Olímpio Galvão na inauguração de exposição em Elvas

São mais de 60 as obras de arte da coleção António Cachola que compõem a exposição “Sempre e Nunca Mais”, inaugurada na tarde deste sábado, 3 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), na presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Integrada no programa nacional das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, esta exposição teve o seu momento inaugural no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, sendo que os presentes foram, posteriormente, convidados, em visita livre, a conhecer a mostra.

O presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão esteve na inauguração da exposição em Elvas.

Lembrando que um dos propósitos do 25 de Abril foi a democratização do acesso à cultura, o ministro Pedro Adão e Silva considera que estas comemorações, mais que uma evocação histórica, são importantes para que se possa “projetar os próximos 50 anos da democracia”. A colecionadores de arte como António Cachola, o ministro agradece a “generosidade” de colocarem as suas coleções particulares ao dispor da população.

Ao todo, revela o comendador António Cachola, são 38 os artistas que estão representados nas 66 peças em exposição. Muito satisfeito com a presença de diversas entidades na abertura da exposição, o colecionador diz ainda que é “muito bom” que a mostra esteja integrada no programa nacional das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, esta foi uma forma “muito interessante” de se começar a celebrar, na cidade, a data. O autarca lembra ainda o investimento feito por António Cachola em todas estas obras de arte, bem como a forma como o colecionador consegue mobilizar, quer as mais diversas entidades, quer os mecenas.

Esta exposição, segundo explica a curadora Ana Cristina Cachola, é “um apelo direto à liberdade”. Com “Sempre e Nunca Mais”, apela-se, sobretudo, ao pensamento crítico de cada um em torno do tema. Levar “a uma ação responsável para que o 25 de Abril se continue a cumprir”, diz ainda Ana Cristina Cachola, é um dos grandes objetivos desta exposição, que é feita das mais diversas temáticas.

Ana Cristina Cachola contou, nesta exposição, que pode ser visitada até junho, com a assistência de curadoria de Tiago Candeias. Na abertura da exposição estiveram presentes, entre outras entidades, vários autarcas da região, como o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e o presidente do Município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Na ocasião foram ainda dados a conhecer os três novos jovens embaixadores do MACE: Alexandre Marrafa, João Malhado e Leonor Beicinha. 

Grupo União Sport arranca 2.ª volta da Elite com vitória por 1-3 em Arcos


Este domingo, 4 de fevereiro, disputou-se a 12.ª jornada da Liga Elite, com o Grupo União Sport (GUS) a iniciar a 2.ª volta do campeonato com uma vitória por 1-3, diante do Arcoense, num campo extremamente difícil. Já na 11.ª jornada do Grupo B da Liga AFE, houve mais um derby do concelho de Montemor, com o Foros de Vale de Figueira a regressar às vitórias, ganhando por 0-1, em Fazendas do Cortiço. De resto o Cabrela recebeu e venceu o S. Pedrense por 2-1, o líder Estrela Escouralense ganhou em casa por 2-0 à formação do Tourega e o Cortiçadas de Lavre foi a Santana do Campo perder por 2-1, numa jornada em que descansou o Valenças.
Na partida que a RNA acompanhou com relato, em que o GUS viajou até ao Campo Artur Jorge, em Arcos, com algumas baixas, entre elas Gonçalo Catalão, Odilon Jr e Guilherme Francisco. O Arcoense iniciou a partida a criar perigo, mas o União respondeu bem, inaugurando o marcador aos 8 minutos, após uma jogada onde Capela e Marco Oliveira, respetivamente, acertaram com a bola na trave e de seguida no poste, sendo Roberto Carlos a apontar depois o golo unionista. A partir daí o União controlou o jogo, mas com poucas jogadas de perigo junto das balizas. Ao intervalo o União vencia com justiça por 0-1.
A 2.ª parte iniciou com o golo da igualdade para a formação da casa. Logo aos 20 segundos, Filipe Serralheiro aproveitou as facilidades e efetuou um remate forte, sem hipóteses para Nuno Brás. O Arcoense quase que fazia logo de seguida o seu segundo golo, mas o guarda-redes do União voltou a estar em destaque, negando a cambalhota no marcador, protagonizando uma grande defesa a remate de Seco. O Arcoense estava bem melhor na 2.ª parte e fazia tremer o União. O União faria a sua primeira alteração, aos 63 minutos, fazendo entrar João Bugio para o lugar de Rúben Varela. Aos 65 minutos, Bruno Machado teve nos pés uma excelente oportunidade mas, na cara do golo, rematou ao lado. O jogo estava dividido, quando no GUS Erick entrou para o lugar de Pedro Reis, aos 74 minutos. Aos 76 minutos, é assinalada grande penalidade favorável à equipa montemorense, por mão na bola de um jogador do Arcoense. Marco Oliveira, que esteve na origem da jogada, assumiu a marcação e colocou novamente o União em vantagem. O Arcoense faria logo de seguida dupla alteração, com Gonçalo Araújo e Seco a serem rendidos por João Boto e Leandro. Aos 83 minutos, Bruno Machado correspondeu bem a um excelente passe, parou no peito e, desta feita, rematou para o 1-3. Aos 86 minutos, Fábio Neves faria entrar André Arraiolos, Preciado e Tomás Silva, para os lugares de Roberto Carlos, Madeira e Capela, com o Arcoense também a efetuar tripla alteração. A partida iria chegar ao seu término, com a vitória a assentar bem ao GUS, que vence de forma inteiramente justa, num jogo difícil, diante de uma equipa que vendeu cara a derrota.

