19.ª edição do Festival Terras sem Sombra no passado fim-de-semana em Montemor

A 19.ª edição do Festival Terras sem Sombra, representado por José António Falcão e Sara Fonseca, marcou presença dias 9 e 10 de dezembro, no concelho de Montemor-o-Novo. Numa organização Pedra Angular, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, Direção Regional de Cultura, Embaixada de Itália, Instituto Italiano de Cultura e Fundação Millennium BCP, este foi um fim-de-semana de boa memória e a repetir, que juntou música, património e biodiversidade.
O programa iniciou na tarde de sábado, 9 de dezembro, com uma visita de património aos “Tesouros Escondidos à Vista de Todos: Artes Decorativas no Centro Histórico da Cidade”, com orientação de técnicos do Município. Tendo como ponto de partida o Edifício da Câmara Municipal, onde a comitiva foi recebida pela vereadora Sílvia Santos, a visita passou por vários locais, onde se incluiu a oficina/loja de Etelvina Santos, com a sua arte do mobiliário pintado, a Sociedade Pedrista, e a Casa Passinhas, que está há 93 anos na mesma família.
Já no serão de sábado, a Igreja da Misericórdia encheu-se como muito raras vezes a teremos visto, contando no público com o Vice-Presidente Henrique Lopes e o vereador António Pinto Xavier. A enchente deveu-se ao reputado Ensemble Micrologus (Itália), que protagonizou um concerto absolutamente brilhante, dedicado à música da época renascentista. A formação apresentou-se com Patrizia Bovi, Katerina Ghannudi (Voz, harpa gótica), Gabriele Russo (Viola da braccio, lira da braccio, ribeca, alaúde), Goffredo Degli Esposti (Flautas, zufolo, tamburina, buttafoco), Enea Sorini (Voz, dulcimer, percussões) e Crawford Young (Alaúde).
A manhã de domingo, 10 de dezembro, teve como destino Cabrela, onde se efetuou uma ação de Biodiversidade, com o tema “Cabrela: Um Sítio Classificado a Descobrir”. Após degustar da oferta das maravilhosas filhoses de Cabrela, os participantes efetuaram uma caminhada que terminou no Cabeço da Igreja Velha, que tem uma vista de tirar a respiração e encher a alma. Pelo caminho ouvimos o biólogo António Mira, a arqueóloga Sónia Bombico, entre outros, e houve bons diálogos e troca de opiniões! Nesta iniciativa participaram o Vice-Presidente, Henrique Lopes, e a Presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins.