O Balcão da Inclusão de Odemira é uma nova resposta social dirigida aos cidadãos com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias, com o objetivo de prestar um atendimento especializado, que inclui informação global e integrada sobre:
O Balcão da Inclusão de Odemira é uma nova resposta social
Montemor: quiosques multimédia âmbito do projeto Roteiro Literário Levantado do Chão
Assinado o Protocolo de Colaboração entre a União de Freguesias de N.ª Sra. da Vila, N.ª Sra. do Bispo e Silveiras e o Grupo União Sport
Na manhã, desta sexta-feira, dia 29 de dezembro, foi assinado o Protocolo de Colaboração entre a União de Freguesias de N.ª Sra. da Vila, N.ª Sra. do Bispo e Silveiras e o Grupo União Sport.
O objetivo é a promoção à prática desportiva. O Protocolo vai ser um investimento na requalificação do Estádio 1º de Maio, este apoio será repartido por 15 anos no valor total de 121 500€.
Na assinatura do protocolo estiveram presentes o Presidente da União de Freguesias António Danado, o Presidente do GUS Nuno Malagueira, o secretário Raul Pascoal e o tesoureiro Luís Marques.
Apoio ao gasóleo profissional prolongado até junho de 2024
“Atendendo ao contexto atual”, o Governo decidiu voltar a prorrogar o apoio extraordinário ao gasóleo profissional, com a medida a estender-se até junho de 2024.
Desde julho de 2022, quando este apoio foi criado, no âmbito das medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis, que a medida tem vindo a ser sucessivamente prolongada.
Em decreto-lei publicado em Diário da República, é explicado que este é um “mecanismo temporário de devolução extraordinária do montante equivalente à contribuição para o serviço rodoviário, atualmente integrado nas taxas unitárias do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos, e ao adicionamento sobre as emissões de CO2, suportado pelas empresas de transporte de mercadorias por conta de outrem”.
Este mecanismo, que de início se aplicava apenas a abastecimentos até ao limite máximo de 8.500 litros por viatura, foi agora estendido até ao limite máximo de 50 mil litros anuais por viatura.
É também prolongado, até 31 de julho de 2024, o regime transitório para a atribuição do subsídio social de mobilidade, no âmbito dos serviços aéreos e marítimos entre o continente e a Região Autónoma da Madeira e entre esta e a Região Autónoma dos Açores.
Exposição evocativa dos forais de Montemor
A exposição evocativa dos dois Forais de Montemor está patente no Centro Interpretativo do Castelo e Arquivo Municipal até 31 de dezembro deste ano.
Sismo com epícentro em Vendas Novas de magnitude 3.3 sentido ao final desta manhã
Cerca de 190 Centros de Saúde abertos no período de Ano Novo
Tal como no período de Natal, os Centros de Saúde mantêm atendimento complementar no fim de semana alargado de Ano Novo, de “forma a responder atempadamente aos casos de doença aguda não emergente”, informa o gabinete do Ministro da Saúde em comunicado.
Amanhã, sábado, 30 de dezembro, estarão abertos 233 centros de saúde. Já no domingo, 31 de dezembro, estarão em funcionamento 193 unidades. Na segunda-feira, feriado e primeiro dia de 2024, e na terça-feira, dia 2 de janeiro, estarão operacionais 187 centros de saúde.
“A medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, lê-se no referido comunicado.
Em caso de situação de doença aguda não emergente, adianda o gabinete do Ministro da Saúde, “a utilização das alternativas disponíveis aos serviços de urgência, como os centros de saúde e os serviços digitais SNS 24, contribui para diminuir a pressão sobre os serviços de emergência hospitalar, através de atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS.”
Em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, “a população deve contactar o SNS 24 – para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112.”
A utilização adequada dos serviços de saúde, garante o Ministério da Saúde, “permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo fundamental para o melhor funcionamento e articulação da rede de unidades do SNS, designadamente em situação de aumento da procura”.
“O Ministério da Saúde reconhece o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja um novo ano, com saúde, para toda a população”, lê-se ainda no comunicado.
Exposição “Miniaturas de Florindo Pais” patente na Galeria Municipal de Montemor
DECO: As candidaturas ao Vale Eficiência já abriram
Já estão abertas as candidaturas para a segunda fase do programa de apoio Vale Eficiência, que traz grandes novidades. Lançado em setembro de 2021, pelo Fundo Ambiental, este programa atribui vales no valor de 1300 euros mais IVA que podem ser utilizados na troca de janelas mais eficientes, na compra de sistemas de águas quentes sanitárias que recorram a energias renováveis ou de painéis fotovoltaicos para as habitações de famílias em situação de carência energética.
Na segunda fase, os beneficiários podem receber até três vales de apoio, o programa passa a estar aberto também a arrendatários e a usufrutuários de habitações,e os candidatos podem contar com o apoio de facilitadores administrativos e técnicos durante todo o processo, desde a candidatura até ao fim das intervenções.
Estas mudanças vêm responder às reivindicações da DECO PROTeste, que na primeira fase do programa já tinha alertado para o facto de esta medida potenciar a exclusão. Até aqui, os candidatos tinham de ser proprietários das habitações em que residem para poderem candidatar-se. Além disso, tinham de enfrentar todo o processo de candidatura sem nenhum apoio ou ponto de proximidade para esclarecimento de eventuais dúvidas, o que poderá ter contribuído para os resultados aquém do previsto para a primeira fase.
Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:
Coruche: Já arrancou o Sahara Desert Challenge 2023
Já arrancou de Coruche a 10.ª edição do Sahara Desert Challenge, grande aventura transariana que liga os continentes europeu e africano, atravessando cinco países: Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal.
A aventura parte de Coruche e termina em Dakar a 10 de janeiro de 2024.
A partida oficial da etapa 1 e da expedição, conteceu junto da Praça de Toiros.
Dois acidentes de viação registados pelo Comando Territorial da GNR de Évora
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 28 de dezembro, dois acidentes de viação, sendo uma colisão e um atropelamento, dos quais resultaram uma vítima mortal e danos materiais.
Foi ainda registado um incêndio na localidade de Borba, tendo provocado danos em contentor de lixo.
No âmbito da criminalidade foram registadas 13 ocorrências, sendo oito crimes contra o património, quatro crimes contra as pessoas e um crime previsto em legislação avulsa.
Foi ainda efetuada uma detenção em flagrande delito, pelo crime de condução sem habilitação legal.
No âmbito contraordenacional registaram-se 45 infrações relativas à legislação rodoviária e duas relativas à legislação ambiental.
Montemor: exposição “A Misericórdia de Montemor-o-Novo: História e Arte” patente até final do mês
Até ao final deste mês, está disponível para visita, uma exposição dedicada à história e à arte da Santa Casa da Misericórdia de Montemor, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo.
Trata-se, segundo o vereador na Câmara de Montemor, António Pinto Xavier, de uma mostra que resulta “do trabalho espetacular do professor Jorge Fonseca que foi realizado em cooperação com os técnicos da Câmara Municipal e também com a Santa Casa da Misericórdia”.
A exposição “A Misericórdia de Montemor-o-Novo: História e Arte”, montada a partir do vasto e relevante património documental da instituição, pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, entre as 10 da manhã e o meio-dia e das duas às seis da tarde.