Neste Natal a decoração nos Paços do Concelho de Mora é diferente

O Natal chegou aos Paços do Concelho de Mora.  A árvore de natal e o presépio já podem ser visitados.
Foram os alunos da Universidade Sénior de Mora das quatro freguesias, que construiram a árvore de Natal que pode ser apreciada na entrada da Câmara Municipal.
A decoração foi feita com recurso ao macramé, uma técnica de tecelagem manual desenvolvida na disciplina de artes decorativas.
O Presépio ficou a cargo do projeto de combate ao isolamento “Aqui Mora um Coração com História”, um trabalho coletivo que contou com a participação de todos os idosos abrangidos pelo programa. As figuras do presépio foram construídas com massas e material reciclado.
Esta iniciativa pretende assinalar e enaltecer o trabalho realizado ao longo do ano, por dois projetos de grande proximidade com os idosos Concelho de Mora, num claro apelo pela paz, solidariedade, confraternização e humanidade.

Estremoz: projeto “Bota Solidária” quer tornar mais feliz o Natal das crianças carenciadas

Bota Solidária é o nome do projeto que está a ser desenvolvido pelo município de Estremoz, até dia 22 deste mês.

Todos aqueles que visitarem o Museu Berardo, “podem fazê-lo de forma gratuita se levarem consigo um brinquedo e decorarem uma bota para enfeitar a árvore de Natal”, deste espaço museológico. Sónia Caldeira, vice-presidente da Câmara, explica que estes brinquedos “serão oferecidos, no Natal, às crianças que mais precisam e que não têm um presente para abrir”.

Sónia Caldeira garante ainda que as crianças que vão receber estes brinquedos já estão, previamente sinalizadas, sendo esta uma forma de tornar o natal destas crianças “mais simbólico”.

O Município de Estremoz promove, até dia 22 deste mês, o projeto “Bota Solidária”, que permite que as crianças mais carenciadas tenham um presente para abrir, neste Natal.

As escolas ou instituições que queiram participar nesta atividade em grupo devem fazer a sua marcação para o email museu.berardo@cm-estremoz.pt ou para o número 268 080 281.

 

Estremoz: 610 brinquedos doados no âmbito do projeto “Bota Solidária”

O projeto “Bota Solidária”, em Estremoz, angariou 610 brinquedos.

Estes brinquedos foram, ontem, segunda-feira, 18 de dezembro, entregues à Fundação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Veiros, à CPCJ de Estremoz, ao Serviço de Atendimento/Acompanhamento Social do Centro Social Paroquial Santo André, à Santa Casa da Misericórdia de Estremoz, à Conferência Vicentina Manuel Alvarez e à Cruz Vermelha de Estremoz, que farão a entrega a famílias carenciadas do concelho, garantindo um Natal Feliz a muitas crianças.

Este projeto consistiu na doação de brinquedos sendo que, por cada brinquedo doado, foi oferecida uma entrada para visita ao Museu Berardo Estremoz à pessoa que efetuou a oferta. Para além da entrada gratuita, foi possível decorar uma bota solidária para enfeitar a Árvore de Natal presente no referido Museu, como símbolo de solidariedade.

A cultura e a solidariedade uniram-se para tornar este Natal mágico para muitas crianças.

“Férias Divertidas” para as crianças de Vila Viçosa

O município de Vila Viçosa promove uma iniciativa intitulada de “Férias Divertidas”, direcionada para crianças entre os 6 e os 12 anos.

Este programa contempla serviço de refeições e vai decorrer até dia 29 de dezembro, das 08h00 às 18h00, revela o vice-presidente do município de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, “as férias divertidas são uma iniciativa da Câmara Municipal que visa ocupar os tempos livres durante as férias do período natalício. Vamos  dar um período de ocupação com atividades culturais e pedagógicas às crianças do nossos concelho entre os 6 e os 12 anos, incluindo os serviços de refeições. Estas atividades vão levar esse período de tempo, até dia 29 de dezembro, das 08:00 às 18:00 horas, que vai ter lugar na Escola EB1 do Carrascal”.

 

 “O Natal Encantado do Fluviário de Mora” até dia 02 de janeiro

 “O Natal Encantado do Fluviário de Mora” é o mote para as Atividades de Férias de Natal que a Autarquia de Mora, preparou para os mais pequenos do concelho.

“Ao longo das exposições do Fluviário de Mora, podem encontrar o seu “Animal do Natal”. Para participar, basta tirar um cartão com uma pista à entrada do Fluviário de Mora e encontrar o seu “Animal de Natal” correspondente durante a visita”, como adiantou à RNA, Paula Chuço, presidente da câmara de Mora.

“Estão também à disposição dos visitantes,  atividades na Sala de Aula, como Pedacinho de Natal do Fluviário, Ilumina o Natal e o Postal “Boas Festas”.

As atividades decorrem de 18 de dezembro a 2 de janeiro, são livres e gratuitas para todos os visitantes do Fluviário de Mora e não requerem marcação prévia.

89 infrações relativas à legislação rodoviária registadas ontem pelo Comando Territorial da GNR de Évora

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 18 de dezembro, 10 acidentes de viação, sendo sete colisões e três despistes, dos quais resultaram dois feridos graves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências, sendo três crimes contra o património, um crime contra as pessoas, um crime contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

Foi ainda efetuada uma detenção em flagrante delito pelo crime de tráfico de estupefacientes.

No âmbito contraordenacional registaram-se 89 infrações relativas à legislação rodoviária e duas relativas à legislação policial.

Herdade do Freixo do Meio vence Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2023

Os Prémios Mesa Marcada acabam de anunciar o segundo dos seus prémios especiais, o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2023, que este ano distingue a Herdade do Freixo do Meio, que tem Alfredo Cunhal Sendim, de 57 anos de idade, como proprietário e mentor.

Reconhecido como um dos principais produtores biológicos de Portugal, empregando 35 pessoas da região, a Herdade do Freixo do Meio sofreu uma grande transformação na segunda metade dos anos 1980, quando Alfredo Cunhal Sendim decidiu enveredar por este tipo de produção, então rara entre nós. Uma opção que foi reforçada em 2008, após uma divisão entre irmãos das propriedades da herança, quando se tornou o único responsável pela herdade. São mais de 600 hectares, na zona de Montemor-o-Novo, onde se produzem frutas, vegetais, cereais, carnes de porco, vaca, borrego, frango ou peru, muitas vezes transformados na própria propriedade.

A Herdade do Freixo do Meio foi eleita pelo mesmo painel que escolheu o Prémio Carreira Cutipol 2023, atribuído a Rui Paula, composto por 30 chefes de cozinha* que, em seu nome ou do restaurante, integraram o top 10 ou venceram um dos prémios especiais do Mesa Marcada dos últimos cinco anos.

Ambas as distinções anunciadas fazem parte dos Prémios Mesa Marcada 2023.Os prémios 10 Chefes e Restaurantes Preferidos 2023, bem como a lista completa e todos os outros prémios especiais, serão conhecidos no próximo dia 22 de janeiro, às 18h, no decorrer da cerimónia que se realizará no Centro de Congressos do Estoril.

Mora: Decoração de Natal em casa de todos os “Corações com História”

“Aqui Mora um Coração com História” é o projeto social do Município de Mora de combate à solidão e ao isolamento dos mais idosos, não institucionalizados e abrangidos pelo programa +65 da GNR.
Este projeto contempla, solidariedade, leituras, histórias, jogos, apoio na área da saúde e muita alegria.
O mês de novembro foi dedicado à expressão plástica, dando asas à imaginação os nossos idosos trabalharam a motricidade fina e elaboraram um presépio coletivo com massas, que pode ser visitado no edifício da Câmara Municipal e um presépio individual, elaborado com materiais naturais, para decorarem as suas casas.
Este ano há um presépio em cada coração.

Clube de Costura na Biblioteca Almeida Faria decorre até final do mês

O Clube de Costura reúne-se todas as quartas-feiras entre as 18h00 e as 20h00 na Biblioteca  Municipal Almeida Faria, até final deste mês de dezembro.

O intuito deste clube é mostrar que a biblioteca é um espaço de partilha de ideias, de novos projetos, de cooperação entre pessoas e que através da união de livros e costura, num só mundo, podem ser criadas experiências criativas muito enriquecedoras.

Município de Viana do Alentejo ofereceu lancheiras e Espetáculo de Natal às crianças do concelho

No âmbito da quadra natalícia que atravessamos, o Município de Viana do Alentejo, em parceria com as Juntas de Freguesia de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo, ofereceu uma lembrança às crianças que frequentam o berçário, o pré-escolar e o primeiro ciclo em estabelecimentos de ensino do concelho.
A iniciativa, que contemplou cerca de 380 alunos/as, teve como objetivo assinalar a data festiva junto dos mais novos/as proporcionando momentos de lazer.
Além das ofertas, o Município de Viana também proporcionou momentos de grande diversão com o espetáculo “As Aventuras de Pimpinela na Lapónia” realizado pela empresa de eventos infantis Aquarela Mágica.

Projeto “Natal à Vista” em Viana do Alentejo (c/fotos)

Desde o dia 11 de dezembro que estão expostas em vários locais das três freguesias do concelho, peças alusivas ao Natal, no âmbito do projeto “Natal à Vista”.
Este projeto resulta de uma proposta lançada pelo Município aos profissionais responsáveis pelas turmas do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas, do Centro Imaculado Coração de Maria, da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas e Lares da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas e Viana do Alentejo.
A exposição das várias peças foi articulada com os profissionais das várias instituições, as Juntas de Freguesia e os Estabelecimentos Comerciais interessados em acolher este projeto.

Coruche: Dança com Pepa Gym no Natal mágico

O grupo de dança do ginásio Pepa Gym proporcionou no dia de ontem 18 de dezembro, um espetáculo energizado em pleno Jardim de Natal.

Até 24 de Dezembro visite o Mercadinho de Natal, a Casa do Pai Natal, o carrossel parisiense no Jardim 25 de Abril e aproveite ainda para fazer compras no comércio de proximidade.

No Natal, Coruche é o local.

Coruche: Biblioteca vai à Freguesia

Hoje, dia 19 de dezembro a Bibliomóvel “Coruja do Saber”, de Coruche viaja até à Volta do Vale para levar pedaços do paraíso.

A biblioteca vai ao encontro do leitor, mais perto do seu domicílio.

Como disse o grande Jorge Luis Borges: «Sempre imaginei que o paraíso seria algum tipo de biblioteca.»

II Desfile de Pais Natais em Coruche (c/fotos)

Cerca de 700 Pais Natais invadiram a manhã de ontem a Avenida do Sorraia para um desfile solidário proporcionado por alunos do Agrupamento de Escolas de Coruche (de 5.º a 12.º ano) e utentes do programa Desporto Sénior.
O músico David Antunes, padrinho do evento, ajudou à festa.