Municipio de Mora adquire viatura para transporte escolar

Foto: Municipio de Mora

O Município de Mora adquiriu recentemente uma viatura de nove lugares para, preferencialmente, transportes escolares.

Trata-se de uma Opel Movano L2H2, com 140 Cv, representando um investimento por parte do Município na ordem dos 79.371,01€.

A viatura está equipada com plataforma electro-hidráulica de elevação de cadeira de rodas com capacidade superior a 350 quilos, degrau elétrico rotativo e banco especiais rebatíveis e rotativas. Sendo assim possível o transporte de pessoas portadores de deficiência motora.

O Município de Mora prossegue a sua estratégia de renovação da frota automóvel de forma a dar a melhor resposta possível às necessidades dos seus munícipes, neste caso numa área tão específica e sensível como a educação.

A Capital Europeia da Cultura Évora 2027 vai ter uma associação

A Capital Europeia da Cultura Évora 2027 vai ter uma associação, da qual fazem parte oito entidades, lideradas pela Câmara Municipal de Évora, que terá como objetivo a conceção, planeamento, promoção, execução e desenvolvimento do programa cultural do evento Évora Capital Europeia da Cultura 2027, conforme adiantou à RNA, Carlos Pinto de Sá, presidente da câmara Municipal de Évora.

O autarca, referiu ainda que “a associação fará sobretudo a gestão das ações imateriais da Capital Europeia da Cultura, já que as ações materiais, aquelas que têm a ver com os investimentos na área física, como é o caso do pavilhão multiusos ou o espaço para a centro de dança nacional contemporânea serão projetos à parte, um deles está para arrancar em breve”.

A Comissão Executiva Évora2027 é liderada pela Câmara Municipal de Évora e integra ainda a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Recorde-se que esta será a quarta vez que Portugal acolhe a iniciativa Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa em 1994, o Porto em 2001 e Guimarães em 2012.

Quercus alerta para os impactos do Carnaval no meio ambiente

Na semana em que se celebra o Carnaval, a Quercus apela aos foliões para a importância da utilização de disfarces que sejam elaborados à base de materiais reciclados, como, muitas vezes, acontece com as máscaras feitas nas escolas com as crianças.

Um dos problemas maiores, nos tradicionais corsos carnavalescos, lembra José Janela, da Quercus, na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, é que se atiram para o ar confettis, que são produzidos à base de algum tipo de plástico e que, em muitos casos, se não forem limpos do chão, podem vir a chegar às ribeiras e aos esgotos, acabando no mar, que já está cheio de plástico.

Nesse sentido, a recomendação vai para a utilização de materiais com menos impacto, como o papel.

O “Ambiente em FM” desta semana para ouvir no podcast abaixo:

Municipio de Reguengos de Monsaraz disponibiliza Cheque Cegonha e Cheque Pediatra

Foto: Municipio de Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz lançou o Cheque Pediatra e o Cheque Cegonha, no âmbito das medidas de apoio a jovens e famílias jovens em Reguengos de Monsaraz (Missão Mais pelos Jovens). O Cheque Pediatra, no valor de 150 euros, concretiza-se sob a forma de reembolso das despesas efetuadas em consultas e/ou vacinas pediátricas e o Cheque Cegonha, no valor de 100 euros, serve para reembolsar a compra de bens para bebés no comércio local, nomeadamente artigos de higiene, fraldas, mobiliário, equipamentos, vestuário e calçado.

O Cheque Pediatra e o Cheque Cegonha destinam-se a progenitores com idades entre os 18 e os 35 anos ou com média de idades até aos 35 anos, tendo pelo menos um deles de residir há seis meses no concelho de Reguengos de Monsaraz. Os cheques têm validade até 18 meses após o nascimento e visam beneficiar as crianças reguenguenses.