Resultados:
Liga Elite 12.ª jornada 4 fev
Monte Trigo 0-3 Atlético Sc
Canaviais 0-2 Portel
Redondense 2-0 Sc Viana do Alentejo
Arcoense 1-3 Grupo União Sport
Alcaçovense 1-0 Lusitano Arraiolense
Estrela Fc 1-2 Lusitano de Évora “B”

Liga AFE – 11.ª JORNADA 4 fev
Grupo A
Calipolense 1-0 Bencatelense
Aguiar 0-0 Oriolenses
S. Bartolomeu do Outeiro 3-2 Vera Cruz
Borbense 5-0 S. Manços
Estremoz 3-3 Corval

Grupo B
Cabrela 2-1 S. Pedrense
Estrela Escouralense 2-0 Tourega
Fazendas do Cortiço 0-1 Foros de Vale de Figueira
Santana do Campo 2-1 Cortiçadas de Lavre
Descansa: Valenças

Lavrense carimba passagem à fase de Campeão no Inatel de Santarém

Teve lugar este sábado, 3 de fevereiro, a 7.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Distrital do Inatel Santarém, com o G.D.Lavre a ganhar por 6-0 ao C.P.T. Lagoiços, com 1-0 ao intervalo, no Campo de jogos da Amoreira, em Lavre.

O Lavre apresentou-se com muitas ausências, mas pela frente teve uma equipa ainda mais fragilizada, que se apresentou sem suplentes e, desta forma, esta foi uma vitória natural e justa.

Com este resultado o Lavre ficou em 2.º lugar no seu Grupo e apurou-se para a fase de campeão, onde vão estar 16 equipas, divididas em 4 grupos de 4 equipas cada. Nesta fase de campeão apuram-se para os ¼ de final os 2 primeiros de cada grupo.

Resultados 11.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora > 3 fevereiro

Jogou-se este sábado, 3 de fevereiro, a 11.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora 2023/2024. Partilhamos os resultados.

Resultados:
Inatel Évora 1ª Fase 2023/24 – JORNADA 11
ACD Cano 1-2 SC Brotense
SU Perolivense 1-2 GDR Afeiteira
Foros da Fonte Seca 2-1 Montoito SC
Bardeiras e Vimieiro 3-2 ADC S. Domingos
UD Machedense 2-2 AJ Orada
Barbus/Borba Jovem 0-4 JD Terrugem (ainda não tenho resultado)
Descansa GDCR Graça do Divor

 

MONTEMORENSE RODRIGO LEAL CONQUISTA CAMPEONATO REGIONAL ABSOLUTO DE LISBOA

Neste domingo, 4 de Fevereiro, o tenista montemorense Rodrigo Leal, após efetuar um grande torneio, acaba de vencer o Campeonato Regional Individual Absoluto de Lisboa, ao bater na final Gonçalo Pereira pelos parciais de 0-6, 7-5 e 6-3.
Este montemorense, que iniciou e fez a sua formação no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, conquista assim o nível máximo do regional de Lisboa. O Campeonato Regional Absoluto de Lisboa, que faz parte do calendário do Circuito Pro Tour ATL, no ano 2024, realiza-se em Carcavelos, de 31 de Janeiro a 4 de Fevereiro, numa organização da Associação de Ténis de Lisboa e o Carcavelos Ténis & Padel. Este Campeonato é também jogado na variante de pares sem prémio monetário, numa final em que Rodrigo Leal também marca presença.

