do Alentejo, Vidigueira, Alvito e Cuba.

A visita guiada foi dirigida pelo Engº Carlos Monteiro (AMCAL) que explicou o processo de separação do lixo e o seu reencaminhamento para outras empresas transformadoras.

Reduzir o lixo em casa, dar-lhe uma nova vida antes de reciclar foi a grande mensagem desta visita e cada um de nós deverá assumir um papel fundamental, adotando atitudes e comportamentos mais conscientes a fim de contribuirmos para a preservação e conservação do ambiente e do Planeta.

“Espaço APORMOR” – Agricultores franceses descontentes com medidas do governo

Não é só em Portugal que os agricultores andam descontentes com as medidas do governo.

Recentemente os franceses bloquearam as entradas de Paris, com os seus tratores e camiões em forma de protesto. A classe está contra as medidas nacionais e da União Europeia que dizem que vão tornar a produção nacional insustentável e não competitiva.

“Os agricultores franceses neste momento estão em guerra, os agricultores alemães igualmente”, referiu Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR. Adiantou ainda que os agricultores franceses “sentem que a Europa olha para a agricultura e para o mundo rural como algo descartável”, algo que “não é prioritário”.

“O mundo rural é o pulmão que cuida das florestas e das pastagens”, até porque “os  alimentos não nascem nas prateleiras dos supermercados, como já se ouve aí dizer muita gente, os meninos das escolas pensam que não é preciso agricultores, porque os alimentos estão nos supermercados”, sublinha o presidente da APORMOR.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

O livro “Mulheres Incomuns” é lançado hoje em Évora

A apresentação do Livro “Mulheres Incomuns está marcada para hoje, terça-feira dia 6 de fevereiro, pelas 18.00 horas, no Auditório do Centro de Inovação Social, da Fundação Eugénio de Almeida, na Rua Vasco da Gama, nº 13, em Évora.

O livro “Mulheres Incomuns” segundo Luísa Bernardes, promotora do projeto e coautora do livro é uma “partilha dos percursos de 12 mulheres que se destacam na sociedade portuguesa nas mais diversas áreas, e esses retratos são elaborados por outras 12 mulheres que no fundo querem aprender e querem se inspirar nesses exemplos”.

“Como nós não queremos ficar com essa inspiração só para nós, decidimos escrever um livro, partilhar com toda a gente momentos tão inspiradores que nós temos e que podemos seguir e que é importante para todas as mulheres também perceberem que esses caminhos são possíveis”.

Luísa Bernades, adiantou ainda à RNA que o” livro já está à venda em vários locais desde logo na Editora Visa Económica, mas também pode ser encontrado na Bertrand, na Almedina, na wook, na Fnac, e portanto em todas as livrarias de grande dimensão cá em Portugal”.

A sessão será dedicada a Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor e Administradora Executiva do Grupo Nabeiro, uma das mulheres de referência retratadas na obra.

Esta sessão, conta com a abertura a cargo de Luísa Bernardes, Coautora do Livro “Mulheres Incomuns”, de João Luís de Sousa, Diretor Adjunto do Grupo Editorial Vida Económica e de Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida.

Seguir-se-á uma mesa-redonda moderada por Vera Margarida Cunha, Coautora do Livro “Mulheres Incomuns” na qual irão participar Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor e Administradora Executiva do Grupo Nabeiro, de Vanda Narciso, Coautora do Livro “Mulheres Incomuns”, de Paula Paulino, Diretora Executiva do Núcleo Empresarial da Região de Évora e de Maria do Céu Ramos, Vogal do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida.

Filipe Almeida, um dos Autores de um dos dois Prefácios desta obra, fará também uma intervenção a que se seguirá uma Sessão de Autógrafos e uma Cartuxa de Honra.

GNR de Évora regista acidente de trabalho na localidade de Cortiçadas de Lavre

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia de ontem 5 de fevereiro, três acidentes de viação, sendo dois despistes e uma colisão dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

Foi registado ainda um acidente de trabalho na localidade de Cortiçadas de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, do qual resultou um ferido grave.

No âmbito da criminalidade foram registadas 10 ocorrências, cinco crimes contra o patromónio, três crimes contra as pessoas, um crime contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

Foram ainda efetuadas quatro detenções em flagrante delito, três pelo crime de firto em supermercado e uma pelo crime de condução pelo estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional registaram-se 30 infrações relativas à legislação rodoviária e quatro relativas à legislação policial.

Inscrições abertas para sessão de participação pública novo pacote verde em Coruche

A Secretaria Geral do Ambiente, Fundo Ambiental e as Comunidades Intermunicipais da Lezíria do Tejo, Oeste, Região de Leiria e Médio Tejo, estendem o convite para assistir à sessão de participação pública da estratégia nacional de investimento ambiental de longo prazo Novo Pacto Verde.

Está marcado para o próximo dia 8 de fevereiro, entre as 9.30 horas e as 17.00 horas, na sede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (Quinta das Cegonhas, Santarém).

A sessão de trabalho para recolha de propostas de investimento a considerar para o documento final da estratégia Novo Pacto Verde é aberta à população em geral.

Atleta do CAD “Os Vianenses” conquista mais um pódio

No passado dia 3 de fevereiro, o atleta e treinador do clube CAD “Os Vianenses”, Alexandre Carvalho, sagrou-se vice-campeão, do Torneio Clube EDP Lisboa de Ténis de Mesa, ao alcançar o 2º lugar do 1.º escalão.

A prova, a contar para circuito challenge da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, realizou-se no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal Eng. Ministro dos Santos, em Mafra.

De realçar, as excelentes prestações a nível coletivo no campeonato nacional da 2º Divisão.

Ao atleta, o Município de Viana endereça os parabéns pelo resultado alcançado.

“MoraPesca” chega este ano à sua 20ª edição

Mora é capital da pesca desportiva nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro.

Com organização do Município de Mora, a “MoraPesca” chega este ano à sua 20ª edição. O Pavilhão Municipal de Exposições volta assim a acolher as principais marcas do mundo da pesca desportiva.

Colmic, Larvinor, Shimano, Nautel, First Bait, Pesca & Companhia, Nauticpesca, são alguns dos expositores que podem ser visitados ao longo dos três dias do certame.

Do programa geral do evento farão parte a exposição, pavilhão de vendas ao público, demonstrações, concursos de pesca, entregas de prémios, nomeadamente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e da 1ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio, entre outras iniciativas de relevo para os apreciadores da modalidade.

A MoraPesca – XX Feira de Artigos de Pesca Desportiva apresenta as principais empresas e agentes do setor, bem como as mais recentes tecnologias ligadas à área.

Piscina Municipal de Mora reabre amanhã

A Piscina Municipal “Duarte Pires” reabre amanhã, dia 7 de fevereiro, com o programa completo das atividades da Escola de Natação.

Para obter informações sobre os horários e constituição das turmas deve ser consultado o site desporto.cm-mora.pt . Esta estará também disponível na portaria da Piscina Municipal.

O Município de Mora investiu cerca de 150.000,00€ nos trabalhos de melhoria do sistema de climatização deste equipamento municipal.

Estão agora criadas as condições necessárias para que a Piscina Municipal, mais especificamente a piscina coberta, possa ser utilizada com mais conforto e qualidade.

“Anima Mercado” em Vendas Novas no próximo sábado

Mais uma edição da iniciativa “Anima Mercado”, no próximo sábado, dia 10 de fevereiro, no Mercado Municipal de Vendas Novas entre as 9.00 horas e as 13.00horas.

A iniciativa conta desta vez com a presença de mais um produtor convidado que será a “Poejeira”, marca da terra que desenvolve temperos, doces, azeites e chás.

Contará ainda com a participação de outros expositores com os mais variados produtos, fruto das mãos e do árduo trabalho dos nossos artesãos.

Inaugurada uma nova unidade de saúde em São Cristóvão

Foto: Municipio de Montemor-o-Novo

As novas instalações da Unidade de Saúde de São Cristóvão, foram inauguradas na sexta-feira, 2 de fevereiro. Esta foi uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia de S. Cristóvão, que teve lugar num edifício municipal, anteriormente cedido à Junta de Freguesia.

Tratou-se de um investimento de cerca de 19 mil euros, executado pela Junta de Freguesia e suportado a 100% pela Câmara Municipal, que permitirá à população de S. Cristóvão receber cuidados de saúde primários num espaço adequado, de qualidade e condigno conforme vinham reivindicando há muitos anos! É de enaltecer a colaboração, em todo o processo, da ARS Alentejo, que esteve sempre na retaguarda da intervenção realizada, prestando o apoio técnico necessário.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró, estiveram presentes nesta inauguração, a montemorense Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, IP, e Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE. Para além da população, marcaram também presença na iniciativa o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, e os vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

Olímpio Galvão referiu que este é “um dia feliz para a freguesia de São Cristóvão e para o concelho de Montemor-o-Novo”, numa operação que “vem dar excelentes condições para as pessoas terem acesso aos cuidados de saúde primários, acrescentando que esta é “uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”.

Vasco Picaró era também ele um homem tremendamente satisfeito pois “atingimos aqui um marco importante, uma melhoria significativa a nível do serviço de saúde, tanto para os profissionais de saúde como para os utentes, com todas as condições de conforto e acessibilidade para uma prestação de serviço de excelência”.

Maria Filomena Mendes explicou que “esta é a primeira inauguração que temos, no âmbito das novas construções e requalificações financiadas pelo PRR”, sendo “muito gratificante começar a ver os resultados de todo este trabalho e todo este empenho, porque efetivamente quem está próximo das populações são as Câmaras e as Juntas de Freguesia”. A Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo deixou um forte agradecimento à Câmara Municipal pelo “empenho neste processo de descentralização e também de requalificação destes espaços”, mas também à Junta de Freguesia, “que fez um trabalho absolutamente excecional”.

Vítor Fialho, por sua vez, disse que a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, “vai tentar corresponder às expetativas da população, pelas instalações criadas, trazer os médicos necessários e suficientes, para que haja um bom acompanhamento da população do ponto de vista médico”.

A Unidade de Saúde de S. Cristóvão, vai ter ainda outra intervenção, no âmbito da candidatura a PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, já aprovada, que será sobretudo ao nível da eficiência energética, num investimento de 67 mil euros.

Este trabalho de proximidade vai de encontro àquilo que a população destas freguesias há muito lutava. O Município acredita que será também um forte incentivo à fixação de pessoal médico no nosso concelho.

“Open Weekend – Viajar com Propósito” teve lugar em Vendas Novas

Foto: Municipio de Vendas Novas

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, Vendas Novas foi palco de um evento singular, o “Open Weekend – Viajar com Propósito”, uma organização da Papa-Léguas, Viagens e Turismo. Com uma programação diversificada e inspiradora, o evento atraiu participantes de diferentes localidades que buscavam explorar novos horizontes e propósitos através das suas viagens.

No primeiro dia, a jornada começou com a abertura de portas e receção aos participantes. Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de escolher entre diferentes atividades, como a visita e prova de vinhos na Herdade da Ajuda ou o workshop sobre Medicina de Viagens, ministrado pela Professora Cláudia Conceição.

À tarde, destacaram-se as apresentações de Pedro Narra, que partilhou o seu projeto fotográfico “O Haxixe e as suas Origens,” documentando a produção em Marrocos, Paquistão e Afeganistão, seguido por David Lopes e Carla Henriques, que falaram sobre as suas experiências de viagem e propósitos.

A Mesa Redonda “Um Propósito – Viajar para inspirar” trouxe Ricardo Santos, Teresa Conceição, Sofia Martins, e Artur Pegas para discutir a inspiração que as viagens podem proporcionar, sessão esta bastante interessante e que destacou alguns destinos e experiências ímpares vividas pelos convidados.

O dia culminou com a atuação do grupo local “Era uma vez o Cante…”.

No segundo dia, alguns dos participantes desfrutaram de um Passeio pedestre aos inícios de Vendas Novas, pelos caminhos do Regimento de Artilharia e outros participaram no Workshop “Prepara a mochila para a viagem da tua vida”.

A Mesa Redonda sobre “Turismo Regenerativo” explorou o papel dos territórios de baixa densidade, com Nuno Cruz, Filipe Moreira Alves, Alfredo Sendin, e contou com moderação de Álvaro Dias.

As apresentações de Jacinto Policarpo e João Vieira de Almeida proporcionaram ainda diferentes perspetivas sobre a natureza. A Azimuth World Foundation foi destaque com Carla Santos e Francisco Soares a partilharem o propósito de apoiar organizações indígenas.

A cerimónia de encerramento incluiu a entrega dos prémios Pepe Camara, honrando o espírito intrépido e viajante desta figura.

Trabalhos de poda de limpeza e manutenção em árvores em Montemor

Foto: Municipio de Montemor-o-Novo

Estão a decorrer trabalhos de poda de limpeza e manutenção nas árvores existentes na Rua Fernando Namora, em Montemor-o-Novo, podendo envolver algum constrangimento no trânsito e zonas de estacionamento interditas.

Estes trabalhos constituem medidas corretivas e preventivas de segurança para pessoas e bens, incidindo na supressão de alguns ramos secos, e de ramos que se encontrem em conflito com o sistema viário e pedonal.

“Música e Movimento” na oficina da criança em Montemor

No próximo sábado, 10 de fevereiro, integrado no Ciclo de Dança e Música, por Rita Roberto, realiza-se uma sessão denominada “Música e Movimento”, na Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo.

Para adultos e crianças (0-3 anos).

As inscrições são na Oficina da Criança ou pelo e-mail: ocrianca@cm-montemornovo.pt