Jardim de Natal Encanta Évora na Horta das Laranjeiras

A Horta das Laranjeiras em Évora, encontra-se num verdadeiro conto de fadas neste Natal, com a realização do “Jardim de Natal”.
A iniciativa, decorre até 23 de dezembro e promete encantar públicos dos 8 aos 80 anos, proporcionando momentos de magia e diversão.
Com uma programação diversificada, o Jardim de Natal oferece atividades para todos os gostos e idades. Desde espetáculos musicais a teatro, passando por workshops criativos e atividades desportivas, artesanato, gastronomia a iniciativa visa envolver toda a comunidade num ambiente festivo e acolhedor.
O Jardim de Natal surge como uma aposta da autarquia para dinamizar o espírito natalício na cidade, incentivando a participação ativa da população e dos visitantes. Além das atividades programadas, o local estará decorado com luzes e elementos alusivos à época, criando um ambiente mágico e acolhedor.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, destaca a importância deste evento para a cidade, afirmando que o objetivo é “proporcionar momentos de alegria e convívio, promovendo a união entre os habitantes de Évora e os seus visitantes”. O Jardim de Natal pretende, assim, contribuir para a criação de memórias especiais neste período festivo.
O Jardim de Natal poderá ser visitado entre as 10h00 e as 19h00, com entrada gratuita.

Deputada do PCP no Parlamento Europeu visita distrito de Évora

A deputada do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira, visita o distrito de
Évora nos próximos dias 18 e 19 de dezembro.

O objetivo desta visita passa por contactar com os trabalhadores e as populações prestando contas do trabalho realizado pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu.

Segunda-feira, dia 18 dezembro, a eurodeputada vai estar de visita a Vendas Novas. Pelas 7.30 horas estará no estaleiro da Câmara Municipal, seguindo para os Paços do Concelho. Pelas 9.30 horas visita o Centro de saúde de Vendas Novas e às 11 horas estará em contacto com população e comerciantes.

Depois de Vendas Novas, Sandra Pereira estará em Montemor-o-Novo, onde pelas 14.30 horas, estará em contacto com os trabalhadores da AIS, seguindo-se os trabalhadores e utentes do Abrigo dos Velhos, pelas 16.30 horas. Em Montemor a visita termina às 18 horas,  com uma sessão pública a realizar na junta de freguesia.

Já na terça-feira, 19 de dezembro, a eurodeputada estará em Arraiolos e Évora. Pelas 8 horas, Sandra Pereira estará em contacto com os trabalhadores das empresas do Parque Industrial de Arraiolos, seguindo-se um contacto com a população.

Em Évora, a partir das 14 horas, a eurodeputada do PCP estará em contacto com os trabalhadores da Embraer; pelas 14.30 horas, com reformados Associação CHE Évora; pelas 16 horas, com trabalhadores do shopping; pelas 17.30 horas, decorrerá uma tribuna no Largo Luís de Camões. A visita termina com uma sessão pública na Sociedade Joaquim António de Aguiar, pelas 18.30 horas.

Último dia da exposição “Estação Ferroviária de Móra”

Hoje, dia 15 de dezembro, é o último dia em que está patente na sala de atividades do Museu Interativo do Megalitismo, a exposição temporária “Estação Ferroviária de Móra”.

Esta exposição convida os visitantes a recordarem ou descubrirem a antiga estação onde se encontra instalado o Museu do Megalitismo.

A Exposição conta com o apoio de instituições como Museu Nacional Ferroviário, CP – Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal, Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, mas também da população do Concelho de Mora.

Assembleia Intermunicipal da CIMAC elegeu novo Secretariado Executivo Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIMAC procedeu ontem, dia 14 de dezembro de 2023, à votação da lista apresentada pelo Conselho Intermunicipal, para o novo Secretariado Executivo Intermunicipal.

Recorde-se que, de acordo com o art.o 93o, do regime anexo à Lei 75/201 de 12 de setembro, oSecretariado Executivo Intermunicipal é constituído por um Primeiro-Secretário e, mediante deliberação unânime do Conselho Intermunicipal, até dois Secretários Intermunicipais.

Deste modo, o Presidente do Conselho Intermunicipal, Carlos Pinto de Sá, deu posse, perante esta Assembleia, ao novo Secretariado Executivo Intermunicipal, constituído por:

Primeiro-Secretário: Jerónimo José
Secretário Intermunicipal: Pedro Barbas
Secretário Intermunicipal: Luís Simão Matos

Montemor: Cantares ao Menino pelo Coral de S. Domingos esta sexta-feira

Mais uma vez a tradição natalícia revalida-se, e o Coral de São Domingos vai sair à rua para mais uma edição de Cantares ao Menino, esta sexta-feira dia 15 de dezembro, pelas 21.00 horas.

Conforme adiantou à RNA, o Maestro João Luís Nabo, “o grupo inicia o percurso pelas ruas de Montemor-o-Novo a partir do átrio da Câmara Municipal, numa atuação itinerante carregada de simbolismo”.

“Esta é já a 21ª edição do evento, que promete assinalar a época natalícia e levar alguns sorrisos aos montemorenses. Este ano os versos são de um montemorense que já não se encontra entre nós, trata-se de Celestino António”.

A prescrição de dívidas é o tema de hoje da rubrica da DECO

A prescrição de dívidas suscita muitas dúvidas.

Se a cobrança não for exercida em determinado período, entende-se que não há interesse em cobrar a respetiva dívida. Ultrapassado esse prazo, o devedor pode invocar a subscrição e recusar-se a pagar, uma vez que esta deixa de ser exigível judicialmente.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Elvas: momento único no Coliseu com perto de 2 mil crianças a tocar Ronca e Cantar ao Menino

O Coliseu de Elvas foi palco esta manhã de sexta-feira, 15 de dezembro, para um momento único: perto de duas mil crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho tocaram a ronca e cantaram ao menino, em uníssono.

A iniciativa foi levada a cabo pela Associação Juvenil ARKUS e o Grupo Roncas D’ Elvas, nomeadamente através de Vitória e Carlos Mendes, que durante os últimos meses estiveram nas escolas do concelho, a ensinar os mais novos esta tradição ancestral.

O professor Carlos Beirão, presidente da associação juvenil, afirma que “valeu a pena todo o trabalho” desenvolvido, que assume não ter sido fácil, demonstrando-se “muito feliz pelo resultado final”.

Esta iniciativa é, para Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, uma forma de “continuar a manter viva” uma tradição que é muito característica da cidade. “Agradeço ao professor Carlos Beirão, por ter desenvolvido este projeto, que sensibiliza todas as faixas etárias, e para mim é das formas mais interessantes para revitalizar aquilo que é o Natal de Elvas”.

O objetivo principal desta atividade passa por inscrever a iniciativa no Livro de Recordes do Guinness. Ver crianças agarradas a este instrumento, diz o presidente, “é uma verdadeira responsabilidade, para recordar as tradições, usos e costumes dos nossos antepassados, para não deixarmos morrer o que de bom eles nos deixaram”.

No próximo ano, garante ainda o presidente, já se pensa em “multiplicar o número de crianças a tocar roncas”, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para que esta iniciativa pudesse acontecer.

 

CIMAC Presente no lançamento do projeto TRANSCOM EUROACE

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) marcou presença na reunião de lançamento do projeto TRANSCOM EUROACE – Rede transfronteiriça de Comunidades Energéticas na zona EUROACE, que se realizou no passado dia 28 de novembro no Parque Científico y Tecnológico da Extremadura, em Badajoz.

O objetivo deste projeto, explica a CIMAC, através de um comunicado, é “criar um serviço transfronteiriço de assessoria comunitária (STAC) em toda a região EUROACE que forneça apoio aos interessados e impulsione a criação e desenvolvimento de comunidades de energia”.

O projeto tem também “uma linha de atuação relacionada com a mobilidade sustentável onde está prevista a realização de ações conjuntas para a dinamização da rede de postos de carregamento de veículos elétricos existente”, adianta.

A Junta da Estremadura é a principal entidade beneficiária deste projeto, que tem como parceiros a CIMAC, a AREANATejo, a Diputación Provincial de Badajoz, a Diputación Provincial de Cáceres, a Universidad de Extremadura, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, a Federación de Municipios Y Provincias de Extremadura (FEMPEX), e como sócia a Dirección General de Industria, Energía y Minas da Junta da Extremadura.

O projeto TRANSCOM-EUROACE é financiado em 75% através do programa INTERREG-POCTEP 2021-2027, tem um orçamento global de 2 324 515,99€ e vai terminar no final do ano de 2026.

Vila Viçosa: Mercadinho de Natal com “muita adesão” de 16 a 23 de dezembro

Foto: Município Vila Viçosa

O Mercadinho de Natal regressa a Vila Viçosa, numa organização da Câmara Municipal, entre os dias 16 e 23 de dezembro: desta vez, a decorrer no Largo D. João IV.

Este ano, segundo revela o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, a iniciativa, através da qual se procura dinamizar o centro histórico, já com “muita adesão” no ano passado, vai ter, desta feita, ainda com “uma maior participação por parte de empresários e artesãos locais”.

“O nosso intuito é dinamizar Vila Viçosa, durante estes dias que antecedem o natal e o ano novo, promovendo um conjunto de atividades que vão ser fundamentais para dinamizar as nossas artérias urbanas durante esse período”, assegura.

A mudança deste Mercadinho de Natal da Praça da República para o Largo D. João IV, explica Tiago Salgueiro, prende-se com o” crescimento sustentado” que se pretende para o evento que, entre outros, contará com animação de rua e a habitual chegada do Pai Natal.

Com a iniciativa, diz ainda Tiago Salgueiro, a autarquia procura também promover o seu património, bem como a sua “realidade a nível comercial”.

Três acidentes de viação registados pelo Comando Territorial da GNR de Évora

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 14 de dezembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões das e um atropelamento dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências, sendo seis crimes contra o património, dois crime contra as pessoas e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 42 infrações relativas à legislação rodoviária.

Hoje é dia de “Histórias na Biblioteca” em Montemor-o-Novo

Histórias na Biblioteca, decorrem quinzenalmente às sextas-feiras, na biblioteca Almeida Faria em Montemor-o-Novo.

As sessões reúnem crianças e adultos que, em família, ocupam o espaço com ouvido atento.

Através da leitura e da exploração das histórias, a iniciativa recorrente pretende estimular a imaginação e desenvolver a capacidade analítica e criativa das crianças. É também objetivado o incentivo à leitura e tornar o livro um objeto aprazível junto das mesmas.

Hoje é dia de sessão e a próxima é dia 22 de dezembro, pelas 18h00.

Reguengos de Monsaraz vai promover produtores de vinho e enoturismos nas redes sociais

O Município de Reguengos de Monsaraz vai realizar uma campanha para promover os produtores de vinho e as unidades de enoturismo da sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz. A campanha vai decorrer nos canais Visit Reguengos no Instagram e Facebook e nos canais digitais da autarquia e dos produtores de vinho.

De dezembro até fevereiro de 2024 vai ser publicado um vídeo por semana nas diferentes plataformas. Os vídeos são realizados no formato de entrevista, pretendendo-se potenciar a história dos produtores, a sua oferta diferenciada de enoturismo e os seus vinhos. O vídeo completo vai estar no YouTube e no Facebook, enquanto no Instagram vão ser publicados vídeos resumo de um minuto de cada empresa.

A campanha decorre em parceria com os produtores de vinho e está integrada na estratégia global de promoção do património turístico do concelho, que consiste na criação de materiais nos formatos digital e em papel, assim como na participação das empresas em certames nacionais e internacionais relacionados com o setor do vinho e do enoturismo.

Módulos de Balneários instalados no Campo de Fazendas do Cortiço

O Campo 25 de Abril, em Fazendas do Cortiço, foi requalificado recentemente com a instalação de um relvado sintético, num investimento do Município de Montemor-o-Novo com um valor de adjudicação de 275.000,00€.

Para além desta empreitada, e de modo a dotar esta instalação desportiva com melhores condições de fruição e conforto, foram agora instalados módulos de balneários, num investimento acrescido do Município que ascende a perto de 24.600€.

Esta é uma infraestrutura importante para o apoio às atividades desportivas que decorrem atualmente no novo Campo Desportivo Sintético, que dão uma resposta à utilização regular para treinos e jogos oficiais, de escalões de formação ou de seniores, nas modalidades de futebol e de rugby.

Após os últimos testes, a entrada em funcionamento está prevista para o próximo sábado, 16 de dezembro.

Montemor: Biblioteca Municipal Almeida Faria volta a ter “Histórias na Biblioteca”

Esta sexta-feira, dia 15 de dezembro, a Biblioteca Municipal Almeida Faria volta a ser a casa das histórias a partir das 18h00.
Nova sessão de “Histórias na Biblioteca”, através da leitura e exploração das histórias, a iniciativa pretende estimular a imaginação, desenvolver a capacidade analítica e criativa, fomentar o incentivo à leitura e tornar o livro um objeto aprazível junto das crianças.
Trata-se de uma sessão aberta a todas as idades.
Pode fazer a sua inscrição gratuita através do mail, biblioteca@cm-montemornovo.pt ou telefone 266 898 105.

Montemor: Controlo de vegetação este sábado

Neste sábado, dia 16 de dezembro entre as 7.00 e as 13.00 horas, vai decorrer na Avenida Gago Coutinho, em Montemor-o-Novo, controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora).
 De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado.
Esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno.
Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.

Férias de Natal da Oficina da Crinaça em Montemor

A Oficina da Criança em Montemor-o-Novo, oferece nesta férias de Natal, uma grande variedade de atividades para os mais novos passarem o seu tempo.
De 18 a 28 de dezembro, todas as crianças do concelho podem participar nas atividaes, cozinha aberta de Natal, Lanche partilhado de Natal, um passeio de Natal e na oficina de tinturia “A tinta que vem da casca”.
 A diversão é garantida, sempre com um ambiente bastante natalício e de forma gratuita.

O Pai Natal visita Montemor-o-Novo este sábado

Este sábado, dia 16 de dezembro inserido no projeto Mor Natal ’23, Montemor-o-Novo recebe a visita do Pai Natal.
Logo de manhã, a partir das 9.30 horas, o “velhinho” de barba branca vai andar pelas ruas de Montemor-o-Novo até chegar ao Mercado Municipal, às 10h00, onde toda a população pode conhecer a figura mais simpática do Natal.
Conheça o percurso do Pai Natal:
– Saída do quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo (9h30);
– Avenida Gago Coutinho;
– Rua Curvo Semedo;
– Rua 5 de Outubro;
– Praça Mártires da Liberdade;
– Regresso ao Largo Bento de Jesus Caraça, pela Avenida Gago Coutinho, com receção pela Parada Natalícia, está previsto para as 10.00 horas.

Cineclube volta ao Curvo Semedo em Montemor com a comédia “Índia”

O Cineclube volta ao Curvo Semedo para uma das últimas sessões de 2023.
É na próxima quinta-feira, dia 21 de dezembro, pelas 21.30 horas, que será apresentada “Índia”, uma “comédia screwball em câmara lenta”, da autoria de Telmo Churro e selo da produtora O Som e a Fúria.
A primeira longa-metragem do português Telmo Churro transpira um “ar de família” imediatamente identificável com a produtora O Som e a Fúria — estamos no mesmo território levemente fantasioso, entre o onírico dos sonhos por cumprir e o escapismo da fuga ao cinzentismo da realidade, de João Nicolau, do Ramiro de Manuel Mozos, dos primeiros Miguel Gomes.

Montemor-o-Novo voltou a ter futsal sénior

Na época 2023/2024, voltou a haver futsal sénior em Montemor-o-Novo.

A TIS tem uma equipa masculina a disputar a Liga Interdistrital de Futsal, organizada em conjunto pelas Associações de Futebol de Évora e Beja, sendo uma das nove equipas em prova.

Ao fim de sete jornadas, é seguro dizer que os resultados não têm sido favoráveis à equipa montemorense, porém, é de valorizar o seu esforço na promoção desta modalidade, quer ao nível da formação, quer agora ao nível de seniores.

No passado sábado, a TIS e o Juventude Sport Clube (de Évora), realizaram um jogo no Pavilhão Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo.