Exposição “Miniaturas de Florindo Pais” patente na Galeria Municipal de Montemor

Decorreu no passado sábado, 9 de dezembro, pelas 18h00, a inauguração da exposição ‘Miniaturas de Florindo Pais’, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.
Um mestre na arte dos bombeiros e da sua fanfarra, da qual foi um dos fundadores e chefiou por mais de 30 anos, e trabalhador agrícola ao longo de uma grande parte da sua vida, Florindo Pais centrou esta exposição nos carros de Bombeiros e nas máquinas agrícolas, que recriou em madeira.
Na parede da Galeria lê-se precisamente uma mensagem do artista: «Todas estas réplicas fazem parte da minha história de vida e trabalho, ao longo de 65 anos». E é impossível não olhar para a exposição com afeto, seja pela forma artesanal com que a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e um agricultor e os seus animais surgem esculpidos em madeira, ou pela conotação tão pessoal da exposição.
Na inauguração desta mostra de Miniaturas esteve presente e interveio, em representação do Município de Montemor-o-Novo, o Vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes. Também o Vereador António Pinetra, enquanto Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, marcou presença no evento.
Entre o público, destacam-se também muitos elementos da corporação e o próprio Comandante Hugo Ventura.
A exposição ‘Miniaturas de Florindo Pais’ está patente na Galeria Municipal até ao dia 6 de janeiro, podendo ser visitada de terça-feira a sexta-feira (de manhã, entre as 9h00 e as 12h30 e à tarde, das 14h00 às 18h00) e sábado (das 14h00 até às 18h00).

Eficiência nos serviços de águas no Alentejo debatidos na CCDR Alentejo

O seminário “Caminho para a eficiência nos serviços de águas no Alentejo no contexto do PENSAARP 2030” decorreu no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

A abertura deste seminário esteve a cargo da vice-presidente da CCRA, Carmen Carvalheira, já o encerramento foi feito pelo Vogal da autoridade de gestão do Programa Regional Alentejo 2030.

Este evento, organizado pela Comissão Especializada de Serviços de Águas (CESA) da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), teve como propósito a reflexão entre os agentes do setor sobre os caminhos para uma gestão eficaz e eficiente dos serviços de água, da região do Alentejo, em alinhamento com o Plano Estratégico para o Abastecimento de água e Gestão de águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030), contribuindo também para o uso mais sustentável dos recursos hídricos da região.

A APRH que é uma associação técnica e científica, sem fins lucrativos, cuja atividade se centra nos temas da Água, trouxe até ao Alentejo personalidades importantes nesta temática, tonando o evento um momento muito importante de reflexão sobre um tema tão atual como é a água.

Para além da vice-presidente Carmen Carvalheira, participaram na sessão de abertura Jorge Cardoso Gonçalves, da APRH, e Dália Loureiro da CESA-APRH seguindo-se depois a apresentação e discussão sobre o PENSAARP 2030: Desafios e Oportunidades para a melhoria de eficiência nas EG do Alentejo, com a participação que teve como moderador Paulo Chaveiro (CESA).

Jorge Mestrinho, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, falou sobre a situação atual, desafios e oportunidades para a melhoria da eficiência nas EG do Alentejo; já Rui Marreiros da autarquia de Beja falou sobre a EMAS de Beja; Rui Choças abordou a situação das Águas do Alto Alentejo e Ângela Romão sobre as Águas de Santo André. ´

Jaime Melo Baptista, da Lis-Water, falou sobre a visão do PENSAARP 2030 no contexto das EG de pequena ou média dimensão, numa apresentação feita com Rita Amaral. Dália Loureiro foi a moderadora do painel dedicado ao Caminho para a melhoria de eficiência nas EG do Alentejo no qual, Vera Eiró, da ERSAR, falou sobre a melhoraria na eficiência no setor dos serviços de águas, a curto e a médio prazo, para assegurar a sua resiliência, já  Helena Alegre, do LNEC, dissertou sobre as boas práticas de planeamento nas EG de serviços de águas para acelerar o contributo para a eficiência.

Antes do encerramento, feito por Tiago Teotónio Pereira, Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030, elucidou os participantes sobre os mecanismos de financiamento regionais para apoiar na melhoria de eficiência nos serviços de águas do Alentejo. Falaram ainda Pedro Coelho, APA/ ARH Algarve sobre o percurso para a eficiência no setor urbano na região do Algarve através do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve e André Matoso, APA/ ARH Alentejo sobre as medidas para o setor urbano no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo.

Mercado de Natal em Estremoz até dia 16 de dezembro

Está a decorrer até dia 16 de dezembro, no Rossio Marquês de Pombal, na Rua dos Cafés, entre as 10:00 e as 17:00 horas, o evento “Mercado de Natal”.
O “Mercado de Natal” tem como objetivo promover a atividade artesanal no Concelho, junto da população e dos visitantes, despertando o interesse pelo artesanato tradicional e contemporâneo.
Pretende-se ainda, com esta iniciativa, dinamizar a economia local e o tradicional Mercado de Sábado, aproveitando o espírito da época natalícia e criando mais um motivo para a fruição cultural de pessoas, estimulando, em simultâneo, as compras no comércio tradicional.
Para participar é necessária uma inscrição (gratuita),a realizar no Posto de Turismo de Estremoz, de acordo com as Condições de Participação.
A seleção de participantes será sujeita a avaliação pela originalidade, criatividade e adaptação dos produtos ao espírito do evento.

Monforte Sacro: espetacular mostra de 16 mil azulejos em painéis do Sec. XVII

O espaço museológico “Monforte Sacro”, trata-se de um projeto de reabilitação da Igreja do Espírito Santo, antiga igreja de Monforte, que permitiu a colocação de 15 painéis de azulejos do século XVIII (18), num investimento de cerca de 800 mil euros que deu lugar a este novo museu, onde se retratam passagens da vida e milagres da Rainha Santa Isabel.

Para a vereadora na Câmara de Monforte, Mariana Mota, “este é um espólio único, adiantando a que dias e horários o espaço “Monforte Sacro pode ser visitado”.

Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, considera que “este é um projeto extraordinário e com uma elevada importância para a região”.

“Monforte Sacro” reabilitando a Igreja do Espírito Santo, antiga igreja de Monforte.

Programa Qualifica apresentado no Cineteatro Vianense

O Centro Qualifica Administração Pública da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, apresentou, na passada semana, no Cineteatro Vianense, o Programa Qualifica AP, destinado ao reforço da qualificação dos trabalhadores em funções públicas, na administração pública local e central.
Na sessão de apresentação estiveram presentes, para além do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, Ana Alfaiate, coordenadora do Centro Qualifica AP e Marisa Pisco, técnica especializada em certificação de competências.
O programa permite obter uma certificação de nível básico ou de nível secundário e/ou uma certificação profissional através de percursos de educação e formação de adultos, de processo de rvcc (reconhecimento, validação e certificação de competências) ou ainda através de outras modalidades de qualificação de adultos.
O presidente da Câmara, Luis Miguel Duarte, garantiu que “o Município está disponível para prestar o apoio necessário aos trabalhadores interessados em obter um nível de certificação, bem como melhorar as suas competências”.

 “É natal no Comércio local” vai distribuir cinco mil euros em prémios

Estremoz volta, este ano, a promover a iniciativa “É Natal no Comércio Local”, até dia 12 de janeiro, que pretende incentivar as compras no comércio tradicional.

“Por cada 15 euros em compras, nos estabelecimentos aderentes, os clientes recebem uma senha de participação, que será sorteada depois de 6 de janeiro, num total de 5 200 euros a atribuir, divididos em 40 prémios, sendo o prémio mais alto de 600 euros”, revela a vice-presidente da Câmara de Estremoz, Sónia Caldeira.

“É natal no Comércio local”, em Estremoz, que distribui mais de cinco mil euros em prémios, com o objetivo de dinamizar o comércio tradicional.

Elvas tenta recorde do Guiness com encontro de Roncas

Elvas vai tentar chegar ao livro dos Recordes Guiness, numa iniciativa da ARKUS, Associação Juvenil, com mais de milhar e meio de pessoas a tocar a Ronca, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”, na sexta-feira, dia 15, pelas 10 horas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical) e, por isso, surgiu este projeto criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos.

Para mitigar esta falha, surgiu uma ideia inovadora por parte do presidente da Associação, Carlos Beirão, que passa por construir uma ronca com as crianças do 1º ciclo de todas as escolas do concelho. Este foi o objetivo alcançado com sucesso no ano letivo anterior. Este ano, queremos fazer mais e melhor e, por isso, decidimos incluir também neste projeto todas as crianças em idade pré-escolar.

Ao longo de semanas, membros do Grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS, estiveram de novo nas escolas para divulgar e ajudar a construir as roncas, transmitindo ao mesmo tempo a importância de manter viva esta linda tradição.

O grande evento que promete reunir cerca de 1600 crianças, encarregados de educação e profissionais de área educativa, terá lugar no dia 15 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida de Elvas, e decorrerá no período da manhã, entre as 10 e as 12 horas. O momento auge ocorrerá quando todas as crianças cantarem, juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas, músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.

Cinco acidentes de viação registados pelo Comando Territorial da GNR de Évora

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 12 de dezembro, cinco acidentes de viação, sendo três colisões e um atropelamento, dos quais resultaram quatro feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas sete ocorrências, sendo cinco crimes contra o património, um crime contra as pessoas, e um crime contra a vida em sociedade.

Foi efetuada uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional registaram-se 83 infrações relativas à legislação rodoviária,  três relativas à legislação ambiental e uma relativa à legislação policial.

A Festa de Natal do Rugby Clube de Montemor aproxima-se e é para todos

O Natal apróxima-se e com ele os convívios, para assinalar a época festiva.

No próximo sábado, dia 16 de Dezembro, pelas 17.00 horas, o Rugby Clube de Montemor realiza um evento verde e solidário, no Bar da Ché.

O referido evento é aberto a todas as familias e pessoas da cidade de Montemor-o-Novo.

Para além do convívio, o RCM pretende com este evento recolher bens alimentares e roupa, para a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo.

 

 

Montemor: Aplicação de herbicida

Está a decorrer em Montemor-o-Novo até dia 22 de dezembro, entre as 22h00 e as 06h00, a aplicação de um produto fitofarmacêutico (Montana Ascenza) para controlo de infestantes nas ruas da cidade.
Locais a intervencionar:
– Zona entre Bairro de Vale Flores e Vilamor;
– Zona entre Tribunal e Bairro das Torres (inc. zona da Estação Rodoviária);
– Bairro da Ché e Courela da Pedreira;
– Quinta da Nora e Zona envolvente do Parque de Exposições e Feiras;
– Zona do Rossio e Rua da Janelinha.
A aplicação será realizada, por empresa devidamente certificada para o efeito, durante o período noturno, de modo a evitar transtornos aos munícipes e assegurar as condições mais adequadas à aplicação (maior humidade e temperatura mais baixa). A necessidade de aplicação deste produto surge em complemento do controlo mecânico já efetuado, por forma a obter uma maior eficácia no controlo de infestantes.
Assim, informa-se a população em geral, bem como os portadores de animais, que ao circularem pelas áreas tratadas o façam com a devida precaução, respeitando o período de reentrada no local tratado após a aplicação do fitofármaco até à secagem do produto. Por precaução, nas datas de aplicação, aconselha-se a recolha de eventuais vasos com plantas que detenha na via pública.

Hastear bandeira Verde eco-Escolas no Núcleo escolar da Lamarosa

Nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, foi  hasteada no Núcleo Escolar da Lamarosa a Bandeira Verde Eco-Escolas, que distingue o trabalho realizado por professores e alunos da escola em prol da sustentabilidade.
Mais uma vez, os agentes educativos estão de parabéns pela resposta qualificada dada em parceria com a Autarquia e pelo sucesso uma vez mais alcançado na implementação do programa.
A distinção simboliza a conquista do galardão Eco-Escolas, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), referente ao ano letivo 2022/23. O compromisso prossegue em 2023/2024.
Ainda durante o mês de dezembro o Serviço de Ambiente da CMC dinamiza workshops sobre reutilização e reciclagem, procurando sensibilizar a comunidade para a gestão correta de resíduos.

Está a decorrer em Montemor a campanha solidária “Cada criança um Rei”

Está a decorrer em Montemor-o-Novo a campanha solidária “Cada criança um Rei”.

Todos os montemorenses estão convidados a entregar brinquedos, livros ou roupa que já não sejam utilizados, para que possam ser entregues a crianças carênciadas no dia de Reis.

A entrega das ofertas, pode ser feita em todas as instalações que fazem parte da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras.

A campanha decorre até 31 de dezembro.

19.ª edição do Festival Terras sem Sombra no passado fim-de-semana em Montemor

A 19.ª edição do Festival Terras sem Sombra, representado por José António Falcão e Sara Fonseca, marcou presença dias 9 e 10 de dezembro, no concelho de Montemor-o-Novo. Numa organização Pedra Angular, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, Direção Regional de Cultura, Embaixada de Itália, Instituto Italiano de Cultura e Fundação Millennium BCP, este foi um fim-de-semana de boa memória e a repetir, que juntou música, património e biodiversidade.
O programa iniciou na tarde de sábado, 9 de dezembro, com uma visita de património aos “Tesouros Escondidos à Vista de Todos: Artes Decorativas no Centro Histórico da Cidade”, com orientação de técnicos do Município. Tendo como ponto de partida o Edifício da Câmara Municipal, onde a comitiva foi recebida pela vereadora Sílvia Santos, a visita passou por vários locais, onde se incluiu a oficina/loja de Etelvina Santos, com a sua arte do mobiliário pintado, a Sociedade Pedrista, e a Casa Passinhas, que está há 93 anos na mesma família.
Já no serão de sábado, a Igreja da Misericórdia encheu-se como muito raras vezes a teremos visto, contando no público com o Vice-Presidente Henrique Lopes e o vereador António Pinto Xavier. A enchente deveu-se ao reputado Ensemble Micrologus (Itália), que protagonizou um concerto absolutamente brilhante, dedicado à música da época renascentista. A formação apresentou-se com Patrizia Bovi, Katerina Ghannudi (Voz, harpa gótica), Gabriele Russo (Viola da braccio, lira da braccio, ribeca, alaúde), Goffredo Degli Esposti (Flautas, zufolo, tamburina, buttafoco), Enea Sorini (Voz, dulcimer, percussões) e Crawford Young (Alaúde).
A manhã de domingo, 10 de dezembro, teve como destino Cabrela, onde se efetuou uma ação de Biodiversidade, com o tema “Cabrela: Um Sítio Classificado a Descobrir”. Após degustar da oferta das maravilhosas filhoses de Cabrela, os participantes efetuaram uma caminhada que terminou no Cabeço da Igreja Velha, que tem uma vista de tirar a respiração e encher a alma. Pelo caminho ouvimos o biólogo António Mira, a arqueóloga Sónia Bombico, entre outros, e houve bons diálogos e troca de opiniões! Nesta iniciativa participaram o Vice-Presidente, Henrique Lopes, e a Presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins.

Montemor: Dia Internacional da Deficiência comemorado com Ciclo “Reflexos”

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Deficiência, a Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade, com o apoio da Alma d’Arame, Município de Montemor-o-Novo, Colectivo Fotograma 24 e Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, está a apresentar até esta quinta-feira, dia 14 de dezembro, às 18h00, na sede da Alma d´Arame, a peça para o 1.º Ciclo “Reflexos – uma história sobre a liberdade de ser quem quisermos”.
A iniciativa inclui igualmente a exibição da curta metragem “O aparente caos da diversidade”, produzida pelo Centro Juvenil e realizada por turmas de 5º e 6º anos e o Coletivo Fotograma 24.

Reunião de Câmara de Montemor esta quarta-feira às 15 horas

A vigésima quinta reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 13 de dezembro, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.