Évora: Remodelação da cobertura do edifício dos Paços do Concelho

Foto: Municipio de Évora

A eletricidade produzida, de forma limpa, através deste sistema de captação de energia solar, permitirá satisfazer parte dos consumos de energia elétrica do edifício, quer seja para iluminação, quer seja a necessária para os equipamentos dos postos de trabalho. Em momentos de excedente de produção elétrica, a energia será injetada na rede.

A Obra de remodelação da cobertura do Palácio dos Condes de Sortelha, o imponente edifício que domina a Praça do Sertório onde atualmente estão localizados os Paços do Concelho, entrou numa fase importante do seu desenvolvimento: está prestes a ser executada a substituição do acrílico existente na cobertura metálica do lanternim, por vidro fotovoltaico. Os vidros serão instalados numa nova caixilharia metálica assente sobre a estrutura existente, de forma a obter um sistema solar fotovoltaico com área total de envidraçados de 169m2.

Este será complementado por um sistema de telas interiores deslizantes, em parte da cobertura, de forma a atingir o desempenho adequado que garanta as condições térmicas, acústicas e luminotécnicas confortáveis e adequadas. A cablagem elétrica das fileiras será instalada no interior da caixilharia em calha própria, pelo que não será visível.

A implementação do sistema de captação de energia solar no Edifício dos Paços do Concelho integra-se no POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Framework, um projeto que pretende transformar o tecido urbano das cidades em que intervém, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos. Em última análise, melhorar a qualidade de vida através de um modelo sustentável e centrado no cidadão.

Esta será a fase inicial de um percurso que irá prosseguir com a instalação de sistemas idênticos em edifícios localizados no Centro Histórico de Évora. Será assim atingido mais um objetivo importante na estratégia municipal de luta contra os efeitos negativos das  alterações climáticas, que o Município tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento.

Coruche: Inscrições aberta pra a hora do conto de dia 9 de fevereiro

A próxima Hora do Conto, agendada para as 11.00 horas de 10 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Coruche, parte da sessão de leitura e animação do livro “O Sol que Não Brilhava”, dinamizada pela autora Patrícia Carrapo, professora de português e HGP no Instituto Giner de los Ríos, em Lisboa.

Desde muito pequena que Patrícia gosta de escrever histórias, mas foi na adolescência que se dedicou à escrita em poesia. Neste, que é o seu primeiro livro, conjugou o seu gosto pela poesia com a paixão do seu filho mais velho pelo espaço sideral.

Na imensidão do espaço, em “O Sol que Não Brilhava”, os astros tiveram um grande susto: o Sol deixou de brilhar! Os planetas mais próximos decidiram acordá-lo, mas não seria assim tão fácil. O seu calor e a sua luz são demasiado importantes para todos, e todos sentiram a sua falta. O que teria acontecido? Estamos prestes a descobrir neste livro docemente ilustrado por Sara Romero.

A Hora do Conto é um programa de promoção da leitura da Biblioteca Municipal de Coruche focado nas crianças da faixa etária do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo. A atividade é direcionada para as famílias e realiza-se aos sábados ao longo do ano. As sessões são gratuitas e decorrem habitualmente na Sala Infantil da Biblioteca Municipal. As inscrições, gratuitas mas de caráter obrigatório, estão abertas até 9 de fevereiro, através do e-mail  biblioteca@cm-coruche.pt ou pelo telefone 243 610 212.

Município de Reguengos de Monsaraz abriu Espaço Coworking na biblioteca municipal

Foto: Municipio Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz abriu, na passada semana o Espaço Coworking na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Este espaço disponibiliza recursos e serviços de escritório e destina-se a apoiar colaboradores de entidades públicas e privadas, profissionais liberais, nómadas digitais e estudantes, que considerem preferível trabalhar ou estudar em locais partilhados com outras pessoas do que em casa.

O coworking é um modelo de trabalho inovador que permite a partilha dos mesmos valores, aumenta a cooperação e a produtividade dos utilizadores, gera sinergias e facilita o estabelecimento de redes de contatos. Os espaços de coworking combatem o isolamento de quem está em teletrabalho e proporcionam a criação de novos relacionamentos de negócios através do networking, assim como a colaboração recíproca entre profissionais de diversas áreas.

A utilização do Espaço Coworking de Reguengos de Monsaraz é gratuita, devendo cada coworker efetuar a marcação no balcão de entrada da biblioteca municipal ou no Gabinete de Apoio à Presidência, indicando a sua identificação, o projeto ou atividade, a finalidade, as datas e equipamentos pretendidos, podendo ocupar o espaço imediatamente desde que exista vaga. O espaço pode ser requisitado durante 30 dias consecutivos pelos coworkers, que depois podem efetuar renovações sucessivas.

O Espaço Coworking funciona nos dias úteis das 9.30 horas às 13.00 horas e entre as 14.00 horas e as 18.00 horas numa sala climatizada da biblioteca municipal, com acesso ilimitado à internet por cabo de rede e wi-fi e estruturada em locais de trabalho individuais. Cada coworker vai dispor de serviço de fotocópias, de digitalização, de 500 impressões gratuitas por mês a preto e branco e 50 a cores, acesso a sala de reuniões e oferta de café e de chá.

“Cãominhada” amanhã em Montemor-o-Novo

O Monte de Magia, em Montemor-o-Novo tem um projeto de yoga solidário com quatro associações do concelho, Patolas e Patinhas, Casa João Cidade, ATL Saber Crescer e Porta Mágica.

O mês de fevereiro é dedicado à Patolas e Patinhas e por isso mesmo vai haver uma “Cãominhada” a reverter a favor da referida Associação animal. Esta iniciativa é amanhã, dia 4 de fevereiro pelas 10.00 horas, o ponto de encontro é junto ao Cineteatro Curvo Semedo, como adiantou à RNA Fernando Cunha do “Monte de Magia”.

Quer tenha cão ou não pode juntar-se a este passeio solidário.

Todo o valor das inscrições revertem a favor da associação local Patolas e Patinhas.

Estremoz: Expo Clássicos e Feira de Coleccionismo a 3 e 4 de fevereiro

O Parque de Feiras e Exposições de Estremoz volta, a 3 e 4 de fevereiro, a ser palco da Expo Clássicos e de mais uma Feira de Coleccionismo, eventos organizados e dinamizados pela Associação de Veículos Clássicos de Estremoz.

Com cerca de cem viaturas em exposição, entre carros clássicos e motas, e coleccionadores oriundos de norte a sul do país, bem como de Espanha, estes dois eventos, que decorrem em simultâneo, revela o presidente da associação, Joaquim Mira, receberam, no ano passado, cerca de oito mil visitantes. “Este ano, esperamos que se mantenham esses números ou, se possível, aumentar o número de visitantes”, assegura.

Nesta, que será a sexta edição da Expo Clássicos, é possível encontrar “uma grande diversidade de marcas e modelos” de veículos clássicos, dos anos 50 aos 80. Também “tudo que o seja colecionável poderá estar nesta feira, bem como peças e acessórios para os referidos clássicos”.

As entradas na 6ª Expo Clássicos e 4ª Feira de Coleccionismo de Estremoz são gratuitas. No sábado (3 de fevereiro), vão estar abertas das 9h30 às 20 horas e, no domingo (dia 4), entre as 10 e as 18 horas.

Grupo União Sport joga amanhã com o Arcoense

Este domingo, 4 de fevereiro, disputa-se a 12.ª jornada da Liga Elite, a 1.ª jornada da 2.ª volta do campeonato. O Grupo União Sport (GUS) desloca-se até ao Campo Artur Jorge, em Arcos, tendo pela frente uma equipa que, em casa, soma empates com Atlético de Reguengos, Viana, Canaviais, Vendas Novas e Portel.

O último empate aconteceu na última jornada, diante do líder Portel, a duas bolas, tendo o Arcoense recuperado de uma desvantagem de 0-2. Em suma, nenhum dos 3 primeiros classificados conseguiu bater o Arcoense. Na 1.ª volta o União bateu o Arcoense por 1-0 no 1.º de Maio. Fábio Neves, treinador do GUS, confirma que “a equipa do Arcoense é bastante difícil e em casa ainda é mais, pois tem a força extra do seu público”.

Esta semana o jogador do União entrevistado pela Bancada Desportiva é Guilherme Francisco, um jovem angolano de 22 anos, que veio de Angola diretamente para o Grupo União Sport, em busca de um sonho. Guilherme Francisco, sobre o jogo com o Arcoense refere que “o União vai encontrar um adversário difícil mas que vai trabalhar e fazer a sua parte”.

Também este domingo, joga-se a jornada 11 da Liga AFE.

Após a Taça, e no regresso do campeonato, o Cabrela (2.º classificado) tem receção ao São Pedrense (4º classificado). Para Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, este “é um jogo que querem vencer, pois vão entrar numa fase crucial do campeonato, onde a vitória é muito importante, e pode fazer a diferença nas contas finais”.

O líder Escouralense, nesta 11.ª jornada do Grupo B da Liga AFE, recebe o Tourega. João Rolo, treinador do Grupo Estrela Escouralense, quer continuar líder e frisa que a equipa do Tourega tem muito mais valor que os resultados que tem alcançado.

Os Foros de Vale de Figueira tem deslocação ao campo do Fazendas do Cortiço, para o 3.º derby da época entre estes dois emblemas. Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros quer aproveitar o sintético novo do Cortiço para tentar reagir e voltar às vitórias.

O Fazendas do Cortiço, por sua vez, tem o 2.º jogo consecutivo em casa, desta feita com os Foros de Vale de Figueira. Fábio Regouga, treinador do Cortiço, antevê um “jogo muito difícil e importante para as duas equipas, pois os Foros querem regressar às vitórias, após 2 derrotas consecutivas no campeonato, enquanto que o Cortiço quer encurtar distâncias”.

A finalizar as antevisões falamos do Cortiçadas de Lavre, que viaja até Santana do Campo, um campo que é, segundo o treinador do Cortiçadense, Carlos Constantino, tradicionalmente complicado. 

Recorde-se que o Valenças, após alcançar a primeira vitória da temporada, no jogo da Taça com o Cortiçadas de Lavre, descansa na presente jornada. 

Liga Elite 12.ª jornada 4 fev      

Monte Trigo – Atlético Sc

Canaviais – Portel

Redondense – Sc Viana do Alentejo

Arcoense – Grupo União Sport

Alcaçovense – Lusitano Arraiolense

Estrela Fc – Lusitano de Évora “B”

Liga AFE – 11.ª JORNADA 4 fev

Grupo A

Calipolense – Bencatelense

Aguiar – Oriolenses

  1. Bartolomeu do Outeiro – Vera Cruz

Borbense – S. Manços

Estremoz – Corval

Grupo B

Cabrela – S. Pedrense

Estrela Escouralense – Tourega

Fazendas do Cortiço – Foros de Vale de Figueira

Santana do Campo – Cortiçadas de Lavre

Descansa: Valenças

Domingo, 4 de fevereiro, há Bancada Desportiva, numa emissão com Paulo Canas das 14.00 horas às 18.00 horas.
Às 14.00 horas oiça as antevisões dos jogos e a entrevista a mais um jogador do plantel sénior do GUS, a partir das 15.00 horas, em direto do Campo Artur Jorge, em Arcos, transmitimos o jogo Arcoense x Gr. União Sport, com relato de Nuno Gamito.
Ao longo da tarde acompanhamos mais uma jornada da Liga Elite e Liga AFE. Siga na Nova Antena a atualização de todos os resultados, o ritmo de todas as partidas.
Após o rescaldo ao Arcoense – União, a partir das 17h15, temos reportagem com a equipa de Juvenis do Grupo União Sport.