 

Ourique promove Semana Gastronómica do Medronho

Foto: Municipio Ourique

De 10 a 17 de fevereiro, o Município de Ourique dinamiza a Semana Gastronómica do Medronho.

A primeira edição deste evento reúne 17 estabelecimentos que, ao longo destes dias, apresentam o melhor da gastronomia do concelho com o medronho a assumir o papel principal.

Durante a semana em que decorre, os estabelecimentos aderentes, do concelho de Ourique, vão preparar na sua ementa diária, pratos gastronómicos regionais, onde o medronho se destaca como ingrediente.

Desde de pratos com carne de porco alentejano às sobremesas, este fruto promete estar presente em todos os momentos da refeição.

O projeto “Idosos em Movimento” regressa a Montemor-o-Novo

O projeto “Idosos em Movimento” vai continuar durante todo o ano de 2024 em Montemor-o-Novo.

A iniciativa é um protocolo assinado entre a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras juntamente com o Hospital de São João de Deus.

O objetivo é promover sessões de movimento para pessoas idosas e é desenvolvida em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo, conforme adiantou à RNA, André Banha, Vogal da União de Freguesias. “Às segundas-feiras no centro cultural de Silveiras e Reguengo, às quartas na ARPI das Fazendas do Cortiço e no centro cultural de S. Geraldo e à sexta-feira na ARPI de Montemor-o-Novo”.

Além do bem estar físico e psicológico a atividade “Idosos em Movimento” “pretende combater o isolamento social”, acrescenta.

Esta é uma iniciativa que acontece todas as semanas, em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo.

 

Vila Viçosa: Calipofoliões garantem que edição deste ano do Carnaval será “a maior de sempre”

Foto: Municipio Vila Viçosa

O corso de Carnaval em Vila Viçosa sai à rua no dia 11 de fevereiro, pelas 15 horas, numa organização da Associação Calipofoliões.

O responsável de comunicação da associação, Miguel Ventura, garante que esta edição será a maior de sempre, não só pelo número de participantes, mas também pelo facto de o Rei do Carnaval de Vila Viçosa ser o cantor Sérgio Rossi. “Preparámos para este ano uma grande edição de Carnaval, com muita animação, temos uma novidade, porque pela primeira vez temos um rei que é o cantor Sérgio Rossi, iremos ter um Dj, que anima o corso carnavalesco e depois o baile do desfile na Praça da República”

Esta “poderá ser uma das maiores edições de sempre do carnaval de Vila Viçosa”, garante Miguel Ventura, com cerca de 600 participantes. São 22 os grupos que fazem parte do corso, entre “associações do concelho, incluindo das freguesias, grupos de Vila Viçosa e de outros concelhos”. Quem quiser ainda se pode  juntar ao Carnaval de Vila Viçosa fazendo a sua inscrição até dia 2 de fevereiro.

O corso de Carnaval em Vila Viçosa, no dia 11 de fevereiro, que tem como rei o cantor Sérgio Rossi e conta com animação a cargo do Dj S- Silva e David Melão.

Montemor: último dia de incrições para o III Trilho Por Terras do Montado

A Herdade dos Hospitais no concelho de Montemor-o-Novo, acolhe o VI Raid, dias 16 e 17 de fevereiro numa organização da Equimor, escola de Equitação de Montemor. Esta é uma prova “para cavaleiros nacionais e internacionais”, como adiantou à RNA, Pedro Mariano da Equimor.

Dia 18 de fevereiro tem lugar o III Trilho por terras do montado, também organizado pela equimor, este ano com novos percursos, trilho de 17km, mini trilho de 10km, caminhada de 7km kids sub 14/16 para uma distância de 7km e mini kids de 1,5 km para menores de 12 anos.

Hoje é o último dia para as inscrições para o Trilho no site acorrer.pt.