Com estes apoios, o município pretende aliviar os encargos dos pais com os recém-nascidos, contribuir para o aumento da taxa de natalidade e promover a atração e fixação de jovens no concelho.  Os jovens que pretendam receber os apoios municipais à natalidade já se podem inscrever no Gabinete de Apoio à Presidência ou através do email juventude@cm-reguengos-monsaraz.pt.

A Missão Mais pelos Jovens integra medidas municipais nas áreas da saúde, social, empreendedorismo e emprego, educação e formação, natalidade e habitação, com apoios de cerca de 300 mil euros.

GNR: registado incêndio em veículo em Alcáçovas

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre sexta-feira e domingo, de 2 a 4 de fevereiro, três acidentes de viação sendo seis despistes, quatro atropelamentos e três colisões dos quais três feridos leves e danos materiais.

Foram registados ainda cinco incêndios, dois em veículos, um na localidade de Alcáçovas concelho de Viana do Alentejo e outro na localidade de Évora tendo ardido um veículo ligeiro de passageiros na totalidade e o sistema elétrico de um quadriciclo respectivamente. Dois agrícolas ambos na localidade de Mora tendo ardido cerca de 20 m² de pasto e sobrantes e um urbano na localidade de Viana do Alentejo tendo provocado danos em chaminé de habitação.

No âmbito da Criminalidade foram registadas 36 ocorrências, sendo 12 crimes contra o património, 11 crimes contra as pessoas, nove contra a vida em sociedade, dois crimes contra o estado, um crime previsto em legislação avulsa e um crime de maus tratos a animais de companhia.

Foram efetuadas oito detensões em flagrante delito, cinco pelo crime de condução em estado de embriaguez,  uma pelo crime de condução sem habilitação legal, uma pelo crime de resistência e coação sobre funcionário e outra pelo crime de desobediência.

No âmbito contraordenacional registaram 116 infrações relativas à legislação rodoviária,  nove relativas a legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.

Évora: verificou-se insalubridade no Lago da Malagueira e mortalidade de peixes

Foto: Municipio de Évora

A Câmara Municipal de Évora informa que a insalubridade verificada nos últimos dias no Lago da Malagueira, e consequente mortalidade de peixes, se deveu à sobrecarga de um coletor localizado numa conduta de águas residuais “em alta”, sob responsabilidade da empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., que originou descargas indevidas e a sua contaminação. Esta sobrecarga está associada à intempérie de 19 de janeiro.

Apesar da edilidade não ter responsabilidade sobre este facto, desencadeou de imediato algumas medidas de modo a minimizar o impacte provocado, promovendo durante vários dias a limpeza superficial do Lago Mais se informa que a empresa Águas do Vale do Tejo, S.A. já foi contactada, exigindo-se que desenvolva as diligências necessárias para evitar que situações idênticas ocorram no futuro.

Adicionalmente, os serviços municipais já procederam a colheitas de água para análise, pelo que, enquanto não é conhecido o respetivo relatório, se apela que a fruição do Lago seja efetuada com prudência.

Montemor: exposição “As Relíquias de S. Filipe e seu companheiro” requisitada pelo Museu de S. Roque em Lisboa

A exposição “As Relíquias de S. Filipe e seu companheiro”,  que está patente na Sala do Capítulo do Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo, foi requisitada pelo Museu de S. Roque em Lisboa.

António Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu á RNA, que “esta oportunidade da exposição das Relíquias de São Filipe puderem ser expostas no museu de São Roque em Lisboa, é em 1º lugar um estado do trabalho que estamos a fazer”, salienta ainda que “o trabalho está bem feito, estamos no caminho certo e assim criamos mais um ponto de atração para o concelho”.

Esta é uma exposição, organizada pelo Grupo dos Amigos de Montemor, Município de Montemor-o-Novo e Paróquia de Nossa Senhora do Bispo, estará patente no Convento de S. Domingos até maio, altura que vai estar patente no Museu de S. Roque em Lisboa onde ficará até setembro.