Montemor: Workshop de Compostagem Caseira com Bokashi este sábado

O Município de Montemor-o-Novo promove hoje, dia 3 de fevereiro, entre as 15h e as 17h no Auditório da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, um Workshop de Compostagem Caseira com Bokashi.

Através deste método bokashi, em casa ou no apartamento, podemos compostar os nossos restos de comida, rapidamente e sem maus cheiros, e transformá-los em fertilizante de qualidade para o jardim ou horta. Para além disso, através deste tipo de compostagem, conseguimos obter um fertilizante muito mais rapidamente do que através dos outros métodos. Este workshop será dinamizado por João Raposo da Microvida.

 

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 26 milhões

Ninguém acertou na chave vencedora de ontem, 2 de fevereiro, do Euromilhões, pelo que, em jogo, no próximo sorteio, vai estar um “jackpot” de 26 milhões de euros.

O segundo prémio, de mais de 170 mil euros, saiu a quatro apostadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 22 mil euros, contemplou sete jogadores, todos eles também com aposta registada fora de Portugal. Para Portugal vêm 14 quartos prémios de 530 euros.

A chave vencedora do sorteio do Euromilhões sorteada ontem é composta pelos números 13, 20, 23, 27 e 42 e pelas estrelas 5 e 9.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Nova Unidade de Saúde de São Cristóvão já foi inaugurada

Foram inauguradas esta sexta-feira, 2 de fevereiro, as novas instalações da Unidade de Saúde de São Cristóvão. Esta foi uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia de S. Cristóvão, que teve lugar num edifício municipal, anteriormente cedido à Junta de Freguesia.

Tratou-se de um investimento de cerca de 19 mil euros, executado pela Junta de Freguesia e suportado a 100% pela Câmara Municipal, que permitirá à população de S. Cristóvão receber cuidados de saúde primários num espaço adequado, de qualidade e condigno conforme vinham reivindicando há muitos anos! É de enaltecer a colaboração, em todo o processo, da ARS Alentejo, que esteve sempre na retaguarda da intervenção realizada, prestando o apoio técnico necessário.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró, estiveram presentes nesta inauguração, a montemorense Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, IP, e Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE. Para além da população, marcaram também presença na iniciativa o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, e os vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

Olímpio Galvão referiu que este é “um dia feliz para a freguesia de São Cristóvão e para o concelho de Montemor-o-Novo”, numa operação que “vem dar excelentes condições para as pessoas terem acesso aos cuidados de saúde primários, acrescentando que esta é “uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”.

Vasco Picaró era também ele um homem tremendamente satisfeito pois “atingimos aqui um marco importante, uma melhoria significativa a nível do serviço de saúde, tanto para os profissionais de saúde como para os utentes, com todas as condições de conforto e acessibilidade para uma prestação de serviço de excelência”.

Maria Filomena Mendes explicou que “esta é a primeira inauguração que temos, no âmbito das novas construções e requalificações financiadas pelo PRR”, sendo “muito gratificante começar a ver os resultados de todo este trabalho e todo este empenho, porque efetivamente quem está próximo das populações são as Câmaras e as Juntas de Freguesia”. A Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo deixou um forte agradecimento à Câmara Municipal pelo “empenho neste processo de descentralização e também de requalificação destes espaços”, mas também à Junta de Freguesia, “que fez um trabalho absolutamente excecional”.

Vítor Fialho, por sua vez, disse que a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, “vai tentar corresponder às expetativas da população, pelas instalações criadas, trazer os médicos necessários e suficientes, para que haja um bom acompanhamento da população do ponto de vista médico”.

A Unidade de Saúde de S. Cristóvão vai ter ainda outra intervenção, no âmbito da candidatura a PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, já aprovada, que será sobretudo ao nível da eficiência energética, num investimento de 67 mil euros.

Este trabalho de proximidade vai de encontro àquilo que a população destas freguesias há muito lutava. O Município acredita que será também um forte incentivo à fixação de pessoal médico no nosso concelho.