Jardim de Natal Encanta Évora na Horta das Laranjeiras
Deputada do PCP no Parlamento Europeu visita distrito de Évora
A deputada do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira, visita o distrito de
Évora nos próximos dias 18 e 19 de dezembro.
O objetivo desta visita passa por contactar com os trabalhadores e as populações prestando contas do trabalho realizado pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu.
Segunda-feira, dia 18 dezembro, a eurodeputada vai estar de visita a Vendas Novas. Pelas 7.30 horas estará no estaleiro da Câmara Municipal, seguindo para os Paços do Concelho. Pelas 9.30 horas visita o Centro de saúde de Vendas Novas e às 11 horas estará em contacto com população e comerciantes.
Depois de Vendas Novas, Sandra Pereira estará em Montemor-o-Novo, onde pelas 14.30 horas, estará em contacto com os trabalhadores da AIS, seguindo-se os trabalhadores e utentes do Abrigo dos Velhos, pelas 16.30 horas. Em Montemor a visita termina às 18 horas, com uma sessão pública a realizar na junta de freguesia.
Já na terça-feira, 19 de dezembro, a eurodeputada estará em Arraiolos e Évora. Pelas 8 horas, Sandra Pereira estará em contacto com os trabalhadores das empresas do Parque Industrial de Arraiolos, seguindo-se um contacto com a população.
Em Évora, a partir das 14 horas, a eurodeputada do PCP estará em contacto com os trabalhadores da Embraer; pelas 14.30 horas, com reformados Associação CHE Évora; pelas 16 horas, com trabalhadores do shopping; pelas 17.30 horas, decorrerá uma tribuna no Largo Luís de Camões. A visita termina com uma sessão pública na Sociedade Joaquim António de Aguiar, pelas 18.30 horas.
Último dia da exposição “Estação Ferroviária de Móra”
Hoje, dia 15 de dezembro, é o último dia em que está patente na sala de atividades do Museu Interativo do Megalitismo, a exposição temporária “Estação Ferroviária de Móra”.
Esta exposição convida os visitantes a recordarem ou descubrirem a antiga estação onde se encontra instalado o Museu do Megalitismo.
Assembleia Intermunicipal da CIMAC elegeu novo Secretariado Executivo Intermunicipal
A Assembleia Intermunicipal da CIMAC procedeu ontem, dia 14 de dezembro de 2023, à votação da lista apresentada pelo Conselho Intermunicipal, para o novo Secretariado Executivo Intermunicipal.
Recorde-se que, de acordo com o art.o 93o, do regime anexo à Lei 75/201 de 12 de setembro, oSecretariado Executivo Intermunicipal é constituído por um Primeiro-Secretário e, mediante deliberação unânime do Conselho Intermunicipal, até dois Secretários Intermunicipais.
Deste modo, o Presidente do Conselho Intermunicipal, Carlos Pinto de Sá, deu posse, perante esta Assembleia, ao novo Secretariado Executivo Intermunicipal, constituído por:
Primeiro-Secretário: Jerónimo José
Secretário Intermunicipal: Pedro Barbas
Secretário Intermunicipal: Luís Simão Matos
Montemor: Cantares ao Menino pelo Coral de S. Domingos esta sexta-feira
Mais uma vez a tradição natalícia revalida-se, e o Coral de São Domingos vai sair à rua para mais uma edição de Cantares ao Menino, esta sexta-feira dia 15 de dezembro, pelas 21.00 horas.
Conforme adiantou à RNA, o Maestro João Luís Nabo, “o grupo inicia o percurso pelas ruas de Montemor-o-Novo a partir do átrio da Câmara Municipal, numa atuação itinerante carregada de simbolismo”.
“Esta é já a 21ª edição do evento, que promete assinalar a época natalícia e levar alguns sorrisos aos montemorenses. Este ano os versos são de um montemorense que já não se encontra entre nós, trata-se de Celestino António”.
A prescrição de dívidas é o tema de hoje da rubrica da DECO
A prescrição de dívidas suscita muitas dúvidas.
Se a cobrança não for exercida em determinado período, entende-se que não há interesse em cobrar a respetiva dívida. Ultrapassado esse prazo, o devedor pode invocar a subscrição e recusar-se a pagar, uma vez que esta deixa de ser exigível judicialmente.
Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:
Elvas: momento único no Coliseu com perto de 2 mil crianças a tocar Ronca e Cantar ao Menino
O Coliseu de Elvas foi palco esta manhã de sexta-feira, 15 de dezembro, para um momento único: perto de duas mil crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho tocaram a ronca e cantaram ao menino, em uníssono.
A iniciativa foi levada a cabo pela Associação Juvenil ARKUS e o Grupo Roncas D’ Elvas, nomeadamente através de Vitória e Carlos Mendes, que durante os últimos meses estiveram nas escolas do concelho, a ensinar os mais novos esta tradição ancestral.
O professor Carlos Beirão, presidente da associação juvenil, afirma que “valeu a pena todo o trabalho” desenvolvido, que assume não ter sido fácil, demonstrando-se “muito feliz pelo resultado final”.
Esta iniciativa é, para Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, uma forma de “continuar a manter viva” uma tradição que é muito característica da cidade. “Agradeço ao professor Carlos Beirão, por ter desenvolvido este projeto, que sensibiliza todas as faixas etárias, e para mim é das formas mais interessantes para revitalizar aquilo que é o Natal de Elvas”.
O objetivo principal desta atividade passa por inscrever a iniciativa no Livro de Recordes do Guinness. Ver crianças agarradas a este instrumento, diz o presidente, “é uma verdadeira responsabilidade, para recordar as tradições, usos e costumes dos nossos antepassados, para não deixarmos morrer o que de bom eles nos deixaram”.
No próximo ano, garante ainda o presidente, já se pensa em “multiplicar o número de crianças a tocar roncas”, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para que esta iniciativa pudesse acontecer.
CIMAC Presente no lançamento do projeto TRANSCOM EUROACE
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) marcou presença na reunião de lançamento do projeto TRANSCOM EUROACE – Rede transfronteiriça de Comunidades Energéticas na zona EUROACE, que se realizou no passado dia 28 de novembro no Parque Científico y Tecnológico da Extremadura, em Badajoz.
O objetivo deste projeto, explica a CIMAC, através de um comunicado, é “criar um serviço transfronteiriço de assessoria comunitária (STAC) em toda a região EUROACE que forneça apoio aos interessados e impulsione a criação e desenvolvimento de comunidades de energia”.
O projeto tem também “uma linha de atuação relacionada com a mobilidade sustentável onde está prevista a realização de ações conjuntas para a dinamização da rede de postos de carregamento de veículos elétricos existente”, adianta.
A Junta da Estremadura é a principal entidade beneficiária deste projeto, que tem como parceiros a CIMAC, a AREANATejo, a Diputación Provincial de Badajoz, a Diputación Provincial de Cáceres, a Universidad de Extremadura, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, a Federación de Municipios Y Provincias de Extremadura (FEMPEX), e como sócia a Dirección General de Industria, Energía y Minas da Junta da Extremadura.
O projeto TRANSCOM-EUROACE é financiado em 75% através do programa INTERREG-POCTEP 2021-2027, tem um orçamento global de 2 324 515,99€ e vai terminar no final do ano de 2026.
Vila Viçosa: Mercadinho de Natal com “muita adesão” de 16 a 23 de dezembro
O Mercadinho de Natal regressa a Vila Viçosa, numa organização da Câmara Municipal, entre os dias 16 e 23 de dezembro: desta vez, a decorrer no Largo D. João IV.
Este ano, segundo revela o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, a iniciativa, através da qual se procura dinamizar o centro histórico, já com “muita adesão” no ano passado, vai ter, desta feita, ainda com “uma maior participação por parte de empresários e artesãos locais”.
“O nosso intuito é dinamizar Vila Viçosa, durante estes dias que antecedem o natal e o ano novo, promovendo um conjunto de atividades que vão ser fundamentais para dinamizar as nossas artérias urbanas durante esse período”, assegura.
A mudança deste Mercadinho de Natal da Praça da República para o Largo D. João IV, explica Tiago Salgueiro, prende-se com o” crescimento sustentado” que se pretende para o evento que, entre outros, contará com animação de rua e a habitual chegada do Pai Natal.
Com a iniciativa, diz ainda Tiago Salgueiro, a autarquia procura também promover o seu património, bem como a sua “realidade a nível comercial”.
Três acidentes de viação registados pelo Comando Territorial da GNR de Évora
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 14 de dezembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões das e um atropelamento dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.
No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências, sendo seis crimes contra o património, dois crime contra as pessoas e um crime previsto em legislação avulsa.
No âmbito contraordenacional registaram-se 42 infrações relativas à legislação rodoviária.
Hoje é dia de “Histórias na Biblioteca” em Montemor-o-Novo
Histórias na Biblioteca, decorrem quinzenalmente às sextas-feiras, na biblioteca Almeida Faria em Montemor-o-Novo.
As sessões reúnem crianças e adultos que, em família, ocupam o espaço com ouvido atento.
Através da leitura e da exploração das histórias, a iniciativa recorrente pretende estimular a imaginação e desenvolver a capacidade analítica e criativa das crianças. É também objetivado o incentivo à leitura e tornar o livro um objeto aprazível junto das mesmas.
Hoje é dia de sessão e a próxima é dia 22 de dezembro, pelas 18h00.
Reguengos de Monsaraz vai promover produtores de vinho e enoturismos nas redes sociais
O Município de Reguengos de Monsaraz vai realizar uma campanha para promover os produtores de vinho e as unidades de enoturismo da sub-região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz. A campanha vai decorrer nos canais Visit Reguengos no Instagram e Facebook e nos canais digitais da autarquia e dos produtores de vinho.
De dezembro até fevereiro de 2024 vai ser publicado um vídeo por semana nas diferentes plataformas. Os vídeos são realizados no formato de entrevista, pretendendo-se potenciar a história dos produtores, a sua oferta diferenciada de enoturismo e os seus vinhos. O vídeo completo vai estar no YouTube e no Facebook, enquanto no Instagram vão ser publicados vídeos resumo de um minuto de cada empresa.
A campanha decorre em parceria com os produtores de vinho e está integrada na estratégia global de promoção do património turístico do concelho, que consiste na criação de materiais nos formatos digital e em papel, assim como na participação das empresas em certames nacionais e internacionais relacionados com o setor do vinho e do enoturismo.
Módulos de Balneários instalados no Campo de Fazendas do Cortiço
O Campo 25 de Abril, em Fazendas do Cortiço, foi requalificado recentemente com a instalação de um relvado sintético, num investimento do Município de Montemor-o-Novo com um valor de adjudicação de 275.000,00€.
Para além desta empreitada, e de modo a dotar esta instalação desportiva com melhores condições de fruição e conforto, foram agora instalados módulos de balneários, num investimento acrescido do Município que ascende a perto de 24.600€.
Esta é uma infraestrutura importante para o apoio às atividades desportivas que decorrem atualmente no novo Campo Desportivo Sintético, que dão uma resposta à utilização regular para treinos e jogos oficiais, de escalões de formação ou de seniores, nas modalidades de futebol e de rugby.
Após os últimos testes, a entrada em funcionamento está prevista para o próximo sábado, 16 de dezembro.
Montemor: Biblioteca Municipal Almeida Faria volta a ter “Histórias na Biblioteca”
Montemor: Controlo de vegetação este sábado
Férias de Natal da Oficina da Crinaça em Montemor
O Pai Natal visita Montemor-o-Novo este sábado
Cineclube volta ao Curvo Semedo em Montemor com a comédia “Índia”
Reunião de Câmara de Montemor esta sexta-feira às 15 horas
Montemor-o-Novo voltou a ter futsal sénior
Na época 2023/2024, voltou a haver futsal sénior em Montemor-o-Novo.
A TIS tem uma equipa masculina a disputar a Liga Interdistrital de Futsal, organizada em conjunto pelas Associações de Futebol de Évora e Beja, sendo uma das nove equipas em prova.
Ao fim de sete jornadas, é seguro dizer que os resultados não têm sido favoráveis à equipa montemorense, porém, é de valorizar o seu esforço na promoção desta modalidade, quer ao nível da formação, quer agora ao nível de seniores.
No passado sábado, a TIS e o Juventude Sport Clube (de Évora), realizaram um jogo no Pavilhão Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo.