A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) lançou esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, a sua nova identidade visual, cujo desenvolvimento do processo criativo teve como premissa “a criação de um conceito disruptivo, onde fosse repensada a estratégia de comunicação e posicionamento da entidade junto dos seus municípios associados, parceiros e sociedade civil”.
Assim, o novo logotipo apresenta “uma nova linha de comunicação, mais impactante, abrangente e que promoverá uma maior identificação, oferecendo um maior destaque à sub-região Alentejo Central”.
Na base do conceito criativo “temos a forma do hexágono – associado a encaixe e comunidade, formado por 14 figuras geométricas que rodeiam o centro, fazendo referência aos 14 municípios que constituem a região do Alentejo Central”.
A paleta de cores remete à terra e ao sol, cores quentes que caracterizam este território. Como cores centrais, o amarelo torrado e o castanho escuro, sendo que no símbolo as cores alternam entre várias tonalidades de amarelo, terracotas, tons arenosos e castanho.
A identidade é composta por dois elementos: o símbolo e o logótipo. O símbolo enfatiza o conceito de “CENTRAL”, com a forma de um “C” composto por 14 formas geométricas que representam os 14 municípios do Alentejo Central.
Esta representação visual é uma forma poderosa de “transmitir a identidade e o propósito desta Comunidade Intermunicipal, unindo os municípios em torno de um símbolo comum”.
“Uma visão com identidade. Esta tagline destaca a perspetiva coletiva e orientada para o futuro da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, onde os municípios trabalham juntos em busca de objetivos comuns. A palavra “identidade” enfatiza a singularidade e a autenticidade do Alentejo Central, referindo-se às características distintas de cada município, bem como ao fortalecimento de uma identidade regional compartilhada”.