Vendas Novas: Cinema dia 13 de janeiro

O cinema volta ao auditório de Vendas Novas, no próximo dia 13 de janeiro com duas sessões às 15.00 e 21.30 horas, com o filme “Patos”.

 

Sinopse:

A família Mallard está num impasse. Enquanto o pai Mack está contente em manter a sua família em segurança a nadar eternamente no seu lago de Nova Inglaterra, a mãe Pam está ansiosa por agitar as coisas e mostrar ao filho adolescente Dax e à filha patinha Gwen todo o vasto mundo.

Após uma família de patos migradores aterrar no seu lago com emocionantes contos de lugares longínquos, Pam convence Mack a embarcar numa viagem em família, passando por Nova Iorque, em direção à tropical Jamaica.

À medida que os Mallards se dirigem para sul durante o inverno, os seus planos bem pensados rapidamente descarrilam. A experiência vai inspirá-los a alargar os seus horizontes, abrirem-se a novos amigos e a realizarem mais do que alguma vez imaginaram, enquanto também lhes ensina mais um sobre os outros e sobre si próprios.

Existem várias obras a arrancar no concelho de Viana do Alentejo

Existem várias obras a arrancar no concelho de Viana do Alentejo, nomeadamente, duas extensões de saúde um na freguesia de Aguiar e o outro na Freguesia de Alcáçovas.  Segundo Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, “são dois equipamentos que fazem muita falta no concelho”.

“Para além das duas extensões de saúde, estão previstas outras obras a arrancarem no concelho, nomeadamente uma estação de autocaravanismo, que está para ser adjudicada e para arrancar brevemente”.

Municipio de Montemor efetua tratamento preventivo para a lagarta do pinheiro

O Município de Montemor-o-Novo procedeu ao tratamento anual de prevenção para a processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), vulgarmente designada por lagarta do pinheiro. Numa primeira fase, o tratamento foi aplicado nos pinheiros que se encontram no espaço público urbano, no dia 25 de outubro de 2023.

Nos dias 19 e 20 de dezembro, seguiu-se uma monotorização periódica para verificação da presença da lagarta e remoção dos ninhos que já se encontravam em fase de formação, fazendo o respetivo reforço do tratamento por microinjeção.

À semelhança do controlo de outras pragas, não se espera erradicar a lagarta, mas sim minimizar a sua presença. Por isso, será sempre necessário manter algum cuidado, quando nos encontramos em zonas de pinheiros. Em caso de suspeita de presença de lagarta do pinheiro, solicite o apoio técnico do Município através do email smpc@cm-montemornovo.pt.

Montemor: “Espaço APORMOR” nova rubrica da RNA

“Espaço Apormor” é o nome da nova rubrica da Rádio Nova Antena.

Esta é uma rubrica da inteira responsabilidade da APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural do concelho de Montemor-o-Novo, e é emitida todas as terças-feiras.

Esta semana Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, faz um balanço daquilo que foi o ano de 2023, para a referida Associação.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Évora: Aprovado Orçamento Municipal de 103 milhões de euros

O Orçamento Municipal de Évora foi aprovado por maioria pela Câmara Municipal, no valor de 103 milhões de euros, mais 20 milhões do que este ano.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal, adiantou à RNA, que “sem o orçamento aprovado obras estruturais não poderiam avançar, nomeadamente as acessibilidades, a rede de água e saneamento para o novo hospital central do Alentejo, o avanço para a concretização da Capital Europeia da Cultura 2027 e o Plano Local de Habitação”.

“Há um conjunto de áreas que são fundamentais e vão beneficiar deste valor é o caso da educação, área da saúde, desporto e juventude em que a autarquia tem importantes investimentos que vão avançar”, refere Carlos Pinto de Sá.

Carlos Pinto de Sá, referiu ainda que os 50 anos da revolução de Abril, será um dos temas que vai acompanhar a atividade do município em 2024.

 

Cinco acidentes de viação registados pelo Comando Territorial da GNR de Évora

O Comando Territorial da GNR de Évora registou no dia 8 de janeiro, cinco acidentes de viação, sendo três colisões, um despiste e um atropelamento, dos quais resultaram dois feridos leve e danos materiais.

Foi registado também um incêndio em veículo, na cidade de Vendas Novas, tendo o mesmo ardido parcialmente.

No âmbito da criminalidade foram registadas quatro ocorrências, sendo dois crimes contra o património e dois crimes contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 92 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

Montemor: “Costurar Histórias” todas as terças-feiras na Biblioteca Municipal

“Costurar Histórias” acontece todas as terças-feiras entre as 18h00 e as 20h00 na Biblioteca  Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo, durante todo ano de 2024.

O intuito deste clube é mostrar que a biblioteca é um espaço de partilha de ideias, de novos projetos, de cooperação entre pessoas e que através da união de livros e costura, num só mundo, podem ser criadas experiências criativas muito enriquecedoras, conforme adiantou à RNA a animadora sócio-cultural Sara Cuchixo.

“Costurar Histórias” é para maiores de 16 anos e podem inscrever-se através do 266 898 105 ou através do email biblioteca@cm-montemoronovo.pt .

Viana do Alentejo: Crianças do Pré-escolar e Tuna Sénior cantaram as janeiras

As crianças das salas de pré-escolar do Centro Imaculado Coração de Maria e a Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UE)- Polo de Viana do Alentejo cantaram, na manhã de ontem, as Janeiras, no edifício dos Paços do Concelho e Junta de Freguesia de Viana, contribuindo, deste modo, para o manter da tradição.

A Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UE) deslocou-se ainda aos edifícios da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e aos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo para desejar um feliz ano novo.

Hora do Conto em Coruche

A próxima Hora do Conto, agendada para as 11 horas de 13 de janeiro na Biblioteca Municipal de Coruche, parte da sessão de leitura e animação do livro “O Bairro do Alfabeto”, dinamizada pela autora Eugénia Edviges, que, tendo participado em diversos eventos culturais e poéticos, já levou a cena algumas peças infantis da sua autoria.

A história, contada em verso sobre as letras do alfabeto, desperta o sonho e a magia num bairro diferente, onde moram todas as letras. Mas, como em todos os bairros, há vizinhos mais simpáticos do que outros. Uns reclamam, gritam, tagarelam. Outros vivem alegremente e com muito sentido de humor. Apesar do burburinho, no final todos convivem em harmonia.

A Hora do Conto é um programa de promoção da leitura da Biblioteca Municipal de Coruche focado nas crianças da faixa etária do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo. A atividade é direcionada para as famílias e realiza-se aos sábados ao longo do ano. As sessões são gratuitas e decorrem habitualmente na Sala Infantil da Biblioteca Municipal.

As inscrições, gratuitas mas de caráter obrigatório, estão abertas até 12 de janeiro, através do mail biblioteca@cm-coruche.pt ou pelo telefone 243 610 212.

Montemor: Estão a decorrer trabalhos de corte de vegetação na Zona Indústrial da Adua

Vão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora), até dia 13 de janeiro das 8h00 às 16h00, na Zona Industrial da Adua de Montemor-o-Novo.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos,  o acesso estará temporariamente condicionado. Esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.

Montemor: Oficina da criança completou 43 anos

Nesta segunda-feira, dia 8 de janeiro a oficina da criança de Montemor-o-Novo, completou o seu 43º aniversário.

É neste espaço que as crianças do concelho têm a oportunidade de adquiri mais conhecimentos em várias áreas, sempre acompanhados pelas monitoras.

A oficina da criança foi criada a 8 de janeiro de 1981.