Viana do Alentejo é “Autarquia + Familiarmente Responsável”

O Município de Viana do Alentejo recebeu pelo segundo ano consecutivo, o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 6 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
A distinção atribuída ao Município de Viana, o único do distrito a receber tal galardão, reconhece o esforço realizado por parte da autarquia em promover uma política integrada e abrangente nesta área.

Para receber a bandeira esteve em representação do Município a secretária do Gabinete de Apoio à Vereação, Vanda Tiago, e a técnica, Sandra Pereira.

Esta distinção confirma o empenho do Município em dar resposta ao aumento das exigências sociais, especialmente no que afeta as famílias, tal como a gratuitidade nos transportes escolares, a atribuição de bolsas de estudo sociais, o apoio nas atividades das férias escolares, o acesso à saúde e a medicamentos, na alimentação, no desporto e na cultura.

O Balcão da Inclusão de Odemira é uma nova resposta social

O Balcão da Inclusão de Odemira é uma nova resposta social dirigida aos cidadãos com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias, com o objetivo de prestar um atendimento especializado, que inclui informação global e integrada sobre:

– Direitos e benefícios;
– Recursos existentes;
– Prestações e respostas sociais;
– Emprego e formação profissional;
– Produtos de apoio/ajudas técnicas;
– Benefícios fiscais;
– A cessibilidades e transporte e intervenção precoce e educação.
O Balcão da Inclusão apoia os cidadãos na procura de soluções mais adequadas à sua situação concreta.
Esta iniciativa resulta de protocolo estabelecido entre o Município de Odemira e o Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.

União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras entregaram presentes às crianças do pré-escolar e ensino básico (c/fotos)

Decorreu, no dia 11 de dezembro, a entrega de lembranças de Natal às crianças do pré-escolar e ensino básico da União de Freguesias de N. Sra. da Vila, N. Sra. do Bispo e Silveiras.

A oferta incluiu um puzzle com a imagem da mascote Fregui, com o objetivo de relembrar jogos e “quebra-cabeças” antigos, para que os mais novos possam também desafiar os seus familiares a completar o puzzle.

A “Fregui” juntou-se à festa e foi recebida pelas crianças, com momentos de muito boa disposição, empatia e espírito natalício.

O Presidente António Danado e os Vogais Alexandra Serôdio e André Banha estiveram presentes na distribuição e endereçaram à comunidade escolar votos de Festas Felizes em nome de toda a Junta de Freguesia.

Montemor: última “Visita ao Património” de 2023 teve lugar no passado sábado

No passado domingo, dia 16 de Dezembro realizou-se a última “Visita ao Património” de 2023.

Teve lugar na Igreja Matriz, começando com a história de São João de Deus e a construção da própria igreja.

Visitou-se a cripta de São João de Deus e todo o património histórico-artístico deste templo. No final, deu-se a conhecer o presépio do século XVIII/XIX, que está em fase de conservação e restauro, e que apresenta vários detalhes interessantes.

A visita terminou com os participantes a construir o seu próprio presépio, utilizando materiais semelhantes ao presépio apresentado, desde cortiça, barro, flores artificiais, conchas e pedras.

Torneio Regional de Cadetes I da Associação de Natação do Alentejo

No dia passado dia 9 de dezembro, em Montemor-o-Novo, realizou-se o Torneio Regional de Cadetes I da Associação de Natação do Alentejo.

O Clube de Futebol de Estremoz/Estremozcarnes foi representado pelos pequenos nadadores Pedro Peixinho, Sara Lopes, António Costa, Miguel Rebola e Filipa Ramalho.

Neste Torneio de Cadetes participaram 95 crianças com idades entre os 8 e os 12 anos, sendo naturalmente os grandes objetivos, a participação e formação.

Numa prova, essencialmente de formação, além do “Estremoz” participaram os Clubes Aminata de Évora, Zona Azul de Beja, Atlético de Montemor-o-Novo, Grupo Desportivo de Mora, Grândola Sports Club, Seagull Rescue, também de Grândola, Centro Republicano Aljustrelense, Clube Natação do Litoral Alentejano e Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira.

O Município de Estremoz parabeniza todos os atletas que continuam a representar Estremoz, com excelentes desempenhos.

Celebra-se esta segunda-feira o Dia Internacional do Migrante

Celebra-se esta segunda-feira, 18 de dezembro, o Dia Internacional do Migrante (ou Dia Internacional das Migrações). Neste dia, as Nações Unidas incentivam os seus estados-membros a disseminar informação sobre os direitos humanos e liberdades fundamentais dos migrantes.

Atualmente a Organização Internacional para as Migrações alerta que as ondas de calor poderão afetar mais pessoas e levar a mais migrações, quer sejam migrações internas, quer internacionais.

Tudo para saber sobre o assunto no “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus. Para ouvir às 12h45, 16h30 ou no podcast abaixo:

“Clausura” de Pedro Calapez patente em Évora até quarta-feira

A obra “Clausura”, de Pedro Calapez, que integra a coleção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, “Clausura”, está disponível para visita, na Igreja do Salvador, em Évora, até dia 20 de dezembro.

De acordo com António Cachola, esta é uma peça “muito importante” da sua coleção, de um artista reconhecido a nível internacional. Com uma “presença forte” na coleção, Pedro Calapez, assegura António Cachola, é um artista que, “desde os primeiros momentos fez parte dos projetos expositivos” desenvolvidos.

O colecionador, que agradece à Direção Regional de Cultura do Alentejo a organização desta exposição em Évora, diz-se “satisfeito” por poder fazer a apresentação de “Clausura” na Igreja do Salvador. “Para nós, este é um momento alto para a coleção e para o MACE”, assegura.

As várias exposições realizadas com a peça “Clausura”, revela ainda António Cachola, têm como propósito “a promoção da cidade de Elvas, enquanto destino para a arte contemporânea”, bem como do próprio MACE.

A apresentação da obra e a exposição contam com o apoio do Cabido da Sé de Évora, da Câmara Municipal de Elvas e do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola. A sessão de apresentação da obra contará ainda com a participação do Coral de Évora.

“Clausura” fica disponível para visita, na Igreja do Salvador, até dia 20 de dezembro.

Resultados 7.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora > 16 e 17 dezembro 2023

Jogou-se este fim-de-semana a 7ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora 2023/2024, com a maioria das partidas a realizarem-se no sábado, 16 de dezembro. Deixamos os resultados:

Inatel Évora 1ª Fase 2023/24 JORNADA 7

Jogos dia 16/12
SU Perolivense 4-1 SC Brotense
GDR Afeiteira 3-0 AJ Orada
Foros da Fonte Seca 2-2 ACD Cano
Barbus 0-1 ACD São Domingos

Jogos dia 17/12
UD Machedense 0-3 Bardeiras e Vimieiro
GDCR Graça do Divor 0-0 Montoito SC

14 acidentes de viação durante este fim-de-semana registados pelo Comando Territorial de Évora da GNR

O Comando Territorial de Évora da GNR, registou este fim de semana, de 16 e 17  de dezembro, 14 acidentes de viação, 10 colisões e quatro despistes, dos quais resultaram um feridos leve e danos materiais.

Foi registado um acidente de trabalho, na Herdade do Azinhal, concelho de Évora, do qual resultou um ferido grave.

Foi registado ainda um incêncio em viatura ligeira de passageiros, na localidade de Montemor-o-Novo, tendo a mesma ardido na totalidade.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 21 ocorrências, sendo 12 crimes o património, quatro crimes contra as pessoas, dois crimes contra a vida em sociedade, um crime previsto em legislação avulsa e um crime de maus tratos a animais de companhia.

Foram ainda efetuadas duas detenções em flagrante delito, uma pelo crime de condução sem habilitação legal.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 106 infrações relativas à legislação de rodoviária e nove relativas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, Artémis 2023/2024.

Cercimor proporciona um Natal mais familiar aos seus clientes

A Cercimor – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, que dá apoio a pessoas com deficiência ou incapacidade, vai possibilitar aos seus clientes que passem um Natal, mais familiar.

“A instituição trabalha com residentes nos concelhos de Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Arraiolos e Mora, e por isso o Natal é um misto de várias situações”, como adiantou à RNA, Cristina Saloio, presidente do concelho de administração da Cercimor.

Cristina Saloio referiu ainda, que “relativamente às unidades que trabalham com os clientes dentro da própria instituição, há sempre a tradição de fazerem também as festas de Natal que se iniciam logo no início do mês de dezembro, a preparar o espaço, a pensar nas iguarias, para que lhes possa proporcionar um Natal em ambiente familiar, com uma especial atenção para que se sintam bem acolhidos”.

Na unidade lar residencial, como se trata de clientes que estão em internamento, tem de se ter uma atenção especial. “A maior parte não têm a oportunidade de passar esta quadra natalícia com as suas famílias por diversas razões, por isso a Cercimor vai proporcionar-lhe um Natal em ambiente mais acolhedor e familiar, onde haverá também o momento de troca de prendas”, acrescenta Cristina Saloio.

O propósito da instituição é desenvolver projetos que atuem em diferentes domínios da vida, propõe-se a encontrar novos caminhos para uma sociedade mais consciente e capaz de incluir, uma sociedade onde todos os cidadãos são igualmente valorizados e respeitados, principalmente nesta época.

Pai Natal desfilou pelas ruas de Montemor na manhã de sábado (c/fotos)

O sábado, 16 de dezembro, no Mor Natal ’23, foi uma autêntica maratona de alegria e excitação, onde não faltou o Pai Natal.
A programação, que se desdobrou entre o Mercado Municipal e a Rua de Aviz, continha todos os ingredientes para excelentes momentos em família, da música da Parada Natalícia à animação com as mascotes Animatheias, dos jogos ao “desbundar” da Oficina da Criança, do malabarismo, equilibrismo e humor de Mika Paprika às feirinhas do Livro Usado, da Make Noise e da StartUp, já para não falar do Jardim do Pai Natal.
Foram muitos os montemorenses e visitantes, que ao longo deste dia, se deixaram conquistar pelas iniciativas, aproveitando para também visitar o comércio local.
Até ao dia 6 de janeiro, o Mor Natal ’23 continua a decorrer e a invadir Montemor-o-Novo, oferecendo-lhe toda a magia e beleza do Natal.

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo organizou uma sessão de Observação Noturna de Estrelas

No serão de sexta-feira, 15 de dezembro, o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo organizou mais uma sessão de Observação Noturna de Estrelas.
Com o acompanhamento de técnicos do Centro de Ciência Viva de Estremoz, esta foi mais uma oportunidade para viver uma experiência de observação noturna do céu, que podia juntar toda a família.
Os participantes, muito bem agasalhados, já que a iniciativa teve lugar no Castelo de Montemor-o-Novo, viveram uma noite diferente onde houve lugar para novas descobertas e conhecimentos

Montemor: Concurso “Coroas de Natal com Bolotas”

O concurso “Coroas de Natal com Bolotas” é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, inserida na Estratégia Alimentar-SMEA” Programa ao Sabor das Estações 2023-2024”.
Os trabalhos estão disponíveis para visitar até dia 6 de janeiro de 2024, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo e estão a votação na página de Facebook do Município de Montemor-o-Novo, até dia 06 de janeiro de 2024.
A entrega dos prémios será no dia 20 de janeiro, no Mercado Municipal, em cerimónia pública.

Montemor: Cantares ao menino homenageiam Celestino António

A tradição cumpriu-se pela 21.ª edição, com o Coral de São Domingos a percorrer o Centro Histórico de Montemor-o-Novo, com os seus Cantares ao Menino, espalhando o verdadeiro espírito de Natal.
Esta edição dos Cantares ao Menino foi dedicada a um poeta popular de Montemor: Celestino António. Tal como disse João Luís Nabo, maestro do Coral de São Domingos, «o Celestino foi poeta nas horas vagas, quando a profissão lho permitia. Era um sapateiro de primeira água e tudo o que fazia depois era executado com a mesma paciência, o mesmo saber e afecto que a todos nos envolvia. O Celestino António, o Tininho, foi também poeta, cantor e músico na Banda da Sociedade Carlista, a banda, um dos grandes amores, a par de outros igualmente maiores. Um deles, o Coral de São Domingos, que ainda reserva o seu lugar ali, no reduto quase inacessível do naipe dos Baixos, do qual ele chegou a ser chefe».
Sob o diapasão do maestro João Luís Nabo, o Coral iniciou a sua atuação no edifício dos Paços do Concelho. Seguiu-se o percurso itinerante pelas ruas do Centro Histórico, com a leitura de poemas de Celestino António e interpretação de algumas peças alusivas à época, uma conjugação que aqueceu todos os presentes nesta noite fria de dezembro. A Reunião da Assembleia Municipal, que decorria na Biblioteca Municipal, parou um pouco para todos apreciarem este fabuloso espetáculo, que terminou na Igreja da Misericórdia.

Executivo da Câmara de Montemor entregou presentes às crianças do 1.º Ciclo e dos Jardins de Infância do concelho

O Município de Montemor-o-Novo, entregou às crianças do 1.º Ciclo e dos Jardins de Infância do concelho, dois presentes de Natal.
As entregas dos presentes, ocorreram dias 14 e 15 de dezembro, quinta e sexta-feira, respetivamente, para que estes se divirtam bastante nas suas férias de Natal.
Foi desta foram que os alunos de Montemor-o-Novo se despediram do 1.º período do ano letivo 2023/2024 e de forma bastante feliz.
A entrega dos presentes foi feita pelo executivo da autarquia, representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, pelos Vereadores António Pinto Xavier, Henrique Lopes e Sílvia Santos e pelos seus técnicos.
Desta forma todos esperam que estes presentes sejam sinónimo de grandes momentos desejando, boas festas a todas as crianças e a toda a comunidade escolar do Município de Montemor-o-Novo.

Natação: Torneio regional de cadetes I

A Associação de Natação do Alentejo organizou, no passado sábado, 9 de dezembro, um Torneio Regional da categoria de Cadetes I.
A iniciativa foi realizada na Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo, envolvendo um total de 10 clubes e 95 participantes.
O ACM Atlético Clube de Montemor-o-Novo e alguns dos seus atletas estiveram em competição, com a tarde a resultar em dois campeões regionais, três vice-campeões e seis 3.º lugares para a equipa montemorense.