O Claustro do Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa, será palco, entre amanhã, 26 de janeiro, e domingo, dia 28, da primeira Feira de Doçaria Conventual, em que o público vai poder desfrutar de um vasto programa cultural.
Recordando o vasto património do concelho, o presidente da Câmara, Inácio Esperança, lembra que “só Évora se poderá comparar a Vila Viçosa”, em termos de doçaria conventual. “Era uma terra de muitos conventos, até pela presença da Casa Ducal aqui, e em todos eles houve criação de muitos doces, que depois se disseminaram pelo país, como o Sericá e o Manjar das Chagas”, lembra ainda o autarca.
Para levar a efeito o evento, o Município de Vila Viçosa associou-se à associação Qualifica, “que tem dado o seu apoio técnico relativamente a esta matéria”, explica o vice-presidente Tiago Salgueiro, que adianta que o objetivo do evento é, acima de tudo, “promover a doçaria conventual” local. “Fizemos um levantamento do receituário dos antigos conventos de Vila Viçosa, no sentido de proporcionar a oportunidade de valorizar e promover a doçaria do concelho”, acrescenta.
Contando com um programa “bastante interessante”, esta primeira edição da feira vai incluir um “vasto programa cultural”, que conta, entre outros, com um concurso de doces conventuais, uma oficina de bolachas e biscoitos, espetáculos musicais, animação e várias atividades para crianças.
No evento, revela ainda Tiago Salgueiro, vão participar empresas locais, regionais e nacionais, sendo esta também uma “oportunidade de dinamização turística, que associa a parte gastronómica à patrimonial”.
A inauguração do evento está marcada, amanhã, para as 18 horas. Conheça a programação completa: